N., de Stephen King

N., de Stephen King

Resenhas - N.

Gárgula 29/11/2019

N., DE STEPHEN KING
Desde que o Caruso me passou N., adaptação do conto homônimo de Stephen King, feita por Marc Guggenheim, desenhada por Alex Maleev, tradução de Érico Assis e publicada pela DarkSide Books, ela permaneceu um tempo sobre minhas pilhas de leituras, quieta mas de alguma forma atraindo minha mente. Como tenho muitas coisas para ler, acabava tirando os olhos dela para após algum tempo, me ver mais uma vez sendo atraído.

Há alguns dias resolvi iniciar a leitura, afinal, era só um quadrinho. Bom, como posso dizer isso? Não, realmente não é só quadrinho. Vai bem além disso, afinal de contas, estamos falando de Stephen King.

N é o personagem que inicia a trama. Ele surge com um relato estranho, durante uma sessão de terapia, sobre como seu Transtorno Obsessivo-Compulsivo (T.O.C.) está atrapalhando sua vida. Se não bastasse isso ele culpa as estranhas Terras de Ackerman pela origem de seus infortúnios.

Esse é o ponto de partida de uma história que alguns olharão como mística enquanto outros poderão entender que tudo não passou de uma histeria, passada de personagem para personagem. Onde estão os limiares da realidade? O que nos define sãos? Ou loucos? Seria tudo apenas uma infeliz coincidência ou um mal, esquecido e velho, ser a causa de tantos acontecimentos nefastos?

Para esse cenário, cheio de perguntas e poucas respostas, a arte de Alex Maleev potencializa muito o tom já sinistro da obra. Seu traço sombrio e sujo eleva em muito o mistério, criando uma atmosfera apropriada ao argumento de Marc Guggenheim, que consegue nos prender facilmente, do início ao fim.

Espero que mais contos de Stephen King tenham versões em quadrinhos como essa. Um material imperdível para os fãs, não só do autor, como do terror em geral.

Essa resenha foi publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, no dia 13/09/2019

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-09-n-de-stephen-king/

Jaine.Rosa 01/11/2019

Indispensável na sua estante !
Um HQ indispensável para fãs de quadrinhos, terror e de Stephen King.
História interessante, ilustrações incríveis, sensibilidade para descrever o psicológico dos personagens.
Não poderia se esperar menos, ainda não li o conto do N, somente o HQ então não sei informar se condiz totalmente com o conto, porém como tem a participação do nosso gênio mestre rei do terror KING, não há como ter dúvidas que o conto também deve ser incrível!
As ideias do autor são sempre inusitadas, você fica indagando de onde vem tanta imaginação... história que lembra muito as florestas conhecidas por suicídios e caso do tipo.
DARKSIDE + MARVEL + KING = Só pode ser incrível!
Interessante, vale muito a pena. LEIAMMMMM , LEIAM TUDO QUE FOR DO KING haha

Nati - @_fantasticomundoliterario 25/10/2019

Um conto claustrofóbico
N. é um daqueles contos claustrofóbicos em que você prende o fôlego até chegar o final.

Re-publicado pela Darkside Books em forma de graphic novel, este conto tratará de um evento que muda para sempre a vida de um paciente do psicanalista John Bonsaint, que aqui é chamado de N.

N. levava uma vida tranquila até visitar um local chamado ?As Terras de Ackerman?, onde está um grupo de sete pedras (ou será oito?). Ele então começa a desenvolver um tipo de TOC, em que tudo a sua volta precisa ter um padrão agrupado, de preferência em números pares. Essa obsessão em entender seu paciente leva o psicanalista Bonsaint a imergir nessa trama de mistério e terror, e desde o começo da leitura, já sabemos que isto o levou ao suicídio.

Agora, Sheila, irmã do médico, quer também desvendar esse mistério. O problema é: Será que ela vai conseguir evitar o inevitável?

O leitor desta graphic novel (que por sinal tem um edição com 0 defeitos), terá acesso a cartas, documentos, fichas médicas que irão explorar todos os medos e inseguranças dos personagens envolvidos. Em cada quadro ilustrado por Marc Guggenheim e Alex Maleev, mergulhamos em um mundo sombrio que sabemos: Só Stephen King saberia criar!

Felipe Mello 22/10/2019

Um Angustiante Pavor
Um angustiante delírio, visto que a obra manifesta esta psicológica paranoia sublimemente entre as suas apavorantes páginas, uma vez que o desconhecido aterroriza pela sua excentricidade, pois, tornou-se a verdadeira doença perante esta vasta loucura dos seus personagens. Uma impecável demonstração do excêntrico horror.

Wania Cris 20/09/2019

A HQ mais assustadora que já li
Não conhecia o conto e não esperava algo tão assustador como N. Stephen King entrega uma estória de terror e suspense que lhe faz justiça.

Giandoni 18/09/2019

Um livro sensacional!
N é um livro que chama muito a atenção do leitor, como gosto das literaturas do Stephen King, em minha opinião, esse livro foi muito bom.
Gostei muito da forma do autor expressar o mal e fazer um efeito domino, entre os personagens do livro, fiquei muito ansioso para ler o mesmo. Os desenhos são sensacionais igual a historia.

M@g@ 30/08/2019

Lindo e rápido
É o tipo de livro que se vc se concentra fica com uma cisma, mesmo que pequena no fim, não gostei do cheiro, forte e desagradável, não gostei de alguns erros de tradução, más os desenhos são lindos e a narrativa é muito boa.

Jeff.Rodrigues 21/06/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
O mal como forma de perturbação da mente humana em um efeito dominó sem fim. Acredito que essa é uma boa forma de definirmos N., conto de Stephen King brilhantemente adaptado para graphic novel por Marc Guggenheim e Alex Maleev. A história traz uma sucessão de tragédias tendo em comum um misterioso local conhecido como Terras de Ackerman.

N. é um daqueles ótimos exemplos de como King sabe construir contos tão complexos, bem desenvolvidos e envolventes quanto seus longos romances. A partir de um paciente que acreditava-se sofrer de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, um psicanalista se envolve em uma trama de mistério e horror que vai se estender por todos os que tiverem contato com suas memórias e não resistirem à curiosidade de checar com os próprios olhos a veracidade dos fatos descritos. A história se desenrola em uma espiral de loucura e obsessão que vai sugando os personagens e mantendo o suspense preso até um desfecho recheado com bons toques de fina ironia.

Para além da trama, a graphic novel é uma beleza para os olhos e faz a alegria de qualquer fã tanto de quadrinhos quanto do mestre King. Os traços de Maleev deram vida aos personagens e cenários e costuraram o clima sombrio e sufocante com flashbacks e trechos introdutórios em cada capítulo. A adaptação de Guggenheim foi, dentro do possível, fiel ao texto original do conto e originou uma história que se sustenta tranquilamente (peguem a deixa e corram para o livro Ao Cair da Noite para ler o conto completo).

Considerado como um dos melhores contos do mestre do terror, N. é loucura e obsessão de alta qualidade com a marca dos melhores nomes em um trabalho primoroso da DarkSide Books. Embarquem sem medo!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/03/28/resenha-n-stephen-king/

Emilia Yumi 16/06/2019

Um conto de Stephen King adaptado para HQ pela Marvel... Deve ser O HQ....
O conto N (encontrado no livro Ao Cair da Noite) já é sinistro + roteirizado por Marc Guggenheim e as artes de Alex Maleev pela Marvel ficou macabro. Já começa na capa (O_O)...
Começa com a irmã do Dr. Bonsaint escrevendo para Charles sobre o suicídio de seu irmão. Ao lado uma caixa com as coisas do médico e na tampa escrito "QUEIMAR!"... Se fosse eu já tinha queimado... mas não... ela resolve investigar o que aconteceu com seu irmão...
Dr. Bonsaint tratou do paciente N. Ele diz que seu problema de TOC começou depois que visitou umas terras com um círculo de pedras, lá conheceu o mal, fonte de seu TOC... Será possível que este transtorno seja transmissível como N diz? Acompanhe os protagonistas pelo caminho sem volta do terror... Recomendadíssimo...

Marcio.Caldas 14/06/2019

Hipnotizante
Embora algumas pessoas façam ressalvas sobre graphic npvels, esta vale muito a pena. Li N. em apenas uma tarde. A história que segue uma linha compulsiva não te deixa abandoná-la. Vale muito a pena!! Principalmente, por sair do lugar comum e contar uma história macabra, porém cotidiana e contemporânea.

Lelis 19/05/2019

A adaptação da Marvel amplia o universo do conto
Mais que uma história de terror, N. é um conto psicológico e trata de um assunto bastante comum – o TOC. O quadrinho fisga o leitor e não esperem algo gore como a história promete. O foco da trama está na mente humana.

site: https://poltronanerd.com.br/livros/ler-e-bom-vai-n-adaptacao-da-marvel-do-conto-de-stephen-king-81566

Samy 05/05/2019

Vale a pena!
Quando peguei N para ler eu não sabia o que esperar, não tenho experiência com HQ, e sou fã de King (apesar de não ter lido esse conto). Acho que por esses motivos estava com considerável receio do HQ, porém tive uma agradável surpresa, as imagens são belíssimas e a expressão dos personagens maravilhosas, conseguindo passar o terror e suspense existentes nos contos do King. Gostei muito da obra e fiquei com mais vontade de ler o conto. Para quem gosta de terror N é um prato cheio.

vannessa 04/04/2019

Adorei
Vi tanta gente falando que esse conto era aterrorizante, mas não achei aterrorizante não, fiquei contando as pedras do início ao fim estar sópra ter certeza que não estava vendo demais ou com t.o.c, não esperava aquela atitude no fim.

Daniel Muniz 31/03/2019

Belíssima obra!!!
Uma bela obra de um dos melhores contos, no meu ver, do mestre Stephen King. Apesar de algumas mudanças em relação ao conto original, a estória continua te envolvendo, te deixando angustiado, ávido por saber o desfecho da estória. Parabéns a Marvel e a darkside pelo excelente trabalho...

Daniel Muniz 31/03/2019

Belíssima obra!!!