Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

thaimagliano 01/09/2020

Fantástico
Drácula é emocionante e assustador na medida certa. Vale muito a pena a leitura. É aquele livro que te prende do início ao fim, você fica sempre querendo ler mais pra saber os próximos acontecimentos.
A história narrada em cartas é sensacional. Você consegue enxergar Drácula de pontos de vistas diferentes, o que torna tudo muito interessante.

Vê Lemes 23/12/2021

Eita eita
Mina é uma moça que por hábito registra tudo em seu diário. Aparentemente todos que cruzam com ela passam a ter este curioso hábito, fazendo do livro um compilado de relatos pessoais.
Mina é o elo de fatos curiosos, sombrios e sobrenaturais que circundam seu convívio. Seu noivo Jhonatan viveu experiências traumatizante com um certo conde. Sua melhor amiga anda tendo surtos de sonambulismo, o Dr Seward atende um peculiar paciente e tudo fica ainda mais inusitado com a chegada do Dr Van Helsing que trouxe informações que assombram à todos.
Uma história que justifica todos os mitos que sempre acreditamos.

Clara 06/02/2022

Brilhante!
O real e a ficção se misturam de um jeito incrível que mostra bem o pensamento vigente na época vitoriana. A Mina é pano pra muita análise de personagens femininas nesse livro, e é uma das minhas favoritas.
Adorei acompanhar a história do início ao fim. O início é bem mais introspectivo, mas também já mostra que vai ter muita ação vindo aí. A propaganda cristã está bem permeada na trama, e o final foi de tirar o fôlego!
Um clássico gótico que vale a pena ser lido, definitivamente.

Nathalye 22/09/2020

Início de leitura dos clássicos
Na quarentena me peguei apreensiva: quero ler tudo o que eu gostaria e nunca o fiz.
Fiquei apaixonada por essa versão de Drácula: o livro é uma obra de arte.
Amo filmes e séries de suspense e terror: pronto. Foi o início.
Enfim terminei de me deliciar com essas história incrível e com um livro repleto de tantos detalhes sobre a obra e o autor, que fiquei mais encanta ainda com o gênero literário. Quero mais.
Um compilado de cartas, diários e memórias escritas que nos revelam um horripilante aventura.
Amei encontrar Van Helsing. Amei saber mais afundo sobre a original história do Conde Drácula. ???
Ronaldo Pereira 22/09/2020minha estante
Já tinha lido e tinha uma edição, mais quen

Ronaldo Pereira 22/09/2020minha estante
Mas quando vi essa edição da Darkside, tive que comprar e não me arrependo, é uma das mais linda da minha estante!

Alan kleber 22/09/2020minha estante
Esse também foi o primeiro de terror que li. Leia depois Frankenstein e O Médico e o Monstro, dois clássicos absolutos.

Nathalye 22/09/2020minha estante
Essa edição da Darkside é perfeita. Um dos livros mais lindos que eu tenho tbm. Sou encantada com cada detalhe.

Mari 10/09/2021

Drácula dispensa apresentações, sendo esse livro a origem de uma das figuras mais populares da cultura pop.

O ponto mais positivo desse romance é a sensação de realidade, que vem de uma narrativa muito interessante, composta de vários documentos como cartas, trechos de diários, memorando, recorte de jornais, telegramas e entre outros. E o que mais reforça essa sensação de realidade é o fato das personagens escreverem em seus diários sobre o trabalho de juntar esses documentos em ordem cronológica, o que faz com o que temos em mãos seja a conclusão do trabalho deles.

Porém o que é o ponto positivo também é um ponto negativo. Os textos mostram uma riqueza de detalhes sobre os acontecimentos, que muito acerta em passar a angústia que aquelas personagens estão vivendo, mas se faz demorado e desnecessário em detalhar todos os detalhes corriqueiros da história (principalmente mais para o final do livro). Por um lado deixa a história realista, mesmo sendo uma história de vampiros, não deixando nenhuma ponta solta. E por outro lado torna a história um pouco cansativa de se ler, tanto é que demorei quase 8 meses para terminar de ler.

Mas eu particularmente senti muito a falta da interação com o Drácula. Na primeira parte do livro ele se faz muito presente, e assim vemos o porque essa figura se tornou tão popular. Mas com o decorrer dos acontecimentos, ele apenas se torna uma ameaça pairando entorno dos narradores, e não há muito contato direto até que ele seja morto (porém essa ausência de contato direto se justifica, porque se não a maioria dos narradores seriam mortos).

Joyce 10/01/2022

Melhor clássico de terror
Eu já tinha lido esse livro faz anos, e não me lembrava de quase nada além do fato de que adorei. E minha opinião não mudou, continuo amando!
É, até hoje, o único livro epistolar que já gostei, e me senti presa na história. Tudo bem que sou viciada em livros com qualquer tipo de seres sobrenaturais, mas a história é realmente boa.
Foi como ler pela primeira vez com alguns spoilers, já que eu não lembrava de quase nada, e a única parte que fiquei meio perdida foi quando começa a introduzir novos personagens aparentemente aleatórios, mas óbvio que depois todos tem alguma relação.
Tirando o finalzinho que achei meio corrido, tudo é excelente. Sério. Leiam esse clássico de terror!
(Estou recomendando terror sendo que morro de medo kkkkkk mas esse é uma das exceções que amo)

Priscilla 21/08/2023

?Drácula? não é um clássico por acaso. Eu me apaixonei pelo formato logo de cara. ?Drácula? é um romance epistolar, escrito como um dossiê composto por cartas, diários e recortes de jornal que contam a história de como o vampiro mais famoso do mundo tentou se mudar para a Inglaterra.
Um detalhe muito curioso da mitologia de ?Drácula? é a quantidade de elementos do mito do lobisomem que também foram usados. Considerando o contexto atual da ficção, é bem irônico já que na literatura atual vampiros e lobisomens são retratados como facções opostas e muitas vezes em conflito.
Essa edição da Darkside também conta com vários textos de apoio que ajudam na contextualização do romance e no entendimento de como essa figura cresceu tanto no imaginário coletivo para chegar no patamar atual. Não dá para pensar em vampiro sem pensar automaticamente em ?Drácula?.

pessoabiaah 03/01/2022

A linguagem desse livro simples, muito fácil de se envolver. Perdeu uma Estrela pelo final fraco, ainda continua arrastado. Acho que todo clássico é assim né?
Reginaldo Pereira 03/01/2022minha estante
Acabei de lê-lo também, mas acho que o final parece ?decepcionar? um pouco por conta do pré-conceito que temos diante de tudo o que já ouvimos do Conde! Mas gostei bastante, sim!! A parte do navio para Londres, e o formato da escrita através de Diários, são os destaques desta obra na minha opinião!!
Mas todos clássicos não são assim, não!!! Se permite uma sugestão: tente Dickens!!?

pessoabiaah 04/01/2022minha estante
Li um conto de Natal do Dickens apenas, mas tentarei sim! O que me decepcionou foi a forma em que o Conde morreu. Achei muito simples depois de tanta fuga, sabe? Acho que esperava que ele saísse do caixão ainda pra tentar lutar

Reginaldo Pereira 04/01/2022minha estante
Realmente, você tem razão!!!

Clayton 31/12/2022

Me surpreendeu
Me surpreendi, com tantas coisas sobre Drácula não achei que seria uma novidade. No livro a forma de leitura em cartas, diários foi muito boa é um clássico né!
O livro é muito bom a escrita do autor, é cativante te prendendo, emocionante, tensa recomendo

Rodrigo 03/03/2020

O livro que me transformou em leitor
Li uma versão de dracula aos 14 anos no colegio meio que na obrigação. Mas depois que comecei a ler fui até o final. E apartir daquele dia me tornei um leitor. 10 anos depois adquiri essa edição Darkside que além da história, trás muitos extras e esboços escritos a mão pelo autor. Realmente uma história fantástica, com um final um tanto duvidoso mas que não estragou minha experiência.

Valéria Cristina 06/10/2022

Clássico Gótico
Drácula, escrito pelo irlandês Bram Stocker, é uma leitura que nos deixa empolgados do início ao fim. Os protagonistas, de diversas personalidades e origens, correm contra o tempo, pelas ruas de Londres e pelas estradas da Transilvânia, para impedir que o mal de alastre.

Com cenas que se concluem rapidamente, a história tem ritmo acerado e isso entusiasmo o leitor que a acompanha. O tema retrata claramente a luta do bem contra o mal em marcado maniqueísmo. Os protagonistas posicionam-se, sem meios termos, ao lado da luz ou das sombras.

O Conde Drácula é o protótipo do mal: cruel, sanguinário, incontrolável. Os demais, são as boas pessoas intrépidas, destemidas, fiéis e dispostas a lutar até a morte contra essa ameaça das trevas. Tudo é descrito com um forte apelo emocional, de forma quase dramática.

Dois pontos me chamam a atenção: primeiro, Stocker usa e abusa de posições e falas machistas em relação à sua protagonista Mina Harker para, no final, mostrá-la como a maior responsável pelo sucesso da demanda.

Segundo, a frase de Friedrich Nietzsche “quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você” é absolutamente aplicável nessa narração. Os homens que se dispõem a combater o Conde têm sólida formação ética e moral e, a partir de determinado ponto da história, os vemos invadindo propriedades, subornando pessoas, mentindo. Todos os meios justificam o fim colimado.

Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 – Londres, 20 de abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mundialmente conhecido por seu romance gótico Drácula (1897),a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.

JL Marcal 30/04/2021

Um clássico de terror
Simplesmente incrível. Um livro muito bom e que recomendo de olhos fechados!!!!!

Nayra.Benvenuto 26/01/2023

não é pra mim
é um clássico e com isso eu aprendi que não gosto de ler clássicos, óbvio que a história é icônica e o Drácula é o maior vilão que temos, mas a leitura não é dinâmica, não gosto desse esquema de cartas, fiquei cansada e entediada várias vezes.
há quem goste, mas definitivamente não sou eu.

Léo 01/10/2021

Me senti um vampiro bebendo sangue
A sensação de ler esse livro deve ser parecida com a de um vampiro se alimentando de sangue. O leitor é o vampiro e o livro o sangue. É completamente viciante e não dá vontade de largar.

Há um tempo atrás comprei um box contendo 3 livros: Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro. Escolhi ler do menor para o maior, a fim de "eliminar" logo os menores. A leitura de O Médico e o Monstro foi excelente e divertida, mas quando cheguei em Frankenstein, tive muita dificuldade em concluir a leitura. Consegui concluir, mas acabei ficando desanimado e achei que Drácula seria igualmente cansativo, principalmente por ter praticamente o dobro do tamanho. Prorroguei a leitura por alguns anos.

Bom, acho que a idade chegou e comecei a sentir curiosidade com os clássicos. Aproveitei por já ter Drácula em mãos e finalmente iniciei a leitura. Nas primeiras palavras já fiquei encantado e sabia que se tornaria um dos meus livros favoritos. Acho que valeu a pena prorrogar, pois li em um momento propício. Terei que dar uma outra chance à Frankenstein, certamente.

Já vi muitas resenhas dizendo que o livro é narrado, ou contado por cartas e não considero a melhor das definições dessa narrativa. Talvez isso até seja um motivo de afastar algumas pessoas da leitura. Na realidade, o livro é narrado por forma de diários ou memorandos, em alguns momentos. Sim, há cartas, mas isso é mais no começo. As cartas funcionam como formas de comunicação à distância entre os personagens, até que eles estejam reunidos. A partir disso vemos apenas os diários e memorandos de cada um deles, contando sobre as aventuras do grupo.

A primeira parte do livro tem um tom sombrio e misterioso. Cada página lida nos deixa aflito e com uma sensação de medo do que possa vir a acontecer com os personagens (para quem não conhece a história, logicamente). Foi isso que me fez tentar devorá-lo com muito mais vontade, apesar do meu cansaço e pouco tempo para leitura. Já na segunda parte, a história se transforma em uma aventura riquíssima e até misteriosa. Aquela aflição não nos abandona em nenhum momento, até que chegue ao final.

O final não me surpreendeu tanto, foi como o esperado (apesar de uma coisinha que eu realmente não imaginava).

Merece 5 estrelas e entra para minha lista de favoritos. E essa edição da Nova Fronteira é um espetáculo.