Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

V_______ 28/03/2021

O Mais Clássico Vampiro
O livro que criou o mais célere, memorável, cultuado e temível vampiro, o Conde Drácula (Sim, Drácula é o mais importante vampiro, não Edward Cullen com sua epiderme pirilampesca).
Jonathan Harker um jovem procurador inglês vai a remota região dos Cárpatos, no leste europeu, em uma visita de negócios à Conde Drácula, onde coisas bizarras acontecem durante sua estadia no castelo de seu anfitrião. Drácula embarca para Londres deixando para trás Harker a beira da loucura. Em Londres Drácula começa sua trajetória sanguinária, mas não sem encontrar adversários que estão dispostos a por um fim em seu diabólico ser.
O livro transcorre através de cartas, diários e matérias jornalísticas de diversos personagens montando assim essa jornada pertubadora. Apesar de longo e com um ritmo um pouco lento o livro não é cansativo e prende bem o leitor, pelo menos comigo foi assim, gostei bem mais do que havia imaginado, gostei da trama, personagens, ambiente, um verdadeiro clássico.

Marcia 27/11/2021

Gostei
Interessante a leitura, até que tem uma pegada no sentido de te prender, devido a curiosidade do que vai acontecer, no mais não achei lá essas coisas pelo tanto que já comentavam, mas deu pra seguir e não abandonar rs

Gabi 13/12/2021

Um clássico surpreendente
O livro é bem denso e com linguagem rebuscada, em certas partes isso torna ele extremamente lento. Levei um bom tempo pra engatar na história e confesso que acabou me surpreendendo, mas não de forma negativa nem positiva, apenas não era o que eu esperava desse clássico. Principalmente o final!

Lucianalg 23/06/2021

Extraordinário
O medo irá crescer pouco a pouco nesse livro. Ao ler Drácula entendemos a fascinação que até hoje temos com a história, o autor nos envolve com mistério e pavor.

Kedma0 29/09/2023

Um dos livros que eu tinha muita vontade de ler...Drácula é considerado um clássico por ser uma das primeiras e mais influentes histórias de vampiros, além de ter sido escrito de forma habilidosa e ter um impacto duradouro na literatura de terror, é uma leitura muito envolvente e prazerosa. Eu amei do começo ao fim e digo para aqueles que têm vontade de ler,que leiam, é uma maravilha de livro! É uma obra que quero ter na minha estante pra eu poder olhar pra ele e dizer:"Eu tenho o Drácula!"????

Lusca 24/07/2022

Interessante
O livro é bem interessante, a leitura é rebuscada em alguns momentos, o que achei bem legal, porque me fez aprender palavras muito legais. A história fica um pouco estagnada um certo momento, demora para chegar no ápice. Confesso que esperava mais do final, mas foi bom!

A Leitora Compulsiva 13/05/2023

Venha para o lado negro: se torne um vampiro conosco!
"Stoker, que ao longo de sua carreira publicou diversos livros, levou sete anos para concluir Drácula. Quando o romance foi lançado em 1897, recebeu boas críticas, mas o grande reconhecimento só veio após sua morte, aos 65 anos, em 20 de abril de 1912."

Se teve uma decisão mais acertada na vida de Bram Stoker que passar sete anos bem gastos escrevendo essa lenda, não sei.

O vampiro sempre foi presente entre nós, bem antes do romance Drácula. E mesmo assim, quando um vampiro passa por nossa mente o primeiro livro que tendemos a lembrar ? e relembrar ? é Drácula.

Bram imortalizou a besta: tornou-a humana, inteligente, sedutora e sobrenatural. É a partir daqui que o vampiro ficaria para sempre presente como uma figura poderosa e marcada mesmo séculos após sua morte.

E se a figura do vampiro foi genial, igualmente seguiu-se a escrita do autor.

Não tem como ler Bram Stoker e não sentir a respiração suspensa, o desejo de saber o que vai acontecer na próxima página, o mistério envolto em sombras e a adrenalina de saber que a qualquer momento TUDO pode acontecer.

Foi justamente a escrita que me enfeitiçou tanto! Arrisco a dizer que este livro é melhor que a capa dura de Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft da Darkside. Pegaria ambos e simplesmente substituiria por esse, sem mais.

"Não acha que existem coisas que não compreende, mas são reais? Não acredita que pessoas podem ver coisas que outras não conseguem? (...) O mal da ciência é querer explicar tudo e, se não consegue, diz não ter explicação."

Também adoro como o romance propõe uma mente aberta: tanto ao sobrenatural quanto à existência de algo mais que pode passar despercebido aos nossos olhos.

É claro que o vampiro não existe. Mas e se? E se o vulto que vemos de repente em casa e some for uma indicação de forças ocultas? E se, quando ouvimos alguém nos chamar e percebemos que não há ninguém for, na realidade, um chamado sobrenatural? E se houver alguém no ponto fixo pra onde o gato olha e não vemos ninguém? E se aquele calafrio que te sobe do nada sozinho na madrugada representar algo mais?

Estamos cercados de fatos misteriosos cuja ciência não pode explicar. Fenômenos chamados "milagres" entre tantas outras coisas.

Ao relatar Drácula, acredito que Bram Stoker fez mais que apenas ilustrar a figura de um ser místico que se alimenta de sangue: ele abriu a proposta de aceitar que as coisas sem explicação talvez podem ser algo fora do nosso alcance. E reais.

E claro: mesmo que o vampiro não exista, qual vampiro melhor que o ser humano?

Somos exploradores natos dos recursos planetários, usufruindo e desgastando o planeta como sanguessugas, escalando no topo da cadeia alimentar e usando outros animais para a própria sobrevivência. Se isso não for ser vampiro, não sei o que é.

"O monstro que incita a transgressão cumpre sua função proverbial: revela o quão monstruosos nós também podemos ser."

Como conclusão, só posso dizer que acompanhar a jornada de Drácula foi um deleite. A cada momento da história (e também dos contos) me deparei com trechos que levarei comigo para o resto da vida.

Apenas leiam: não vão se arrepender!
Caio 13/05/2023minha estante
Bela resenha!

A Leitora Compulsiva 13/05/2023minha estante
Grazie milleeee ?

Juba 20/02/2022

Drácula
Esse livro é muito bom , eu imaginei que não iria gostar tanto . Mas é isso aí , não sei fazer resenhas , mas digo que é bom , vale a pena.

Leb 08/08/2021

Sensacional!!!
Não é a toa que esta obra influenciou muitas produções sobre a temática de vampiros. Um clássico de terror maravilhoso, indispensável para quem gosta do gênero.

Madu | O corvo livros 01/08/2020

Drácula é um romance gótico que além do suspense sobrenatural nos traz representações de amizade e amor bastante devotos, além de uma leitura fluida e agradável, o que me surpreendeu. A cada capítulo senti a necessidade de saber mais sobre o que iria acontecer.
É surpreendente a forma como o autor prende a atenção do leitor com a curiosidade sobre o vampiro imortal sem de fato introduzi-lo no enredo, tudo o que sabemos sobre ele é através dos escritos dos personagens.
Drácula aterroriza suas vitimas pelo simples fato de existir, e sua presença e influência pode levar à loucura. Não foi à toa que esse livro se tornou tão aclamado na literatura e no cinema, tornando-se também um dos meus preferidos do ano.

Te convido a conhecer meu perfil literário no Instagram @ocorvolivros

Silvia 31/10/2022

O romance que marcou o gênero e, mesmo não sendo a primeira obra a retratar esse mito literário, definiu o que conhecemos hoje sobre o tema.
O livro que influenciou a escrita de “Drácula” vai chegar essa semana aqui (só esperando Seu Menino tocar a campainha), a curiosidade para ler "Carmilla - A Vampira de Karnstein” é grande. Mas enquanto isso, vamos voltar a falar sobre “Drácula”...
Foi uma leitura fluida, achei super interessante a apresentação desse clássico do terror por meio de cartas, diários, notícias e registros que contaram os ataques do vampiro Conde Drácula a moradores da Transilvânia e de Londres.
A narrativa se inicia maravilhosamente bem até o capítulo 5 (+/-) quando o Conde Drácula perde evidente e ativa participação na história. Passadas essas páginas as suas aparições se tornaram raríssimas, o que me frustrou um pouco.

O diário de Jonathan Harker, os Registros do Doutor Seward e as brilhantes conclusões do Doutor em Medicina, Filosofia, Letras, etc., etc., etc., Abraham Van Helsing, foram sensacionais e os que mais se destacaram na minha opinião.
A maneira como e quando os fatos acontecem tornam essa narrativa mais interessante pois tornam os significados das ações evidentes para nós leitores, enquanto que com as informações fragmentadas nem tudo fica claro, instantaneamente, para os personagem, até que a Mina Harker resolve esse problema. Essa mulher foi corajosa e bastante inteligente, amada e protegida por verdadeiros amores e amigos.

Camila1856 12/07/2020

Demorei mais de um mês pra terminar este livro haha....mas consegui...bom vamos as minhas considerações...a história em si é interessante, acredito que eu não tenha gostado tanto por que é um clássico e a linguagem usada na época e difícil de interpretar principalmente eu que nunca li um...mas eu gostei apesar de n ter gostado do final haha mais cada um tem sua opinião...recomendo sim essa leitura.

erick 11/09/2021

Bem mais longo do que deveria...
O começo é bem instigante mas as situações se tornam EXTREMAMENTE repetitivas, e em sequência! Entendo que um livro de época tem que ser minuciosamente detalhado porque era isso que entretinha as pessoas da época, porém hoje em dia, ficar lendo páginas e páginas de falatório tosco e sem NENHUM acontecimento é entendiante ao máximo.
Personagens que são descritos como extremamente inteligentes se mostram burros e tapados, e todas as protagonistas femininas são medonhas de melodramáticas e qualquer emoção que poderíamos sentir durante a leitura perde o sentido porque todos estão SEMPRE chorando, SEMPRE, ninguém consegue dizer duas frases sem cair em prantos...
Mais de 500 páginas com pouquíssimos eventos empolgantes, foi torturante continuar cada capítulo e se você for ler isso, saiba que as chances de você entrar numa ressaca literária são enormes, além do final mais ANTICLIMÁTICO que já vi.
Debora.Vilar 05/01/2024minha estante
???

VitAria1235 30/07/2023

Nao é atoa que se tornou um clássico
Admito que tive certa dificuldade com o início do livro , pois foi o meu primeiro livro por cartas e em alguns momentos me via perdida em relação aos personagens , contudo conforme fui me acostumando o livro ganhou novas cores e se tornou bem prazeroso e fluído.