Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Juliana3274 16/11/2022

Excelente livro!!!
Aqui temos a história dos ataques do Conde Drácula a regiões da Transilvânia e Londres. O livro quase todo é escrito em formato de diário dos personagens principais, só uns 2 ou 3 capítulos são em formato de notícia. Tudo começa quando Jonathan Harker, advogado, vai substituir seu superior no atendimento a um cliente chamado Conde Drácula, na Transilvânia. Para isso ele deverá ficar um tempo hospedado na casa do Conde, e já no caminho até lá, se depara com situações muito estranhas.

O livro me surpreendeu em todos os aspectos, não tem tanto terror quanto eu imaginei, é mais na primeira parte do livro, depois é mais suspense, mistério, e um pouco de ação e drama. Achei o ritmo da leitura maravilhoso, começa lento e vai acelerando gradativamente até o fim, ao mesmo tempo em que a trama vai crescendo em complexidade e mantendo sua atenção presa até o fim, literalmente até a última página!! Mas o que mais me surpreendeu foi encontrar aqui reflexões bíblicas sobre amizade, relacionamento entre homem e mulher, compaixão e misericórdia, entre outras coisas. Foi uma das melhores leituras desse ano pra mim, com certeza!

Nanda 24/12/2022

Escuridão e maldade podem parecer atraentes para todas nós, e creio que seja porque, na presença delas, podemos sentir Deus em nossos corações.

Leticia 15/04/2020

Resenha "Drácula"
com certeza um livro que vou levar pra vida toda... mistério, suspense, drama, tudo isso é incluído no livro, não é à toa que é considerado um clássico da literatura mundial!
Guilherme 15/04/2020minha estante
Quero muito ler. O filme do Coppolla é um dos meus preferidos.

ThayAvalon 11/10/2021

SEM PALAVRAS PRA ESSA OBRA MARAVILHOSA !
Estou aos pedaços porque tive que fechar está história sem uma continuação( como está nós extras Bram levou 7 anos para concluir Drácula, acredito eu que em 7 anos vc escreva muito e à muita coisa ainda não contada ). O livro é incrível, está edição da Darkside pode assutar , mas o enredo , os personagens, a história, as transformações e os sentimentos ali depositados , é incrível. Incrível ler como algumas pessoas realmente eram amigas e devotas em seus amados próximos, onde não havia espaço para desconfiança e nem segundas intenções. Onde o horror podia ser enorme mas não maior que a sua fé e nas suas forças, ciências , estudos e principalmente lealdade e companheirismo. É uma obra incrível. Drácula é realmente gótico, poético, esperto e sagaz. Uma figura doentia e horrenda, mas que como todos nós almeja mesmo que muito discretamente a paz.
Eu fiquei arrepiada lendo esse livro, mas não por medo , a mensagem que ele mandou e manda até hoje.
( Devo confessar que achei o final de Drácula rápido demais, porém acredito que depois de muito sofrerem nossos personagens foi melhor ser assim).
Bran conseguiu realmente imortalizar esse vampiro que tanto amamos.

Obs: Lc da Madame Agatha Killer
M Ferreira 11/10/2021minha estante
A tua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro ?

ThayAvalon 13/10/2021minha estante
Vó e vai amar juro !!

Wagner Fernandes 20/01/2023

O vampiro clássico que ainda provoca calafrios!
"DRÁCULA", de Bram Stoker (1897) é o clássico definitivo do gênero.
Mesmo já conhecendo a história depois de ver dezenas de filmes e quadrinhos, ainda assim dá pra sentir arrepios.
É a velha trama de sempre: o jovem advogado Jonathan Harker vai à Transilvânia tratar de documentos de compra de imóveis em Londres para um certo Conde Drácula, um misterioso habitante de um castelo numa terra sombria cheia de lendas e superstições sobre demônios da noite.
Harker é hóspede de Drácula e começa a estranhar as atitudes de seu anfitrião e perceber que se tornou prisioneiro no castelo e sua vida corre perigo. Coisas estranhas acontecem no castelo e uma presença macabra ronda o local. Agora Harker precisa fugir. Mas como sair daquele lugar?
O livro intercala trechos de diários e cartas: de Harker, de sua noiva, Mina, e outros personagens. E a trama vai ganhando características cada vez mais sombrias e criando tensão no leitor. Em Londres, Lucy, a amiga de Mina, sofre de uma estranha doença. Logo, a família chama o médico Abraham Van Helsing, que descobre tratar-se de um caso de vampirismo. E a ligação entre os personagens vai ficando evidente: Lucy é amiga de Mina, que é noiva de Harker, que desapareceu por semanas na Transilvânia depois de visitar Drácula. Um navio que vinha de lá chega a Londres com todos os tripulantes mortos; um misterioso lobo estava à bordo e fugiu ao navio aportar. O médico amigo de Van Helsing trabalha num hospício onde um estranho caso o intriga.
Tudo vai se encaixando até o confronto com o vampiro.
Recomendo "Salem" (ou "A hora do vampiro"), de Stephen King, que conseguiu recriar o clima assustador de Drácula e ambientá-lo nos dias atuais. Para mim, uma das melhores releituras de Drácula.
Tem um vídeo no YouTube que vi tempos atrás e que analisa profundamente as implicações psicológicas e sociais da obra de Stoker para aquela época, final do século 19. Gostei muito das explicações. Se eu encontrar, posto o link aqui. Acho que é do History Channel.

Rodrigo 28/10/2021

Um clássico
Sensacional conhecer a história do Drácula e de todos os que lutaram contra ele. A escrita através de diários é incrível. Já virei fã do autor e quero ler mais obras dele.

Leoterário 22/05/2020

Clássico Vitoriano
A narrativa epistolar (em forma de cartas, diários, jornais etc.) incomoda um pouco no início, mas logo você se acostuma com o estilo. O começo é muito bom (principalmente os 4 primeiros capítulos com um texto inteligente e dinâmico). O que me incomodou foi a sensação que tive do meio para os últimos capítulos: a história se arrasta com um ritmo monótono, sem muita ação, um texto logo e repetitivo que ao meu ver não havia necessidade (um exagero do autor que fica rodeando e rodeando, repetindo pensamentos e planejamentos) e só volta a melhorar no final (apesar de não ter gostado da conclusão). Apesar desse incômodo, recomendo a leitura desse clássico que inspirou vários autores e já teve várias adaptações para o cinema. A história em si é muito boa (principalmente pelo romantismo da era vitoriana do séc. XIX).

Alessa 16/10/2023

O livro é uma exploração fascinante da dualidade do bem e do mal, do desejo e da repulsão.
No geral, continua a ser uma obra essencial para quem deseja explorar os clássicos.

Drácula é uma obra que resgata as superstições, perdura através das gerações e expande os horizontes do gênero de horror. O livro também depende da forma como vemos criaturas, sentimos medo e percebemos a vida. A escrita de Stoker constantemente evoca a sensação de perigo, com o Conde Drácula exercendo uma onipresença avassaladora através de intermediários hipnotizados. Os personagens estão constantemente enredados na teia do vampiro.

Só leiam se tiver paciência e afinco com a obra. E não a subestimem.

Michell 24/08/2020

Maravilhoso e envolvente.
Uma história maravilhosa. Envolvente. Porém, de início confusa pelo seu modo de ser contada.

Paulo 16/12/2019

Um conto clássico do vampiro
Meses atrás eu li um livro chamado "Contos Clássicos de Vampiro", que é uma compilação de alguns contos de vários autores sobre esse personagem que atravessa gerações de diversas formas, o vampiro. Naquele pequeno livro de Contos há um trecho do Drácula, quando Harker ainda nem tinha chegado ao castelo do Conde de Transilvânia. Mesmo assim, o suspense do conto já chamava minha atenção. Então se um pequeno pedaço do livro já me prendeu na leitura, o mesmo eu posso dizer desta obra inteira de Bram Stoker. É um livro que eu já estava querendo ler há um tempo.

O suspense da história e a época em que ela se passa são as duas características que me fizeram gostar bastante deste livro. Outra coisa a comentar é sobre o modo como ele foi contado. Sem a presença de um narrador, a história é exposta por meio de cartas, telegramas, bilhetes e artigos de jornais da época, como se alguém (os Harkers) tivesse feito um amontoado de todos esses relatos e montado a história que se passou, isso deu um mistério a mais durante a leitura. Diversas vezes durante o livro é rompida a ordem cronológica dos relatos, mas isso não afeta em nada na leitura, que é fácil e fluida.

Pode ser só impressão minha, mas o final do livro parece ter sido escrito às pressas. Se passou tudo muito rápido. Independente disso, eu gostei do final, ele atendeu às expectativas do livro.

Erika Santos 12/03/2023

Tinha muitas expectativas com essa leitura, não foi muito parecida com a história que eu já tinha em mente. Mais foi muito bom conhecer Drácula.

brunadlm 18/12/2023

???? Muito bom!
Comecei a ler ?O Drácula? com poucas expectativas; no entanto, já nas primeiras páginas, o livro me ganhou. A forma como foi escrito - com os personagens escrevendo em diários - foi fundamental para a minha apreciação.
Alem disso, considero a história muito envolvente e diferente da maioria das histórias que já li. Um ponto forte é a presença de personagens femininas, em especial a madame Mina. É de uma beleza reconfortante as ações por ela tomada, bem como o cuidado que de bom grado aceitou de cavaleiros tão queridos. Isso tudo se correlaciona com o fato de que, neste livro, a amizade e o amor imperam de forma significativa.

Em conclusão, só tenho a dizer que um clássico é um clássico.
Gatinho da Bruba 21/12/2023minha estante
Hah ?? A minha surpresa com quanto esse livro agradou a minha escritora favorita deixa até agora um sorriso no meu rosto. Que fantástico acompanhá-la... :,) Alguém aqui "viveu" esse livro, e que honra participar disso.

Julia 10/07/2022

Provando porque e um clássico
Mesmo sendo muito antigo tem uma leitura fluida e sua forma de escrita contando a historia por cartas, jornais e diários e uma forma muito legal e criativa.
So acho que a historia fica mais massante quando sai do começo do Jonathan com Drácula , mas fora isso muito bem e te prende do inicio ao fim

Layla.Ribeiro 31/10/2022

Foi uma experiência muito boa na qual pude conhecer como surgiu essa figura que foi imortalizado no imaginário popular, a narrativa do livro é uma mistura na forma epistolar e de diários dos personagens principais, onde os eventos ocorrem durante seis meses, o enredo é muito envolvente e o leitor quer saber como será o desenrolar da estória, imagino o quanto surpreendeu e assustou o pessoal da época, o livro faz jus a sua fama e esta edição da Darkside trouxe um primor e uma grande homenagem a este grande clássico da literatura, para mim o único ponto negativo foi que ao se aproximar do final da estória os eventos ficaram de forma um pouco arrastada até o clímax final. Recomendo a leitura desta obra a todos.