O Bom Filho

O Bom Filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Isya Ferreira 14/02/2020

Lado
Eu lamento dizer, mas eu estou do lado do personagem principal desde o final. Apesar de o desfecho não ter sido do jeito que eu queria, continuo apoiando-o.

@jana450 20/06/2020

Não se engane. O vencedor é quem continua vivo.
Vou tentar falar algumas coisas sem SPOILER, caso decidam ler. SUPER INDICO!
Que mãe corajosa! Descobrindo cedo sobre o predador! E mesmo depois de presenciar aquele DIA, ainda teve coragem de adotar, correndo o risco de ser mais um vítima do predador. (ADMIREI)
Quando a titia alertou para o desenho...Ah, se ela tivesse o o mínimo de crédito.
Enfim: “As histórias felizes geralmente não são verdadeiras.”
Janaina 24/06/2020minha estante
Eu li esse livro há alguns semanas e adorei. Estou ansiosa para ler outros títulos da autora.

@jana450 24/06/2020minha estante
Muito bom mesmo!

Cami 05/04/2023

Foi uma leitura diferente para mim, já que não estou acostumada a thrillers, mas o mistério é bem envolvente.
A única coisa que me irritou bastante eram os comentários do assassino a respeito das situações, como se ele não tivesse culpa, e o ódio que eu senti da psiquiatra pelo jeito que ela agiu com uma criança.
Kidakika 05/05/2023minha estante
Esse está na minha lista há bastante tempo. É muito assustador?

Isabela 16/04/2022

"Tenho certo talento para a desonestidade"
Eu adoro histórias que envolvam crimes e psicopatas e isso já não é mistério nenhum, mas esse livro me pegou. Eu adorei demais!
O livro tem uma narrativa super inteligente e envolvente, os personagens são complexos e a história do Yu-Jin... Nossa!
A literatura coreana tem sido, no geral, uma grata surpresa para mim.
É um livro que vale super a pena a sua atenção!

Coelho 28/10/2021

Bom, inesperado e cíclico
Foi uma novidade ao ler o livro da escritora de outro país (fora EUA), alguns aspectos foram legais de serem trabalhados mentalmente como o estilo de vida deles e que o personagem usava máscara para correr na rua (um ano antes da pandemia, visionário?).

Cheio de reviravoltas onde você assume uma posição e logo em seguida vira totalmente o lado da defesa ao ser apresentado a história por completo.

O final me pareceu bem construído e dando a impressão de uma situação onde o personagem se encontra presente num ciclo sem fim, até que alguém o pare.

Obrigado a TAG por colocar esse livro entre as entregas de 2019.

Manu 05/11/2020

Um thriller psicológico diferenciado
"O bom filho" é narrado em primeira pessoa pelo Yu-Jin. O homem sofre de epilepsia desde criança. Um dia, ele acorda completamente ensanguentado. Sentindo os efeitos de um pós-ataque epilético, ele desce as escadas e encontra a sua própria mãe degolada no chão da cozinha. Claramente, os indícios acusam que ele esteve presente no ato (possível culpado?). A narrativa se desenrola a partir daí.
Me atendo às minhas perspectivas, posso dizer que a abordagem da autora foi bem inédita e extremamente interessante. O narrador em primeira pessoa geralmente não é confiável, e acaba nos confundindo e fazendo com que tenhamos dúvidas sobre o desenrolar dos fatos. Porém, senti algumas questões extremamente convenientes para o desfecho da história, tornando alguns momentos pouco críveis. Fora isso, achei o final muito cinematográfico (não é um ponto negativo! Apesar de achar que seria difícil uma produção fiel à narrativa construída).
Recomendo pra quem está buscando um thriller que escava os sentimentos e as incompreensões que temos dos que estão ao nosso redor. Vale a pena!

becca39 10/05/2023

O "bom" filho
Li esse livro sem saber do que se tratava, então o início foi bem confuso (tive até um pouco de empatia com o protagonista ?), quando eu entendi o que estava acontecendo fiquei me sentindo uma tonta kkkkkk

Sobre a leitura, tem partes que são densas e flui pouco, mas chega numa parte que é impossível parar a leitura por mais terrível e nojento que sejam os detalhes!

Chegando próximo do fim, eu cogitei vários finais e não acertei kkkkk honestamente, fiquei revoltada com o final do livro e pelas resenhas daqui percebi que foi um consenso kkkkkk

Juh Taks 22/04/2020

A primeira dica é : não desista !!!
O livro de uma escritora coreana , que traz na sinopse a frase : a resposta coreana a Stephen King , cria uma expectativa que nos primeiros dias de leitura são logo derrubadas . Leitura cansativa , paradona ( pro meu gosto ) , mas , ao longo do livro a história vai se construindo , o personagem vai se mostrando e fica realmente difícil parar de ler sem antes saber o final , que inclusive foge ao óbvio .
É um suspense , fala sobre psicopatas e sua mente . Interessante ! Vale a pena !
#Leiam #MaisUm #4DoAno #Indicação #OBomFilho

Carolina273 01/09/2023

Quando li a sinopse (e por indicação de uma amiga), fiquei completamente curiosa pra saber como seria o desenrolar dessa história. Além de ser um livro com uma boa escrita, a história te prende de uma maneira absurda, é dividida em apenas três capítulos e parece que leitura não rende, mas vale muito a pena.
Em vários momentos fiquei me perguntando se era aquilo mesmo, que não podia piorar e sempre piorava, você muda a perspectiva de cada personagem ao longo da leitura, tentando encontrar de fato o culpado, fiquei tentando analisar tudo que tava acontecendo e pensando em uma possível explicação para ação de cada personagem, enfim estou com dificuldades de escrever sem spoilers.
Sem dúvidas possuem alguns gatilhos, mas também trás uma reflexão sobre negligência de medicamentos e também sobre pessoas/tratamentos com transtornos de personalidades antissociais

luana 12/05/2021

É bom!
Pra mim, não houve nada de muito surpreendente. Acho que seja fácil imaginar basicamente tudo sobre o que acontece. O interessante, no caso, é acompanhar quando e como vai acontecer, e como o Yu-jin (desgraçado) vai lidar com a situação, o que vai usar como justificativa pra si mesmo. Também é interessante acompanhar as páginas do diário da mãe dele e entender como tudo isso se manifestou e se desenvolveu nele. Foi uma leitura bem fluida, recomendo.

Renata (@renatac.arruda) 29/04/2021

Quando comecei a ler este livro, me impressionei com o quanto ele havia me pegado e como era um thriller psicológico daqueles dos bons, que prendem a nossa atenção até o fim com um quebra-cabeças pra lá de esquisito. O enredo é legal porque nós sabemos tanto o quanto o narrador-personagem e vamos descobrindo junto com ele o que, de fato, está acontecendo.

Quem gosta de thriller, seja no cinema, na TV ou na literatura, sabe que as pistas costumam estar todas presentes ao longo da história e sempre dá pra antecipar algumas revelações, embora alguns autores e autoras sejam brilhantes na arte de despistar e confundir. O problema é que muitos thrillers também sofrem do mesmo mal: entregar um final aquém das expectativas. Em alguns casos, a impressão que dá é a de que a pessoa que escreveu se perdeu na própria narrativa mirabolante que criou e depois não soube fechar as pontas e resolver.

Em outros casos, como o de O Bom Filho, parece que a autora simplesmente quis mostrar que era inteligente e acaba derrapando em soluções anti-climáticas e inverossímeis mesmo dentro de um universo já bastante improvável. Talvez a intenção seja criar um gancho para uma próxima história, ou talvez não, mas o que acontece aqui foi bastante decepcionante pra mim. Até brinquei dizendo que parecia o final de Dexter, cuja última temporada conseguiu deturpar e estragar tudo o que a série tinha de melhor. Quem assistiu deve estar entendendo o tamanho do tombo.

Ainda assim, um livro não é feito apenas do seu final e esse aqui tem vários momentos de tensão e descobertas que vale a pena acompanhar. E é especialmente divertido ver as várias menções e referências ao filme Cidade de Deus, algo que eu não esperava encontrar. Além disso, achei fascinante ter acesso à mente perturbada de um protagonista que não sabe até onde é a vítima ou o agressor.

Quem gosta do gênero, vale dar uma chance.

clarice 26/12/2021

aí q odiooo
como q essas coreanas escrevem tão bem hein nossa eu ficava quase saltando da cadeira pra saber oq aconteceria nesse livro minhas teorias internas mudando a cada três segundos pq a autora deixa a gente sempre pensando ?hmm sera? e a gente nunca sabe se vai ser mesmo ou não e claro como todo bom livro deixa a gente morrendo de ódio