Morte em Veneza

Morte em Veneza Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza

teugoes3 01/08/2022

Bem mediano mesmo
Para um livro super curto foi uma leitura bem longa e cansativa. Por muitas vezes não consegui mergulhar na narrativa, fiquei só querendo que acabasse. Nenhum personagem foi cativante e a história em si não me agradou tanto.

Achei legal ter umas reflexões sobre envelhecer e a juventude que me lembrou Desonra de J.M. Coetzee. Mas mesmo assim achei um livro apenas ok

Mayara 31/07/2022

Essa história me lembrou muito Lolita enquanto lia e depois, no clube de leitura em que debatemos a obra, outras pessoas também tiveram a mesma percepção. A narrativa em si é uma das mais cansativas que já tive a oportunidade de ler, mas no fim das contas, gostei bastante de ter lido.
Devia ter feito a resenha antes, agora depois de uns dois meses que li, me lembro só de elementos que são spoilers hahaha

Alice2372 23/07/2022

Primeiro contato com Mann.Talvez tenha criado altas expectativas sobre essa leitura, as quais não foram alcançadas. Duas novelas que em certo ponto convergem, no entanto, a dualidade, as crises e digressões dos personagens principais não me prenderam. Fiquei visivelmente na superfície da narrativa.

GuisoloGui 12/04/2022

À Veneza de Thomas mann
Li esse livro depois de ter ido em Veneza, a descrição é perfeita, Thomas Mann é um autor capaz de fazer uma refeição ficar interessante.
A morte está a espreita em toda a cidade, desde o início do livro com o barqueiro misterioso que leva o protagonista pelos canais de Veneza, a muitas alegorias escondidas entre as linhas desse pequeno livro.
E afinal porque ele continuou na cidade mesmo sabendo que a peste se espalhava?
Não importa, esse é o estilo de escrita de Mann, seus livros são feitos para reflexão e discussões internas.
Não é um livro para todos os gostos, muitos vão acha-lo arrastado e sem propósito, para o leitor que quiser se aventurar, é melhor nem ler a sinopse como uma boa refeição essa obra é pra ser saboreada aos poucos, durante sua leitura.
Esse livro vai deixar um gosto agridoce na sua boca, e vai estar vivo em seus pensamentos dias depois da leitura, momento no qual seu verdadeiro valor será revelado.

Marcos 09/04/2022

Faltaram referências
Antes de ler Morte em Veneza, saiba que é recomendado ler Fedro. E talvez alguns outros (assista ao vídeo da Tatiana Feltrin para mais informações). O livro possui muitas referências e, se você lê alemão, aproveite e leia na língua original - provavelmente achará muito mais impactante a escrita de Mann.
Não é um livro fácil, provavelmente está no mesmo nível de Ficções do Borges. Mas como não leio alemão, só consigo calcular pelo Borges por ter lido em espanhol.

@leitora.si 25/03/2022

Pior livro que já li na vidaa! Horrível!! ?
25/03/2022
O livro fala sobre um artista renomado Aschenbach de 50 anos, que resolve ir para Veneza para passar alguns dias e acaba se apaixonando por um menino de 14 anos Tadzio, que é polonês, e começa a persegui-lo por toda a cidade de Veneza. No dia que ele descobre que o garoto irá embora da cidade, ele resolve ir ver por uma última vez o garoto na praia e o artista acaba morrendo.
Com certeza não recomendo!
aline203 23/12/2023minha estante
Quanta deselegância da sua parte escrever uma resenha desta forma....infelizmente a rede não tem botão de comunicar spoiler ou denunciar isso..
Se não gostou do livro, tudo bem, mas também não precisa estragar a leitura dos outros....

William LGZ 22/02/2022

Tão profundo que fica arrastado e abstrato demais
Embora seja um livro curto, Morte em Veneza apresenta uma escrita arrastada bastante complexa e recheada de palavras que você pode ter lido ou ouvido alguma vez em sua vida mas desconhece seu significado. E o autor ainda dá bastante ênfase em ir até o fundo do seu vocabulário para descrever da melhor forma possível os sentimentos do protagonista e as situações que ele passa.

Não que isso seja algo ruim, e principalmente para esse tipo de livro o estilo coube como uma luva e foi o fator decisivo para eu dar 3,5 estrelas ao invés de 3, mas não é algo que me agrada tanto. Eu até gosto de leituras filosóficas, mas quando a linguagem fica tão abstrata quanto nessa obra fica difícil para mim conseguir compreender e me conectar realmente.

Apesar de tudo, se você conseguir passar pelo empecilho da escrita rebuscada encontrará uma história profunda com diversas camadas e principalmente: um estudo da obsessão. Não é realmente para todo mundo, porém o recomendo.

Fernanda 22/02/2022

Arrastado
O livro não é ruim, mas não é bom, razoável é o termo correto. O final é muito meh. Tu espera alguma coisa q no final... ah, q decepcionante. Mas é assim.
Tem muitas passagens bonitas, por isso não consigo considerar ruim, mas está longe de ser bom.
Demorei muito tempo pra ler pouca coisa, isso diz muito sobre um livro, pra mim.

Douglas Finger 15/02/2022

Morte em Veneza
Eu e minha estranha mania de não ler a sinopse antes de iniciar os livros que leio, estava despreparado para a história que estava por vir. Claramente fui influenciado apenas pelo título da obra e, claro, pelo excepcional autor, mas não sabia que esta pequena novela escrita em 1912 traria um caso de amor platônico entre dois homens.
Embora de enredo simples, este livro demonstra a capacidade do autor de descrever e detalhar cada momento de um maneira única. Escrito em um alemão formal e recheado de adjetivos e advérbios, não se trata de uma leitura leve e fluida, mas sim, exige atenção do leitor. Em cada episódio do livro Mann parece dizer sempre muita coisa!
Gostei de ter entrado em contato com a escrita de Thomas Mann atraves desse livro pois foi uma leitura breve e ao mesmo tempo impactante. Ouso compará-la á novela de Tolstoi ?A morte de Ivan Ilitch?, no sentido de ser um opúsculo aparentemente inocente mas que traz em seu cerne um verdadeiro bálsamo de profundidade e erudição. Recomendo a todos!
Carolina.Gomes 23/02/2022minha estante
Recomendam que se inicie Mann por essa novela. Eu gostei muito, mas n recomendaria para um primeiro contato com o autor. Interessante essa sua analogia com a morte de Ivan Ilitch.

anicca 01/03/2022minha estante
qual você recomendaria, carolina?

Carolina.Gomes 01/03/2022minha estante
Os Buddenbrook

bruna.nosferatu 26/01/2022

O título do livro é cumprido de diversas maneiras ao ensaiar sobre a morte do começo ao fim de maneira simbólica e filosófica sob o olhar de um artista em frangalhos que já sente seu fim próximo e se encaminha para a aparente cidade perfeita que tanto amou em sua vida mas que agora esconde a peste e a ruína que parece refletir a si mesmo, o que constrasta com a beleza do Narciso (Tadzio

Filippe 23/01/2022

Necessita de atenção para que seja digerido bem
Logo na introdução do livro é notado o tipo de linguagem rebuscada e extremamente prolixa, que mesmo se tratando de uma obra tão curta pode eventualmente gerar cansaço em sua leitura. Contudo o personagem principal tem tantas ideias sobre o mundo, a vida e especialmente a beleza e o desejo que faz com que, por mais prolixo que o autor seja, o resultado é um campo fértil.

Recomendo a leitura para leitores mais experientes e apesar de curto, não indico como uma leitura rápida e de forma despropositada e sim para quem está disposto a pensar sobre estética, desejo e obsessão.

Samuel Valdevino 16/01/2022

O livro traz duas grandes obras do autor Nobel Thomas Mann, Tônio Kroeger e A morte em Veneza.
Sinceramente, eu gostei bastante da obra Tônio Kroeger e tenho que confessar que não esperava muito dela, mas achei ela muito interessante.
Já com a obra a morte em Veneza, aconteceu justamente o contrário, eu esperava muito dela, mas acabei me decepcionando.
Ambas as obras são leituras difíceis de se fazer, com partes muito maçantes e linguagem incomum.
De fato, eu não posso criticar a obra simplesmente por não ter entendido muita coisa, na verdade, ela tem passagens muito belas e é muito revolucionária para sua época, tratando de temas muito a frente de seu tempo.
Apesar do corpo do texto não ser um dos melhores (pelo menos na minha opinião pessoal, tenho certeza que muitos leitores, principalmente os habituados com clássicos da literatura, gostaram bastante dele) o final do livro é sensacionalmente surpreendente e provoca uma chuva de emoções no leitor.