Mo Dao Zu Shi #4

Mo Dao Zu Shi #4 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

gandalfinho 24/05/2022

Tudo de bom!!!
Tive que esperar até esse vol. para sentir uma conexão com a história, mas valeu muito a pena. As coisas finalmente começaram a acontecer e tantas surpresas... Meu vol. fav de longe.

Ana Usui 03/05/2022

A justiça de um coração, um amor de almas
Eu sabia que devia ter um motivo pra Mo Dao Zu Shi ser tão famoso ao ponto de ser adaptado pra anime e live-action, mas ao invés de me encorajar, fiquei com receio de ser aquelas "modinhas" que não justificam a própria fama. Porém eu levei um tapa na cara, e ainda bem que levei, porque essa novel é maravilhosa, sem sombra de dúvidas a melhor novel que já li até agora.

No começo tive bastante dificuldade pra acompanhar o fluxo da história e me adaptar a cultura descrita porque essa novel tem muitos personagens e, como se passa na China Antiga, cada um deles tem no mínimo três nomes (nome familiar, nome social, título formal) e a autora também pressupõe que o leitor já conhece o sistema do universo mágico de cultivação.

Que em resumo geral significa que, na China Antiga, as pessoas eram dividas em duas categorias: cidadãos comuns e cultivadores, pessoas com habilidades de desenvolver poderes espirituais através de meditação, leitura, pintura, música, entre outras coisas. Esses cultivadores se organizavam em "clãs", cada um com regras específicas, e viviam para exterminar criaturas místicas e maléficas enquanto cultivavam seus poderes, com a possibilidade de um dia se tornarem imortais.

Sabendo desse sistema, havia um clã mestre que governava todos os outros e devido seu poder acabou se corrompendo e causando grandes males. Os outros clãs se revoltaram e uma grande guerra ocorreu.

O protagonista, Wei WuXian, foi um grande cultivador, muito temido por suas habilidades de cultivação que fugiam dos padrões e eram consideradas "impuras". Ele foi um dos heróis de guerra que ajudou a aniquilar um dos líderes do Grande Clã Wen. Porém, passada a guerra, todos se sentiram inquietos com a quantidade de poder que Wei WuXian tinha e se voltaram contra ele. Os clãs se uniram mais uma vez e mataram Wei WuXian.
Aqui é onde você pensa que eu mandei o maior spoiler da vida neh?! Mas não, porque é aqui que a história começa.
We WuXian só morreu, sua alma permanece viva, e num mundo onde os poderes espirituais são tudo, é óbvio que a morte não é o fim. O protagonista "ressuscita" em outro corpo 13 anos depois de sua morte. E aqui que a jornada de Mo Dao Zu Shi começa.

Se preparem que aqui vem os elogios e não serão poucos porque virei fã.

O universo criado pela autora é rico tanto em cultura chinesa quanto em complexidade emocional, TODOS os personagens são importantes e todos estão conectados de alguma forma, formando uma grande teia de aranha que você só reconhece no terceiro volume. O que mais me impressionou foi a dedicação da autora de se aprofundar nos personagens um por um, nos trazendo suas motivações, suas dores, seus traumas e suas crenças. Em determinado momento você percebe que não existe vilão nem herói em Mo Dao Zu Shi, os vilões tem suas justificativas e os heróis também erram. Ninguém é inocente e todos carregam sangue nas mãos.

A obra também deixa claro sua máxima: a justiça de um é nublada por sua própria perspectiva.

Cada personagem se acha justo dentro de si mesmo, e não se preocupa em entender o outro a quem aponta o dedo.
Essa lição é algo que Wei WuXian, o grande vilão assassinado, aprende da pior forma.

Agora falando do romance OH CÉUS
--------- abrindo espaço para uma fangirl ---------
:gatinhoenvergonhado:
Quanta perfeição, o romance é de tirar o folego, é belo, poético e transcende tempo, corpos, crenças e dogmas.
Não irei superar por muuuuuuito tempo esse romance.
Também quero comentar algo que vale tanto como elogio quanto como crítica de fã: o romance não é o principal da novel, é uma linha sútil que está presente em todos os momentos de forma silenciosa. É algo positivo porque mostra o compromisso da autora com sua estória (toda grande obra que se preze não tem o casal como o objetivo de tudo), e também é algo negativo PRA MIM porque céus!!!!!!!!!! EU QUERO MAIS CENAS DO CASAL, dane-se a guerra, quero amor, fluffy fluffy e arco-íris pra todo lado!
--------- encerrando o surto ---------

Mo Dao Zu Shi é bem escrita, bem construída, com personagens complexos e cativantes que seguem uma jornada intensa, cheia de reviravoltas, ação e mistério. Traz reflexões sobre homofobia, sobre abuso de poder, sobre perspectivas de vida, sobre diferenças sociais e suas consequências, sobre preconceito e pré julgamento. Além de ser uma jornada maravilhosa.
Agora me sinto na obrigação de fã de caçar todas as outras obras da autora e lê-las.
Andrea 04/05/2022minha estante
UAU! Até me fez querer ter vontade de ler!

Isa 19/07/2022minha estante
Mdzs é meu favorito da autora mas os outros livros dela também são maravilhosos, principalmente Heaven official's blessing?

geo 01/04/2022

eu realmente não esperava esse final, acho q tornou tudo mais pesado e mais facil de entender o quanto ele sofreu.. que tristeza

Domidip 07/03/2022

Minha obra literária favorita!
Mo dao zu shi começou bem e terminou de uma forma extraordinária. A forma como a autora pega clichês da literatura e subverte eles é perfeita, fazendo com que o livro seja emocionante e imprevisível!

Paola 20/02/2022

E esse final?
Nada de spoileirs aqui!

Enfim, terminei essa saga. Olha, não achei que ia ficar tão triste de terminar, mas fiquei. Comi esse livro num dia só, uma mordida e deu! Acabou tudo!

Mas valeu a pena, d+. Já fiz vários elogios à dinâmica da história na resenha dos outros livros da saga, então vou só soltar minha opinião emocional aqui:

Não é todo livro que me faz sentir tantas emoções assim!!!

Vale a pena do começo ao fim, leiam sem remorsos!!

lala.vy 15/01/2022

Maravilhoso
Um ótimo fechamento de série! Ainda não li os extras pois quero prolongar ao máximo a minha leitura desses livros. Foi uma experiência incrível!!! O protagonista, Wei Wuxian, é uma mistura de herói , anti-herói e vilão ao mesmo tempo, mudando nas perspectivas de vários outros personagens e a gente acompanha a de cada um. Ele é um personagem extremamente complexo e entrou pra minha lista de favoritos. Mesmo essa história tendo vários "vilões" incluindo o protagonista nós vemos o que cada um passou e isso me fez pensar que não existe herói nem vilão nessa história e sim injustiças e dores diferentes. O casal é perfeito e lgbt embora eu goste muito mais do casal do outro livro da autora (heaven's official blessing) esse me cativou muito também.
Mxtx nunca erra nas suas histórias e com certeza escreve os meus livros favoritos.
Uma obra complexa e incrível de se ler!

Lary 13/01/2022

Nossa sério MDZS é uma história maravilhosa, estou triste por ter acabado de ler (provavelmente daqui a um mês vou reler tudo de novo kkkkkk) finalmente os wangxian tiveram um final feliz. O desenvolvimento de todos personagens foi muito bom, não teve furos na história deles. A novel me prendeu muito, passei horas de madrugada lendo. Não podia esperar menos de uma obra escrita por mxtx. Recomendo muito que leiam!!

Nic 09/01/2022

O amor sem censura
O último livro de MDZS é de longe o meu favorito por dois motivos: não tem flashbacks e as coisas finalmente dão certo. Tanto pro casal quanto no geral.

Os dois se envolvendo em uma noite de bebedeira, a culpa de WWX por não saber se LWJ o correspondia e, portanto, achando que havia se aproveitado dele. Muito angst nessa parte. A confissão logo em seguida, que derreteu meu coração.

Jiang Cheng e Wei Wuxian botando em pano limpos as confissões do livro anterior, a revelação da grande mente por trás de todos os acontecimentos desde o sacrifício de Mo Xuanyu...

Uma grande história, amo muito os personagens e gosto muito de ler a obra sem censura, ver o amor deles finalmente sendo representado sem as barreiras do conservadorismo.

Ariel.Zacarias 20/12/2021

Eu sou completamente apaixonada por essa história, como ela é escrita, a construção de mundo, mitologia é maravilhoso.

Isa 26/11/2021

Alerta! Essa história vicia
Eu entrei nesse mundo pelo drama de tv The Untamed que é baseado nesses livros e me apaixonei perdidamente pela história e personagens.

O romance é um slow burn perfeito. Meu coração derreteu tanto por eles que nem devo ter mais coração, foram tantos momentos que me fez ter um surto com tanto de fofura. Shipavel demais.

Mas nem tudo são flores. Eu lembro de pensar que o romance dos dois, o amor deles é praticamente uma luz em meio a escuridão. Isso porque a história é bem sombria. Ela tem bastante tirada de humor, mas no geral é cheia de tragédias, mortes, personagens bons com fins trágicos que não mereciam tal fim, personagens maus mas com uma história passada triste que te faz ter pena deles em algum momento de alguma forma. Nem todos relacionamentos quebrados são completamente remendados, nem todo mundo termina feliz. Dá pra chorar bastante, mas da pra rir e sorrir bastante também. E como disse o romance é a luz de tudo, apesar das dificuldades que enfrentam e de toda dor que passam, eles deixam nossos corações quentinhos.

Wei Wuxian nunca fez nada de errado. Ele fez o melhor que podia em uma situação impossível. Ele tem o coração puro, de "herói", isso é, ele escolhe fazer a coisa certa, mesmo que seja o caminho mais difícil. E apesar de todas dores que passou continua sorrindo.

Lan Wangji é meu bebê e vou proteger. Também nunca errou. Segue seu coração independente das consequências. Eu amo como ele tem dois extremos: super fofo e super agressivo.

Lan Xichan, Xiao xingchen, Yanli e Wen Ning são puros demais pra esse mundo. Quero proteger.

Não consigui odiar Jiang Cheng e Lin Zixuan, eles foram babacas em várias ocasiões, mas o primeiro sempre mostrou afeto e carinho pelo Wei Wuxian, mesmo sempre dando bronca e foi só depois da morte da irmã que ele se voltou contra ele. O segundo na maioria das vezes esteve do lado certo e fez a coisa certa, como quando tentou proteger a MianMian e ele amava a Yanli. Eles são personagens bem cinzas pra mim, bem humanos, cometem erros mas não são maus.

Lan Sizhui, Jin Ling, Lan jingyi são bebezinhos preciosos. Amo como eles admiram e respeitam Wei Wuxian e Lan Wangji.

Historia muito bem escrita, personagens bem escritos. Só não gostei que no final não vemos pelos flashbacks como o Wei Wuxian morreu, só fica contado por alto mesmo.
Houve um ou outros detalhe ou cena que me incomodou, nada que afete a história ou minha nota. Leiam. E pra quem leu indico ver o drama também, é uma otima adaptação mesmo com a censura.

triz 23/11/2021

amei amei amei
Não sei o que falar além de que eu amei, eita escrita boa!!! Romance maravilhoso, batalhas perfeitas!
Quero ler de novo já

Taina.Vieira 15/11/2021

Nesse livro tudo que tinha que acontecer, acontece. Finalmente Wei WuXian e Lan Zhan tem sua redençã.

Mariele40 13/11/2021

"Na melhor das hipóteses, você é o herói indomável; na pior, você ofende as pessoas onde quer que vá."