O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Rosália Salvatore 01/06/2021

Perfeito
Sou apaixonada pelo forma como esse livro se inicia de forma bonita e leve, com o passar das histórias vai se tornando cada vez mais pesado nos temas abordados, eu surtei com cada um.dos plot twist que teve.

Acho que o que eu mais nesse livro é como ele me fez questionar sobre como mulheres incriveis tiveram que se passar por homens para terem seu trabalho reconhecido, será que todos esses homens que conhecemos hoje famosos por feitos nos tempos antigos são de fato homens? Ou foram mulheres silenciadas ao longo da nossa história?

Sandra - @abcdobichano 01/06/2021

Já faz bastante tempo que acompanho e sou fã da Wish aqui no instagram, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler algum livro da editora (apesar de que vontade não faltou). Entretanto isso mudou agora, porque finalmente li um dos livros da Wish que eu mais tinha vontade!

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres é uma coletânea de contos, onde são retratados fragmentos do material encontrado no baú de arquivos da Dama, a misteriosa escritora da coluna de jornal Clube das Mulheres Livres, que sempre retratava mulheres fortes, livres e sonhadoras. E é claro que, em uma época vitoriana, a coluna acabou gerando burburinhos, revoltas, mas também inspirou muitas mulheres! Dentre as histórias presentes no livro, há as que foram publicadas no periódico e também cartas endereçadas a Dama, com narrativas confidenciadas a ela para motivação e inspiração de novas histórias para a coluna.

E devido a essa premissa, iniciei a leitura de O Infame Clube com altas expectativas, e é com muita felicidade que digo que o livro atendeu a todas elas! Eu simplesmente não consigo escolher um conto favorito ou um menos favorito, cada um é mais inspirador que o outro!! Por serem histórias diferentes e escritas por autores diferentes cada uma encanta à sua maneira, alguns pela força, outros pela leveza, há os que possuem mistério e surpresas, mas em todos a resistência e inspiração está presente!

Eu, particularmente, gosto muito de livros de contos, sempre acho que esse tipo de livro proporciona uma leitura rápida e agradável, e com O Infame Clube não foi diferente! Além de serem várias histórias curtas e independentes entre si, todas possuem escrita e narrativa envolventes! E sim, é muito difícil não ler tudo de uma vez!! As pessoas que escreveram os contos fizeram um ótimo trabalho e a Valquíria e a Karine, uma ótima curadoria!!

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem gosta de contos, protagonistas fortes e histórias de época (com alguns fatos históricos também)!

Postado originalmente no @abcdobichano

site: https://www.instagram.com/abcdobichano/

PaulinhaGuedes 01/06/2021

Uma leitura leve para mulheres independentes
Como o próprio titulo do livro fala, nessa coleção de contos somos apresentados a mulheres que estiverem em diversas posições difíceis e lutaram a todo custo escapar delas. Se você procura uma leitura leve e sobre mulheres fortes, essa é uma ótima opção. Se tratam de histórias bem curtas, mas conseguimos o verdadeiro significado de sororidade.

site: https://www.instagram.com/paulinha_leitora/

Gabriela Gramas 30/05/2021

Nessa obra conhecemos 12 contos de autoras nacionais, que foram contra os sistemas de opressão. Alguns contos são histórias, e outros se tratam de cartas antigas que foram direcionadas ao clube Vitoriano, e que foram encontradas em um baú.

Muitas delas estavam em estado bem precário por serem super antigas, e possivelmente lidos várias vezes. Em alguns contos a escritora pedia para não ser identificada, por medo do que poderia lhe acontecer.

Os contos que mais gostei foram A mestre dos pássaros, O silêncio na névoa, A mulher entre as estantes. São histórias sobre mulheres que lutaram por seus sonhos e desejos, que a todo custo queriam enfrentar o sistema que as oprimia de sonhar. São textos realmente inspiradores, recomendo muito a leitura.

Alguns trechos …
“Iria de janela em janela procurando passarinhas como você para lhes contar que elas também têm asas e que ninguém deveria poder impedi-las de voar.”

"Às vezes são as menores criaturas e os menores gestos que fazem os trabalhos mais incríveis.”

“Porém a mulher já nasce silenciada. Se pudessem os homens impedi-las sequer de chorar ao nascer, o fariam.”

Anna Elysa 29/05/2021

Proposta diferente e interessante
O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres reúne vários contos de autores diferentes, tendo como tema principal o feminismo no contexto da Era Vitoriana, e sendo a maior parte dos contos ambientados na Europa.
As mulheres retratadas nos contos passam por situações diferentes, mas todas envolvem muito preconceito, machismo e opressão da sociedade contra elas. Cada solução encontrada por elas para sair dessas situações são interessantes de serem lidas.
Quando iniciei esse livro imaginei que a proposta seria outra. Mas, ainda assim, a leitura é válida e nos apresenta muitos pontos de vistas diferentes, principalmente porque esse enredo se passa no século XIX.

Yasvie 28/05/2021

O clube feminista dos sonhos
O Infame Clube Vitoriano das mulheres Livres é um livro curtinho e composto de varios contos que narram histórias de superação e sofrimento de varias mulheres do século 19, e desgraças que acometiam as pessoas de tal época, principalmente as mais vulneráveis, como as mulheres.

É tão bem escrito e próximo da realidade em alguns casos que chega confundir, como aconteceu comigo, enquanto eu lia senti que aquilo tudo realmente tinha acontecido e que aquelas mulheres eram reais e suas histórias também, em alguns casos acreditei tanto que foi doloroso descobrir que era tudo uma ficção, que o clube nunca existiu e que nada daquilo era verdade, e acho que esse já é por si só um dos pontos fortes do livro.

Todos os contos são maravilhosos, não tenho um favorito porque amei absolutamente todos e suas narradoras me deixaram apaixonadas, cada um deles dá a sensação de absoluta dor e verdade, para quem é parte dessa parcela da sociedade é fácil sentir o que elas sentem e vibrar quando vencem, não é tão absurdo se lembrarmos que tudo aquilo pôde acontecer um dia e que talvez ainda aconteça.

Meus parabéns a todos os envolvidos nessa obra incrível que passou das minhas expectativas, muito bem escrito e mesmo lendo o e-book consegui sentir um pouco do que a edição física provavelmente proporciona ao leitor e com certeza algum dia prendendo comprar a versão física para reler e guardar, definitivamente recomendo esse livro para todos que entendem e sabem o que as mulheres passam todos os dias só por serem mulheres, e quem não se importa com isso provavelmente nem merece ter em mãos essa leitura incrível.

?Em um mundo cheio de animais, não podemos mais permitir que nós, mulheres, sejamos presas fáceis.?
Pág. 55

Vitória Flôres 28/05/2021

A todas nós!
"Eu espero que como mulher você encontre a liberdade de um menino."
Esse é um dos trechos que, ao meu ver, sintetiza a mensagem desses tantos relatos do século XIX. Mulheres de diferentes classes, cores e crenças objetivando o mesmo: a liberdade de ir e vir, de ser e estar. Relatos que evidenciam os comportamentos da época, os padrões e ideais impostos ao coletivo feminino, mas também, evidenciam as formas que as mulheres encontravam para superá-los, para contruir uma história que as pertencesse, apenas a elas, por escolha própria.
Inspirador e revigorante, ver a bravura e a força dessas mulheres, enquanto tantos as subestimavam, as violavam. Destaca a independência feminina e um legado da coragem necessária para nos fazermos ser vistas e ouvidas, ainda que nem sempre compreendidas.
Espero que honremos hoje os sacríficios dessas e tantas outras mulheres, espero que sigamos fortes e unidas nessa luta em que elas batalharam há tantos anos, na busca da liberdade, igualdade e justiça. Pois, como já dito por elas, VALE A PENA, vale a pena não ser mais silenciada, então façamo-nos ouvir.
Um brinde, a todas nós.

Vanessa 28/05/2021

Bom entretenimento
A ideia é incrível, mas o livro se propõe a ser muito mais do que realmente é. Por se passar na era vitoriana, criei a expectativa de ter um certo nível de fidelidade ao período histórico, o que definitivamente não acontece. Mas vale como entretenimento. É uma leitura rápida e os contos, embora não interajam entre si, encontram uma leve ligação na ideia de serem textos de um jornal e isso envolve o leitor, fazendo chegar ao final bem rapidinho. Boa experiência.

Lívia.Beatrice 28/05/2021

Brilhante
Resenha O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livros
Organizada por Karine Ribeiro e Valquíria Vlad, incluindo 12 contos, esta é uma antologia de histórias brilhantes de mulheres que não se deixaram calar.
A era vitoriana foi o período de reinado da Rainha Vitória, de 1837 a 1901, no Reino Unido. Fica fácil explicar que, nesta época, era muito difícil as mulheres se permitirem sair dos padrões ditados pela sociedade. Porém, neste livro de ficção, você lerá contos que publicados numa coluna de jornal chamada: O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres!
Esta coluna publicava de maneira anônima histórias de mulheres livres e sonhadoras, que lutavam para encontrar seu próprio caminho e triunfar. A responsável por estas publicações? Bem, apelidaram-na de “A Dama”. Anos depois do encerramento da coluna, encontraram um baú velho onde A Dama guardava cartas originais com escândalos, perseguições, casamentos infelizes, luta por igualdade e até assassinatos. Estas histórias reais a inspiraram a escrever os contos.
Eu não consegui parar de ler! Queria ler um conto atrás de outro, vibrar após cada história de luta, mesmo nem todas sendo bem-sucedidas.
“Não se chega à liberdade, à justiça, ao hosana sem o sofrimento, sem a dúvida do caminho, sem o risco do erro. Não obstante, vale à pena, amigas. Sempre valerá.”

Michelle 27/05/2021

Contos curtinhos, com leitura rápida. Somente estórias com libertação feminina. Vale a leitura,mas não espere muito.

Lelê 26/05/2021

Pequeno, mas cirúrgico.
Pequenos, mas cirúrgicos, assim são os contos que compõem essa coletânea tão caprichada da Editora Wish, que está de parabéns pela afinada organização e curadoria. Histórias muito bem escritas sobre mulheres fortes, que foram além das limitações impostas na época e que poderiam facilmente representar qualquer mulher hoje. Afinal, quantas mulheres magníficas ficaram fora dos livros de história? Quantas histórias deixaram de ser contadas? Ou foram contadas por vozes erradas? E quantas ainda são?
Nesse livro, conhecemos uma coluna de jornal vitoriano, organizada por uma misteriosa escritora, conhecida como A Dama. Nessa coluna ela publica contos peculiares e "inapropriados" que causam muito rebuliço pela sociedade, neles são apresentadas mulheres fortes e corajosas que ousaram se libertar das amarras sociais, guiando as próprias vidas. Muitos desses contos foram inspirados por cartas das próprias leitoras da coluna e através de fragmentos dessas cartas encontradas anos mais tarde, vamos conhecendo a história do Clube.
Com um formato bem singular e contos muito bem escritos e ambientizados que é possível crer até a última página, que o livro narra um história real, organizada em cartas sobre uma coluna jornalística também real (foi o que aconteceu comigo). Porém, infelizmente, ele não existiu, pelo menos não da forma que o livro trás. Entretanto, pode-se ter certeza que histórias como essas foram vividas por muitas mulheres, histórias que nunca vamos conhecer, mas que a editora, felizmente, fez questão de homenagear.

airamlaceratti 25/05/2021

Uma antologia que aquece o coração de qualquer um que entenda como o mundo e a sociedade são perversos com mulheres que ousam sair dos padrões. Contos com personagens femininas fortes e inspiradoras, que desde a era vitoriana questionam seu papel e lugar no contexto social.
Uma leitura leve, divertida e sagaz!

Murilo.Martouza 24/05/2021

Eu definitivamente amo história
Eu peguei esse livro de graça em alguma data comemorativa em que a editora disponibilizou gratuitamente (acredito ter sido no Dia Internacional da Mulher) e eu não poderia estar mais feliz de ter lido um texto tão poderoso.

O livro se trata de uma ficção, mas é tão real que eu realmente achei que se tratava de uma não ficção. Apesar disso, o plano de fundo do resgate das cartas que foram enviadas à Dama, colunista nunca revelada do Clube Vitoriano das Mulheres Livres, na Londres do século 19 é fantástico. A Dama recebia essas cartas de diversas mulheres, algumas anônimas, e publicava suas histórias empoderadas, confessionais e de frustração periodicamente.

O que mais me fez amar esse livro foi o vislumbre real que ele consegue transmitir da época em questão. Apesar de conter histórias tristes, principalmente se pensarmos que são histórias que definitivamente se aproximam da realidade, o livro também nos instiga a curiosidade sobre até que ponto vai a ficção de fato.

As histórias presentes também me fizeram reflexivo ao pensar na quantidade de figuras importantes do nosso mundo que viveram na mesma época ou em épocas próximas, o que me deixa curioso demais para saber como se relacionavam e como era a vida dessas pessoas nos mínimos detalhes.

Vic 23/05/2021

Sensacional
Não gosto de coisas de época em que as mulheres não têm direitos, mas para essa obra eu tiro o chapéu pelo seu objetivo e pelas histórias trazidas. De forma bem rápida, cada uma conta como uma ou mais mulheres lidaram com as repressões machistas que as silenciaram durante toda a sua vida. É um livro para lembrar de agradecer pelas conquistas alcançadas e para lembrar de seguir lutando, como diz o trecho que encerra o livro brilhantemente:

"Que as próximas gerações de mulheres, de todas as sociedades futuras, perseverem na batalha por igualdade de direitos e justiça. E nos honrem e honrem nossos sacrifícios com ousadia, sim, mas ainda com elegância, destreza, e, sobretudo, inteligência."

Fran 23/05/2021

O livro apresenta várias histórias de mulheres incríveis, que não se submeteram aos limites impostos pelos homens de sua época.

Algumas histórias são um tanto viajadas, mas outras são realmente incríveis!