O Sol Ainda Brilha

O Sol Ainda Brilha Anthony Ray Hinton

Resenhas -

LuAraujo 09/09/2023

Livro incrível!
Não tem como não dar 5 estrelas pra esse livro.
Nele é contada a história de um homem inocente condenado ao corredor da morte e da sua fé quase inabalável de que um dia conseguiria ser um homem livre novamente. Muitos e muitos anos passam...será que ele conseguiu sua tão sonhada liberdade?

Niedja.Julia 07/09/2023

Sou do time de que não devíamos dar nota pra livros que são sobre vidas reais, pra mim não faz sentido dar nota sobre a vida de outra pessoa (entendo que existem outros critérios de escrita que podem ser julgados kkk).

Esse livro foi o que mais me marcou em 2023 e ainda estamos em setembro, mas sei que não haverá outro que tenha me feito refletir sobre tudo. Desde ontem penso em como o Ray ficou 29 anos sem sentir a chuva bater no rosto e em como eu corro pra casa sempre que vejo o tempo fechar.

Meu TCC abordou o racismo estrutural e a violência policial aqui no Brasil e, enquanto escrevia, eu só conseguia pensar porque eu estava me metendo em um lugar que não era meu já que eu era branca. E o tempo todo veio a resposta: são os brancos que precisam dar voz a esse assunto porque os negros são constantemente calados.

No mais, LEIAM e chorem e se revoltem contra o sistema.

Marjory.Vargas 28/08/2023

Ao longo da leitura, um misto de emoções tomam conta da gente: raiva, pena, indignação, medo, esperança e vergonha... Muita vergonha em ver o quanto a justiça ainda é falha, principalmente com os pobres e negros!

💬 "Sua recomendação era que eu fosse assassinado. Sim, a maneira mais aceitável de dizer isso é 'sentenciado à morte'. Mas vamos chamar as coisas pelo que são."

💬 "[...] eu já nascera culpado. Preto, pobre, sem pai a maior parte da minha vida, um de dez filhos - na realidade era bem impressionante que eu tivesse chegado aos 29 anos sem uma corda no pescoço."

💬 "E vocês sabem que eu olhei e vi preconceito neste tribunal. Vocês não queriam a verdade. Vocês não queriam a pessoa certa. Tudo o que vocês queriam era uma condenação."

💬 "Eu posso lhe dar cinco razões pelas quais vão condená-lo. Quer saber quais são? Número um, você é negro. Número dois, um homem branco vai dizer que você atirou nele. Número três, você vai ter um advogado distrital branco. Número quatro, você vai ser julgado por um juiz branco. E número cinco, você vai ter um júri inteiro de brancos."

💬 "No Alabama, os juízes sobem na carreira conforme o número de pessoas que mandaram para o corredor da morte, não pelo número de pessoas que pouparam."

💬 "O inferno era real, e tinha um endereço e um nome. Corredor da Morte, Prisão Holman. Aonde o amor e a esperança vinham para morrer."

💬 "Ninguém é capaz de compreender o que é a liberdade até ser privado dela."

💬 "Não deveria ser tão difícil para um homem inocente sair da prisão, mas era."

💬 "Faltava pouco para eu ter passado mais tempo no corredor da morte do que como um homem livre."

Marjory.Vargas 28/08/2023

💬 "Ninguém é capaz de compreender o que é a liberdade até ser privado dela."

💬 "Não deveria ser tão difícil para um homem inocente sair da prisão, mas era."

Aline Casellato 08/08/2023

Sobrevivendo um dia de cada vez
?Ninguém é capaz de compreender o que é liberdade até ser privado dela.?

Ray é aquela pessoa que cativa a todos e consegue tirar o melhor mesmo estando no pior lugar possível. Condenado por ter cometido assassinatos de 3 pessoas durante roubos de restaurante, aos 29 anos de idade viu sua liberdade ir embora mesmo sendo INOCENTE.

Em vários momentos do livro queremos chorar, a sensação de angústia é grande. Creio que Ray só aguentou tudo isso por Deus, por sua mãe e seu grande amigo Lester.

O que me deixou mais triste é a mãe não ter tido a oportunidade de ter visto o filho ser inocentado.

Espero que o Anthony Ray Hinton tenha uma ótima e abençoada vida mesmo após tantos anos roubados.

Deixo aqui esse trecho, desse livro que definitivamente me marcou, salientando ainda mais como devemos aproveitar nossa trajetória nesse mundo.

?Precisamos encontrar maneiras de nos recuperarmos depois que coisas ruins acontecem. Temos que fazer com que todo final seja um final feliz?

jessica 14/05/2023

Essa leitura nos causa um sentimento de revolta e agonia em muitos momentos.
Imagine uma pessoa ser condenada por um crime que não cometeu, e ainda receber pena de morte.

Imagine o que esse homem passou na prisão, lutando contra um sistema inteiro tentando provar sua inocência e nada parecia dar certo.

Náu 26/04/2023

Este livro mostra como uma mentira pode afetar negativamente a vida de alguém. Como o preconceito, o ódio e o racismo são capazes de transformar a natureza "humana".
O livro narra a história de Anthony Ray Hinton, um jovem negro do estado do Alabama, que foi condenado injustamente pelos assassinatos de dois gerentes de restaurantes em 1985.

Tati 01/04/2023

O que dizer desse livro... não achei que leria tão rápido. A narrativa te prende, vc quer saber como vai acabar tudo. Uma obra muito rica, cheia de pessoas reais. Uma lição de vida do início ao fim. Saber da existência de uma realidade tão cruel, e das injustiças que sempre estão acontecendo. A grande falha do sistema prisional, onde pretos e pobres não tem direitos nem defesa. Tudo muito revoltante. E saber que é possível fazer diferente, que existem outros caminhos possíveis, aquece o coração com esperança de mudança. Esse livro é valioso.

Danielle 23/03/2023

Como o nome do livro dos, essa é uma história de como um homem inocente lutou para provar que não tinha compra no corredor da morte. É uma lição de persistência e fé. Muito bom

Renato Vitório 21/03/2023

Relato comovnete de alguém que via a morte todo dia. Estar no corredor da morte por 30 anos deve ter sido a pior experiência que alguém poderia experimentar, ainda mais quando se é inocente!
Essa é a história do Ray.

Ladyliterando 15/03/2023minha estante
Ja vi muuita gente falar bem desse livro, tenho vontade de ler

Guilherme.Oliveira 15/03/2023minha estante
Leia, Lara. É bem forte....

Janaina.Granado 05/03/2023

Emocionante e revoltante
Uma história que precisava ser contada para entendermos tantas coisas, é emocionante e ao mesmo tempo revoltante tudo que acontece com ele, eu recomendo, leia de mente aberta.

Lu Salles 22/02/2023

Uma leitura real, impactante, emocionante e principalmente repleta de Fé!
A história relata os 30 anos que o autor passou no corredor da morte, por causa de um crime que não cometeu ?Inocente ? , e como no decorrer desse processo sua fé na misericórdia de Deus o ajudou a suportar todos esses anos. Sem esquecer a mudança ocorrida no próprio corredor da morte.
Uma leitura imperdível!