N., de Stephen King

N., de Stephen King

Resenhas - N.

Carolina Tonglet Monzi 20/05/2022

Ok
Esperava mais pela propaganda de ser um dos contos mais famosos do Stephen King.
Todo mundo falando que ficava morrendo de medo? não senti nada disso.
Ok

Larissa Benevides 24/01/2022

?" Este texto tem extamente 1.000 palavras. Bom número."
?"É como se as desgraças dos pacientes fossem ácido, e corroessem as defesas mentais do terapeuta."

Preciso de mais quadrinhos de histórias do King!
No início do livro, o roteirista conta que, por mais que nunca tivesse adaptado nada de outro autor, ele não podia negar um texto de King. É não é possível mesmo.
Os textos do reizinho, seja ele conto ou romance, sempre tem um apoio de cenário e personagens. O King descreve muito bem o ambiente e características e personalidade dos personagens e isso me encanta e sempre fico completamente dentro da história. Não importa se a nota for 3 ou 5, eu sempre saio com sentimento bom e uma ótima experiência de como a escrita é magia pura.
Neste livro temos a história de um da relação de um terapeuta e seu paciente que possui TOC. Tudo começa com a morte do terapeuta, que foi catalogada como suicídio, mas que indica que foi um suicídio "induzido".
Os traços e o ambiente escuro da ilustração me induziram a ficar naquela área nebulosa pois conseguimos ver coisas "sobrenaturais" mas não temos a completa certeza se são reais ou fruto da imaginação dos personagens, indicando a "loucura". Sensacional.

site: https://www.instagram.com/p/CZIYarJIPDn/

edineideo 24/01/2022

Entrada totalmente proibida. CTHUN! QUEIMAR!
Título Original: N.
Autor: Stephen King
Adaptação/roteiro: Marc Guggenheim, Tradução: Érico Assis, Ilustrações: Alex Maleev.
Editora DarkSide Books, 2018. Páginas: 128. Marvel. Gênero: terror, História em Quadrinhos.

"A Vida é estranha." P. 9 (Marc Guggenheim)

Essa Graphic Novel é uma adaptação do conto "N.", inserido na 5ª antologia de contos, do Stephen King, "Ao Cair da Noite" (nov/2008), que contém 13 contos, porém "N." era o único inédito, enquanto os outros já tinham sido veiculados em revistas.

A ideia inicial foi uma adaptação audiovisual do conto "N.", para a internet, que é o 8º conto do livro "Ao Cair da Noite", para uma série de 25 mobisódios - pequenos vídeos de 1 minuto a 1 minuto e meio, fáceis de baixar/ assistir no celular. Em seguida, veio a adaptação para os quadrinhos.

O conto tem uma forma "documental" interessante, através de cartas, anotações de um psiquiatra, recortes de jornal, artigos científicos. Trata da relação entre o paciente "N." e seu psiquiatra, o transtorno obsessivo-compulsivo (T.O.C.), transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva (T.P.O.C.), insônia, pesadelos.

Logo no início, há a explicação da origem das Terras de Ackerman e suas pedras. Localizada na zona rural de Motton, no Maine.

Em 26 de julho de 1911, quinta-feira, horário indeterminado, ocorre uma Tragédia em Motton. O Casebre é consumido pelo fogo e há 3 vítimas. Laura Ackerman, a filha Amanda, de 6 anos, e Andrew Ackerman. Sem testemunhas. Motivações desconhecidas.
O casebre queimou até as vigas de pedra, mas informações divergem se eram 7 ou 8 vigas de pedra.

O lote de terras seria o culpado pelas mortes?

Alguns saltos temporais ocorrem, transportando o(a) leitor(a) para os anos de 2007 e 2008.

ESTUDO DE CASO DO PACIENTE "N."
48 anos, sócio de importante escritório de contabilidade em Portland, divorciado, pai de 2 filhas. Relação com a esposa "distante, mas amigável". Aparenta ter mais de 48. Sofre de insônia há 10 meses. T.O.C. T.P.O.C. Compulsões. Sonhos. Tudo começou quando foi nas Terras de Ackerman, em Motton, passando por Chester's Mill.

"O mundo já saiu dos eixos. Saiu mesmo." P. 21

Alguns suicídios ocorrem. Ponto em comum: todas as vítimas visitaram as terras de Ackerman. Após, passaram a sofrer de uma variedade de T.O.C. transtorno obsessivo compulsivo, insônia, apesar de nunca terem demonstrado tais sintomas antes.

Coincidência? Suicídio instigado, provocado.

Queixas de Insônia, tendências de T.O.C., hábito de contar, números "bons" e "ruins". Contava tudo, tocava tudo, coisas em ordem, números pares, círculo ou Diagonal. Muitos pesadelos.

As pedras são um portal entre realidades.

"Precisava contar...tanto quanto preciso respirar."

Vincularam os sintomas à formação rochosa que muda no solstício de verão - maior risco. O paciente chama de "local apagado" onde ele pode "rasgar a trama da realidade". Recorda-se de uma figura sorrindo presa entre as pedras.

Possíveis surtos de delírio?

"Nunca vá lá. Nem procure. Me prometa."

Havia 7 pedras. Não vi os olhos. Por isso fui atraído pra lá. Bênção ou maldição?

A atmosfera cheirava à doença. A Coisa estava vindo. Toquei nas pedras. A 8ª pedra sumiu. Imaginação ou verdade?

As coisas melhoraram por um tempo por causa do solstício. Os mesmos padrões se repetem.

"É como se as desgraças dos pacientes fossem ácido, e corroessem as defesas mentais do terapeuta." P. 17

Números ímpares são ruins. Existe uma saída. "Tal como uma janela deixa a tempestade do lado de lá...Mas janelas cedem. Assim como minha determinação."

Rastrear a fonte da doença mental de um paciente nunca será agradável.

Graphic Novel incrível, extraordinária, amedrontadora. São 128 páginas de pura angústia, obsessão, horror do inimaginável, do inominado. Impossível não ficar envolvida pela história e fazer parte da narrativa.

"A realidade é um mistério... e essa textura cotidiana sobre tudo é o pano que usamos pra cobrir, pra mascarar o brilho e as trevas."

"Mas tem lugares em que o tecido fica esgarçado e a realidade é mais tênue. O rosto por baixo das coisas vem espiar..."

Apesar de ter alguns pontos diferentes em relação ao Conto, não achei que prejudicou e/ou tirou o brilho da obra, apenas ampliou a perspectiva.

Outro ponto alto é a edição capa dura, com arte, diagramação e ilustração perfeitas.
Enfim, uma ameaça ... digo, convite para o leitor(a) fazer parte da história do início ao fim.

Se é que tem fim...

A Coisa estava prestes a sair. Cheguei a tempo. As defesas duram certo tempo. Deuses abomináveis. "Assustador mergulho na loucura."

Se vocês vissem o lugar, se tocassem nas pedras, se vissem o que eu vi, vocês entenderiam. Tive calafrios. Nem pisquei.

"Existe um mundo além deste, tomado de monstros."

Nota 5 com coração infinito, sem dúvida alguma.

Outros trechos que marquei.

"Você tem que se dispor a se ajudar." P. 21
"Espero que eu não tenha chegado no nível do afogado, naquele pânico de puxar pra água quem tenta me salvar."
"Foi como dar um passo para o futuro."
"Tinha desencadeado aquele lugar só de olhar."
"O nome que não se diz em voz alta". (Lembrei de Lord Voldemort, em Harry Potter. Aquilo que não deve ser nomeado?).

"Mesmo assim, me senti um impostor, um fracasso."
"Eu nunca conseguiria ver o mundo do mesmo jeito."
"Entra na sua mente como uma nuvem de trovoada...tem algo a espreitá-lo naquele silêncio."
"Tem algo errado lá fora."
"Não consigo viver assim."
"E a paz, mesmo que seja só a paz do esquecer."
"Loucura não é contagiosa."
"Decidi que não seria sábio repeti-lo. Assim como recomendo a você."

william.santos.1806 13/12/2021

Lindo, perturbador e intrigante.
Comprei por ser uma mistura que não tinha como dar errado, um livro de Stephen King, da Darkside publicado pela Marvel. É uma leitura rápida por ser um quadrinho, mas tem um impacto bem profundo, o plot é intrigante e é lindo de se ver.

Rafael 01/11/2021

Excelente ilustração, a história não deixa a desejar e possui um suspense excepcional em questão do local em que se desenvolve a trama.

Blacky 22/09/2021

Esperava mais.
Não é uma HQ ruim. As ilustrações são incríveis e a história é super bem amarrada, mas nossa, como é curto! No auge da trama tudo acaba e você fica se perguntando se todo o suspense criado até ali foi pra nada.

Blacky 22/09/2021

Esperava mais.

Danny 01/05/2021

A ideia desse livro foi ótima, li rápido, acho que 2h, essa edição da Darkside é linda. Os desenhos estão maravilhosos. entretanto esse livro não tem desfecho final, é aberto sem respostas, não temos clareza, não sabemos o porque tudo aconteceu, o que causou o evento e desencadeou a cascata de eventos seguintes. Simplesmente acabou.

N. é um paciente de um psiquiatra completamente perturbado, após vivenciar uma experiência incomum. Tudo acontece após o psiquiatra de N. se suicidar, e é encontrada uma pasta com as consultas dele com N., seu suicídio parece está ligado ao paciente N. Então a historia é contada como se nós estivéssemos lendo seus relatórios e seu suicidio começa a ser investigado.

Joaquim 25/04/2021

Assustador!
A leitura dessa obra-prima em graphic novel vai literalmente te assustar bastante. E você vai adorar isso rsrs.

Fe 23/04/2021

Dificil, nem sabia que existia história em quadrinhos dk king
. Uma história bizarra e envolvente. Recomendo N.

Nathi Ribeiro 20/04/2021

Incrível!
SK é o mestre! Não tem como não gostar de algo que vem dele..
No HQ tudo fica mais real, mais intenso..! amei!

Souza377 05/04/2021

Interessante!
Como ainda não li o original do King com a personagem N., fiquei meio perdida em relação ao protagonista. Mas a história é muito boa, fluente e me deixou bastante curiosa.

Flavio - @geekcorp303 04/04/2021

Bom mas cansa...
Gostei do quadrinho, a arte é bem bonita, mas acho que por ser a adaptação de um conto do King eu fui esperando bem mais do que ele serviu, a história é um pouco cansativa, acho que foi até isso q me fez abandonar na primeira vez que tentei ler, mas o mistério te prende e até que vale a pena.

Cynthia 04/04/2021

Graphic Novel muito bacana, as ilustrações são sombrias e trazem todo clima obsessivo da história. A inclusão de "documentos reais" no início dos capítulos faz a contextualização necessária de uma maneira muito interessante. Gostei muito da história, quero ler o conto original.