O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Ohara 12/02/2020

Histórias de mulheres muito à frente de sua época.

Que não se importavam com o que a sociedade pensava, eram independentes, corajosas e acima de tudo nunca deixaram que ninguém decidissem seus destinos.

Hobb 25/01/2020

Mulheres incríveis, isso resume tudo
Simplesmente, amo um livro! Em cada uma das páginas desse livro, encontramos inspiração e força ao conhecer histórias de personagens femininas que agarraram seus objetivos com unhas e dentes.

Bom, alguns deles foram agarrados de modo tão forte, que fizeram mais do que apenas sangrar. Quem disse que mulheres também não podem cometer atos indescritíveis? Além do certo e errado, existe a percepção de cada um sobre o que seria lutar.

Neste livro, temos 12 contos que na verdade são fragmentos de textos encontrados dentro de um misterioso baú. Estes que pertenciam A Dama, uma corajosa mulher que possuía uma coluna em um jornal, intitulada de O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres. Nela, periodicamente, eram publicadas histórias de diversas mulheres.

Confira a resenha completa em www.profundez.com

Daniela 15/06/2019

“Importa saber que existo, e reivindico poder e domínio da minha própria existência.” (pág. 108)
• Antes de falar dos contos: Que edição maravilhosa! É nítido o quanto tudo foi pensado com muito carinho e cuidado pela editora, a capa, as cores, as propagandas, toda a diagramação, incrível! O tipo de livro que eu compraria só pela beleza, ainda mais com um tema tão original.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Violoncelo: Um conto delicado. Em suas linhas pude sentir a música e o instrumento contra a pele através das descrições da autora. O começo e o final se encaixam de forma poética.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O Artista: Também doce e delicado. Ao ser escrito em forma de carta trouxe sentimentos que muitas de nós, mulheres, teriam ao se deparar com o acontecido e as surpresas que o conto nos reserva.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• As Aulas de Hipismo da Srta. H.: Um conto ousado. Assim como os outros, me surpreendeu ao trazer informações de regras e normas que existiam antigamente e que limitava a mulher. Acabou me lembrando de um dos meus livros favoritos: A Dama do Falcão.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A Farsa: Um conto de força e resistência. Nos mostra o quão subjugada a mulher era e me fez imaginar quantas delas não devem ter se arriscado como a protagonista na tentativa de viverem melhor.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O Silêncio da Névoa: Diferente e surpreendente! Nos leva a outro lado de toda luta, que apesar de ser obscuro é igualmente possível e muitas vezes, necessário.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Amélia Vai Para o Inferno: Que delícia de narração! O modo como os acontecimentos se deram me fizeram ler sem nem perceber o tempo passar. Um conjunto de situações que levam de uma consequência à reação e assim nos conta a vida da protagonista.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A História de Mrs. H.: Um conto mais real, menos poético e forte. Nos mostra o quanto pequenas coisas podiam levar uma mulher à morte, mesmo quando elas faziam o possível para sobreviverem.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A Mulher Entre as Estantes: Avassalador. As descrições me fizeram sentir cada mínimo sentimento da protagonista. Pude compreender da onde veio sua ousadia, assim como coragem e empatia.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A Senhora Burton e o Vulcão: Com descrições miraculosas aqui escalei rochas com a personagem. O conto se diferencia pelo fato da coragem da protagonista ser fortalecida pela presença de um homem, alguém que não a limitava por seu gênero.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Madame Smith: O místico e a amizade se encontram aqui, nos levando a conhecer duas mulheres diferentes, mas com almas que provavelmente se reconhecem.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Prometeu Rebelado: Um conto arrebatador! Ainda que para mim tenha sido um pouco difícil lê-lo por seu estilo de narração, a história não perde sua beleza!
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Não suportariam, os faustos, o fato de uma negra ex-escrava receber o título de princesa? Não, preferiam ver-me homem a ver-me majestade.” (pág. 136)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
@dancando.com.as.letras