O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Jacon 12/03/2022

Ótimo livro de contos
Editora wish arrasando como sempre... O livro possui contos curtos e fácil de ler.
Para quem gosta de contos eu super recomendo!

Kauana.Palma 09/03/2022

Interessante livro composto por cartas que retratam dificuldades enfrentadas por mulheres em uma sociedade muito mais machista que a atual. Com humor e bom gosto somos apresentadas a personagens louváveis.

LETeratura 03/03/2022

Não poderia terminar de forma melhor
Eu não sou muito dos contos, mas, estava procurando algo pra ler e resolvi pegar esse, fui muito surpreendida!
O livro começa com contos bons, que vão evoluindo pra contos incríveis.
Tem contos de superação, romance, assassinato, mistério, amizade, uma coletânea de contos incrível! Super recomendo!

Vini 28/02/2022

O Infame clube Vitoriano das Mulheres Livres
Adorei! Contos de leitura fácil mas com temáticas tão aprofundadas na luta das mulheres pelo direito ao livre arbítrio em uma época com idealismos bárbaros sobre sua inserção na sociedade. Demorei para embarcar nessa leitura, e me arrependo de não a ter experienciado antes.
Recomendo!

Anne 27/02/2022

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Adorei a leitura. Adorei o fato de como a coluna foi revolucionária, afinal, esse livro foi feito com as publicações da coluna de um jornal da era vitoriana, dedicado às mulheres. Isso foi muito revolucionário para o século XIX. É muito triste ver como as mulheres eram oprimidas, mas ao mesmo tempo ver elas desafiando o sistema foi muito interessante. Recomendo. No geral gostei muito dele, só algumas partes são um pouco maçantes por conta da escrita de época, mas fora isso é muito bom.

Gabarros 24/02/2022

Uma leitura excelente que nos inspira e causa empatia por nossa luta e pela luta de mulheres séculos antes de nós. É um lembrete que nunca tivemos a liberdade e o respeito que merecemos mas que não devemos desistir. O conto final pra mim foi a cereja do bolo, encerrou muito bem e [*****], Mary Shelley sabe.

pribt 19/02/2022

Surpreendente
Foi mais do que uma leitura agradável, foi uma leitura impactante.
Muito já foi conquistado por nós mulheres no século XXI, mas penso nas lutas que foram travadas ao longo dos séculos, vozes que foram silenciadas, das mais diversas formas...
Esses contos, um mais impactante do que o outro, mostram como mulheres sempre tiveram formas de terem suas vozes na sociedade machista...
A editora Wish, sempre brilhante, nos deu essa oportunidade de vibrar a cada mulher que se saiu bem e de horrorizar com cada voz silenciada nesses doze contos ... É uma leitura que recomendo.

Lorraine.Dias 10/02/2022

Coragem feminina
Um compilado de contos que reforçam a força feminina em tempos remotos, onde elas tinham que se manter escondidas atrás de homens, pois senão eram subjugadas e depreciadas.
Os contos mostram reviravoltas fantásticas, além de ideias excepcionais de mulheres que arrumaram um jeito de vencer os obstáculos impostos por um mundo limitador, que só via coisas boas se fossem feitas por homens.
Todo mulher deveria ler.

Debs @DeboraMaryn 10/02/2022

Gostei bastante
Leitura adorável. Fiquei imaginando a vida dessas mulheres da época em que elas viveram. Não sei se foi a curadoria de histórias, mas parece que muitas histórias tinham alguns aspectos em comum.

Janaina 08/02/2022

Contos curtos e fáceis de ler. Logo de início prendeu a minha atenção, mas ao decorrer da leitura fui achando os contos cada vez mais meh.

Um assunto super necessário, mas os contos en si não me agradaram muito, em alguns nem percebi muito a temática vitoriana.

Jil 27/01/2022

Boa leitura
Com histórias que poderiam ser reais acabamos esse livro pensando como mulher precisa ainda hoje ficar na sombra de homens.

Pati 26/01/2022

Ah!
Esse livro é leve, divertido é necessário. Precisamos lutar pelos nossos direitos (iguais ao de qualquer homem), precisamos praticar a sororidade, precisamos nos amar e não deixar a sociedade machista ditar o nosso destino!

@jaquepoesia 26/01/2022

Muito original!
O Clube das Mulheres Livres era uma coluna de jornal que teve início no século XIX na Inglaterra. Os textos publicados por uma mulher (algo contestador para época), contavam histórias de mulheres livres que triunfaram sobre a opressão.
Não se sabia muito sobre a autora apelidada de 'A Dama' nem a origem dos textos, mas seus contos para o público feminino foram importantes para dar forças a muitas mulheres vítimas de opressão, fosse esta no contexto familiar, profissional ou de modo geral pelas imposições da sociedade.

🕯🥀Décadas depois do encerramento d'O Clube encontraram um baú com histórias assinadas pela 'Dama' além de muitas cartas que revelam histórias de mulheres na luta por igualdade. E são alguns desses textos o recheio dessa maravilhosa obra ficcional (com algumas menções e histórias de mulheres reais) da @editorawish que é uma antologia composta por 12 autores e conta com organização de Valquíria Vlad e Karine Ribeiro.

🕯📜O primeiro conto publicado pela Dama, foi na edição dominical de um jornal em homenagem ao nascimento da rainha Victoria.

🎻O texto conta a história de Victoria uma menina que nasceu no mesmo dia em que a rainha, mas que perde a mãe em seu nascimento. Victoria cresce nas dependências do teatro e a cada dia mais se apaixona pela música dos concertos, mais especificamente pelo som do violoncelo.
Escondida ela passa a ouvir os ensaios da orquestra e alimenta a paixão pelo instrumento, depois de lhe dar surras o pai desiste de tentar afasta-la da música, Victoria então corta os cabelos e se finge de homem para tocar no Royal Academy of Music. Se tornando Victor tem seu talento aceito e sua trajetória na música a leva à ser aplaudida por ninguém menos que a rainha com a qual compartilhava o nome.

🍂📖Fiz um resumo desse primeiro conto para oferecer à vocês uma pequena amostra do conteúdo dessa obra tão sensível, que além de ter uma capa linda e ilustrações belíssimas, reúne histórias que enaltecem a força feminina que desde sempre é subestimada.

TAssia19 24/01/2022

Eu estou passando a gostar bastante de livros que se passam na era vitoriana. Gosto que sempre tem uma história para explicar o Jack estripador e todas parecem plausíveis ?.
Esse livro fala de tantas coisas e de forma tão leves que a leitura fluiu de forma incrível. Esperava muito e foi além das minhas expectativas.

Mari 20/01/2022

fofis
São doze contos que mostram doze mulheres fortes e dispostas a não seguir o padrão social da época vitoriana. Algumas histórias são leves, outras nos deixam de queixo caido? amei o contexto:)