Nove Desconhecidos

Nove Desconhecidos Liane Moriarty

Resenhas - Nove desconhecidos

Laisi 06/06/2021

Eu fiquei muito em dúvida de que nota dar. Na realidade acho que eu daria 3.5, mas como não tem como vai 4 estrelas.

É um livro muito bom, mas o final ficou maçante na minha opinião. Traz muitas reflexões boas e muitas frases de "efeito" incríveis.

E se preparem para ver a pessoa mais louca de pedra que você pode imaginar.
Anne Balbueno 06/06/2021minha estante
Se você der duplo clique na estrela ela fica na metade

Laisi 07/06/2021minha estante
Muito obrigada Anne

Matheus656 30/06/2023

Peculiar e interessante
Durante a leitura desse livro eu tratei ele como se fosse em algum momento ter alguma coisa relevante, mas eu não podia estar mais errado. O livro em si não se trata de reviravoltas, ele é um livro mais sobre os personagens mesmo e seus problemas internos. Nove desconhecidos vão para uma espécie de spa, que promete curar eles de qualquer problemas que tenham, e ali as coisas começam a ficar estranhas (e confesso que amo esse estranho que algumas obras passam). O livro é contado pelo ponto de vista de todos os personagens dali, e mesmo aqueles que tem um ou outro ponto de vista, consegue ser bem utilizado e passar a mensagem que o personagem queria transmitir. O livro então segue uma narrativa linear, sem grandes altos e baixos, mais focado no eu profundo de cada um dos envolvidos. Até certa parte do livro, lá pra mais da metade, algumas respostas serão dadas e isso vai ser o ápice para os acontecimentos finais da obra. É bem interessante, gostei de como a autora conseguiu narrar vários personagens e cada um ter sua personalidade bem definida. Talvez eu procure outros livros da autora para ler em breve.
Eduardo Rockwell 30/06/2023minha estante
Aí fico tão feliz vendo que não fui só eu que gostei e entendi a mensagem desse livro ksksk recomendo "Pequenas Grandes Mentiras", um dos melhores da autora

Betta 14/12/2021

Que livro
Uma leitura necessária que fala sobre saúde mental e sobre um tratamento utilizado nesse livro, achei muito interessante o que autora trouxe

Rosângela Presti 14/06/2021

História legal, mas com poucas reviravoltas
Coloquei 3 estrelas, mas a acredito que valha 2,5.
A narrativa é bem menos movimentada do que eu esperava. Há dois momentos de mais ação no livro e o restante conta mais sobre as vidas dos personagens e sua rotina no retiro Tranquilum House. Cada personagem e seus problemas pessoais trazem temas muito interessantes para debate. Como são muito personagens, não teve muito como desenvolver a fundo cada drama que eles passam.
Vale a leitura para quem gosta de refletir sobre a vida vendo as diversas possiblidades de vida que se apresentam nesses personagens.

Tay 10/03/2022

Esse aqui tem um ligeiro drama familiar, que eu amo, mas não trabalha direito. Distrai, mas é isso. E tá de boa, porque acredito que essa é a proposta dele. Mas eu meio que esperava mais de alguém que escreveu Pequenas Grandes Mentiras.

patriciagguimaraes 29/08/2020

Começa bem
O livro começa bem, a autora é maravilhosa em elaborar personagens. Mas depois a história fica mt chata, cheia de reviravoltas bobas e sem sentido. Não é terrível, mas não esperem nada de muito espetacular.

marvinlext 13/09/2021

Que montanha russa...
Eu sou muito suspeito para falar de qualquer livro da Moriarty... Afinal, eu sou fã dessa mulher, leria até uma lista de tarefas do dia dela.

Primeiro, esse não é um livro de acontecimentos. É um livro de personagens. A construção desses personagens dura mais ou menos 60% do livro.
Tendo isso em mente, a probabilidade de você se decepcionar com a leitura é praticamente nula. Moriarty é perfeita em contrução de personagens, faz isso com maestria, nesse livro ela eleva essa sua característica ao extremo: Você conhece esses personagens, você já falou com esses personagens, VOCÊ CONSEGUE ATÉ TOCAR NOS PERSONAGEM.

Se tratando de um livro com muitos protagonistas, temos muitas histórias para serem contadas, aqui. Moriarty trás algumas reflexões sobre assuntos importantíssimos, como: pressão estética; abuso de drogas do ponto de vista da família do viciado; depressão; suicídio; luto entre outros.
E todos os assuntos são tratados com um cuidado e responsabilidade divinos de Moriarty, olha só.

Entretanto, Nove desconhecidos não se resume apenas em ótima contrução de personagem... A história que costura todas essas pessoas é simplesmente impecável. Essa leitura me causou tantas emoções diferentes, que fica até difícil dizer o que eu senti de fato. Ora eu estava chorando de rir; ora meus olhos estavam escorrendo enquanto sentia um aperto enorme no meu coração; depois, eu estava completamente impactado e prendendo a respiração, porquê nada do que estava acontecendo havia passado pela minha cabeça em momento algum.

Enfim, finalizo dizendo que esse se tornou o meu livro preferido da vida! Uma ótima experiência, nossa ??

Anne - @literatura.estrangeira 03/07/2020

Decepção
Esse ano começou com tanta decepção literária. ?

O engraçado da Liane que parece que leio os livros dela começando do melhor para o pior.
O primeiro livro que li dela, Pequenas Grandes Mentiras, foi o que mais gostei. Depois a cada livro eu fui gostando menos e esse eu não curti.

A história não faz muito sentido. Se prolonga sem deixar muitas pistas e vai se tornando um amontoado de pontas soltas. E o final não me surpreendeu. ?????
Beatriz2810 07/07/2020minha estante
Acabei de ler e MDDC ??????
A impressão que fiquei foi que a história ficou tão escalafobética que ela não soube fechar de maneira interessante, construiu um suspense com um negócio que no final não convenceu, a conta não fechou e ainda ficou um final de novela.
Muito mais interessante seria se fosse um negócio tipo O Caso dos Dez Negrinhos que todo mundo morre, sei lá, saísse a dona do spa livre, mas uma coisa mais satisfatória para um livro de quase 500 páginas.

Anne - @literatura.estrangeira 06/08/2020minha estante
Não é!!!! Também achei o livro muito sem propósito né.

Beatriz2810 06/08/2020minha estante
Exatamente. Melhor definição.

Alan.Schecter 25/07/2020

"Nada dura para sempre"
Muita gente falou mal desse livro. Confesso que não foi uma leitura muito fluída, principalmente na primeira metade do livro. Ele ganha corpo e suspense dignos da segunda metade pro final. Trata de assuntos dos quais eu particularmente me interesso, como budismo, yoga, meditação e auto conhecimento. Os personagens são bem construídos e é fácil se apegar a eles. Destaque para Heather e Delilah. A Nicole Kidman comprou os direitos do livro antes mesmo de ser publicado (vem serie boa por aí). O final do livro é delicioso. Eu simplesmente amei o enredo final de cada personagem e o desenrolar da trama. Só não dei 5 estrelas porque faltou um pouco para mim. Apesar de ter curtido o final e alguns assuntos tratados na trama, não foi um livro que me prendeu.

Carolina.Gasai 26/07/2022

Transformador
É o terceiro livro da autora que leio e mais uma vez ela conseguiu me deixar de queixo caído.

Se tem uma coisa que eu gosto nas histórias da Liane, é a forma como ela consegue criar tramas que te deixam desesperado pra saber o que vai acontecer em seguida, isso sem contar os plot twists pontuais e que te fazem se contorcer de expectativa.

Nove desconhecidos não é diferente. Um grupo comum de pessoas, absolutamente diferentes entre si, mas buscando algum tipo de transformação se encontram em um spa que promete a transformação absoluta em 10 dias.

Outra característica da autora são seus personagens, extremamente bem construídos e realistas. Cada um dos hóspedes tinha seus demônios para enfrentar.

Algumas partes me deixavam surtando de ódio, outras me emocionaram profundamente, e o final é literalmente como andar na montanha russa mais insana do mundo e depois deitar na grama ouvindo música clássica

Dany 16/04/2021

Final fraco
A autora escreve muito bem. A leitura é gostosa. Parece que algo extraordinário vai acontecer, mas não. O final ficou a desejar. Não seria um livro que eu recomendaria.

Ana Vizentim 19/09/2021

Livro necessário
Uma escrita q nos prende, com um tema super amplo q é a saúde mental. Uma abordagem q eu não esperava...
Será q mudamos de verdade??? ou são sempre só aparências???
Gostei bastante e agora vou assistir à série ?

Paula.Knupp 25/09/2021

Livro bom mas não atendeu minhas expectativas. Que pena. Li todos os livros da autora e amei demais , talvez por isso esperei mais desse livro e não me entregou o que esperei. História leve, segredos meia bomba e final feliz. Mas os outros são muito melhores na minha opinião.

Marcella 08/08/2020

Primeiro de muitos
Esse foi o primeiro livro da autora que li. Demorei um pouco para engrenar a leitura mas depois da metade não conseguia mais parar de ler. Recomendo.

Rav 07/05/2020

Não sei o que pensar. Apenas sentir.
Aaaaaa eu não sei o que foi esse livro! Eu curto bastante a Liane, mas de verdade eu não sei se amei ou odiei esse livro.

Alguns trechos foram lindos e me identifiquei super, outros eu revirei os olhos a ponto de achar que ia morrer, mas o fato é: esse não é o tipo de livro com a assinatura da Liane. Segue um caminho bem diferente dos outros, na minha humilde opinião.

Começa com essa trilha good vibes de detox em spa e transformação pessoal e as histórias das tais 9 pessoas que não se conhecem. Numa parte da história eu juro que fiquei me questionando onde isso tudo ia dar e dei uma pausa na leitura.

Mas depois a narrativa toma um rumo, que olha... não sei explicar. Só posso pedir a todas as pessoas que leiam, pra que assim eu tenha com quem dissertar sobre e chegar a uma conclusão. Ou não.
Fabiana 08/05/2020minha estante
Também achei um tanto diferente do estilo dela...
Não foi o melhor é achei que após 70%, perdeu a mão. Mas é uma leitura fácil e isso ajuda a manter o ritmo...

Rav 08/05/2020minha estante
Sim. A leitura é fluida mesmo. Concordo com você sobre a perda de mão a partir dos 70%.

Jéssica.Aparecida 25/06/2020minha estante
Acho que o grande recado do livro é que nossos problemas parecem enormes até vermos os dos outros. Tá todo mundo enfrentando sua barra, sabe? E a maior lição é que apesar disso, todo mundo ama sua vida e sentiria muita muita falta de viver as coisas simples do dia a dia. Esse livro faz a gente refletir sobre valorizar as coisas simples, apesar dos problemas que temos na vida.

Rav 25/06/2020minha estante
Olha, Jessica, eu até concordo com você, mas acho que a narrativa não conseguiu despertar esses sentimentos em mim. A construção não me fez criar um vínculo real com os personagens e o fechamento dos ciclos não me fez enxergar que a história seria crível. Gosto muito da autora, como eu disse e seguirei lendo outras obras dela, mas essa infelizmente não me tocou tanto. Mas que bom que foi uma experiência profunda pra você! Fico feliz em saber. ?

Jéssica.Aparecida 25/06/2020minha estante
??????