O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Valeria.Maria 14/12/2020

Leitura rápida e satisfatória
Leitura rápida, mas satisfatória. Os contos são de mulheres que ousaram fazer o diferente, estando à frente do seu tempo. Vale a pena tirar um tempinho e ler esta obra, muito bem ilustrada com propagandas da época.

Luanabookclub 15/11/2020

Mulheres Vitorianas Livres
Seleção de contos reunidos publicadas em uma coluna de jornal do século XIX, histórias de mulheres livres, fortes e sonhadoras.

Textos fabulosos em sua escrita, alguns tristes e por vezes cômicos, foram inspirações para mulheres desse período. E Chegaram ao conhecimento público graças as publicações de uma vitoriana corajosa e de pseudônimo Dama.

Ao final existem figuras e ilustrações perfeitas ricas em detalhes, de propagandas da época.

Inspirada pós leitura!

Grazi 24/10/2020

Livro muito rápido de ler, com varias historias de luta de mulheres acima de seu tempo em uma coluna de jornal da época.
Grande surpresa ao descobrir a dama por trás da coluna, uma dica: e uma personagem bem conhecida na luta dos direitos das mulheres e uma mulher a frente de seu tempo.
Vale também ressaltar a beleza do livro, edição muito caprichada da wish.

@biacanelas 06/09/2020

Tudo o que diz ser
Infame, vitoriano e com muitas mulheres livres. Esse é definitivamente um livro que, como sempre, a Editora Wish caprichou para fazer em uma edição linda e impecável, entregando nela tudo o que o título promete e um pouco mais. Logo que o abri, entendi que ia virar um dos meus queridinhos na estante aqui de casa.

Acho que preciso começar falando sobre a diagramação do livro para que fique claro meu amor por ele: reunindo diversos contos curtos e de leitura rápida, em uma excelente tradução de época, o livro se passa junto as ilustrações e restaurações gráficas, quase como um pequeno jornal do qual você não consegue tirar os olhos. Todas as imagens são extremamente bem colocadas e adequadas aos contos que virão, esses, tão sagazes que torna difícil você escolher só um como favorito.

Em uma época em que pensamos haver apenas glamour, houve também um grande silêncio para as mulheres, tratadas quase como assim objetos a serem expostos e admirados por homens e pela sociedade, mas cada conto nos diverte com a geniosidade feminina de dar a volta por cima, passando por todo um paradigma para conseguirem sua liberdade. Não tem como não querer sair correndo para conquistar algo você mesma após a leitura!

Luisa Jordana 30/08/2020

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Em contos singelos, retratados na era vitoriana, este pequeno livro nos transporta para um período em que as mulheres não tinham voz, eram tratadas como menos do que seres humanos, como se não tivessem inteligência, como se suas opiniões não fossem relevantes o suficiente para serem ouvidas.

Nos são apresentados doze contos e, ao final, um texto espetacular sobre a escritora Emília de Freitas e o que o cenário brasileiro do final do século XIX e início do século XX representava para mulheres destemidas, que ousavam e quebravam os padrões. Neste mesmo contexto, encontramos todos os demais contos. Histórias de meninas, jovens e mulheres que não se contentavam com a vida que lhes era imposta, com suas posições de apenas filhas, mães e esposas subservientes. Mulheres que lutaram para alcançar seus sonhos ou ver os sonhos de suas irmãs alcançados. Mulheres corajosas, cujas histórias, fictícias ou não, representam a luta de muitas que deram tudo de si para que as gerações futuras tivessem mais chances, respeito e espaço do que elas jamais tiveram. Os sentimentos proporcionados por esta leitura foram de gratidão, perseverança e orgulho por pertencer ao incrível Clube das Mulheres Livres.

Marianne59 27/08/2020

Uma por todas, todas por uma!
O livro é uma antologia com 12 histórias de mulheres da era vitoriana, como o próprio nome sugere. Mulheres fortes que eram oprimidas pelo patriarcado da época, mas que não foram silenciadas, e, apesar de tudo, buscavam viver sem as limitações impostas, por parte da sociedade, que tinha como justificativa o seu gênero.

As histórias dessas mulheres vem nos mostrar e ensinar que a luta feminista sempre existiu e, desde muito antes, nossas ancestrais lutaram para termos a liberdade que temos hoje, mesmo que ainda falte muito para alcançarmos a igualdade de gênero. Essas histórias, cada uma com sua singularidade, nos passa mensagens importantes de coragem, liberdade e, sobretudo, o poder da força feminina. Uma por todas, todas por uma!

Apesar do livro ser uma ficção, ele carrega história de mulheres reais. Aconselho a vocês darem um Google toda vez que encontrarem o nome de algumas dessas mulheres. Enfim, foi uma das minhas melhores leituras do ano, até agora.

O livro é belíssimo, uma edição rica de detalhes e cheio de ilustração de propagandas da época (o que ajuda a nos transportar para Londres do sex. XIX).

É isso, um xero ?

Jamily 29/07/2020

Necessário
O livro é um compilado de contos/relatos de mulheres que quebraram as regras da sociedade opressora que viviam para alçar vôos e realizar sonhos, indo de encontro a tudo e todos pra terem o que queriam. É um livro forte que nos mostra o quanto somos (e sempre fomos) incríveis. E o quanto somos (e sempre fomos) apagadas.

Michelly 25/06/2020

O infame clube vitoriano das mulheres livres
São pequenas histórias de mulheres que eram muito a frente de seu tempo.
Muito bom, leitura fluida e rápida.

Ruby Bloody 12/06/2020

Um novo favorito
"Uma época perigosa e autêntica para a força feminina"

Mulheres, negras ou brancas, ricas ou pobres, mocinhas ou senhoras, solteiras ou casadas, mas todas com o mesmo desejo, liberdade e igualdade!
Todas são exemplos de mulheres astutas e inteligentes, fortes e corajosas, cada uma delas desafiando a época em que vivem em busca de sua felicidade.
São vários contos com lições sendo passadas por cada protagonista, todas admiráveis, a afinidade sentida por cada uma delas é incrível e com isso o desejo para que O Infame Clube seja real, o livro é simplesmente maravilhoso!!

"Que as próximas gerações de mulheres, de todas as sociedades futuras, preservem na batalha por igualdade de direitos e justiça. E nos honrem e honrem nossos sacrifícios com ousadia, sim, mas ainda com elegância, destreza, e, sobretudo, inteligência."

Aline 09/06/2020

Uma leitura,rápida fluída e apesar de ser ficção pareciam histórias reais,quantas mulheres naquela época não passaram por situações relatadas em cada conto ou não fizeram algo igual o descrito ali?.
Muito bom sem contar no acabamento em si nas ilustrações e os anúncios da época colocados no livro.

Jefferson.AlcAntar 31/05/2020

Interessante!
Leitura super rápida, li em um dia. Contos bem bacanas, só fiquei perdido em um ?a senhora burton e o vulcão? mas amei todos os outros! Queria mais, wish nunca decepciona. #umaportodastodasporuma

Jéssica 17/05/2020

Uma linda edição de capa dura, recheado de propagandas e ilustrações antigas.

Comprei o meu exemplar no próprio site da editora e veio com lindos marcadores de página, tanto do livro, quanto de outros exemplares do catálogo deles.

O livro conta com 12 contos, inspirados na era vitoriana. Livro de ficção, mas convincente que as histórias poderiam ocorrer de verdade.

A premissa dessa antologia é composta de histórias contadas através de cartas publicadas e/ou enviadas à coluna de jornal britânica, conhecida como ?O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres?.

É a partir desse ponto que nos contam sobre mulheres inspiradoras, que tiveram a coragem de não se deixarem ofuscar ou serem dominadas por homens ou pela sociedade e seus costumes e preconceitos, indo à batalha por seus desejos e direitos.

Ariska 24/04/2020

Mulheres brilhantes
Os contos deste livro nos dão uma visão diferente sobre a época que foram contados. E das mulheres da época, algumas se parecem muito com as mulheres atuais.

Lara 27/02/2020

Leiturinha da noite concluída! A escolha de hoje foi uma antologia realizada pela @editorawish , organizada por Valquíria Vlad e Karine Ribeiro, contendo 12 contos selecionados dentre nossos escritores nacionais tão criativos.
A história central dessa antologia é o período Victoriano, movimentos sufragistas, e qualidade de vida feminino. Todos os contos tem a história de uma mulher que busca viver uma vida sem as limitações impostas pela sociedade bem preconceituosa da época (muito mais que a de hj). Então conhecemos histórias de mulheres que ousaram tocar instrumentos musicais não apropriados para moças, mulheres que fugiram de suas casas para ter uma vida mais feliz, sem as privações de um casamento arranjado, uma bibliotecária que ajuda uma mulher a se livrar de uma morte violenta tramada por seu parceiro, prostitutas que tentam viver suas vidas em meio ao perigo da violência das ruas e do assassino mundialmente conhecido, o Jack estripador.

Luisa Cruz 22/02/2020

Sem comentários :3 Amei!
O infame clube das mulheres livres
O que falar desta obra de arte ficcional criada por autores brasileiros com ilustrações da época em que as mulheres eram apenas vistas como donas de casa.
Maravilhoso! Amei muito os contos de cada personagem neste livro contando sua luta pela independência! Nota: 5/5