A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1185 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Alexsander.Rosa 13/03/2024

O dinheiro e o gótico
Jane Austen traz uma sátira aos costumes de sua época e à literatura gótica, nos apresentando uma protagonista que parece não conhecer e compreender os trâmites sociais e os interesses humanos, vivendo na sua inocência.
A primeira metade do livro eu achei entediante, foi realmente difícil me envolver com a história, ainda mais com a protagonista e não tem percepção alguma. Depois fica mais interessante mas, mesmo assim, até agora acho o livro mais fraco da Jane, pois apenas em raros momentos ela faz uma sátira interessante mas o desenvolvimento da história é um pouco maçante.
A personagem que mais gostei foi Eleanor, me cativei bastante por ela e me fez soltar umas risadas (e até umas lágrimas kkkk).
Mas isso não é o suficiente para a obra, admito que esperava um pouco mais de "sal".
comentários(0)comente



Mandy 12/03/2024

Diferente de tudo!
Não consegui continuar outro livro se não fosse um outro maravilhoso da Jane Austen!

Confesso que no intervalo entre o livro anterior e este, tentei de todas as formas me prender a outro livro, e como tentei! E como sabemos já o resultado, eu não consegui.

Este livro em questão, se mostra bem diferente de todos que já li da Jane. A começar pela protagonista, Catherine Morland, uma menina de apenas dezessete anos sendo recém apresentada à sociedade, com uma mente inocente e inexperiente, mas cheia dos romances mais inspiradores. Muito diferente das outras protagonistas da Austen, Catherine se encontra a mercê de todas as experiências que uma menina de dezessete anos poderia viver, inclusive, a mercê da maldade de pessoas interesseiras.

O seu vício por romances góticos, que cá entre nós, confesso que compreendo que ela tenha, porque tenho uma queda por esses, acaba por formentar a imaginação cada vez mais fértil de Catherine. E colocando a nossa protagonista em muitas enrascadas.

Mas tudo isso não passa de uma sátira que nossa inteligente escritora faz aos romances tão populares na época. Ela coloca na protagonista sentimentos que nós mesmos poderíamos sentir, afinal Catherine é uma leitora aguçada como nós.

O par de Catherine neste caso, não se mostraria melhor! Henry Tilney é inteligente e perpicaz. Tenho certeza que ele se apaixonara pela ingenuidade de Catherine. Pois afinal, sua ingenuidade fazia com que expressasse os seus mais sinceros sentimentos. Com um humor sagaz, Henry conquistou não só o coração da srta. Morland, como também o meu.

Confesso que durante a leitura me emocionei ao ver Jane Austen conversando intimamente comigo! Em várias passagens do livro nossa inglesa favorita, quebra a chamada quarta parede e vem com sua sagacidade falar contigo, adicionando mais momentos memoráveis ao livro, criticando, falando mais sobre os personagens e sobre a história. Apenas este detalhe já vale por toda a leitura.


Não consigo dar uma nota baixa para os livros da Jane, eu sei que os finais acontecem rápido demais, mas encaro isso como um modelo padrão da escritora. O que vale é a leitura deliciosa que temos ao longo de uma história cheia de detalhes e personagens ricos em personalidade.

Ps.: Odeio John Thorpe com todas as minhas forças!
comentários(0)comente



Manu 04/03/2024

Delicinha de leitura
O início é mais lento, mas quando pega o ritmo a leitura fica bem envolvente. Não superou orgulho e preconceito, mas foi uma delícia de ler
comentários(0)comente



Maria.Luiza 03/03/2024

Fascinante
Um estilo de narrativa muito diferente das outras obras da Jane!
Achei essa história muito interessante e eu não esperava um suspense em algumas partes. O que foi muito legal. Consegui me envolver mais com os personagens e não ficar entediada.
comentários(0)comente



fran 03/03/2024

Esse é a 2° obra da jane austen que eu leio e eu acho que esperava bem mais, eu sei que a autora quis alfinetar e fazer críticas aos hábitos daquela época, mas não consegui achar tão bom assim, sinto que ficou uma coisa mt apressada e sem sentido, mas não é tão ruim, só não é TÃO interessante.
comentários(0)comente



Chris 03/03/2024

Um livro interessante................................................................................
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gi 29/02/2024

Minha primeira decepção lendo Jane
Me dói no coração começar essa resenha dizendo que não gostei de um livro da Jane, já que ela é uma das minhas autoras favoritas da vida. Mas não consigo dizer que esse livro me agradou durante a leitura.

A primeira metade do livro é extremamente arrastada, repetitiva e, em alguns pontos, superficial. Não conseguia me apegar aos personagens - tirando a protagonista - nem aos dilemas apresentados na história.

Fazer uma sátira sobre qualquer assunto é para poucos e, infelizmente, não acho que a Jane conseguiu entregar algo interessante aqui. Gosto muito do movimento gótico e do que ele representou na literatura, então esperava uma crítica um pouco mais estruturada por parte da Jane, igual em Dom Quixote, mas no final só achei um livro superficial.

A segunda metade do livro é um pouco mais interessante, no entanto, o final me pareceu rápido e corrido. Enfim, fiquei decepcionada lendo este livro.
vicniro 04/03/2024minha estante
Chocada




Luana M Moraes 27/02/2024

Abadia Northanger
Nessa história com um estilo gótico romântico, achei que a autora fez uma crítica à sociedade da época em vários pontos o principal sobre a literatura e os livros lidos na época.
Mais falando da história eu gostei só achei que a história mudava muito de assunto deixando vários pontos sem fechamento, gostei de algumas personagens e detestei outros.
comentários(0)comente



Marcela.Silva 26/02/2024

Uma sátira aos romances góticos
Meu primeiro contato com uma das obras de Jane Austen e apesar de não ter saído morrendo de amores pela autora, gostei bastante deste livro. Catherine, personagem principal da obra, é uma jovem para lá de ?sem noção?, mas ao longo da história vemos seu processo de autoconhecimento e amadurecimento emocional.
Trata-se de uma paródia de romances góticos que na época, estavam em alta e constrói elementos que os refutam de forma irônica, cômica e sútil.
comentários(0)comente



Alana N. 25/02/2024

"Aquele que, homem ou mulher, não sente prazer na leitura de um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido."
“A abadia de Northanger” foi um dos livros mais engraçados da dona Jane e, possivelmente, um dos meus favoritos dela. (Só perdendo para “Orgulho e preconceito”, que é o meu FAVORITO. Ninguém acima do nosso adorável sr. Darcy e sua capacidade de conquistar mocinhas as chamando de pobre.)
Sabe aquele tipo de protagonista sonhadora, leitora e fanfiqueira? Temos aqui! Catherine é uma grande fã de romances góticos, então ela começa uma pira de querer trazer as coisas que lê para sua vida real, o que a coloca em situações muito engraçadas. (Gente como a gente, não é mesmo? Quem nunca leu um livro de terror e ficou uma semana pensando: “aquilo é uma sombra ou é o satanás me assistindo chorar de madrugada?”)
Óbvio que, em meio a toda a graça envolvendo as fics da protagonista, a autora levanta algumas boas críticas e alfineta diversos hábitos da época. (A gata usa da sutileza para lançar o shade dela. Valorizem.)
Mas, tenho que dizer que aqui nós vamos encontrar o (até então) personagem mais insuportável da autora, ganhando até mesmo daquele primo sem noção da Elizabeth, o sr. Thorpe. MEU SANTO CRISTO, QUE CARA CHATO DO 🤬 #$%!& ! Tinha hora que ele começava a falar e eu ficava na minha cabeça gritando: “VAI, CHATO, FALA!”. (E aquela irmã dele, a Isabella, não vai muito atrás.)
Enfim, essa foi uma leitura muito engraçada, da qual não esperava nada e acabei saindo incrivelmente agradada. (E agora falta apenas um romance da Jane Austen! Estou tão orgulhosa de mim, me sentindo tão leitorah!)
comentários(0)comente



Camis 22/02/2024

A típica Jane
É bom, tem a pegada de Jane Austen presente em todas as obras porém por ser a primeira obra da Jane, achei algumas partes maçantes e entediantes. Achei o final um pouco apressado, mas no geral gostei sim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LetAcia1104 16/02/2024

Jane Austen nos traz em A Abadia de Northanger, uma heroína (Catherine Morland), que seria uma ?Dom Quixote de saias?. Entre os acontecimentos do livro, Catherine ao ler muitos romances góticos, se imagina como a heroína de um dos seus livros.
comentários(0)comente



Rachel M. Mendes 15/02/2024

Eu Adoraria Tomar Chá com Jane Austen
De verdade? Jane Austen pareceu-me a mais doce das amigas! Com seu constante humor irônico e carisma expressos em suas palavras, a persona escritora de Jane me cativou.
Não penso que A Abadia de Northanger tenha sido um livro incrível. É bom, mas não maravilhoso ou impactante. Confesso, inclusive que esperava muito mais da trama. Trata-se de uma trama lenta e desprovida de grandes acontecimentos, ainda que divertida. Admito que é um livro gostoso de ler, contudo.
A escrita de Jane Austen é fluida, cativante, irônica e única. Mas penso que seus diálogos, ao menos nessa história, carecem de marcações de quem é o personagem a discursar. Todavia, isso não prejudica a peculiaridade jocosa de sua escrita: Jane é divertidíssima!
comentários(0)comente



1185 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |