Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Rhu_Cr 09/10/2023

Surpreendente
Foi surto atrás de surto, comecei tendo raiva da spin a cada frase que ela falava e agr amo a personagem

Vinicius 27/09/2023

"Conquiste as estrelas"
A história me prendeu do inicio ao fim, a forma que os sentimentos da protagonista é representados, as "bravatas" dela, simplesmente me fizeram me encantar por toda a história. Recomendo !!

Andre 13/09/2023

No começo do livro somos apresentados à Spensa. Uma garota chata e muito imatura com um comportamento que beira a vergonha alheia. Embora desde o início haja uma explicação pras atitudes dela é um tanto difícil simpatizar com um protagonista assim e isso faz o começo do livro ser a parte mais arrastada da leitura.

Porém o autor é habilidoso. Spensa passa por uma série de provações e se mostra capaz de evoluir aprendendo com cada uma delas. A personagem que termina o livro é completamente diferente daquela do início, e isso sem sacrificar a personalidade da personagem, ela apenas evolui. Se eu tiver que definir essa história em uma palavra ela seria "Amadurecimento".

Por fim, entendo que o foco deste livro é no círculo íntimo da protagonista mas a organização social do planeta tem muito potencial. Espero ver mais da cultura e do cotidiano dessa civilização, especialmente das cavernas profundas que aqui são muito citadas mas pouco exploradas.

Manoel.Ramalho 12/09/2023

Maravilhoso
Saudade do talento deste autor. A leitura me prendeu do início ao fim... não tem como não vibrar diante desta jornada... só sei que a leitura mudou meus planos e vou partir para o segundo livro da série... Conquiste as estrelas...

GG 07/09/2023

Arrepiei todinha
Quando se cresce sob a sombra da acusação de que seu amado pai é um covarde, você molda suas ações, decisões, futuro em torno disso.

Spensa "Spin" Nightshade, a filha do covarde, sempre acreditou na inocência do pai: ele não fugiu na batalha de Alta e ela provaria isso. Unindo o desejo de se provar com o sonho de ser piloto, ela entrou, não sem muita dificuldade, na escola de pilotos.

Os resquícios da humanidade, caídos e habitando Detritus há algumas décadas, dependem dos pilotos e da cadeia militar para lutarem contra os Krell, um inimigo sobre quem se sabe muito pouco.

Nessa ficção científica Sanderson provou o quanto ele é um camaleão da escrita! Um livro YA, cheio de questionamentos sobre a formação de caráter dos personagens, que estão forjando sua identidade e descobrindo quem são sem a sombra dos pais ou de seus feitos, e que traz o crescimento e um amadurecimento incrível da Spin.

Ainda questiona regimes autocráticos, a meritocracia, a natureza humana e várias outras coisas.

O começo do livro é meio morno, depois vai gradualmente ficando mais viciante e, juro, os 10%... fizeram eu me arrepiar continuamente! As cenas de batalha, a emoção... SOCORRO!!!!

Mesmo sabendo que essa série não faz parte da Cosmere, nada me convence que o M-Bot não tenha a personalidade do Hoid. Bicho, o modo de falar e as piadinhas são beeem parecidos, e conhecendo esse autor maroto, deixar um easter egg desses é provável siiiim.

Essa noção de crianças ou jovens lutando em batalhas galáticas é algo que o Orson Scott Card já explorava, lá nos anos 80, e Ender's game foi um livro que me marcou muito. Amei.

julia 04/09/2023

Espaço sideral
Primeiro livro do brandon que eu leio e amei. a escrita muito fluida e a forma como a história foi desenvolvida me deixou vidrada no livro.

de cara o livro já me chamou a atenção pela sinopse e não me arrependo de ter passado ele na frente de outras leituras.

achei incrível a construção de mundo aqui e dos personagens, principalmente da spensa que teve uma crescente no seu desenvolvimento, no início acha ela muito qualquer coisa mas acabei amando ela.

ansiosa para ler os próximos.

Citadelle 02/09/2023

Que livro meus senhores, que livro! No começo achei que não conseguiria me envolver na história porque não sou muito fã de ficção científica, e histórias com esquadrilhas e afins. Mas os treinos na escola de cadetes, e as batalhas são de tirar o fôlego. Eu fiquei presa do começo ao fim. Também adorei acompanhar o desenvolvimento dos personagens: ninguém é brilhante porque nasceu com um poder mirabolante que te faz ultra especial. Para ser um bom piloto é preciso treino, disciplina e companheirismo. É muito legal perceber que nos momentos de pânico, o que faz a diferença é um bom treinamento. Fora a evolução da personagem principal, que viveu a vida toda sobre a sombra de um estigma, e precisa aprender a conhecer a si própria, entender seu sentimentos, para lidar com as decisões que precisa tomar e seus medos. Os personagens são cativantes - M-bot é demais - e você se pega querendo mais no final! Favoritado!

Lunardi 28/08/2023

Anteriormente só havia lido um outro livro do Brandon Sanderson (coração de aço) mas já sabia como ele era bom cenas de ação, neste livro ele eleva essa característica descrevendo cenas de ação com caças espaciais.
Em alguns momentos achei a narrativa um pouco juvenil demais em detrimento de uma construção de enredo mais concisa e amarrada. Seria muito bom ver no próximo livro uma reflexão sobre a guerra de forma menos caricata (como foi feita com uma unica personagem que efetivamente criticou o sistema) e mais crítica.
No mais, se você gosta de ação e ficção científica esse livro consegue equilibrar muito bem os dois.

nanatsssss 28/08/2023

E a bicha é boa memo viu
Esse foi meu primeiro contato com o Brandon Sanderson e estava preocupada de que o livro não atendesse às minhas expectativas, que eram bastante altas devido a popularidade positiva do autor, a qual agora eu entendo, porque O OMI É BRABO DE VDD.

O LIVRO É INCRÍVEL, É ÉPICO, É UM PRESENTE. Amei cada momento, as cenas de luta são muito bem escritas, os personagens são cativantes, a história é criativa e te prende a todo momento e os plots são maravilhosos. Um fator que adicionou muito à leitura pra mim é que desde o momento em que citaram a Sinfonia n°.9 de Dvorák, "Sinfonia do novo mundo", passei a escuta-la durante as cenas de batalha, e encaixou perfeitamente, deixou o que já era fod# ainda mais fod#. Indico esse livro a todos, e especialmente a quem gosta de Top Gun e de quebra ainda é nerd. Amo esse livro, e te amo Brandon Sanderson.

Aline 23/08/2023

"O fracasso verdadeiro é escolher fracassar"
Skyward foi um livro que eu já tentei ler outras vezes e abandonava a leitura sem ao menos chegar nas 100 páginas.
Mas entendi que, o livro só realmente prende a leitura após a metade.
Acredito que o autor poderia ter feito uma melhor introdução do cenário em que a história se passa no começo do livro, ele fez isso de forma progressiva então me fazia arrastar a leitura.
A protagonista tem um amadurecimento imenso durante a trajetória, isso que torna o livro bom.
Gostei dos personagens, me surpreendi com as reviravoltas e quero ler o segundo.

Mands 22/08/2023

O melhor de todos
JURO POR DEUS QUE EXPERIÊNCIA. Amei cada segundo dessa narrativa, foi uma montanha russa de emoções. Quando eu pensei que ia da certo deu tudo errado. Quando eu pensei que não ia da em nada foi aí que a narrativa se desenvolveu. A protagonista cresce, se desenvolve, aprende com seus erros aqui!!! Vc pode ver. Os medos delas são compreensíveis, as atitudes ainda mais. Todo o treinamento dela foi tão interessante e intenso, fiquei sem ar várias vezes.
Sobre o plot: eu gritei LITERALMENTE. Que surto Brandon sanderson, como eu posso viver depois desse final ???????
Juro, é uma experiência única. Eu queria apagar e poder ler tudo uma primeira vez.
luanzz 08/10/2023minha estante
Tava relendo as resenhas do meu livro favorito de todos os tempos e achei a sua aqui. Não posso deixar passar batido, você resumiu tudo que eu tinha sentido tão bem. Queria poder reler sem me lembrar de nada. Hahahah

Tai 22/08/2023

Skyward
Primeiro livro que leio do Brandon, gostei bastante e já até engatei na sequência. O M-bot é o melhor.

farofaliteraria 27/08/2023minha estante
mudei pra 4.5/5

achei melhor que guerra da papoula

clara 15/08/2023

INCRÍVEL
Sinceramente o melhor livro que eu li esse ano! Já tinha grandes expectativas apenas por ser do Sanderson, e como sempre ele não me decepcionou.
Escrita leve e ao mesmo tempo bem minuciosa e detalhada, em partes um pouco complexa (talvez por eu não entender muito bem a parte da tecnologia sem me perder) mas igualmente incrível.
Críticas pouco sutis sobre meritocracia e militarismo, que te deixam com o sangue fervendo de tanto ódio.
A personagem principal, Spensa, simplesmente incrível e humana de um jeito que chega a fazer você sentir tudo que ela ta passando, e você sofre, vibra, chora e anseia por e com ela.
Incrível. Simplesmente Incrível.
Mais um trabalho 10/10 do Brandon Sanderson, como já era de se esperar.

Vignny 29/07/2023

BRANDON SANDERSON NUNCA DECEPCIONA
Esse livro estava a uns anos na minha lista de livros para ler, mas sempre julguei ele pela capa por claramente se tratar de uma história espacial, naves e etc.

Maior erro da minha parte, consumi esse livro em 24 horas, a história flui sem enrolações te prendendo do começo ao fim! E esse final meus amigos, SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!

Brandon como sempre entregando tudo! Leiam!!!!