O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

@enightlibrary 29/06/2021

Aleluia Arrepiei
Essa livro curtinho e charmoso da wish, guarda uma riqueza de relatos reais de grandes mulheres que existiram e que de certa forma deixaram suas marcas e seus legados.

Ações essas contra o patriarcado que apesar de ser bem diferente de antes ainda exerce uma grande influência negativa hoje em dia.

Estou extremamente orgulhosa de conhecer as batalhas que elas lutaram.

Mi Müller 28/06/2021

Uma arrebatadora preciosidade
O Infame Cube Vitoriano das Mulheres Livres, organizado por Karine Ribeiro e Valquíria Vlad, da Editora Wish

que livro, pessoas, que livro!! Nessa linda antologia nos deparamos com relatos de mulheres que queriam ser livres!

como a introdução desse livro é apenas perfeita, reproduzo aqui para que vocês tenham um vislumbre da maravilhosidade que é esse livro:

"Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente histórias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era.

Os textos a seguir são apenas fragmentos do material encontrado dentro deste misterioso baú. Alguns deles trazem pistas que podem nos levar a descobrir quem era A Dama, e outros nos mostram como as mulheres são, acima de tudo, detentoras de seu próprio destino."

finalizei a leitura em êxtase com tamanha criatividade e cuidado com a escrita dos contos, ah, escritores nacionais, gente, só brazuca na lista de autores. E os contos? Cada um melhor que o outro, um dos poucos casos de antologia em que amei todos os contos!

e o projeto gráfico? ah, o projeto gráfico, só de pensar nele já começo a suspirar de tão perfeito, o livro é recheado com mais de 20 propagandas vitorianas originais, sério é incrível!

Gybz 20/06/2021

Todos deveriam ler esse livro
Ok por onde começar?

Primeiro o livro é lindo, a capa é bem feita, as páginas são grossas e amareladas na medida certa, as ilustrações das propagandas são incríveis, Desing 100%

Agora sobre as histórias, eu amei todas elas, quis muito que existisse uma coluna como essa nos dias de hoje, ou algum tipo de clube onde nós mulheres pudéssemos ir e conversar num universo do nosso. Amei, amei, amei!

Gostei tanto que meu marido ficou intrigado e está lendo também, e gostando bastante por sinal!

Super indico a todos, leitura rápida, agradeço, instigante, sensacional!

ADOREI!!!

clarinha 20/06/2021

adorei muito!! cada conto me impressionava mais e a escrita foi muito fluida, todas as mulheres deveriam ler, recomendo muito.

Joana Ern 19/06/2021

Interessante
Como em toda coletânea de contos, alguns nos atraem mais que outros e com esse não foi diferente. Mas as temáticas são interessantes e por fim a leitura é bastante válida

Joana Ern 19/06/2021

Coruja 17/06/2021

Há tempos que estava de olho nesse título - aí a editora disponibilizou o e-book dele de graça no Dia do Leitor ele foi mais um que meti no carrinho e comecei a ler em seguida. Comecei a ler e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a diferença de páginas da versão digital para a versão física: as ilustrações, propagandas de época e outros detalhes visuais que fazem parte do projeto gráfico original não estão disponíveis no e-book. Compreensível, claro, mas isso tira um pouco da experiência de leitura - porque os livros da Wish sempre têm essa experiência dos detalhes, é uma característica marcante da editora.

Enfim, despida das minúcias, se eu for resumir o livro, trata-se de uma antologia de contos explorando a Inglaterra vitoriana do ponto de vista feminino, abordando, no mais dos casos, questões de gênero, violência e privação de direitos. Personagens históricas e anônimas se revezam para contar suas histórias, contos sobre liberdade, crimes, sobre existências ocultas sob o verniz de respeitabilidade exigido pela sociedade.

É uma leitura interessante, curiosa e, como quase toda antologia, tem uma qualidade desigual. Há contos bem interessantes, com uma boa reconstituição histórica e outros que ficam um pouco a dever nesse quesito e batidos em sua exploração - quase genéricos demais. No cômputo geral, contudo, ela me deixou com a impressão de que poderia ter funcionado muito bem ambientado no período do Império brasileiro; que o cenário londrino não seria estritamente necessário à maioria dos enredos. Trazer a história para nossas terras daria um tempero mais tropical, mais surpreendente, com mais ritmo; algo que ficou um pouco a dever no sabor.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html

Babi 16/06/2021

O Infame Clube Vitoriano de Mulheres Livres
Devo dizer que esse livro de contos foi um dos melhores que li dentre os 3 que tinha pego em uma promoção dos livros da wish.
Aqui temos 12 contos sobre mulheres corajosas, rebeldes e que nao se envergonhavam do que eram, e nao se submeteram a homem algum.

Os contos se passam no século XIX na época vitoriana, e sao bem rapidinhos, é uma antologia nacional de ficção (que eu demorei a descobrir, achando que realmente todas as cartas eram verdadeiras) e muito bem escritas. Mas como nem tudo é unânime, nao gostei de "O silêncio na névoa" e "mulher entre as estantes". Senti que o que queriam escrever nao era muito recíproco e pra que escrever dificil, sabe? Nao tem necessidade.

Mas de resto o livro é muito bom, foi bem rapidinho, eu li em ebook então foi mais rspido ainda. É um bom livro pra quem esta na ressaca e quer ler algo rapido e que tenha poucos capítulos. Fica aqui a recomendação :)

Carla 16/06/2021

Excelente resgate histórico
O livro traz alguns artigos resgatados de uma polêmica publicação londrina do século XIX.

Sob o título que dá nome à obra, o jornalzinho publicou secretamente histórias verdadeiras ou boatos (não se sabe) sobre pequenas vitórias femininas em direção à liberdade.

Relatos bastante objetivos sobre a privação sofrida pelas mulheres da época - da vestimenta até o que sentir, pensar e fazer.

Transmutar-se de homem para viver um amor, administrar os negócios da família, livrar-se da tirania do pai, conseguir um trabalho, são algumas das façanhas realizadas por mulheres fortes e decididas.

Ao ler essa obra, sentimos compaixão e orgulho de mulheres que tornaram a vida das mulheres de hoje melhor. A partir de seus gritos de liberdade e igualdade - algumas pagando a ousadia com sangue - iniciamos esse longo caminho rumo ao respeito e à conquista de sermos o que quisermos.

O livro é ilustrado e traz a reprodução de propagandas da época, em especial espartilhos e cigarros. A edição só peca em não trazer a tradução das peças literárias que estão, muitas, num inglês mais difícil de compreender.

Gláucia 15/06/2021

As mulheres deviam ler mais sobre as lutas que outras mulheres tiveram no passado para conquistar a liberdade que temos hoje. (PONTO)

O livro é composto por vários pequenos contos que nos mostram como a mulher era vista antigamente, um ser reprodutor e a esposa perfeitamente impecável.
Tudo o que podemos usufruir e os direitos obtidos foram conquistados por outras mulheres que lutaram por todas nós, não foi sorte e muito menos da noite para o dia.
Agora é a nossa vez de lutar, para que as próximas gerações possam ter mais direitos.

Roberta 14/06/2021

Uma boa surpresa
Trata-se de um livro de contos bastante singelos e gostosos de ler sobre mulheres fortes. Mulheres que viveram fora do padrão de sua época e me encantaram.

jessicapdss 11/06/2021

Interessante
Uma época perigosa e autêntica para a força feminina O período vitoriano é conhecido por ser muito singular na relação de gêneros, trabalho, casamento e diversos outros tabus do passado. Mulheres precisavam de muita energia, força e coragem para sairem dos padrões tão comuns da sociedade. Neste livro de ficção, você conhecerá histórias de mulheres que se sobressaíram das mais diversas maneiras, publicadas em uma coluna de jornal conhecida como O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres. Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente histórias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era. O Clube nasceu na Inglaterra vitoriana do século XIX, quando uma mulher quebrou todos os paradigmas impostos pela sociedade ao publicar contos para o público feminino. Apelidaram-na de A Dama, e pouco se sabia sobre sua origem até que um misterioso baú foi encontrado na antiga sede do jornal, décadas depois do Clube ter sido encerrado. Dentro dele, haviam exemplares do periódico contendo as histórias assinadas pela Dama, e cartas originais que narravam escândalos, aventuras, perseguições, casamentos infelizes e luta por igualdade. Histórias reais que a inspiraram a escrever seus contos, que por si só inspiraram outras mulheres daquele tempo. Os textos a seguir são apenas fragmentos do material encontrado dentro deste misterioso baú. Alguns deles trazem pistas que podem nos levar a descobrir quem era A Dama, e outros nos mostram como as mulheres são, acima de tudo, detentoras de seu próprio destino.

Danielle.Nasser 10/06/2021

Esse livro me surpreendeu. É um livro que aborda temas difíceis, mesmo que de forma rápida, são sempre bem tocantes. Quando pensamos em como as mulheres evoluíram com o passar do tempo, muitas vezes deixamos de lado detalhes da história. Aqui vemos diferentes mulheres em diferentes situações, mas todas tem um comum o período Vitoriano, serem de alguma forma oprimidas pela sociedade, e se rebelarem... Cada um da sua forma. O livro me tocou em muitas vezes, algumas senti raiva pelas situações que ela tiveram que passar, em outras compreensão por muitas vezes me sentir como algumas elas, mesmo que de outra forma. Vale cada página!

thays 04/06/2021

O livro é uma junção de contos que abordam várias situações vividas por mulheres na era vitoriana, seja homicídios, filhas fugindo de casa para ter a tão sonhada liberdade, mulheres fingindo ser homens para poder realizar seus sonhos, etc.

Gostei muito dos contos e fiquei emocionada com vários, principalmente o último que é assim uma coisa linda e triste. A leitura é bem rápida e fluída, coisa de acabar em algumas horas.

Tive a sensação de estar lendo a coluna do jornal em que os contos eram "publicados" pela Dama. Minha única crítica é que li no ebook e não tinha diversas imagens que tem no livro físico, fora isso achei muito bom e fiquei bastante feliz por ter feito essa leitura.

Grazy 02/06/2021

Uma das melhores surpresas que eu tive.
Desde o início esse livro me chamou a atenção, sua capa belíssima e o nome provocaram em mim um interesse gritante e logo fui atrás do meu exemplar.

Os contos que se passam na era vitoriana são fortes e retratam a vida e a luta de mulheres inspiradoras que não deixaram que os padrões imposto pela época destruíssem seus sonhos e vontades. Esse livro é uma experiência única, poderia continuar escrevendo mas percebo que nada do que eu escreva aqui vai de fato retratar a genialidade dessa coletânea de contos maravilhosos. Ótimo trabalho da Editora Wish.