Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Anne 13/05/2021

O que falar sobre um verdadeiro clássico, primeiro posso falarque penso que todos deviam ler... nesse livro tem de tudo, romance, fantasia e terror.
Claro que é muito diferente ler um livro de época escrito atualmente para um livro que foi escrito a duzentos anos atrás.
Essa edição em especial é perfeita, além de ter outro livro de complemento(O Hóspede de Drácula), é cheio de detalhes, explicações e imagens.

Maria.Alycia 16/05/2021

Razoável
Drácula foi o livro mais demorado que eu já li. Mas muitos fatores estão envolvidos.
Do meu ponto de vista, a narrativa é muito enrolada e muitas vezes difícil de ler, além de não ser muito envolvente. Em contrapartida, os personagens são bem construidos. E admito que passei muita raiva lendo esse livro.
Como não li muitos clássicos, aumentei um pouco a nota. Recomendaria para quem gosta muuuito de clássicos,.

T.N.T.Rock 18/08/2022

Se arme de crucifixo, alhos e estacas e boa leitura.
Fazer uma sinopse sobre a obra Drácula é meio que “chover no molhado", quantas vezes já vimos seus personagens nas mais diversas mídias, a forte Mina Harker ou o sábio e valente Van Helsing, e paramos aqui para não nos alongar na lista de todos os outros heróis dessa trama.
Me detenho nessas poucas linhas com minha experiência da leitura, por tratar-se de um livro clássico do fim do século XIX imaginei que teria um texto um pouco arrastado ou talvez muito enfeitado, mas muito pelo contrário, mesmo sendo um romance epistolar sua narrativa flui de maneira prazerosa e mesmo sendo montado em fragmentos de diários e cartas de seus personagens, a ordem nos dá total noção de todos os acontecimentos que estão se passando e no volume preciso, além do Bram Stoker conseguir nos passar uma veracidade que em alguns momentos pensamos que tudo isso foi real, talvez isso tenha ajudado no grande fascínio que o romance transmite até hoje.
O tema Vampiro não era uma novidade mesmo naquela época mas, Bram Stoker tornou seu Drácula o principal referencial do tema até hoje, e você leitor que teme uma leitura cansativa, perca seu medo e se arme com um crucifixo, alho e algumas estacas e conheça essa incrível obra da literatura mundial.
Magda Tainy 21/09/2022minha estante
O autor transforma um cenário real em um ambiente de terror incrível e mistura realidade com a imaginação de uma forma tão convicente que todos nós sabemos que o conde Vlad foi sim um vampirão.

T.N.T.Rock 30/09/2022minha estante
Em alguns momentos parce que estamos lendo um documentário de tão verossímil que Bram Stoker nos passa a historia.

Larica 01/09/2020

Genial!
Stoker conta essa história por meio de relatos dos personagens em seus diários, como se o livro fosse a junção de todos narrando um fato.

Começando por Jonathan, um advogado que vai até o castelo do Drácula para ajudá-lo na aquisição de propriedades em Londres e acaba descobrindo coisas terríveis sobre seu hospedeiro. Desenrolando assim diversas situações tensas até finalmente termos um desfecho.

A narrativa é rica em detalhes e por mais que em alguns momentos fosse lenta e arrastada, a vontade é de ler mais e mais para saber o que vem a seguir.

Adorei os personagens e vou guardá-los para sempre no meu coração, são bem trabalhados e únicos em suas peculiaridades. A única coisa que senti falta foi ter mais detalhes a respeito da história do Drácula em si, nosso vilão repugnante.

E para finalizar, não poderia deixar de comentar sobre essa edição maravilhosa da Darkside. De capa dura, com o corte em dourado e ilustrações vivas e intrigantes. Possui notas de rodapé que me ajudaram muito durante toda a leitura e um conteúdo extra ao final que é uma ótima adição.
Felipe 01/09/2020minha estante
Ótima resenha! É realmente um livro que fica com a gente desde o primeiro capítulo.

Larica 01/09/2020minha estante
Muito obrigada!!

Juliana 06/12/2020

Atemporal
Livro maravilhoso, amei os diálogos, a forma como os personagens tratavam com muito respeito e nobreza uns aos outros! Muito bem escrito, único arrependimento foi não ter lido antes, esse vai para os favoritos da vida com certeza! ??????

Valéria Cristina 06/10/2022

Clássico Gótico
Drácula, escrito pelo irlandês Bram Stocker, é uma leitura que nos deixa empolgados do início ao fim. Os protagonistas, de diversas personalidades e origens, correm contra o tempo, pelas ruas de Londres e pelas estradas da Transilvânia, para impedir que o mal de alastre.

Com cenas que se concluem rapidamente, a história tem ritmo acerado e isso entusiasmo o leitor que a acompanha. O tema retrata claramente a luta do bem contra o mal em marcado maniqueísmo. Os protagonistas posicionam-se, sem meios termos, ao lado da luz ou das sombras.

O Conde Drácula é o protótipo do mal: cruel, sanguinário, incontrolável. Os demais, são as boas pessoas intrépidas, destemidas, fiéis e dispostas a lutar até a morte contra essa ameaça das trevas. Tudo é descrito com um forte apelo emocional, de forma quase dramática.

Dois pontos me chamam a atenção: primeiro, Stocker usa e abusa de posições e falas machistas em relação à sua protagonista Mina Harker para, no final, mostrá-la como a maior responsável pelo sucesso da demanda.

Segundo, a frase de Friedrich Nietzsche “quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você” é absolutamente aplicável nessa narração. Os homens que se dispõem a combater o Conde têm sólida formação ética e moral e, a partir de determinado ponto da história, os vemos invadindo propriedades, subornando pessoas, mentindo. Todos os meios justificam o fim colimado.

Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 – Londres, 20 de abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mundialmente conhecido por seu romance gótico Drácula (1897),a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.

thaimagliano 01/09/2020

Fantástico
Drácula é emocionante e assustador na medida certa. Vale muito a pena a leitura. É aquele livro que te prende do início ao fim, você fica sempre querendo ler mais pra saber os próximos acontecimentos.
A história narrada em cartas é sensacional. Você consegue enxergar Drácula de pontos de vistas diferentes, o que torna tudo muito interessante.

Gladstonier 24/05/2020

Surpreendente
Bram Stoker fez uma trabalho impressionante, o livro é extremamente dinâmico (apesar de alguns afirmarem ser monótono).
A narração por meio de cartas, memorandos e diários parece a princípio ser algo tedioso, mas não é, na verdade confere um trunfo muito bom à história, pois mostra a narração dos fatos sob a ótica de pessoas diferentes.
O desenvolvimento dos personagens é um outro ponto forte da obra, a história é muito bem construída e é quase possível sentir o que os personagens sentiram.
O Drácula é retratado como um ser maléfico e destituído de qualquer traço de humanidade, uma alma demoníaca e digna de uma história de horror.
Além de uma ótima obra de ficção o livro aida tem curiosidades históricas, como os procedimentos médicos da época, a forma como as mulheres eram vistas (aqui é preciso que militantes deixem a militância de lado), como eram as relações econômicas e de classes na sociedade inglesa do século XIX.
Não é um livro de ação, pra quem espera algo como os filmes modernos de vampiros, mas uma aventura cheia de mistérios, romances e reviravoltas. Simplesmente excelente.

Priscilla 21/08/2023

?Drácula? não é um clássico por acaso. Eu me apaixonei pelo formato logo de cara. ?Drácula? é um romance epistolar, escrito como um dossiê composto por cartas, diários e recortes de jornal que contam a história de como o vampiro mais famoso do mundo tentou se mudar para a Inglaterra.
Um detalhe muito curioso da mitologia de ?Drácula? é a quantidade de elementos do mito do lobisomem que também foram usados. Considerando o contexto atual da ficção, é bem irônico já que na literatura atual vampiros e lobisomens são retratados como facções opostas e muitas vezes em conflito.
Essa edição da Darkside também conta com vários textos de apoio que ajudam na contextualização do romance e no entendimento de como essa figura cresceu tanto no imaginário coletivo para chegar no patamar atual. Não dá para pensar em vampiro sem pensar automaticamente em ?Drácula?.

Clayton 31/12/2022

Me surpreendeu
Me surpreendi, com tantas coisas sobre Drácula não achei que seria uma novidade. No livro a forma de leitura em cartas, diários foi muito boa é um clássico né!
O livro é muito bom a escrita do autor, é cativante te prendendo, emocionante, tensa recomendo

Liedsonrm 25/07/2021

Um ótimo livro. Muitas historias são baseadas nesse livro, que é baseado em crenças locais. É bom descobrir de onde vem a inspiração para tantas historias e filmes. Ainda mais com essa escrita sensacional, que consegue nos colocar no lugar do personagem, através de seus diarios.

Fernando Lima 03/04/2021

Clássico digno de sua fama
Uma história que prende o leitor do começo ao fim. E pensar que ainda é inspiração para tantos autores.

pessoabiaah 03/01/2022

A linguagem desse livro simples, muito fácil de se envolver. Perdeu uma Estrela pelo final fraco, ainda continua arrastado. Acho que todo clássico é assim né?
Reginaldo Pereira 03/01/2022minha estante
Acabei de lê-lo também, mas acho que o final parece ?decepcionar? um pouco por conta do pré-conceito que temos diante de tudo o que já ouvimos do Conde! Mas gostei bastante, sim!! A parte do navio para Londres, e o formato da escrita através de Diários, são os destaques desta obra na minha opinião!!
Mas todos clássicos não são assim, não!!! Se permite uma sugestão: tente Dickens!!?

pessoabiaah 04/01/2022minha estante
Li um conto de Natal do Dickens apenas, mas tentarei sim! O que me decepcionou foi a forma em que o Conde morreu. Achei muito simples depois de tanta fuga, sabe? Acho que esperava que ele saísse do caixão ainda pra tentar lutar

Reginaldo Pereira 04/01/2022minha estante
Realmente, você tem razão!!!