O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Csbarreto 16/06/2022

Leitura rápida e agradável
Não sou muito fã de livro de contos mas me interessei pela ideia de um clube de mulheres na era vitoriana. As histórias são rápidas e bem amarradas, sem conexão entre si, e mostram um relance da vida de mulheres ao longo daquela época. Minha preferida foi "O silêncio da nevoa" que faz uma alusão à Jack, The Ripper.

Karol Rodrigues 14/06/2022

Inspiração. Revolução. Luta.
Nada é mais forte do que mulheres livres.

"Ela era muito inteligente, respondia galanteios falsos e forçados de forma ácida e divertida, discutia política e atualidades e cometia o maior erro de todos: corrigia os homens quando eles estavam errados".

Mih 13/06/2022

Entregou tudo!
Comecei a leitura sem saber que se tratava de uma coletânea composta por contos de autores brasileiros. Isso por si só já foi uma excelente surpresa!

Achei a premissa do Clube absolutamente fantástica, trazendo histórias de mulheres fortes em uma época onde todo o estereótipo feminino era justamente frágil e submisso.

O fato de encontrar um conto de uma colega escritora em meio á coletânea também surpreendeu bastante!

Por mim, esse livro merecia uma continuação!

VitAria.Caroline 28/04/2022

Os contos são tão bons que cê fica "Mas será que isso não aconteceu de verdade, hein?"
E você queria que tivesse acontecido

Vivi 22/04/2022

Agridoce
Quanta força em cada um desses contos! Alguns são muito divertidos enquanto outros carregam uma atmosfera de tristeza um tanto pesada, mas ainda assim vale a leitura de ambos!

Elizabeth r 11/04/2022

Muito bom ler sobre uma outra perspectiva do século 19, não tão romantizada assim.
Achei os contos muito divertidos, mas tambem muito informativos. Só de imaginar como deve ter sido viver naquela época com as restrições da sociedade, passo pano pra cada crime cometido nas histórias sim kkkk

Luna e o caos 09/04/2022

Um livro com diversos contos interessantes e muito bem escritos porém, claro, uns melhores que outros.
Me vi instigada por eles e li muito rápido...

Marciane Maria 07/04/2022

Incrível!
Em cartas simples, transcritas em forma de coluna de jornal, esse livro retrata a opressão feminina na era vitoriana. Uma época em que as mulheres não tinham voz ou qualquer relevância na sociedade, sendo vítimas e totalmente dependentes de um sistema dominantemente machista.

Como uma forma de dar luz às suas ideias e às situações em que viviam, seus textos evidenciam a coragem, a luta, os desafios, a inteligência e as opiniões dessas mulheres. Um importante instrumento para se fazerem ouvidas.

Leitura rápida, imersiva e profundamente tocante. Uma obra primorosa de edição, ilustração e conteúdo! E, ao final, ainda descobrir a pessoa a quem tudo aponta como organizadora do Clube, me deixou de queixo caído! Sensacional. Impossível não favoritar.

Isabella 04/04/2022

Eu não sou uma mulher comum.
Eu peguei o livro sem nenhuma pretensão e me deparo com histórias de mulheres que passaram por muita coisa para que hoje possamos desfrutar um pouco mais de liberdade do que elas ousaram ter naquela época. Recomendo a leitura se procura por algo fácil de ler, mas potente em seus significados.

meduardannunes 04/04/2022

Contos
Como todo livro de contos, tem seus ápices e declínios, pois inevitavelmente alguns sempre destacam-se mais do que outros. Vale lembrar que é uma obra de ficção, fato que só descobri ao fim do acervo e, confesso, me causou uma pontinha de decepção; portanto considero válido explanar aqui.

Tatinha.Car 30/03/2022

Lute como uma mulher.
Contos que narram histórias das mulheres no século passado.
Ops, seriam na atualidade.
Passam anos, décadas e séculos mulheres ainda estão lutando por direitos iguais.
Acredito que só venceremos essa luta quando a rivalidade que os homens criaram em nós acabar.

Gostei da leitura leve, divertida e fluída.
Recomendo para intercalar com aquela leitura pesada.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 28/03/2022

Inspirador
Cada conto foi escrito por uma mulher, e publicado sob o pseudônimo de Dama, essas histórias foram enviadas para o jornal para que fossem publicadas na coluna semanal, e a cada história nova, mais a gente consegue perceber como era dificil ser mulher na era vitoriana, mas todas as histórias trazem esperança de que a melhora da situação seja ela qual for cabr apenas a nós mesmos

Livia.Vitonis 22/03/2022

Uma homenagem ao poder feminino
Um livro que homenageia o poder e força femininos, ele contém vários contos de autoras diversas, os quais todos se passam durante o período vitoriano, como se fossem cartas enviadas à um periódico todos nos mostram o poder e força femininos de algum modo. É uma leitura fluída e rápida, e que nos deixa com um gostinho de quero mais.

@litera2023 12/03/2022

Resistência!
A palavra que melhor define esse livro é: resistência. É um livro que traz vários contos, onde demonstra as lutas das mulheres, para conseguir direitos, contra o machismo enraizado na sociedade, a coragem delas para irem a luta. Enfim, é um livro lindo.