Mo Dao Zu Shi #4

Mo Dao Zu Shi #4 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

Vitória 03/01/2023

E assim chegou ao fim...
Não consigo expressar o quanto tudo isso significa para mim.
Esse é meu terceiro contado com essa história depois de eu ter assistido a live action, o anime e lido o manhua. Deixei a novel justamente para o final porque eu sabia que iria encontrar aqui maior riqueza de detalhes, afinal, foram esses livros que deram vida a todo o resto.
Foram um misto de emoções que eu senti no decorrer desses quatro livros.
Ri, nossa como eu ri muito, passei raiva, angústia, tristeza, chorei, aaah como chorei, mas também voltei a sorrir e o mais importante, senti o amadurecimento, a lealdade, o companheirismo e o amor.
Todos esses personagens sempre terão um lugar em especial no meu coração.
Eu jamais esquecerei!!
(Agora rumo aos capítulos extras)

Gabi 29/12/2022

Eu já vi o drama(The untamed) e mesmo assim quis ler os livros,sou simplesmente apaixonada na escrita da MXTX

alicevrsilva 28/12/2022

Favorite quote ?
"You?re really great. I like you... Or in other words, I fancy you, I love you, I want you, I can?t leave you, I whatever you."

Mo Dao Zu Shi vol. 4

Gabs Rey 15/12/2022

Mo Dao Zu Shi 4
De todos é o melhor até agora, muito acontecimento chocante e coisas que realmente me surpreenderam MUITO

Nylly 04/12/2022

Histórias a serem contadas
Foi uma grande viajem, triste por ter acabado, mas saindo dela sentindo que não faltou nada. A escritora foi generosa com todos nós e acalentou nosso corações com extras simplesmente perfeitos, apimentados, engraçados, românticos e fofos. Para todos os gostos.

Sai dessa jornada me lembrando da personalidade vivaz do WuXian, aprendendo a demonstrar carinho com pequenas atitudes e palavras concisas como o Lan WangJi. O romance dos dois foi difícil para mim assimilar, foi real, mas eles são tão opostos e iguais em vários sentidos que não conseguia determinar o papel que cada um tem na relação. Também pode ser o resultado da minha pressa em devorar essa história em uma semana. Meu único arrependimento foi não ter degustado dela o suficiente e apreciar mais cada detalhe.

A complexidade de cada personagem nunca parou de me impressionar, não existe preto e branco, mas um cinza perfeito. Essa escritora trás com maestria que não são apenas as atitudes dos vilões que trazem a desgraça, mas principalmente dos hipócritas que estão ao redor. Um sozinho não tem um poder de destruição tão grande quanto as massas.

Eu nunca tinha me sentido em tanto conflito sobre um vilão como estive com Jin GuangYao. Ele é simplesmente incompreensível, ama, teme, mas não sente remorso ao fazer o necessário para se proteger e manter sua posição. Mas a maneira que ele convence a si e a nós que não havia escolha é incrível. É claro que também ouve aqueles detestáveis, sem redenção.

Durante toda a trama, em nenhum momento me senti no tédio. As revelações e mistérios não param por um momento, e no personagem mais insignificante você pode vir a descobrir que ele é sim importante e mais do que se esperava.

Em resumo, me senti injustiça, triste, com ranço, raiva, mas também amei, dei muitasss risadas, me envergonhei por aquele não se envergonha nessa série kkk (vocês sabem quem é), me senti uma detetive, uma professora, uma pessoa corajosa e que defende seus princípios. Só sei uma coisa, cada experiência é uma história a se contar!

nikkelodeon 24/11/2022

Eu enrolei muito para começar a ler porque eu nunca tinha lido nenhuma novel sobre cultivação antes e estava meio receoso de a escrita ser complicada ou de não conseguir acompanhar a história direito por causa dos muitos flashbacks, mas mo dao zu shi superou TODAS as minhas expectativas.
Eu namoro o casamento dos Wangxian, amo a forma com que o Lan Zhan protege o Wei Wuxian mesmo ele nem precisando de proteção na maior parte das vezes (afinal ele é o Patriarca Yiling né).
A História é apaixonante e eu chorei feito uma cadela, porém o final deixou tudo melhor e a minha experiência foi incrível!

Yarazz 28/10/2022

tudo que eu precisava para ser feliz
Que personagens! Que universo! Que desenvolvimento! Que química!

Com certeza esse vai ser o fav do ano. Tudo que eu estava precisando era um amor épico, cheio de angst bem dolorido mesmo que me fizesse sofrer feito uma v********, mas também que me deixasse muito feliz!
Eu amei o fato do wuxian ser um personagem imperfeito, que erra, se arrepende e ainda tenta fazer o que é certo. Toda a construção do arco de vilão dele foi incrível.
Lan wangji sempre um querido, nunca errou na vida e se tornou meu fav. Algo como sua dificuldade de se comunicar e demonstrar sentimentos, mas ao mesmo tão leal e devoto ao wuxian me pegou demais. SOFREU MAIS QUE JESUS ESTANDO SECRETAMENTE APAIXONADO PELO WUXIAN. Sou kinnie com certeza!

Teve muito personagens incríveis, entretanto, deixo uma ressalva para o jiang cheng e espero que não falem mal do meu monstrinho, pois ele é simplesmente o personagem mais humano da história. Sentiu todas as emoções e sentimentos possíveis e tem uma personalidade terrível, eu sei. Compreendo tanto ele... Tenho certeza que ele nunca deixou de amar o wuxian e desejado que ele tomasse rumo na vida e ficasse bem.

vics 25/09/2022

WangXian se tornou uma parte de mim que eu pra sempre vou carregar comigo.

quando a minha jornada com MDZS começou dois anos atrás com "O Indomável", eu sabia que estava diante de algo simplesmente grandioso. a série se tornou meu BL favorito, assim como uma dos meus seriados favoritos.

começar a ler o material original há mais ou menos um mês só fez todo o meu amor crescer ainda mais, principalmente com um livro tão bem escrito e personagens tão bem desenvolvidos e bem elaborados.

feliz demais com esse último livro, e mais feliz ainda com os capítulos extras que adicionaram um pouco de ~tempero em toda a história e deixou tudo ainda mais envolvente e bem construído.

embora agora sinta que o vazio existencial pós-fim vá tomar conta do meu corpo, tenho muitas coisas pela frente pra consumir (como o donghua e o manhwa).

MXTX, obrigado por uma jornada incrivelmente inesquecível. e por um dos melhores livros (e universos) que eu já li em toda a minha vida. MDZS para sempre estará comigo.

mclara.tenori0 17/09/2022

Não canso de repetir que esse livro é a melhor coisa do mundo, amo todos os meus nenéns, espefialmente o Wen Ning, ele é um fofo!

Mary Silva 15/09/2022

Mo Dao Zu Shi
Eu nunca tinha lido uma novel na minha vida, só que conheci o dorama na Netflix e me vi encantada pelo mundo do cultivo e por dois jovens cultivadores totalmente diferentes. Wei foi o personagem que me fez chorar e sorrir na mesma proporção e o Lan? Ele conseguiu expressar inúmeros sentimentos com poucas palavras.

O Lan esperou o Wei por 13 anos!
O amor deles apenas se forneceu com os anos e no final... eu me encontro sofrendo e amando esses dois em todos os níveis.

Por isso eu indico demais a leitura, esse universo mágico que autora criou e esse casal que quebrou milhares de regras para ficarem juntos no final.

Kamy ;) 14/08/2022

PPQ QUE PERFEITOOOO
reler esse livro foi uma das melhores coisas da minha vida! Não tem como falar o como eu amo essa história, esses personagens, esse casal!
essa definitivamente é uma das minhas novels favoritas, só perde pra Tian Guan Ci Fu.
Lan Zhan e Wei Ying são tudo! O amor deles que durou por anos, a angústia que eles passaram ao ficarem separados! Deuses, foi simplesmente incrível. Tô triste de ter terminado, mas nunca vou esquecer essa história

Sani Melo 05/07/2022

Insuperável
Cara só de lembrar que comecei a ler essa série por conta de uma frase. Eis aqui uma série que não me prometeu nada e entregou TUDO!
Com toda a certeza é uma das fantasias mais bem desenvolvidas que li em muito tempo, a autora equilibra tudo na dose certa, a ação, romance, politica, tudo é bem trabalhado aqui, a critica social das seitas, em como qualquer pessoa que opte por um caminho diferente vai ser engolido e massacrado pelo sistema corrupto.
Essa autora é genial, a forma que ela vai trabalhando no clímax da história, o desenvolvimento dos personagens dela é simplismente perfeito, porque todo mundo é miserável e desgraçado aqui, todos sofreram de alguma forma principalmente pela divisão de classes. Tu não consgue nem odiar os vilões (alguns né, porque os outros sao filhos da put@ mesmo e da para odiar de boa), por mais que NADA JUSTIFIQUE as atitudes deles o livro deixa bem claro os motivos e os porquês deles terem tomados tais decisões.
E em relação ao casal foi que eu pedi sim, cada migalha deles nos livros anteriores valeu tanto a pena no desenvolvimento final meus protegidos sofreram tanto. Wei Wuxian se declarando pro Lan Zhan foi o motivo do meu colapso.
Agora não sei se amo ou odeio a autora por fazer uma obra tão bem feita que serei incapaz de superar por um longo tempo.

Favorito da vida ?

Gabriele 26/06/2022

Uma mestrepeça
Ok! Quero comentar sobre os personagens que senti mais destaque nesse livro:

Primeiramente, quero ressaltar que Jiang Cheng tem sim uma personalidade questionável, porém, tudo isso é por conta de sua infância ser marcada por um pai ausente e uma mãe tão obssecada por disciplina, que sempre esquecia de agir com afeto em relação aos filhos. Dessa forma, acabou criando um complexo de inferioridade, em que, a todo momento, Jiang Cheng se comparava a outras pessoas. No entanto, isso não é desculpa para ele agir de forma tão cruel, principalmente se analisarmos a trajetória de Wei Ying, que certamente foi pior, mas, ainda assim, ele nunca deixou que essas experiências passadas nublassem seu discernimento.

Ademais, entrando nessa pauta sobre o wuxian, confesso que se eu vejo alguém falando mal do meu good boy eu dou uma surra bem grande!!! Esse cara é um personagem simplesmente incrível, sendo basicamente um equilíbrio do bem e do mal. Ao mesmo tempo em que ele massacrou o clã Wen sem misericórdia, ainda assim protegeu seus sobreviventes, visto que não tinham nada a ver com todas as atrocidades que o líder deles cometeu. O wei ying literalmente jogou na cara dos líderes das demais seitas sobre a hipocrisia destes. Como podem pessoas que sofreram tanto pelas mãos de opressores passarem a abusar do poder e fazer isso com as demais seitas, em especial, os sobreviventes do clã wen?
Essa atitude é semelhante àquela frase "O sonho do oprimido é se tornar o opressor."

Enfim, esse livro tem uma história incrível, com plot twists atrás de plot twists. Definitivamente, mxtx é uma pessoa que sabe bem o que escreve.
Estou ansiosa para ler o próximo e último(??)!