O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Gabryely2 14/08/2021

Que livro maravilhoso....
Uau
Me encantei e me emocionei a cada página.
Quando comecei, não tinha ideia que gostaria tanto.
Quero deixar meu agradecimento a essa editora que tornou essa leitura possível.
Leiam, acho que vcs vão gostar muito.

TRECHO - "O problema é que eu nasci extraordinária e assim prossegui. Sem beleza ou dotes para ser esposa, sem talento para ser dona de um lar. Eu deveria morrer na rua, viver do meu suor ou comer insetos na floresta. Mas nasci bastarda de um banqueiro que, embora não tenha me assumido, me colocou para tomar conta de uma biblioteca pública, achando ? pobre dele ?, que em toda a minha ignorância e falta de aportes intelectuais, eu tiraria o pó dos livros e nunca os leria."

Natália Tomazeli 13/08/2021

Título gigante, história bem curtinha, mas muito marcante!
Através de uma coluna de jornal chamada "O Clube das Mulheres Livres", são contadas ao público diversas histórias de triunfo, superação e força, no cenário da Inglaterra Vitoriana do século XIX, contrariando todos os costumes da época relacionados ao sexo feminino.

Acho que como eu, muita gente acabou pegando o e-book gratuito desse livro lá na Amazon, na "Semana Mundial do Livro". As histórias contadas aqui são variadas, mas em vários pontos possuem aspectos em comum e apesar de todos os contos se passarem na Inglaterra, os autores e autoras são brasileiros!

De histórias vitorianas o mundo está cheio, mas aqui há um diferencial! As mulheres são retratadas de uma forma bastante diferente da maneira que geralmente vemos nessas histórias, além de todos contos serem focados apenas nelas. Todas conseguem de certa forma subverterem os papéis de gênero da época e saírem com menos ônus do que sempre lemos por aí! Todas as personagens são fortes do seu jeito, seja de um jeito mau ou bom. Elas são determinadas e astutas, não deixam de correr atrás do que é seu, mesmo se as circunstâncias não forem das mais favoráveis

Jack o Estripador e Edgar Allan Poe são só alguns dos exemplos de referências do horror trazidas para a obra, tanto como inspiração, como também em plano de fundo para ocorridos. Quem é fã do gênero irá gostar de vários dos contos!

E Além do dinamismo em relação ao formato de contos, o livro é curto e de rápida leitura.
Os diferentes autores escrevem de uma maneira muito boa, que remete à escrita da época e que traz todo o ar vitoriano que a obra pede. Parece que foi escrito naquela época! A edição é muito bonita, cheia de ilustrações da época e propagandas vitorianas originais, uma obra de arte!

Vanessa 13/08/2021

Mulheres fortes merecem nossa atenção...
"Que as próximas gerações de mulheres, de todas as sociedades futuras, perseverem na batalha por igualdade de direitos e justiças. E nós honrem e honrem nossos sacrifícios com ousadia, sim, mas ainda com elegância, destreza, e, sobretudo, inteligência."

"Quando minhas forças finalmente acabaram ... Eu continuei. Se uma garota cai por terra e tem uma jornada a completar, ela não deve permanecer no chão, lamentando na sujeira. Ela deve se levantar, se recompor e ser bem cuidadosa para não cair de novo. E assim até o fim da jornada."

Os contos são muito bem escritos, com certeza essas história poderiam ter acontecido, não parecem sem fictícias. Mulheres fortes sempre me enchem os olhos e me deixam admiradas.

Laura 31/07/2021

A força feminina
É muito triste ver os relatos de mulheres do passado tendo que se vestir como homens para serem respeitadas e terem o devido reconhecimento.
Muitos relatos são de apertar o coração, mas a forma como a força dessas mulheres estão nas entrelinhas, é de se aquecer o coração e levantar a cabeça para mudarmos a sociedade em que vivemos.

Luiza 26/07/2021

Uma boa distração
O livro é composto por diversos contos sobre mulheres no século XIX, à frente de seu tempo. Uma leitura interessante.

K 13/07/2021

"Porém a mulher já nasce silenciada. Se pudessem os homens impedi-las sequer de chorar ao nascer, o fariam"

é uma antologia de contos sobre a época vitoriana que tratam especialmente sobre questões de gênero. alguns muito bons, outros que não me animaram tanto. em um geral, é um livro bem gostosinho e rápido de ler. algumas histórias pareceram muito reais pra mim e cheguei a ficar em dúvida se realmente se tratava de ficção.

Laurete | @queridaeusouleitora 13/07/2021

Mulheres são tudo
O livro é bem interessante e é uma leitura muito rápida, apenas cartas e relatos sobre situações da época, vividas por mulher e as ilustrações são perfeitas. Podia ser maior mas entendo que foi o material que conseguiram.

Manu 12/07/2021

Que leitura maravilhosa!
Agraciada, envolvida e reflexiva com cada conto que li deste livro.
Tudo que essas mulheres queriam era liberdade de ser quem eram!
Favoritado ?

Maria Eduarda Martins 11/07/2021

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Rum bum bum bum, MAN DOWN!

Primeiramente, gostaria de parabenizar a Editora Wish pela tradução e pela edição deste livro. Tudo é tão bem feito! As escolha das imagens foi meticulosa, aspecto que agrega muito na experiência de leitura ?

Quanto à obra, esta consiste em fragmentos encontrados dentro de "um misterioso baú", referentes ao conteúdo recebido (e às vezes publicado) pela coluna do Clube das Mulheres Livres.

Nas histórias, há diversidade, feminismo, força e resistência ao patriarcado, sob a ótica do século XIX. Me sensibilizei com o que foi contado e saí motivada a permanecer autêntica em minha vivência.

Por fim, não posso deixar de comentar minha grata surpresa em descobrir quem é "A Dama".

Por favor pessoas, leiam esta obra!

BArbara317 08/07/2021

Uma ficção com estórias de mulheres que se destacaram de alguma forma na sociedade durante o sec XIX. Contos feministas curtos e leves.

Natasha 07/07/2021

Otimo
Muito bom, uma leitura de peso, traz contos com temáticas de empoderamento feminino escritos na Inglaterra Vitoriana. Recomendo a leitura

Beatriz 07/07/2021

Histórias curtinhas, mas inspiradoras. Indico para quem está em ressaca literária e quer um livro rápido e muito bom.

Maria7467 03/07/2021

Adorei
Contos muito interessantes de ler, fiquei super curiosa lendo e queria saber cada vez mais. São histórias incríveis de mulheres fortes que desafiaram os costumes e preconceitos de sua época e amei ler cada um deles.

Kássio 02/07/2021

Das melhores coletâneas de autores brasileiros contemporâneos que já li. Os contos são bem curtinhos e as 160 páginas passam voando. São impressionantes, também, as propagandas reais da época vitoriana que recheia o livro e o projeto gráfico está de encher os olhos, a Marina Ávila de superou nesse! Recomendo demais!