N., de Stephen King

N., de Stephen King

Resenhas - N.

Blogdarary 27/06/2020

#ResenhadaRary | @blogdarary
Sempre tive muita curiosidade de ler King, mas quando a Darkside lançou essa edição em parceria com a Marvel, SURTEI!

Gatilhos: assassinatos explícitos, transtornos e suicídios.

Logo no início, somos apresentados a irmã do Doutor Bonsaint. Ela está escrevendo uma carta para um amigo com o objetivo de entender o que levou o irmão a cometer suicídio, uma atitude extrema que não condiz com a personalidade do doutor, que é psicólogo. Algo estava errado!

Através de relatos deixados por Bonsaint, que foram deixados em uma caixa com um grande aviso ?QUEIME!?, somos transportados até um passado recente para conhecer N, um dos pacientes do doutor e que aparenta ter um nível preocupante de TOC.

Para nos familiarizarmos com o que acontece com Bonsaint, temos flashbacks sobre a jornada de N pela loucura, que se inicia quando ele encontra 7 (ou será 8?) pedras milenares que parecem enganar seus olhos e pior: proteger uma criatura terrível capaz de aniquilar a sanidade mental de qualquer um que a encontrar. Conforme a obsessão de N se mostra ainda mais grave, levando-o a cometer suicídio após uma sessão, Bonsaint ? já tomado pela curiosidade e ceticismo com relação as pedras e a história insana de seu paciente ? resolve investigar mais a fundo o que houve com N e o motivo pelo qual o levou a tirar a própria vida. No entanto, o doutor não imaginava que ao fazer isso, desencadearia uma onda de suicídios e assassinatos, mesmo após sua morte.

?Pensei: tenho que fazer isso parar enquanto ainda consigo me convencer de que nada está acontecendo?

Gente, que história é essa? Eletrizante e perturbadora podem definir tudo o que envolve N. No entanto, confesso que o início, até pegar o embalo, foi um pouco confuso e o final não foi dos melhores.

Considerações
- Ilustrações perfeitas!
- Cenas de suicídio e assassinatos explícito.
- História bem construída, mesmo com o final fraco.

micaela 21/06/2020

Viciante
Li N. faz um bom tempo, tenho aderido bastante a leitura do tipo por serem simplesmente mais rápidas.

Adaptada de um conto do nosso Amado Stephen King, N. vai falar sobre uma estranha obsessão que surge em algumas pessoas após visitarem um estranho monumento Nas terras Ackerman onde se tem 8 pedras, bem, são oito mesmo? Eu juro ter contado 7. Um dos primeiros personagens também jurava ter visto 7 num momento e em outro, 8.

Essa obsessão obtida após a visita dessas terras estranhas levam seus visitantes a começarem a desenvolver um forte transtorno compulsivo obsessivo que os fazem ter a necessidade de colocar todos objetos em grupos de 8 em um círculo.

Cheio de um terror psicológico instigante e Uma Trama de tirar o fôlego, N. É uma obra pra se ler em minutos de tão boa.

Misteriosa, instigante e com um final que me deixou querendo ir nas terras Ackerman contar todas aquelas benditas pedras.

site: https://www.instagram.com/p/B3j7PeSB4aN/

T 02/06/2020

Bom...
Creio que terei de reler para entender todo o terror piscologico e seu contexto, a primeira leitura não achei tão assustador ou envolvente como alguns outros textos, mas as ilustrações são ótimas e tem um ritmo bacana :)

Ray 22/05/2020

Primeiro HQ que li, achei muito interessante e me deu curiosidade para ler o conto original do King, que se encontra no livro ao cair da noite.

Ana Paula 16/05/2020

Bom suspense
Ainda não li o conto em que se baseou a hq, mas vou procurar. Pra mim, a história lembrou uma corrente macabra. Muito bom

AlessandraD. 21/04/2020

Edição linda e uma boa história de loucura e sobrenatural
Acabamento gráfico impecável. Uma ótima hq para a coleção.
O conteúdo também é muito bom, perfeito pra quem gosta de suspense e de histórias que de margem para interpretação do leitor.

L Soares 06/04/2020

A história é previsível, mas ainda assim muito impactante. Um psicanalista se suicidou, e sua irmã tenta entender o motivo, que envolve um paciente anterior e um local em que algo sobrenatural parece habitar. A narrativa contada entre memórias, documentos, prontuários, anotações e recortes de jornal, constrói de forma muito precisa o medo e a loucura.

Cintia.PrAspero 29/03/2020

Interessante, lembra o Campo do Medo. Uma história muito bem escrita e ambientada!!

Felipe 17/03/2020

Quem psicologa os psicólogos?

A curiosidade matou não só o gato, mas 15 pessoas também.

Ju Ragni 14/03/2020

Não é para fracos
Comprei esse livro para dar ao meu sobrinho de 17 anos, juntamente com o Creepshow. Como li o Creepshow primeiro e gostei, achei que esse também teria uma veia de humor no terror, mas ledo engano... Esse é terror puro, psicológico, aterrorizante...Muito bom, de ler de um só fôlego, porque não se consegue parar, mas muito sombrio... Nem vou mostrar mais ao meu sobrinho, rsrsrs

estantedajaquinha 02/03/2020

Simplesmente, fantástico!
Sete não é um número bom, oito sim. Oito é seguro.
É através desse transtorno obsessivo compulsivo por números pares que mergulhamos na história de N., um paciente completamente transtornado que levou seu terapeuta ao suicídio. Mas como exatamente a história de N. influenciou em tudo isso? A resposta está nas terras dos Ackerman e nos mistérios que circundam o lugar.
N. é, originalmente, um conto de Stephen King, que pode ser encontrado em sua versão original no livro “Ao Cair da Noite”. Contudo, meu contato com a história se deu através de sua adaptação para quadrinhos, feita por Marc Guggenheim, responsável por escrever Aquaman, Wolverine e O Justiceiro, e Alex Maleev, ilustrador de Mulher-Aranha e Demolidor.
Minha experiência com a Graphic Novel foi incrível! O clima de tensão da narrativa, criado pelos elementos de terror sobrenatural e pela perturbação dos personagens, foi capaz de me atingir em cheio. Além disso, os traços sombrios das ilustrações casaram extremamente bem com a proposta do conto, usando cores fortes para dar uma sensação de peso ainda maior.
A leitura fluiu super bem para mim, de modo que consegui ler toda a GN em apenas uma sentada. Cada página virada me deixava ainda mais ansiosa para saber o que iria acontecer na próxima. Para mim, N. não tem defeitos. É simples, aterrorizante e genial. Não vejo a hora de ler o conto em sua versão prosaica.
Me sigam no instagram @estantedajaquinha

site: https://www.instagram.com/estantedajaquinha/?hl=pt-br

Leonardo.Heffer 01/03/2020

Um conto incrível com gráficos mais incríveis ainda
Se N. não te convencesse de que é uma história que deve ser lida só pelo autor que tem, o mestre Stephen King, nesta versão em Graphic Novel ela ganha um nível a mais de perfeição.

N. é um conto que está no livro Ao Cair da Noite. A versão desenvolvida pela Marvel (sim, este eh um produto Marvel, a dona de praticamente quase todos os heróis que vc conhece. A não ser que vc seja Team DC) foi pensada para duas versões. A primeira em mobepisodes (pequenos episódios em animação para a internet) e uma série que seria lançada em quatro edições.

Neste material trazido ao Brasil pela Darkside, ele une as quatro edições em um material único. Os gráficos dão um outro nível de realidade para o conto que te fazem devorar as 128 páginas da Graphic Novel.

Tive dois problemas com está edição. A primeira, o cheiro. O material eh feito em papel que lembra a textura do papel jornal, embora mais grosso. O cheiro não ajuda na hora da leitura e isso eh um ponto terrível!

Outro problema que percebi foram algumas traduções. Não li o conto original que tem cerca de 40 a 60 páginas. Então não deu pra entender se eh um problema do próprio conto na tradução original, ou se aqui realmente teve problema com alguns pontos.

Fora isso, eh um material incrível que todo fã de King deveria por as mãos!

@vcdisselivros 20/02/2020

A HQ de King que poderia ter sido mais
A emoção de abrir um livro pela primeira vez e não saber o que esperar atinge todo leitor, no entanto, quando lemos o nome Stephen King na capa automaticamente esperamos mais!

Publicado pela Darkside em 2018, N. apresenta um mundo em que o T.O.C (transtorno obsessivo compulsivo) é passado como se fosse um vírus, algo que se pega somente por estar em um determinado local.

Nos quadrinhos, conhecemos a relação do paciente N. com o analista John Bonssaint. Durante as sessões, ambos conversam sobre a origem do transtorno de N. e transportam o leitor para o Maine, onde nas terras de Ackerman, um círculo formado por um grupo de pedras é visto como hora sendo sete, hora sendo oito.

Antes de prosseguir com o relato, N. faz o Dr. Bonssaint prometer que jamais irá visitar as terras de Ackerman, ainda assim, após um evento fatídico, o médico quebra a promessa feita ao paciente e decide visitar o local para desvendar o caso, colocando em risco a própria sanidade.

FALTA FOLÊGO

Apesar da premissa original, a história decepciona por não ter um ápice. Aos poucos vamos conhecendo os mistérios que envolvem a terra, os pequenos eventos que deveriam preparar o terreno para o auge, mas quando finalmente devemos ter o momento “Uou” nada acontece.

ILUSTRAÇÃO OU PINTURA?

O talento do ilustrador Alex Maleev é tão perfeito que deixa a graphic novel mais rica. Ao virar as páginas, a impressão que temos é que estamos diante de fotografias, de tão real que o trabalho gráfico ficou.

ONDE EU JÁ VI ISSO?

A ambientação da graphic novel e a questão envolvendo as pedras nas terras de Ackerman fez com que eu na hora lembrasse do filme Campo do medo, sim, aquele confuso que também foi escrito por Stephen King com Joe Hill, filho do autor.

POR FIM

Embora N. não tenha causado o efeito desejado, a HQ foi assertiva ao expor quão angustiante pode ser a vida de alguém que sofre de T.O.C, abordando o terror psicológico ao exibir os problemas causados pelo transtorno. Espero que o conto N. presente na antologia Ao cair da noite de Stephen King seja diferente, pois fora isso, a leitura pode ser concluída sem grandes emoções.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br
Dri - @leiturainsone 09/07/2020minha estante
olha, a HQ projetou a história do conto quase palavra por palavra. só mudou um pouquiiinho o final

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Dri bom saber, preciso ler o conto pois fiquei curioso quanto ao final. Aí quem sabe eu dou uma nova chance para a HQ.

Luciano 16/02/2020

Ótimo
Instigante. Surpreendente. Primeira obra do mestre Stephen King que leio e não me decepcionei. Não conseguia parar de ler enquanto não chegasse ao final.
katy.lira.7 17/02/2020minha estante
Um dos contos mais tensos de SK que já li.

Gabriela 24/12/2019

Lindos gráficos e história interessante!
Essa é uma graphic novel baseada em um conto do mestre Stephen King. A história é muito interessante, pois trata de doenças mentais que poderiam ser transmissíveis. Os gráficos são perfeitos e a fluência da leitura é muito agradável. Eu particularmente não senti medo, mas para os que não estão acostumados com cenas fortes ou temas pesados pode ser uma leitura não recomendada para a noite.