Rainha do Ar e da Escuridão

Cassandra Clare

Resenhas -

jemzices 24/12/2023

Um final merecido
Vi muito gente falando que o final é meio parado comparado com o resto da trilogia, mas achei que todos os personagens mereceram o final mais calmo depois de tudo que passaram.
Ansiosa para ler os livros do Ash quando for lançado pq esse menino prometo e muito!

Sou a Ray 21/12/2023

Simplesmente maravilhoso
O que foi esse livro? Manooooooo
Não parei de fazer marcações!
Quantas informações sobre o mundo das fadas e dos nefilins! Guerra e magia ?
Amo os blackthorn com todo meu coração ?
E sobre Julian e Emma? SIMPLESMENTE SAO GIGANTES!!! (?)
Amo absolutamente cada página que Alec e Magnus aparecem ??? Muito satisfatório ver uma galera de instrumentos aqui nesse livro!
Toda a trama foi bem escrita e conduz o leitor a surtar kkkk
Amei meu triângulo amoroso TÁ? ?? lindos demais?? inclusive não aceitei uma morte lá, me emocionei muito com quem sentiu demais a perda?
Ódio (como sempre) da clave. E o final? GENTE PELO AMOR DE DEUS! A galera não tem paz!!!!!!!?
E vamos de próxima trilogia pq esse babado será de outro mundooooo kk?

Mari 20/12/2023

Emma significa universo...
Essa trilogia constantemente me despertou sentimentos conflitantes desde o começo. Mas em relação ao final: eu esperava um pouco mais de algumas coisas que foram desenvolvidas desde o começo, algumas coisas que foram concluídas foram concluídas do nada e sem explicação direito. Acho muito complicado isso das coisas só serem resolvidas na última das últimas páginas... Contudo, os personagens me despertam muita nostalgia, algumas cenas me emocionaram demais e o final me deixou em surto???? Amo demais a Emma e queria ver mais dela nos próximos livros. Mais uma trilogia concluída da CC pra conta!

Esthefany 20/12/2023

Amo cassandra
Sinceramente? Gostei mais dos coadjuvantes dessa saga do que dos protagonistas (que são meio chatinho pra caraca).

Mari 16/12/2023

Fada da conveniência
Comecei essa trilogia amando o primeiro livro, amando os personagens e a medida que avancei nessa história só me decepcionei.
Esse terceiro livro poderia ter umas 200-300 páginas a menos, a parte de Thule completamente desnecessária. A fada da conveniência agiu durante todo esse livro.
Os únicos personagens pra mim que continuei gostando e, só continue essa leitura por eles foram Dru, Kit e Ty. E fico feliz que vai ter história deles em outros livros, mas que Cassandra não acabe estragando as coisas.
Esse final, misericórdia, que frustante, eles só venceram uma luta e não a batalha em si. E no final que Julian fala "Só podemos prender as pessoas pelo que elas fazem, e não pelo que pensam", meu querido você estava presente em toda a história ?????????
O que esse povo da tropa mais fez foi matar, corromper o mundo de vocês, praticamente a quadrilha Bolsonaro, e no final deixaram Alicante pra eles sem nenhum tipo de punição.
Certeza que é pra ter história pra trilogia final desse universo.
Chateadaaaa.

CammisFiggueiredo 11/12/2023

Só não mantive a mesma nota dos dois primeiros livros, pq o sentimento durante a leitura não foi igual. Aconteceu muita coisa nesse livro. Ao mesmo tempo que parecia longo dms, tinha partes que parecia corrido...
A guerra foi boa, gostei das reviravoltas, só achei conveniente a questão dos Parabatai (?), esperava algo mais elaborado, porém, gostei da explicação sobre a maldição.
Enfim, a série no geral é boa. Adorei e tô pronta pra continuar a saga ?

Linne 10/12/2023

Conseguiram ?
Esse livro foi muito frenético. Achava que Cassandra já tinha entregado tudo que poderia nos outros livros mas estava redondamente enganada. Amei os desfechos da história, não sei se gosto do retorno de um certo vilão mesmo sendo em outra dimensão, mas não posso dizer que não me surpreendeu. Amei o destino dos personagens, principalmente os dos outros livros com os finais felizes que mereciam.
Agora me falta ter vergonha na cara e terminar As últimas horas e as maldições ancestrais para esperar o grande fim dessa saga. E o epílogo deste livro foi bem revelador. Estou ansiosa para ver o que me aguarda.

mavenmorrigan 10/12/2023

Melhor desfecho? Impossível
Amarrando com chave de ouro grande parte dos dramas protagonistas e primariamente secundários, Rainha do Ar e da Escuridão encerra e deixa um gostinho de quero mais para a próxima e última saga do mundo dos caçadores de sombras. Cassandra sempre sabe como alimentar seu público.

Bruno699 04/12/2023

Enquanto você existir eu vou te amar
"Rainha do Ar e da Escuridão" é o terceiro e último livro da série "Os Artifícios das Trevas", escrita por Cassandra Clare. Nesta emocionante conclusão, somos mergulhados em um mundo de fantasia repleto de ação, romance e reviravoltas surpreendentes.

A trama se desenrola após os eventos do livro anterior, onde a protagonista Emma Carstairs e seus amigos enfrentam uma ameaça iminente que coloca em risco não apenas o Mundo das Sombras, mas também o mundo dos humanos. A autora nos conduz por uma jornada repleta de mistérios e segredos, explorando temas como lealdade, amor proibido e sacrifício.

Uma das maiores qualidades do livro é a construção dos personagens. Cassandra Clare nos presenteia com protagonistas complexos e cativantes, cada um com suas próprias motivações e dilemas. Emma Carstairs é uma heroína corajosa e determinada, disposta a enfrentar qualquer desafio para proteger aqueles que ama. Já Julian Blackthorn, seu par romântico, é um personagem cheio de nuances, lidando com o peso das responsabilidades e uma paixão proibida.

Além do casal principal, somos apresentados a uma variedade de personagens secundários igualmente interessantes. A autora explora os relacionamentos entre eles de forma habilidosa, criando laços de amizade profundos e conflitos intensos. Os diálogos são bem construídos e as interações entre os personagens são realistas, fazendo com que o leitor se sinta parte da história.

A narrativa de Cassandra Clare é envolvente e repleta de reviravoltas. A autora sabe dosar perfeitamente os momentos de ação e tensão, mantendo o leitor preso à história do início ao fim. Os capítulos são curtos e dinâmicos, o que contribui para a fluidez da leitura.

Além disso, a autora explora temas relevantes ao longo da trama, como preconceito, aceitação e o poder da amizade. Ela aborda questões complexas de forma sensível, fazendo com que o leitor reflita sobre esses assuntos enquanto se diverte com a história.

Outro aspecto positivo do livro é o cuidado com os detalhes. Cassandra Clare cria um mundo rico e detalhado, repleto de criaturas mágicas, feitiços e lugares fascinantes. A descrição dos cenários é vívida e imersiva, transportando o leitor para dentro do universo criado pela autora.

Em suma, "Rainha do Ar e da Escuridão" é uma conclusão satisfatória para a série "Os Artifícios das Trevas". Com uma trama envolvente, personagens cativantes e uma escrita habilidosa, Cassandra Clare entrega uma história repleta de emoção e aventura. Os fãs da autora e do gênero de fantasia certamente irão se encantar com essa obra.

Amanndah 01/12/2023

Rainha do Ar e da Escuridão
"- Por favor, não me deixe neste mundo sem você.
Ela conseguiu sorrir para ele.
- Você foi a melhor parte da minha vida."

Rainha do Ar e da Escuridão finaliza a trilogia de Os Artifios das Trevas da melhor maneira possível, as aventuras e desafios são incessantes, do começo ao fim, os caçadores de sombras precisam enfrentar diversos obstáculos que surgem pelo caminho com o intuito de destruí-los. Julian e Emma aprendem a serem ainda mais fortes juntos, lutando lado a lado e sobrevivendo ao impossível graças ao amor que sentem um pelo outro.

A última batalha, nos faz envolvidos, a descrição e os detalhes nos torna presentes na batalha, tornando a história ainda mais bela.

Saber que Emma e Julian finalmente vão poder viver tudo que sempre sonharam juntos, lado a lado, fazendo do amor deles real, não tendo que trancar esses sentimentos, podendo viver livre de medo e julgamentos, traz um alívio, pois o amor deles é belo, é cheio de significado em apenas olhares e é imbatível a qualquer coisa do mundo dos caçadores de sombras ou qualquer lugar para onde forem juntos, pois o amor deles é poderoso é capaz de sobreviver ao impossível.

"Nescis quid serus vesper vehat."

Marcela 30/11/2023

Sou amante declarada do Mundo das Sombras, por isso essa trilogia me frustrou tanto. Acredito que a própria escolha de contar a história por meio de uma trilogia a comprometeu. Desde o primeiro livro as coisas aconteceram de forma tão corrida e superficial que foi difícil se afeiçoar aos personagens, se chocar com as reviravoltas ou mesmo sentir algumas perdas.
Um dos grandes trunfos da Cassandra não é exatamente o Mundo das Sombras, mas a forma coesa, cômica e poética com que esse universo se constrói. Em Artifícios das Trevas isso se apresenta de forma muito superficial, existem tantos personagens com histórias incríveis, (como a da Diana e dos irmãos Rosales) que, muito mal aproveitadas, tornaram a experiência do leitor com eles irrisória. Quanto aos personagens principais, eles sequer arranham o pedestal que Jace, Clary, Jem, Tessa, Will e Cia conquistaram em suas histórias.
Isso se deve, em parte, ao excesso de plots que essa trilogia tentou amarrar, envolvendo as tensões Seelie e Unseelie, a Tropa (que foi, novamente, uma ideia fantástica, porém, mal aproveitada), a Praga, Annabel, Malcon, Thule, herdeiros perdidos, relíquias mágicas, seitas secretas (como a esquecida Loteria do primeiro livro) e vai embora... Ao fim, a sensação é que a história não deu conta de articular metade desses problemas de forma coerente, e, infelizmente, não conseguiu criar um nível de afeição e identificação entre o leitor e os personagens para além da experiência introdutória que tivemos com os pequenos Blacktorns em Cidade do Fogo Celestial.

Ana 19/11/2023

Fraco
Esse livro é o encerramento da trilogia Artifícios das Trevas, que conta a história de Emma Carstairs e Julian Blackthorn, entre muitos outros.

Como eu dei 5 estrelas pro livro anterior, esse com certeza foi uma decepção.

O começo do livro é muito chato e repetitivo, acho que boa parte das primeiras 300 páginas foram totalmente desnecessárias. Pra mim esse livro arrastou tanto, mas tanto, que eu só terminei na força do ódio mesmo.

O livro só começa de fato pela metade, quando acontecem as coisas no reino das fadas.

Talvez eu tenha odiado a leitura pelos personagens desprezíveis da Tropa terem muito foco, mas o final também não foi bom. Achei, por vários trechos na última parte, que a escrita parecia de uma fanfic, e que a solução dos grandes problemas foi MUITO facilitada e sem sentido nenhum.

Não quero incluir spoilers, mas apesar de ter achado ruim eu fiquei feliz pelos personagens. E tbm muito curiosa pra próxima trilogia, pq um suspense de fim de livro a Cassandra sabe bem fazer.

Kit e Ty são meus amores completos, Emma e Julian me ensinaram muito sobre relacionamentos, e por isso eu sou grata.