Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Sobre propósitos
É um romance que se passa em uma realidade alternativa e acompanha a vida de três amigos, Kathy, Ruth e Tommy, que crescem em um internato. A história explora a complexa dinâmica de amizade e amor entre os personagens, enquanto desvenda segredos sombrios sobre o propósito real e o destino que aguarda seus alunos.

O livro aborda temas de identidade, destino e moralidade em um contexto que desafia as expectativas do leitor. É uma narrativa emotiva e reflexiva que levanta questões profundas sobre o que significa ser humano e as escolhas que fazemos ao longo da vida.

Moya2 14/10/2023

Uma reflexão profunda mas que foi desvirtuada
A premissa do livro é ótima, com a abordagem do mistério acerca do futuro e do papel dos principais personagens, mas o autor se concentra em profundos detalhes (e por vezes, insossos) mas que pouco contribuem para o tema que poderia ser melhor abordado.
O autor tem uma habilidade incrível em promover as características dos personagens e transmite os sentimentos com clareza ímpar, por isso não entendi o foco tão grande em diálogos tão profundos, mas que acrescentam tão pouco a ótima trama que acabou ficando em segundo plano.

Jéssica Libranumo 13/10/2023

Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição. Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.

Gisele384 07/10/2023

Acho difícil fazer a resenha deste livro, pois gostei ideia da história, mas não consegui me adaptar com a escrita, não consegui engatar na leitura, achei muito cansativa, um vai e volta de explicações que demorei muito mais do que o normal para conseguir terminar de ler. Por diversas vezes quase desisti.

Maria Camila 06/10/2023

Indicado por @bruno, esse não é o tipo de leitura que eu iria pegar por livre e espontânea vontade, mas ele me prometeu que eu me surpreender e realmente me SURPREENDI com o que li!

Aconselho a NÃO LER NENHUMA SINOPSE antes de ler esse livro, pq vai estragar a surpresa! Aqui não vou contar nada que venha comprometer a experiência de vocês mas preciso falar sobre minhas impressões.

O livro é em primeira pessoa, e quem nos conta toda a estória, é Kathy. Ela está preste a se aposentar e começa a relembrar sua infância no internato, Hailsham, junto de Ruth, Tommy e outras tantas crianças especiais!

Na lembrança de Kathy, tudo que eles vivem em Hailsham é misterioso, nem mesmo eles sabem o que os aguarda, e nos vamos descobrindo tudo junto com eles através de suas lembranças.

Kathy vai nos deixando pistas, ao mesmo tempo que vai contando o dia a dia deles em Hailsham, e vamos juntando partes desse quebra cabeça até descobrirmos o ponto principal do livro e somos simplesmente SURPREENDIDOS!

Além de toda a temática proposta, o livro fala sobre relações, amizades, escolhas, destinos, futuro, sobre os questionamentos que em muito momentos fazemos na vida!

Eu comecei a ler sem saber de nada e fiquei surtando com Vruno em vários momentos! Achei genial!

Bruno236 01/10/2023

A premissa desse livro é incrível, uma das mais fortes e originais que eu já vi mas a execução não foi das melhores.

Apesar de bem escrito achei ele bem arrastado, cheio de situações que ao meu ver eram muito bobinhas quando comparadas a magnitude do que os personagens (que tbm achei bem chatinhos) SABIAM que iam enfrentar.

Além disso não curti o conformismo deles em relação ao seu destino. Quando o plot principal é revelado não há qualquer tipo de catarse, não há revolta, não há surpresa. Eles até tentam fazer algo a respeito mas é uma coisa tão boba que olha?

A impressão que tive lendo é que se o rolê ?principal? não fizesse parte da história, não faria tanta diferença.

Pra mim, foi uma ideia genial desperdiçada numa história bem qualquer coisa.
Luu 09/11/2023minha estante
to achando a mesma coisa kkk

Bruno236 15/11/2023minha estante
maior decepção esse livro kkkk

Rogeris.Barreto 14/12/2023minha estante
Exatamente minha percepção. Parecia que estava lendo um YA. Triste.

Luu 26/12/2023minha estante
terminei o livro bem decepcionada kkk

Bruno236 27/12/2023minha estante
luu, eu te entendo kk e o pior é que tinha tudo pra ser um livraçao

Luu 28/12/2023minha estante
siim, gosto mt de distopias assim. Tem algum pra indicar?

Bruno236 28/12/2023minha estante
sou meio por fora das distopias mas tô terminando agora a trilogia scythe. é meio teen/juvenil mas msm assim tô curtindo bastante, viu? recomendo!

Luiza2030 22/09/2023

Li esse livro a pedido da minha professora, ela me deu uma lista de livros que tinham mudado a vida dela e esse foi o que eu escolhi ler.
No começo não entendi do porque esse livro ser tão bom segundo ela, mas a cada capítulo comecei a me apaixonar mais com os personagens e a mensagem que eles me passaram, com certeza essa história vai ficar para sempre na minha lista de livros preferidos. E agora entendo do porque ele ter mudado a vida da minha professora.

Mariana.Guimaraes 18/09/2023

Diferente do que eu esperava
O clima e a história do livro é totalmente diferente do que eu esperava. Li sem saber nada do livro, sem ler a sinopse (ainda bem, pois a sinopse entrega um spoiler gigantesco), e isso foi muito bom. Mas no início do livro eu esperava que a história fosse tomar um rumo totalmente diferente.

O livro é bastante melancólico, nostálgico, de memórias da narradora. O ritmo é um pouco lento, mas isso não me incomodou. Gostei da história, e quero ler outros livros do autor.

Rilley1 14/09/2023

Excelente
Esse livro é incrível. Sinto que me tornei uma pessoa mais sensível ao mundo depois de lê-lo. A reflexão sobre vida e morte, perdas, ganhos...a realidade cruel das coisas.
No fim dele, desejei voltar aos tempos felizes, desejei voltar a cena em que uma garotinha abraça um travesseiro e dança "Baby, baby, não me abandone jamais".

Jackson.Wallece 11/09/2023

Baby, baby, não me abandone jamais...
O livro tem uma vibe estranha pra mim, nós já sabemos o futuro dos personagens e ele é determinista, ou seja, não há como mudar isso e toda aquela vivência que eles têm é todo engessada, é só permitido até tal ponto que eles "existam". Sem sonhos, sem perspectivas de futuro, sem muitos planos... tudo é temporário e tem "data marcada" pra acabar, ou como irá acabar. É bem estranho pensar dessa forma e fazer um paralelo que talvez na nossa realidade também existem "futuros deterministas".

As questões internas dos personagens e os conflitos fizeram pensar também sobre a nossa individualidade como um ser humano, sobre os momentos vividos em não temos noção de que tudo aquilo que está acontecendo é precioso e único, sobre esperança em uma possibilidade de futuro melhor, sobre uma amizade/ amor genuíno... e outras coisas mais

Achei a escrita um pouco densa ou lenta em alguns momentos e não consegui me conectar tanto assim com os personagens. As reflexões ficam por nossa conta, pois os personagens apenas aceitam a realidade que eles vivem, sem poder realmente modificar nada.

Mike27 08/09/2023

Não me abandone jamais!
"Não me abandone jamais", escrito por Kazuo Ishiguro, é uma obra de ficção que nos transporta para uma realidade distópica e nos leva a refletir sobre a natureza da humanidade, o valor da vida e as consequências de nossas ações.

A história é narrada por Kathy, uma mulher adulta que relembra sua infância e adolescência em uma instituição chamada Hailsham. Nesse ambiente aparentemente idílico, Kathy e seus colegas são educados e preparados para um futuro especial, mas não têm conhecimento completo do propósito real de suas vidas.

Através das memórias de Kathy, acompanhamos o desenvolvimento das relações entre ela, Ruth e Tommy, seus amigos mais próximos. À medida que os anos passam, os personagens descobrem lentamente a verdade sobre sua existência e a terrível realidade por trás de Hailsham.

A obra explora a temática da identidade e da liberdade individual, enquanto levanta questionamentos sobre a ética do uso de pessoas como meros moedas de troca em prol da ciência e do avanço da sociedade. Ishiguro aborda questões morais complexas, provocando reflexões sobre até onde pode chegar a crueldade humana quando se trata da manipulação e exploração de outros seres.

"Não me abandone jamais" é uma obra que, além de trazer uma trama intrigante e envolvente, nos leva a uma profunda reflexão sobre os limites da ciência, a busca pelo real sentido da vida e o valor inestimável da compaixão e do amor. É um livro que toca a alma e permanece conosco mesmo após terminar sua leitura, nos confrontando com questões filosóficas e existenciais que nos acompanharão por muito tempo.

thelondonriver 31/08/2023

EU NÃO TAVA PREPARADA PRA NADA DISSO
Nossa, eu li sem saber de nada, só tinha interesse por causa do gênero e também já queria conhecer o trabalho desse escritor, aí decidi ler.
Foi muito interessante e muito bom ler sem saber de nada, foi algo que com certeza agregou muito à experiência, porque é um livro que se passa no ponto de vista de uma pessoa só, a protagonista, que assim como o leitor também não sabe de nada e vai descobrindo com o decorrer da história.
É até difícil comentar alguma coisa sem dar spoiler, mas posso dizer que é um livro muito lindo, mas também de cortar o coração. Pra mim essa foi uma leitura muito significativa, foi um livro que com certeza me mudou de alguma forma e que eu vou lembrar com carinho pra sempre.

Andressa.Santos 19/08/2023

Não me abandone jamais
Esse título me faz remeter as pessoas importantes da minha vida, e ao longo da história do livro continuei com esse mesmo pensamento. Não foi bem a história que eu esperava, pra ser honesta, mas foi comovente do seu jeito. Não é ficção científica afinal, e sim algo melancólico e comovente da sua forma como o passar da vida sabendo exatamente como vai acabar, sabendo o seu propósito. Acho que saber exatsmente o porquê de você ter vindo ao mundo não é tão bom assim e mesmo assim esses garotos foram capazes de aproveitar o pouco tempo que tiveram para viver. Mas mesmo sabendo do que lhes esperavam, eles ainda perderam muito tempo, sei que era coisa da imaturidade da idade que tinham e mesmo assim acho triste.
É um livro triste e dei 4 estrelas justamente por ele ter me lembrado o quanto devemos aproveitar o tempo que temos com as pessoas que amamos, porque de um jeito ou de outro elas nos abandonam pois todos morremos um dia. Então, o meu único desejo após ler esse livro é que essas pessoas não me abandonem jamais.

Lucas 17/08/2023

Pouco explorado
Uma história com o potencial de ser muito mais explorada, provocando reflexões e emoções mais profundas. O autor focou em situações que poderiam ser mais sucintas e aprofundou pouco no contexto da história.
Porém, a escrita do autor é muito boa e a história (mesmo podendo ser mais explorada) me emocionou.
É um livro triste que não indico para qualquer pessoa mas que gostei muito.

Gabrielle.Catalan 17/08/2023

Esse livro é curioso. Levei algumas horas de leitura pra entender o que eram os cuidadores e doadores. Quando entendi, achei muito chocante. É uma história de ficção ao mesmo tempo que é de horror e também ao mesmo tempo que fala de um jeito muito especial sobre a sensibilidade de crianças descobrindo o mundo, a vida e o poder de decisão (que lhe é retirado).

Cada etapa da história traz um amargo que você interpreta, assimila e segue em frente ao longo de uma escada (de sofrimento). A leitura é bem envolvente e vale muito a pena. Às vezes um final realista é o que deve ser feito em um livro como esse.