Contos de Fadas em suas Versões Originais (eBook)

Contos de Fadas em suas Versões Originais (eBook) Joseph Jacobs
Marina Avila
Giambattista Basile

Resenhas - Contos de Fadas em suas versões originais - volume único

Bruno.Carvalho 01/05/2023

Bom para adolescentes
Eu diria que este é um livro bom para adolescentes principalmente aqueles que gostam de descobrir novas historias, eu teria cuidado ao ler para uma criança ou mesmo deixar uma criança ler pois existem algumas historias pesadas.

Laura Lavinia 17/04/2023

I'm Mad At Disney
Tem uma artista chamada Salem Ilese, e ela tem uma música chamada ''I'm Mad At Disney''. E durante a música, ela diz: Estou brava com a Disney, eles me enganaram. Agora, eu entendo o que ela quis dizer. Descobri que a Disney é uma garota de quinze anos que escreve fanfic kkkk.

Mas não que as histórias originais sejam ruins. Eu, particularmente amei tudo. Os verdadeiros contos podem não ser tão românticos e mágicos quanto as adaptações, mas eles não foram escritos com essa intenção, ainda mais naquela época. Acho que a ideia era mais alertar as pessoas mais inocentes sobre a maldade que existia e ainda existe no mundo.

Achei essa edição muito linda. Realmente parece ter saído daqueles filmes de fantasia. Fiquei apaixonada pelas ilustrações, e pelo postal, muito lindo. E pelos contos, sei que muita gente se assustou por causa na sua natureza macabra, dedos e calcanhares sendo decepados... mas eles também são ótimos. Meu favorito é o da "Baba Yaga e Vasilissa, a bela".

Mialle @mialleverso 11/04/2023

O que tem de bonito, tem de chatinho
Muito bonito, muito interessante de folhear. Alguns contos realmente eu nunca tinha visto, mas outros eu achei as versões as mais básicas possíveis aí me bateu um sentimento estranho de saber que esse título de "originais" quer dizer simplesmente que não é exatamente a mesma versão da Disney. Um livro lindo de se ter, mas eu não recomendo ter altas expectativas com o conteúdo.
Eu não sei nem pra que eu compro esses livros. Eu sou uma palhaça viciada em coisas bonitas sem lá muito conteúdo. Esse é o primeiro que a Wish lançou, na verdade, eu li o de contos nórdicos primeiro e achei meio qualquer coisa, achei esse aqui a mesma coisa, mas é belíssimo mesmo, estou esperando o de contos sombrios chegar e se lançar mais, eu vou comprar mais, mas não espere grandes novidades em nenhum desses livros, até tem alguma coisa que eu nunca vi, mas eu compro porque é bonito e leio porque comprei.
anapmoscoso 23/01/2024minha estante
Eu dei uma gargalhada com a sua resenha porque eu tô lendo o livro agora e tô meio revoltada comigo mesma

MatthewsVianna 11/04/2023

A equipe da Wish conseguiu reunir um compilado muito rico de histórias e é muito interessante ver o quanto de uma sociedade e sua identidade um conto de fadas é capaz de carregar.

Para além dos contos, a edição é um primor, tanto ilustrações quanto diagramação dão um brilho a mais à narrativa. Salvo alguns erros que passaram na preparação, é um exemplar incrível para se ter na coleção.

Ana 11/04/2023

Os cintos não envelheceram bem
A primeira metade do livro é meio lenta, são contos que já conhecemos com pouquíssimas modificações. Já a segunda parte, essa sim é chocante, e deixo o alerta ? causam vários gatilhos.

Digo Rameh 03/04/2023

Muito interessante conhecer as histórias originais e as mudanças que tiveram em suas adaptações (até que a Disney acertou em alguns). O livro é super bem organizado além de ser absurdamente lindo

Natalia.Nemeth 30/03/2023

Edição mágica
É muito bom ler os clássicos dos contos de fadas em uma edição tão perfeita.
Aqui temos os contos principais em uma tradução que não dá vontade de largar.
Amei.

Sophi 29/03/2023

Edição fenomenal
Dei 4 estrelas pelo conjunto da obra. É uma edição maravilhosa (wish te amo), traz histórias clássicas que eu amo demais e tem ilustrações lindas. Usei como "livro de academia" e juro que facilitou muito meu cardio, deixou bem menos sofridos. Os ultimos contos (contos raros) sao menos conhecidos e até um pouco mais chatos, mas ainda assim a edição da wish traz todo um charme. É isso, é imperdível? Não, mas é bem legal, além de ser contos, entao pode ser legal pra quem ta lendo menos que aí lê um por dia ou algo assim.

naisehummel 10/02/2023

Livro perfeito
Eu amei cada conto, alguns me surpreenderam por não esperava o final, outros me trouxeram conhecimento que eu não tinha, queria poder ser de novo como se fosse a primeira vez!

JAnior 11/01/2023

Razoável
Me decepcionei por criar muitas expectativas. Notei algumas diferenças entre as histórias da Disney e a do livro, porém eu imaginava que seriam mais sombrias e macabras, e não teve essa característica. Pra falar a verdade me forcei a terminar, e em alguns momentos achei mega desinteressante. Mas é um bom pedido para passar o tempo.

Thabi.Almeida 10/01/2023

Wish realizou uma coletânea de contos interessante e intrigante nas escolhas.
Conhecendo o rumo de alguns contos temia por entrar em caminhos demasiadamente sombrios e terminei em uma viagem no tempo. Como as obras foram retiradas o mais próximo possível dos originais, visto que, eram contadas e recontadas ao gosto do contador de história e assim, podendo ser alteradas. Contudo conhecemos através de cada conto, um pouco da cultura, do comportamento, a maneira que se organizavam e seus pensamentos.

babieayllow 28/12/2022

O que você sabe sobre Contos de Fadas?
O Livro é ótimo e recomendo para aqueles que tem curiosidade de saber a verdadeira história e de onde surgiram os contos que crescemos lendo em livros infantis ou assistindo em desenho da Disney.
O Livro cumpre o que propõe. Descobri que me adapto e gosto mais da escrita de Hans Christian Andersen.
Meu conto favorito foi As Novas Roupas do Imperador!
Editora Wish arrasou nessa edição de Colecionador e estou ansiosa para ler os próximos livros de Contos.
Demorei, mas finalizei!

Jô Santos 26/12/2022

MARAVILHOSO
Realizei um sonho e comprei os três primeiros livros dessa coleção maravilhosa!! Não tem o que dizer sobre essa edição, além dela ser PERFEITA! Um investimento maravilhoso.

A pequena sereia 4/5

Muito linda essa história, e triste também. A escrita de Andersen é muito poética e a forma como ele descreve o mar é muito vivida e mágica. É triste ver essa menina, quase criança, doando tudo de si por uma ilusão de amor e uma idealização do mundo humano. Nos faz pensar em muitas mulheres e meninas que se doam em relacionamentos furados, que no final tomam tudo delas. A "lição" final é meio cafona para nossos dias atuais, mas é um reflexo do objetivo dos contos de fadas em sua época. Essa é minha segunda leitura desse conto e gostei muito mais dessa segunda vez."

Aladim e a lâmpada maravilhosa 3/5
Não gosto desse personagem nem nos filmes da Disney, aqui ele é ainda mais cara de pau. Na verdade, está mais para anti-herói do que mocinho. Incrível como as meninas nos contos de fadas tem que ser a epítome da perfeição, enquanto os homens são uns caras de pau, mal caráter. Interessante saber que essa história também tem uma versão que se passa na china, eu não sabia.

A bela e a fera 4/5
Meu conto de fadas favorito, meu filme da Disney também. Prefiro ver o lado bom da história, de enxergar para além das aparências. Mas sei bem que ela tem muitas coisas estranhas e servia para convencer jovens moças a se casarem com homens feios ou bem mais velhos que elas. Agora vou ler a versão da Gabrielle de Villeneuve para comparar com esta.

Branca de Neve 3/5
Nunca gostei muito do conto da Branca de Neve, sempre achei bizarro. Também não gosto da versão da Disney. Primeiro, o conto usa da repetição, uma tática comum em contos de fadas, mas aqui a repetição é caracterizada pela princesa sendo enganada sucessivas vezes e da mesma maneira. Difícil torcer por alguém tão tolo. O príncipe nem se fala, se apaixona por uma morta no caixão, AINDA MAIS UMA CRIANÇA. Ou seja, necrófilo e pedófilo.

A bela adormecida 2/5
Essa é a versão clássica mais light do conto, sem a sogra assassina de Perrault, nem o abuso e a mulher ogra do "príncipe" do conto mais antigo. Essa versão é a mais curta, simples e sem graça."

A rainha da neve 4/5 Nunca tinha lido esse conto antes, gostei muito. Ele é construído em capítulos, que aqui recebem nome de livros, e todos tem títulos. O teor cristão da história é MUITO forte e fortalecido o tempo todo, isso foi oq eu menos gostei no todo. É uma clássica história de bem contra o mal, gelo contra flores, inverno contra primavera. Para quem não sabe foi essa história que deu origem ao filme Frozen da Disney, mas a história foi realmente MUITO adaptada."

Rapunzel 4/5
Esse já foi meu conto de fadas favorito na primeira infância, claro que a versão que eu conhecia era menos sádica. Mais uma vez temos uma mocinha que paga pela burrice e pela língua grande e um príncipe que gosta de namorar crianças. Ahhh, os contos de fadas também tem uma quedinha por gêmeos, misericórdia."

Chapeuzinho vermelho 5/5
Esse com certeza é um dos contos mais permeiam o imaginário popular, um dos primeiros que as crianças ouvem. Acredito que isso se deve a sua preciosa lição, cuidado ao falar com estranhos. Na minha opinião uma lição que continua preciosa. Nós sabemos bem, principalmente enquanto mulheres, como são perigosos os lobos que encontramos em nosso caminho e como é precioso saber ouvir e aprender com a experiência alheia, evitando assim sofrimentos próprios. Longe de querer procurar lógica em contos de fadas, mas é muito engraçado como o lenhador do segundo conto consegue recuperar a avó e a criança vivas de dentro da barriga do lobo, e como este não acorda mesmo passando por uma cirurgia tão delicada. A primeira versão do conto, a de Perrault, é muito mais crua e com um final consigo e cruel, a versão dos irmãos Grimm dá uma nova chance pra menina e sua avó.

Cinderela 5/5
Esse conto é muito bom. Tem tudo que você pode imaginar, melhor que a versão da Disney, com certeza. Algumas diferenças:
* O pai da Cinderela não está morto, tá bem vivo e concorda com as maldades que fazem com ela. Um grande escroto.
* Aqui não tem fada madrinha, mas sim uma árvore mágica plantada ao pé do túmulo de sua mãe
* Também não existem ratos encantados, e sim, pombos.
* As irmãs malvadas tem seus pés cortados para caber no sapatinho, e depois tem seus olhos picados por pombos no casamento, e ficam cegas. O pai não sofre nada.

Polegarzinha 3/5
Eu achei esse particularmente chato. Mas é legal a mensagem de que suas boas qualidades nunca serão admiradas pelas pessoas erradas, às vezes o erro não está em você e sim em quem lhe observa e aponta. Temos também mais um casamento instantâneo, nesse caso é literalmente.

Os três porquinhos 3/5
Gente, acho que ainda não tinha lido essa versão. O lobo consegue comer os irmãos do porquinho inteligente, e tem uma segunda parte onde o porco engana o lobo seguidas vezes. E no final, com um reverso incrível o porco come o lobo!

João e Maria 3/5
Desde criança eu nunca achei muito crível essa história de casa de doces, sempre pensei: como não apodrece. Eu não era sem imaginação gente, era apenas uma criança prática. Mais uma vez temos uma madrasta malvada e um pai conivente, mas advinha só? No final só a madrasta morre e o pai fica rico. Muito justo, não é mesmo?

Barba azul 4/5
A curiosidade matou a esposa. Um dos contos mais bizarros que conheço. Gente, uma barba azul nunca foi o maior problema desse cara. Como alguém aceita casar com um cara que tem 7 esposas sumidas? Pior que esse conto me lembra muito o caso real de uma mulher que descobriu que o marido era um serial killer, essa história também inspirou um conto de Stephen King."

Rumpelstiltskin 4/5
Esse conto é muito bom, simples e incrível. O final do Rumpel é inacreditável kkkk tão estranho que é hilário. Só tem macho escroto nesse conto, o pai bota a vida da filha em perigo por ser um mentiroso, o rei é um assassino ganancioso, só gente do bem mesmo kkkk"

O gato de botas 4/5
Esse conto é incrível e o gato é muito sacana. É ótimo ver um conto com personagens realmente sagazes e não com tolos que são enganados o tempo todo.

O príncipe sapo 2/5
Estou INDIGNADA com a falta de amor próprio desse sapo, pelo amor de Deus gente, essa menina só desprezou, não fez nada de bom, não cumpriu com sua promessa, só ficava com nojinho, no final ainda JOGOU ELE NA PAREDE, e mesmo assim o infeliz ainda se casa com ela. Sendo que ela é uma mimada escrota. Ele devia ter ficado com o seu fiel escudeiro Heinrich, o bichinho que tava do lado dele, literalmente na LAMA, e no final ele fica com essa songa monga, eu não aceito."

A princesa e a ervilha 1/5
É incrível a quantidade de vezes que aparece o termo "princesa de verdade" em um conto tão pequeno. E o que seria uma princesa de verdade? Ora meu povo, a criatura mais fresca e fútil que você conseguir imaginar, realmente deve ser um sonho se casar com alguém que não consegue dormir pq tem uma mísera ERVILHA embaixo de VINTE COLCHÕES, deve ser alguém realmente encantadora para dividir a vida.

João e o Pé de Feijão 1/5
Como ensinar seu filho que o crime compensa. Gente, esse é o conto mais errado que eu conheço. A mãe é uma tola, dá a criança a responsabilidade de vender o único item de valor da família. O menino é um idiota e troca uma vaca por feijões. Depois ele engana a pobre da ogra, que só tinha ajudado ele, duas vezes aliás. Rouba 3 vezes aquela família, depois ainda mata o ogro. Gente, é uma sequência de despertares. O bom é que a mãe sabe que a origem do dinheiro é do roubo, mas não tá nem aí, contato que o filho traga dinheiro pra casa, ela não se importa com a origem. João é o vilão e os ogros são apenas vítimas, é isso.

As doze princesas dançarinas 3/5
O conto é bem interessante. Mas vamos a alguns pontos. O soldado só conseguiu porque teve ajuda. Essas princesas são totalmente sem coração, porque viam vários príncipes morrerem só pra manter suas noites de farra em segredo. Finalmente temos a história de um "príncipe" que não é pedófilo. Esse conto baseou o livro "A dança da floresta", que eu sou doida pra ler.

O bravo soldado de chumbo 4/5
Que conto TRISTE!!! O pobre soldado se apaixona, mas só se lasc*. Passa por uma série de aventuras, só para voltar para casa e ter um final trágico e bobo. De certa forma é muito romântico, bem aos moldes do romantismo clássico."

O alfaiate Valente 4/5
O personagem com o maior ego e a maior cara de pau de todos os contos de fada, mas também um dos mais espertos e sagazes.

As roupas novas do imperador 4/5
Esse conto é muito bom, porque na verdade, ele parece uma grande piada."

Sol, Lua e Talia 2/5
A bizarra versão original de A bela adormecida. Um dos contos mais nojentos que já li, já o conhecia de uma edição em forma de livro, e ele me marcou tanto que nunca esqueci sua história. Um conto que romantiza de forma nojenta um estrup* e trata o estrupad*r como um herói, um príncipe encantado."

O pequeno polegar 4/5
Uma mistura de João e Maria com João e o pé de feijão, sendo que este conto foi registrado antes que os demais. O final tem um final alternativo, onde o menino comete menos atrocidades, seria um final mais digno e heróico."

A pequena vendedora de fósforos 4/5
O Anderssen sabe como fazer uma história triste, minha nossa. Um conto que fala muito sobre como a miséria afeta a vida de inocentes, mas que dá um tom de esperança para o futuro dessas almas pouco agraciadas em vida.

Pele de Asno 5/5 Eu já conhecia esse conto por meio de uma adaptação para televisão. É um conto um tanto bizarro onde o pai deseja se casar com a filha, mas tem um desenvolvimento muito bom e um toque de Cinderela no final. Gostei muito da versão escrita.

Hua Mulan 4/5
O filme da Mulan sempre foi um dos meus favoritos da Disney, mas demorou um tempo pra eu descobrir que era baseado em uma lenda chinesa, cantada em verso. Fiquei muito feliz em finalmente conhecer a música, e ainda mais curiosa para pesquisar sobre.

O semideus Maui 4/5
A Disney pode ter muitos defeitos, mas uma de suas qualidades é a potencialidade de disseminar os contos e lendas de diversos países para o mundo todo. Foi o que aconteceu com Maui em Moana. Fiquei muito feliz de conhecer melhor esse semi deus e suas peripécias.

Sapatinhos vermelhos 1/5
A cada conto que vejo, mais eu noto o viés moralista cristão. Mas esse aqui excedeu todos os limites, isso é um conto SÁDICO de TERROR e não um conto de fadas. É um conto sobre os males da vaidade, mas é totalmente desproporcional e ridículo. A menina foi condenada a dançar até a morte por gostar de sapatos vermelhos. Dá pra fazer uma grande análise sobre os absurdos desse conto, mas eu sinceramente prefiro esquecer dele, apesar de que sei que será difícil."

Irmãozinho e Irmãzinha 3/5
Um conto com tudo que tem direito: - uma madrasta malvada, que aí dá é uma bruxa - dois irmãos - um casamento súbito. Só achei que o irmão teria um papel maior no final da história, mas esse papel foi destinado a aia.

Filhos de Lir 4/5
Ai gente, que conto TRISTE. Minha nossa. Já tinha lido esse a muito tempo, mas não lembrava dos detalhes. O legal dele é que a maior parte é em versos.

O flautista de Hamelin 3/5
Isso que é uma maneira cruel de tratar um caloteiro."

Os cisnes selvagens 4/5
Os contos de Andersen são os mais detalhados e bem escritos, mas também são os mais brutais e com maior teor de cristianismo. Esse conto parece bastante com o dos filhos de Lir, mas com um final feliz.

Chicken Little 2/5
É um conto de repetição, deve ser legal para crianças. Mas seria mais interessante se tivessem substituído a rima dos nomes por versões em português, deixar os nomes originais não tem graça.

A história dos três ursos 2/5
Uma versão mais antiga do conto de cachinhos dourados, mas aqui ao invés de uma levada menina loira, temos uma velha cabida kkk Achei o conto bem chatinho.

As três irmãs 3/5
Não conhecia esse conto. Mas não gostei muito, é mais do mesmo. Irmãs malvadas, uma personagem principal que é tão boa que dá raiva e resolve tudo na base da sorte. A única coisa legal é que ao invés de ser salva, é ela quem salva o príncipe.

Baba Yaga e Vasilissa, A bela 5/5
Um conto realmente muito bom, é a segunda vez que o leio esse ano e mesmo assim ele me prendeu do início ao fim. O início parece muito com Cinderela, mas o desenrolar é mais complexo e interessante."

O rouxinol e o imperador chinês 5/5
É um conto muito bonito, com uma bela mensagem. Uma ótima forma de acabar o livro.
babieayllow 28/12/2022minha estante
quero muito ler os outros!

babieayllow 28/12/2022minha estante
essa editora é maravilhosa!

Jô Santos 29/12/2022minha estante
Também estou muito ansiosa para ler os outros

Bruna 24/12/2022

Contos
Amei o livro!!
A coletânea é bem interessante, tem histórias que eu não conhecia nem um pouco, mas o legal foi conhecer as versões originais de histórias que já conhecia.
Recomendo!! A diagramação é muito bonita e atrativa, vale a pena!