Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Bia 15/07/2021

O clássico que inspirou centenas de histórias
Eu amei conhecer a "história original" dos vampiros e encontrar tantos elementos e detalhes relacionados a essa espécie que é reproduzido até hoje em diversas obras da cultura pop. No começo tive muita dificuldade de me conectar com a história de Jonathan, em que as coisas pareciam se arrastar e não fazer muito sentido, mas depois de um tempo o livro caminhou bem e a história foi ganhando mais ritmo. Aos poucos estou me acostumando a ler esse tipo de livro narrado através de cartas, apesar de ainda estranhar a dinâmica. Definitivamente uma obra importantíssima, principalmente se você gosta de cultura pop. Super recomendo a leitura!

Elisabete 10/05/2023

"Ele sempre teve nas mãos a força de vinte homens;"
Tudo começa, quando o advogado Jonathan Hacker visita o castelo do Conde Drácula.
A história é contada através do seu diário. Os apuros que ele passa, os lugares, a comida e um pouco sobre as pessoas. E também sobre as coisas que acontece com ele quando está hospedado naquele sinistro castelo.
O livro todo é escrito através dos diários dos personagens e também através de algumas cartas.

?? A escrita de Bram Stoker, nos envolve na história de uma forma incrível e única.
Mesmo sendo o livro escrito em forma de diário, você se envolve na história por causa da forma que o autor descreve os fatos.

? Fiquei tão aflita em certos momentos, torcendo para que tudo desse certo.
Os personagens são encantadores, gostei de todos.
É difícil escolher um favorito. Mas Dr.Van Helsing, me conquistou pela sua inteligência e coragem.
Não gostei muito da parte das cartas, porque a leitura era um pouco cansativa. Mas foi só essa parte.
Foi uma experiência maravilhosa ler esse clássico!
Gostei mais do livro do que do filme.
Thay262 14/02/2024minha estante
Sempre tive curiosidade nesse, fiquei com o pé atrás quando li vi que a narrativa é através de diários, com medo de não conseguir ter a imersão necessária. Mas sua resenha fez ele ganhar mais uns pontos comigo, vou tentar futuramente!

Elisabete 14/02/2024minha estante
Thay, o começo é bem gostosinho de ler. Fiquei agoniada pelo Jonathan, ele passa cada apuro ?

Beatriz 07/04/2021

Uma surpresa extraordinária
Sempre achei que sabia bem sobre a história de Drácula, chegando a ser improvável pensar em vampiro sem pensar em Drácula. E, por achar que conhecia muito bem o enredo, pensei que não gostaria tanto assim do livro. Estava tremendamente enganada.

A narrativa me fez sentir como se estivesse vivenciando tudo (tanto que em alguns momentos cheguei a ter um certo mal-estar, de tão imersa que fiquei). Foi uma experiência muito boa, o livro me prendeu do início ao fim.

Viviane @litenatura 31/12/2020

Clássico é clássico
Drácula é instigante. Os personagens são bem construídos, a leitura flui fácil.

Ianny_ 26/01/2024

Fiz jus ao Drácula e devorei sua história, não consegui parar de ler. Um belo romance epistolar que te dá uma visão ampla dos acontecimentos graças às escritas dos personagens. Mina e Jonathan formam um belo casal (o que parece ser esquecido em algumas adaptações), e ver o polycule vampiresco original dá pra entender pq todas as histórias de vampiros se voltam para isso. Não esperem personagens femininas com grande personalidade como vemos hoje, pois é outra época, mas a Mina brilha apesar disso. Penso que com a grandeza que o personagem e adquiriu com o passar do tempo, ler o original possa ser um tanto decepcionante para alguns. Enfim, a leitura é também um processo de reescrita, por isso ocorrem as mudanças e adaptações que tornam personagens e história cada vez maiores.

Zenaide.Mota 26/04/2023

Tantos detalhes que você mergulha e nem percebe!
Ver esta versão é mergulhar mais ainda na história, com relatos, documentos, cartas do autor e demais pessoas importantes na época do lançamento do livro.
A história, em forma de diários e relatos das personagens, te prendem e aguçam a sua imaginação sobre os acontecimentos . Que criatividade de Bram Stoker durante os 7 anos em que escreveu este livro. Impecável!

Ivi_R 06/04/2021

Ahh drácula seu danadinho
O livro é contado através de cartas. O conde quase não dá as caras, só apronta por aí kkkk..

Lariiix 24/04/2023

??
Achei o livro interessante, mas confesso que só terminei ele por ser um clássico mesmo. A dinâmica da escrita em forma de diários e cartas não em agrada nem um pouco, sinto que não me prende o suficiente e eu não consigo imergir direito na história.

Mesmo assim a história não é ruim, achei interessante e até bem construída, só que o que mais me incomodou, é que o personagem principal (ou o que era pra ser) simplesmente quase não aparece! O drácula se faz pouco presente na história de forma direta, 80% do livro é uma visão dos outros personagens sobre ele. Isso me fez desgostar ainda mais do livro, pois como o próprio nome da obra diz, achei que o foco seria o próprio Conte!

mareghafa 18/06/2022

o tempo sempre é curto demais para quem precisa dele.
nunca havia lido ou me interessado na história do drácula, então posso dizer que foi uma experiência completa e única.

o início é extremamente fácil de ler, fazendo com que 100 páginas nao pareçam nada, o problema começou quando acabou a narrativa do jonathan, focando na narrativa de diversos outros personagens que tinham alguma ligação com o drácula, honestamente dali pra frente foi só pra baixo.

a quantidade imensa de cartas foram cansativas, assim como a escrita incrivelmente detalhada e extensa, foi possível sentir o desespero e pavor apenas através da escrita que foi sensacional, e eu esperava exatamente isso do livro, na verdade esperava até algo mais puxado de ser lido, ainda mais por ser um dos maiores clássicos já escritos; apenas não houve conexão entre mim e a história do conde, talvez se eu ler alguma outra versão, não custa nada tentar. :)

VitAria1235 30/07/2023

Nao é atoa que se tornou um clássico
Admito que tive certa dificuldade com o início do livro , pois foi o meu primeiro livro por cartas e em alguns momentos me via perdida em relação aos personagens , contudo conforme fui me acostumando o livro ganhou novas cores e se tornou bem prazeroso e fluído.

Pamela.Castro 24/03/2020

Classico
Vale a leitura para conhecer esse clássico. O livro é escrito no formato de cartas, diários, jornais....o que torna a leitura mais ágil

Geovana 08/04/2022

Não tenho muito o que falar, um clássico né. Gosto muito da história do Dracula e tudo que ela influenciou durante todo esse tempo, a história se torna um pouco cansativa quando é as cartas e o diário da Mina, mas logo depois retoma a prender a atenção novamente.

Pollyanna Reis 08/11/2023

DRÁCULA DE BRAM STOKER
Com uma narrativa construída por meio de cartas, diários e recortes de jornais, esse clássico gótico me surpreendeu do início ao fim. O único arrependimento foi ter demorado tanto para embarcar nessa aventura trevosa.

? Drácula de Bram Stoker é uma leitura envolvente, que mistura suspense, horror e elementos sobrenaturais. A história se desdobra por meio de uma série de diários e cartas, seguindo a jornada do Conde Drácula da Transilvânia para a Inglaterra e as tentativas do advogado Jonathan Harker, do professor Van Helsing e outros personagens de impedir seus planos malignos.

Stoker criou uma atmosfera gótica sombria e envolvente, repleta de suspense e tensão, capaz de manter o leitor cativado durante toda leitura.
Drácula é apresentado como uma figura misteriosa, capaz de encantar sua vítimas e desencadear o medo e a obsessão nos protagonistas. Os personagens são icônicos, memoráveis e o professor Van Helsing, foi de longe meu favorito na trama.

? Vamos falar dessa edição caprichada da @darkside ?? Contamos com capa dura, fitilho, diagramação perfeita para leitura, conteúdos extras, ilustrações e tradução bem feita. Simplesmente Impecável!

? Nao deixe de conhecer esse clássico, uma leitura obrigatória para os amantes do suspense e do sobrenatural.

Giovanna 06/08/2023

Vai muito além do que os filmes retratam
Tentei ler Drácula aos 9 anos e depois novamente aos 15 e não conseguia sair dos primeiros capítulos, mas dessa vez minha dificuldade foi em largar?
Tanto os aspectos da sociedade da época quanto a linguagem são bem diferentes daquilo com o qual convivemos hoje, porém a leitura se torna muito agradável após se acostumar com a escrita do Bram Stoker
(ainda mais para quem gosta de ficção gótica e romance de época)

?A partir da configuração dada por Stoker, o vampiro se tornou uma complexa metáfora cultural, capaz de refletir uma gama de questões relacionadas à sensibilidade moderna. Seu eixo central gira em torno de ansiedades relacionadas à decadência e à morte, mas o personagem já foi decodificado como diversos tipos de medo, de representação epidêmica até figuração xenofóbica, passando por simbólico da acumulação de capital, das inseguranças sobre o corpo e a sexualidade, de problemas psíquicos, de questões espirituais, entre outras leituras possíveis. Nesse sentido, a longevidade de Drácula deve-se ao número extraordinário de interpretações diferentes que o personagem suscita, materializadas na forma de relações parasitárias que em determinadas conjunturas sócio-históricas ganham conotações específicas. O vampiro está sempre se reescrevendo, definha e morre, apenas para ressuscitar de novo, se alimentando das nossas obsessões latentes.?

?Por essa razão, antes de analisar a representação feminina, coube entender quais são os papéis tradicionais incorporados pelos personagens homens cisgênero heterossexuais que localizam as mulheres em papéis de donzelas em perigo, interesses românticos e objetos pelos quais os homens lutam. 12 Assim, por mais que apresentem falas que sinalizem uma certa consciência de sua condição, tanto Mina como Lucy estão presas às normas do patriarcado e, portanto, aos valores que são atribuídos ao corpo social ao qual pertencem, sem qualquer perspectiva de superação. O desfecho de ambas indica que a transgressão gera consequências negativas e que a domesticação dos desejos resulta em prosperidade. Quanto às irmãs vampiras, sua história é como uma fábula cautelar: devemos nos afastar do tipo de performance dessas mulheres, sob o risco de acabarmos como elas.?

?Devido a esse fenômeno, as personagens femininas imortalizadas no imaginário são personagens que gravitam em torno de homens, em especial, os heróis. Drácula é um exemplar dessa tendência. Se, por um lado, Stoker representa uma relação positiva entre mulheres que se apoiam, por outro, isso é mediado pela percepção de que elas só serão completas quando casarem.?

?Entre os gregos, os vampiros apareciam principalmente como as filhas de Hécate, a deusa da Lua. Já na tradição hebraica, há relatos babilônicos sobre a primeira mulher de Adão, Lilith, que, após desobedecer às ordens de Deus e ser expulsa do Paraíso, passou a vagar pelo mundo sugando sangue de inocentes e tornando-se assim a mãe dos vampiros. Persas, indianos, chineses e egípcios têm suas próprias versões da lenda. Ela se apresenta de maneiras diferentes de uma região para a outra, mas o cerne?uma criatura que se alimenta de sangue humano?é sempre o mesmo. E, conforme a literatura de horror começou a se desenvolver, foi inevitável que tais lendas chamassem a atenção dos escritores.?