Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Wagner Fernandes 20/01/2023

O vampiro clássico que ainda provoca calafrios!
"DRÁCULA", de Bram Stoker (1897) é o clássico definitivo do gênero.
Mesmo já conhecendo a história depois de ver dezenas de filmes e quadrinhos, ainda assim dá pra sentir arrepios.
É a velha trama de sempre: o jovem advogado Jonathan Harker vai à Transilvânia tratar de documentos de compra de imóveis em Londres para um certo Conde Drácula, um misterioso habitante de um castelo numa terra sombria cheia de lendas e superstições sobre demônios da noite.
Harker é hóspede de Drácula e começa a estranhar as atitudes de seu anfitrião e perceber que se tornou prisioneiro no castelo e sua vida corre perigo. Coisas estranhas acontecem no castelo e uma presença macabra ronda o local. Agora Harker precisa fugir. Mas como sair daquele lugar?
O livro intercala trechos de diários e cartas: de Harker, de sua noiva, Mina, e outros personagens. E a trama vai ganhando características cada vez mais sombrias e criando tensão no leitor. Em Londres, Lucy, a amiga de Mina, sofre de uma estranha doença. Logo, a família chama o médico Abraham Van Helsing, que descobre tratar-se de um caso de vampirismo. E a ligação entre os personagens vai ficando evidente: Lucy é amiga de Mina, que é noiva de Harker, que desapareceu por semanas na Transilvânia depois de visitar Drácula. Um navio que vinha de lá chega a Londres com todos os tripulantes mortos; um misterioso lobo estava à bordo e fugiu ao navio aportar. O médico amigo de Van Helsing trabalha num hospício onde um estranho caso o intriga.
Tudo vai se encaixando até o confronto com o vampiro.
Recomendo "Salem" (ou "A hora do vampiro"), de Stephen King, que conseguiu recriar o clima assustador de Drácula e ambientá-lo nos dias atuais. Para mim, uma das melhores releituras de Drácula.
Tem um vídeo no YouTube que vi tempos atrás e que analisa profundamente as implicações psicológicas e sociais da obra de Stoker para aquela época, final do século 19. Gostei muito das explicações. Se eu encontrar, posto o link aqui. Acho que é do History Channel.

Beatriz 02/05/2022

O verdadeiro conde Dracula não brilha
Ser um clássico tão disseminado atrapalhou o suspense q há na história, então não foi surpreendente. Também há muitos diálogos vergonha alheia. Mas eu gostei da história e de como ela é conduzida entre os personagens e há tbm um pouco de aventura.
Os valores da época são bem marcados na história, com muitas questões proeminentes como o machismo, a valorização da sociedade inglesa, o homem norte americano rústico etc.
Senti falta de ter o Conde Dracula falando por ele durante a trama. A história nos é dada por outros personagens e não temos a participação ativa dele na narrativa.

Nanda 24/12/2022

Escuridão e maldade podem parecer atraentes para todas nós, e creio que seja porque, na presença delas, podemos sentir Deus em nossos corações.

ThayAvalon 11/10/2021

SEM PALAVRAS PRA ESSA OBRA MARAVILHOSA !
Estou aos pedaços porque tive que fechar está história sem uma continuação( como está nós extras Bram levou 7 anos para concluir Drácula, acredito eu que em 7 anos vc escreva muito e à muita coisa ainda não contada ). O livro é incrível, está edição da Darkside pode assutar , mas o enredo , os personagens, a história, as transformações e os sentimentos ali depositados , é incrível. Incrível ler como algumas pessoas realmente eram amigas e devotas em seus amados próximos, onde não havia espaço para desconfiança e nem segundas intenções. Onde o horror podia ser enorme mas não maior que a sua fé e nas suas forças, ciências , estudos e principalmente lealdade e companheirismo. É uma obra incrível. Drácula é realmente gótico, poético, esperto e sagaz. Uma figura doentia e horrenda, mas que como todos nós almeja mesmo que muito discretamente a paz.
Eu fiquei arrepiada lendo esse livro, mas não por medo , a mensagem que ele mandou e manda até hoje.
( Devo confessar que achei o final de Drácula rápido demais, porém acredito que depois de muito sofrerem nossos personagens foi melhor ser assim).
Bran conseguiu realmente imortalizar esse vampiro que tanto amamos.

Obs: Lc da Madame Agatha Killer
M Ferreira 11/10/2021minha estante
A tua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro ?

ThayAvalon 13/10/2021minha estante
Vó e vai amar juro !!

beca 16/04/2022

?????
Uma história de terror, um clássico.
Amei a Mina ?
Todas as narrativas vampiresca acredito que tenham vindo dessa obra. Estou me referindo aos detalhes que se tornaram parte do folclore no mundo inteiro, como os vampiros terem medo de crucifixos e guirlandas de alho.

Alessa 16/10/2023

O livro é uma exploração fascinante da dualidade do bem e do mal, do desejo e da repulsão.
No geral, continua a ser uma obra essencial para quem deseja explorar os clássicos.

Drácula é uma obra que resgata as superstições, perdura através das gerações e expande os horizontes do gênero de horror. O livro também depende da forma como vemos criaturas, sentimos medo e percebemos a vida. A escrita de Stoker constantemente evoca a sensação de perigo, com o Conde Drácula exercendo uma onipresença avassaladora através de intermediários hipnotizados. Os personagens estão constantemente enredados na teia do vampiro.

Só leiam se tiver paciência e afinco com a obra. E não a subestimem.

Giovanna 06/08/2023

Vai muito além do que os filmes retratam
Tentei ler Drácula aos 9 anos e depois novamente aos 15 e não conseguia sair dos primeiros capítulos, mas dessa vez minha dificuldade foi em largar?
Tanto os aspectos da sociedade da época quanto a linguagem são bem diferentes daquilo com o qual convivemos hoje, porém a leitura se torna muito agradável após se acostumar com a escrita do Bram Stoker
(ainda mais para quem gosta de ficção gótica e romance de época)

?A partir da configuração dada por Stoker, o vampiro se tornou uma complexa metáfora cultural, capaz de refletir uma gama de questões relacionadas à sensibilidade moderna. Seu eixo central gira em torno de ansiedades relacionadas à decadência e à morte, mas o personagem já foi decodificado como diversos tipos de medo, de representação epidêmica até figuração xenofóbica, passando por simbólico da acumulação de capital, das inseguranças sobre o corpo e a sexualidade, de problemas psíquicos, de questões espirituais, entre outras leituras possíveis. Nesse sentido, a longevidade de Drácula deve-se ao número extraordinário de interpretações diferentes que o personagem suscita, materializadas na forma de relações parasitárias que em determinadas conjunturas sócio-históricas ganham conotações específicas. O vampiro está sempre se reescrevendo, definha e morre, apenas para ressuscitar de novo, se alimentando das nossas obsessões latentes.?

?Por essa razão, antes de analisar a representação feminina, coube entender quais são os papéis tradicionais incorporados pelos personagens homens cisgênero heterossexuais que localizam as mulheres em papéis de donzelas em perigo, interesses românticos e objetos pelos quais os homens lutam. 12 Assim, por mais que apresentem falas que sinalizem uma certa consciência de sua condição, tanto Mina como Lucy estão presas às normas do patriarcado e, portanto, aos valores que são atribuídos ao corpo social ao qual pertencem, sem qualquer perspectiva de superação. O desfecho de ambas indica que a transgressão gera consequências negativas e que a domesticação dos desejos resulta em prosperidade. Quanto às irmãs vampiras, sua história é como uma fábula cautelar: devemos nos afastar do tipo de performance dessas mulheres, sob o risco de acabarmos como elas.?

?Devido a esse fenômeno, as personagens femininas imortalizadas no imaginário são personagens que gravitam em torno de homens, em especial, os heróis. Drácula é um exemplar dessa tendência. Se, por um lado, Stoker representa uma relação positiva entre mulheres que se apoiam, por outro, isso é mediado pela percepção de que elas só serão completas quando casarem.?

?Entre os gregos, os vampiros apareciam principalmente como as filhas de Hécate, a deusa da Lua. Já na tradição hebraica, há relatos babilônicos sobre a primeira mulher de Adão, Lilith, que, após desobedecer às ordens de Deus e ser expulsa do Paraíso, passou a vagar pelo mundo sugando sangue de inocentes e tornando-se assim a mãe dos vampiros. Persas, indianos, chineses e egípcios têm suas próprias versões da lenda. Ela se apresenta de maneiras diferentes de uma região para a outra, mas o cerne?uma criatura que se alimenta de sangue humano?é sempre o mesmo. E, conforme a literatura de horror começou a se desenvolver, foi inevitável que tais lendas chamassem a atenção dos escritores.?

Janaina.CrisAstomo 20/11/2022

Vampiros.
O livro foi bem estudado para ser escrito. O autor estudou sobre as lendas e histórias de vampiros tanto da Europa como da Ásia. Eu gostei da escrita do Bram, ela é leve e fluida. Como nunca assisti a nenhum filme, conheci a verdadeira história do Drácula. Ele tem bigode! Foi uma das primeiras características do vampiro que achei extraoridnária. Eu esperava ver alguma página de um possível diário do Drácula. Me senti frustrada que não tinha nenhum registro do próprio vampiro.

VitAria1235 30/07/2023

Nao é atoa que se tornou um clássico
Admito que tive certa dificuldade com o início do livro , pois foi o meu primeiro livro por cartas e em alguns momentos me via perdida em relação aos personagens , contudo conforme fui me acostumando o livro ganhou novas cores e se tornou bem prazeroso e fluído.

Rodrigo 28/10/2021

Um clássico
Sensacional conhecer a história do Drácula e de todos os que lutaram contra ele. A escrita através de diários é incrível. Já virei fã do autor e quero ler mais obras dele.

Geovana 08/04/2022

Não tenho muito o que falar, um clássico né. Gosto muito da história do Dracula e tudo que ela influenciou durante todo esse tempo, a história se torna um pouco cansativa quando é as cartas e o diário da Mina, mas logo depois retoma a prender a atenção novamente.

Paulo 16/12/2019

Um conto clássico do vampiro
Meses atrás eu li um livro chamado "Contos Clássicos de Vampiro", que é uma compilação de alguns contos de vários autores sobre esse personagem que atravessa gerações de diversas formas, o vampiro. Naquele pequeno livro de Contos há um trecho do Drácula, quando Harker ainda nem tinha chegado ao castelo do Conde de Transilvânia. Mesmo assim, o suspense do conto já chamava minha atenção. Então se um pequeno pedaço do livro já me prendeu na leitura, o mesmo eu posso dizer desta obra inteira de Bram Stoker. É um livro que eu já estava querendo ler há um tempo.

O suspense da história e a época em que ela se passa são as duas características que me fizeram gostar bastante deste livro. Outra coisa a comentar é sobre o modo como ele foi contado. Sem a presença de um narrador, a história é exposta por meio de cartas, telegramas, bilhetes e artigos de jornais da época, como se alguém (os Harkers) tivesse feito um amontoado de todos esses relatos e montado a história que se passou, isso deu um mistério a mais durante a leitura. Diversas vezes durante o livro é rompida a ordem cronológica dos relatos, mas isso não afeta em nada na leitura, que é fácil e fluida.

Pode ser só impressão minha, mas o final do livro parece ter sido escrito às pressas. Se passou tudo muito rápido. Independente disso, eu gostei do final, ele atendeu às expectativas do livro.

Leoterário 22/05/2020

Clássico Vitoriano
A narrativa epistolar (em forma de cartas, diários, jornais etc.) incomoda um pouco no início, mas logo você se acostuma com o estilo. O começo é muito bom (principalmente os 4 primeiros capítulos com um texto inteligente e dinâmico). O que me incomodou foi a sensação que tive do meio para os últimos capítulos: a história se arrasta com um ritmo monótono, sem muita ação, um texto logo e repetitivo que ao meu ver não havia necessidade (um exagero do autor que fica rodeando e rodeando, repetindo pensamentos e planejamentos) e só volta a melhorar no final (apesar de não ter gostado da conclusão). Apesar desse incômodo, recomendo a leitura desse clássico que inspirou vários autores e já teve várias adaptações para o cinema. A história em si é muito boa (principalmente pelo romantismo da era vitoriana do séc. XIX).

Johnatan 22/05/2020

Seja pelo estilo intimista da narrativa, pelo rebuscado vocabulário ou pela história fantástica, Dracula é sem dúvida um dos melhores livros do gênero terror/suspense. Aliado a isso, a edição belíssima da darkside, faz jus a obra.