O que Aconteceu com Annie

O que Aconteceu com Annie C.J. Tudor

Resenhas - O Que Aconteceu Com Annie

Nathan.Struchel 21/01/2023minha estante
Vc entendeu aquele epílogo? Eram os espíritos da Annie e do menino que morreu lá pela mãe que estavam tentando levar o Henry pra mina? Então o espírito da Annie é do mal? Ou ela só queria achar mais alguém pra brincar?

Thaty.Reis 09/03/2023minha estante
Acredito que sim, os espíritos de Annie e do menino só queriam alguém para brincar, já que Henry tinha o "dom" de poder vê-los, enquanto ninguém via.

Natalia.Neves 14/01/2021

Sempre o mesmo estilo nos livros . Nada surpreende mais. Não sei pq ainda tento ler.
j_jsjunior 14/01/2021minha estante
O homem de giz achei interessante, este ainda irei ler

Júnior 29/04/2023minha estante
Sinto muito a falta de você, garota. Muito mesmo.

Gabriella453 06/10/2022minha estante
Achei a mesma coisa, que final péssimo e sem sentido. Odiei e me senti muito boba com a expectativa que criei no começo.

Maria13823 02/11/2022minha estante
Sim, me senti uma palhaça no final kkk

Helaina 27/05/2023

"Às vezes, no entanto, não há outra escolha senão a errada." - Pág.11
Com o hype em torno do nome da autora, e acompanhada pela minha mãe, quando fui à livraria acabei comprando três livros da CJ Tudor sem nem mesmo saber se iria gostar da escrita. Li e gostei de ‘O Homem de Giz’ e agora me aventurei nessa segunda história que promete um mistério tão bom quanto o do outro livro.

Joe Thorne é o personagem principal dessa narrativa em primeira pessoa, então acompanhamos tudo pela perspectiva dele. Ele consegue uma vaga de professor em sua antiga escola, Instituto Arnhill, enquanto tenta descobrir o que pode ter acontecido com sua irmã, Anne, e se esconde de pessoas que querem cobrar dele suas dívidas de jogo. Uma perseguição nada amigável e bastante violenta. Esse também é o clima de da recepção a ele na cidade. A tensão já começa alta e não demora a partir para a agressão.

"Entendo a mensagem: Arnhill é um vilarejo impiedoso onde aconteceram muitas coisas ruins." Pág.128

Os demais personagens presentes são os alunos e funcionários da escola e os habitantes do vilarejo, mas, como acompanhamos o protagonista, estes só recebem mais atenção quando tem alguma ligação relevante com o mesmo.

No início do livro temos um prólogo narrado em 3ª pessoa com dois policiais chegando a uma cena de crime. Os mortos são uma professora do vilarejo e seu filho e é nesse local que Joe procura abrigo em sua temporada na cidade, depois que foi limpo, claro. E o detalhe foi omitido pela agência que alugou o imóvel, óbvio. Mas temos internet, e Joe usa esse fato para conseguir um desconto, já que dinheiro não é algo que ele possui.

"Como se a capacidade de comprar uma moradia grande ou o meio de enfrentar um engarrafamento gastando o máximo de combustível possível fosse o auge da realização de nossos escassos anos nesse planeta. Apesar de todos os avanços, ainda avaliamos as pessoas por tijolo, tecido e potência." Pág. 238

A trama acompanha o presente e em alguns momentos o passado, sempre pela perspectiva do protagonista, e nessas lembranças somos apresentados ao que aconteceu com Annie. O mistério da história fica por conta de uma atmosfera sobrenatural em torno do sumiço da garota e seu reaparecimento inexplicável. Não era para ter acontecido e Joe sabia o motivo. Além disso, o culpado pelo crime nunca foi condenado.

Mais uma vez, é assim também em O homem de Giz, o bullying é uma temática muito explorada aqui. Apesar de der presenciado e vivido essa situação na época de escola, nada que eu lembre foi tão violento quanto o que CJ Tudor descreve em seus livros. Inclusive, ouvi alguém dizer certa vez que violência física não é bullying, é crime, e por isso passei a leitura toda revoltada com a escola distribuindo suspensão e “passando pano” para os agressores. No caso dessa história havia um motivo nada ético por trás disso.

"Ele me encara com ar desafiador. E tem razão. Valentões não respeitam quem revida. Apenas batem com mais força. Porque estão sempre em um grupo maior. Uma simples equação numérica." Pág. 98

Eu gostei da leitura. Foi um mistério que me segurou até as últimas páginas e mesmo lá no final ainda há revelações importantes sendo feitas. A narrativa flui rápida e com essa alternância entre passado e presente, apenas em alguns capítulos, às vezes eu lia uma parte já querendo ler a outra para saber o desfecho do evento. Recomendo para quem gosta de leituras desse tipo.

Quem é sensível a cenas de violência ou bullying é bom se preparar antes de ler. A título de comparação, o primeiro livro que li da autora me chocou mais, mas não consigo dizer se há mais ou menos dessas cenas aqui ou se o fato de eu já conhecer a escrita dela tenha me preparado. Quanto ao aspecto sobrenatural, não é muito explorado, inclusive isso me decepcionou um pouco. A trama me fez lembrar muito o filme Cemitério Maldito, baseado no livro de Stephen King. Outro tema sensível presente aqui é o suicídio, não chegou a me impressionar, mas sei que algumas pessoas preferem evitar esse tipo de leitura.

"É engraçado como as crianças conseguem ser criativas quando cruéis." Pág. 30

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2023/04/resenha-o-que-aconteceu-com-annie.html
Edson 29/05/2023minha estante
Gostei da sua resenha. Interessante que seria legal se vc fizesse uma com spoilers

Helaina 29/05/2023minha estante
Obrigada, vou pensar na sugestão, mas depois que leio e resenho esqueço a maioria dos detalhes... só lembro o final mesmo

Barb 13/05/2023

O que aconteceu com Annie: ainda não descobri
Este é o primeiro livro da C.J. Tudor que eu leio. Me disseram que "O Homem de Giz" é muito bom, embora eu não tenha lido, fiquei com uma expectativa muito grande sobre este aqui também ser. Confesso que fiquei um pouco frustrada.

Joe Thorne é um professor de 40 anos que volta para a sua cidade natal, um vilarejo chamado Arnhill, depois de receber um email anônimo que dizia saber o que tinha acontecido com a irmã dele. Quando ele tinha 15 anos e Annie 8, ela desapareceu. Na época, ele achou que não poderia haver coisa pior. E então ela voltou.
O começo do livro é muito parado. As coisas acontecem a passos de tartaruga. O protagonista não é uma pessoa tão amada, se podemos dizer assim, então, grande parte do tempo ele está sozinho. Embora o livro seja narrado em primeira pessoa, ele está sempre muito sozinho.

O Joe sabe de muitas coisas, aliás, o seu passado volta para assombra-lo, e mesmo assim ele faz questão de não nos deixar a par dos fatos que (novamente) ele já sabe, logo de primeira. O livro acaba transitando entre flashbacks e presente entre os capítulos, o que é um porre, pois, um fato que levou vários e vários capítulos poderiam ter sido contado em um único capítulo de flashback por exemplo. Isso atrapalhou demais o avanço da história.

Mesmo que eu tenha achado o ápice final do livro muito no final mesmo, ficou faltando informações sobre o que aconteceram com outros personagens que eram importantes e ajudaram o Joe a "desvendar" o mistério. O plot do livro também não é tão bem sacado e os "vilões" e suas histórias nem foram exploradas muito bem. A história do prólogo também não foi tão explicada e é justamente o prólogo que nos dá uma ideia de que o livro seria bom e mais surpreendente.
O livro também tende para o lado sobrenatural, que no final, não é nem explicado.

Enfim, embora eu lendo o livro fiquei com uma sensação de "acaba pelo amor de Deus" eu também estava morrendo de curiosidade para saber o que diabos tinha acontecido com a Annie, afinal, eu não estava lendo tudo aquilo a toa.
Dei uma nota 2.5 de 5, porque, mesmo sendo totalmente maçante, ele me prendeu até o final. E eu ainda nem entendi o que aconteceu com ela.

Provavelmente essa resenha foi igual ao livro, enorme e maçante, mas eu precisei desabafar.
Gabriela 13/05/2023minha estante
Eu li O homem de giz e o final é cheio de pontas soltas. Não é um final em aberto. São muitas coisas que ocorrem na trama e ficam sem explicação. A autora põe um final "chocante" e torce pra ninguém notar as inconsistências na história. Depois dessa experiência, nunca mais quis ler nada dela, e ainda bem que não li

Eri 22/05/2023minha estante
tenho a mesma opinião sobre esse livro ... li "o homem de giz" e admito que é um dos meus livros favoritos, por ser da mesma autora estava com muita expectativa nesse e acabei me decepcionando

Ni Nanda 08/01/2020

Bom, mas decepcionou.
Achei a história boa. Muitos detalhes interessantes. A leitura foi bem fluída, mas o fim me decepcionou bastante. Fiquei com uma sensação de "Ué?! É isso?".
Rafa Escudeiro 23/01/2020minha estante
Eu também pensei isso! Ela de fato não explicou o "quê" principal. Estou desapontada.

Ni Nanda 27/01/2020minha estante
Exato =/

arthbooks 19/05/2021minha estante
vale a pena??

Gabi Padua 19/05/2021minha estante
Vale sim, você já leu C.J antes? As histórias dela são meio mornas sabe? Talvez você goste mais do que eu kkkk

Gabriel.Juca 02/05/2021

Podia ser um livrão
O Que Aconteceu Com Annie traz a história de Joe Thorne, um professor de língua inglesa, viciado em jogos de cartas, com dividas altíssimas com um perigoso agiota. Quando adolescente, Annie, sua irmã mais nova, desaparece por 48 horas, voltando totalmente diferente. Após receber um e-mail, Joe retorna a Arnhill para entender o que aconteceu com sua irmã e encontrar fantasmas do passado.

Este é o segundo livro de C.J. Tudor, e meu primeiro contato com ela. Digamos que não foi o melhor primeiro contato possível ?.
O livro tem uma história intrigante, misteriosa. Uma mina que, aparentemente ressuscita pessoas (não é spoiler. Isso é mostrado no começo do livro); uma criança que volta violenta; um familiar tentando descobrir o que aconteceu. São elementos perfeitos para um bom livro de suspense/terror. Mas talvez você tenha pensado: "eu já vi isso em algum canto" ?. E sim, você já viu. Este livro é fortemente "inspirado" n'O Cemitério, do Stephen King. Eu ainda não li o livro, só assisti os dois filmes, de 1992 (nem assistam, é bem ruinzinho) e 2019 (esse já é melhor).
A linha entre a inspiração e o plágio é muito tênue. Para mim, foi incômodo ler e ver tantos elementos presentes no filme. Parecia que eu tava lendo o roteiro. Mas se você chega ao livro sem conhecer as outras mídias, esse problema não acontecerá com você.
Deixando de lado a discussão inspiração x plágio, vamos focar no livro. O protagonista é zero carisma pra mim. Passei boa parte do início do livro ocupado revirando os olhos pra ele. No decorrer do livro a gente passa a entender porque ele é tão apático, que talvez faça parte da construção do personagem, mas até lá eu já tava de saco cheio dele. A história tem muitos furos bobos, que dariam para ter sido tampados com uma leitura crítica e uma revisão bem feita. Nisso não culpo a escritora, porque quando você tá escrevendo, muita coisa passa despercebido, porque você tá ali envolvido na escrita. Mas cadê os revisores da editora? Poderiam ter mandado e livro voltar e lançar ele mais completo. No final é tudo muito corrido, tudo acontece em 15 páginas, como se a autora tivesse um limite máximo de páginas a escrever e ela tentasse colocar tudo de uma vez. Mas o livro não é de todo mal. A escrita é boa, convidativa, principalmente para o primeiro contato com o gênero. Os personagens principais são bem trabalhados. A autora sabe criar uma atmosfera de suspense. As cenas mais impactantes são bem detalhadas, criando uma melhor imersão do leitor.
Não posso dizer que estou decepcionado com o livro, porque não cheguei a ele com expectativas. Mas não foi um bom primeiro contato com a autora; não me fez ter sede de ler os outros títulos. Já me falaram para não ler o primeiro livro, Homem de Giz. O seguinte eu já ouvi falarem melhor. Quem sabe um dia, né?

Lembrando que livro é uma mídia interpretativa. Gostar ou não vai de cada um.
???
Jéssica Berton 05/05/2021minha estante
Poderia me explicar com o spoiler o que você entendeu do livro? Eu acabei de ler e tô boiando, não entendi o que tinha na mina para eles agir desse jeito, também não peguei essa parte que a mina ressuscita

Gabriel.Juca 05/05/2021minha estante
Falei contigo no chat

Jé Barros 29/11/2020

Não é dos mortos que você deve ter medo, é dos vivos.
Amei a escrita da C.J, bem fluída e fácil.
Gostei de todo o mistério, gosto de imaginar possibilidades, culpados, etc.Mesmo antes de inciar a leitura já sabia que Annie estava morta, mas no fundo eu não queria, o fato dela ter voltado e como voltou foi o ápice pra mim. Adorei o personagem Joey e me emocionei com algumas passagens sobre o Chris. O final foi inesperado pra mim e meio aberto, gostei mesmo assim haha.

Não dei 5 estrelas por 2 motivos: 1° - Joey faz uma crítica aos tipos de leitores e eu não gostei muito, pra mim, leitor basta amar ler e cada um cuida de seus bebes (livros) como bem entende.
" Jamais confie em uma pessoa cujas estantes estejam abarrotadas de livros, imaculados, ou pior, em quem coloca os livros com as capas voltadas para fora. Essa pessoa não tem o hábito de leitura. Essa pessoa só gosta de se exibir. 'Olhe para mim e admire meu excelente gosto literário. Olhe para esses livros aclamados que provavelmente nunca li'. Um leitor de verdade dobra a lombada, manuseia as páginas, absorve cada palavra, cada nuance. Não se pode julgar um livro pela capa, mas, com certeza pode-se julgar o dono do livro."

2º - Gostaria de mais um aprofundamento sobre os mistérios da mina, sobre o paranormal, mais detalhamento do que aconteceu com as outras crianças, etc.

No geral é um livro muito bom, recomendo pra quem gosta de um mistério misturado com drama.
Kamy 29/11/2020minha estante
Eu era doida para ler todos os livros dela, mas depois que li O homem de giz, achei tão raso o livro e uma mistureba de outros livros de suspense que eu perdi totalmente a vontade de ler os outros.

Jé Barros 30/11/2020minha estante
O homem de giz está nas minhas metas do ano que vem, mas eu gostei bastante deste aqui, talvez um ponto negativo que eu deveria ter colocado na minha resenha rasa é que o livro foca muito no Joey e não de fato com oq aconteceu com a irmã dele, mas acho que você deveria dar uma chance

angelarayone 20/01/2024minha estante
acho que talvez fosse o Ben e a Annie, pois o Chris já era adolescente da idade do Joe, e morreu na escola, não na mina. Diferente do Ben e da Annie que "morreram" na mina.

lmarialana 20/01/2024minha estante
mds e verdadeee

Wolf 11/05/2021

O que aconteceu com Annie
É muito bom! Eu adorei o final, o jeito com que tudo se conecta, todos os nomes e história de cada um. (Só não entendi o epílogo)
matheusfellpps 11/05/2021minha estante
Oiiii então, faz muito tempo que eu li, mas peguei o livro aqui agora e pelo que entendi do epílogo, é que o processo se repete entende? A mesma coisa que aconteceu com a Annie vai acontecer com o Henry que é um garotinho novo que se mudou na cidade, conseguiu entender? Aah e outra coisa se vc perceber quando esse Henry vai pra caverna onde supostamente ele é atraído, quando ele chega lá tem outras crianças (que no caso aconteceu a mesma coisa com elas) e o livro cita uma menina de pijama e boneca na mão chama o Henry, e se eu não estiver maluca é a própria Annie!!!!!

Wolf 13/05/2021minha estante
Hummm entendi, muito obrigada :)

Camis 06/02/2020minha estante
eu não li esse, mas O boneco de giz (da mesma autora) tem 1 cena IGUAL de O cemitério e várias características de It, a coisa. Como vc disse: Era melhor ter lido King

(Luh) 20/02/2020minha estante
Meu deus, fiquei chocada com tamanha cópia de O cemitério!!!

Ana r 05/05/2021

Gosteii
Tava desanimada para ler pq tinha muitas resenhas negativas, mas eu gostei galera, achei o terror sobrenatural muito bem construído. Até q da um medinho kkkkk só o final q me confundiu um pouco mas... Quero ler os outros livros q dissem ser melhores
Wanessa.Caldeira 05/05/2021minha estante
Não entendo pq o povo fala tão mal desse livro. Eu gosto hahahahahaah

Ana r 05/05/2021minha estante
Eu tbm não entendi kkkkkk

anny.livesi 07/06/2023minha estante
gostei desse livro, mas não entendi oq aconteceu com a annie no final KWJDJWHHWHA

Millylovesbooks0 07/06/2023minha estante
Eu achei tão parado sabe, acho q criei mt expectativa e n era td isso

Angie 12/02/2020

Annie?
A autora tem um jeito leve de escrever e consegue te deixar curioso com poucas páginas! Não decepciona! Qualquer coisa que se comente sobre o livro pode ser spoiler!
Jéssi Lima 13/02/2020minha estante
Quero ler o Homem de Giz esse ano ????

Angie 13/02/2020minha estante
Amei os dois livros!! Tô apaixonada na autora, sou muito suspeita kkkkk