A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

|?Autor: Gustavo Cerbasi
|?Ano: 2019
|?Editora: Sextante
|?Minha avaliação:?????
|?Palavras-chave: #ARiquezaDaVidaSimples #GustavoCerbasi #EditoraSextante #Economia #Finanças

Não curto muito este tipo de leitura, mas confesso que fui surpreendido positivamente. O autor traz informações valiosas sobre o que podemos chamar de "educação financeira". Mas eu tenho que concordar com o próprio: são orientações e formas para entender que a vida, como um todo, é feita de escolhas e aprendizado. Ponderar aqui, arriscar ali, errar agora, acertar depois, continuar a fazer, adiar algo. No final das contas, tudo é fruto da nossa capacidade de decisão e avaliação. Eu recomendo a leitura desse livro, mesmo que em alguns pontos eu o ache um pouco distante da realidade de muitos brasileiros, pois, se não temos acesso a esses estalos de informações valiosas sobre o tema na nossa cabeça, muitas chaves não serão giradas e muitas  portas importantes continuarão fechadas.

bruisreading 24/05/2022

?Ser rico é ter fartura daquilo que é importante para você.?
Com certeza um livro muito enriquecedor e transformador. Senti que Gustavo Cerbasi clareou as minhas ideias e me ajudou a organizar os meus planos, que antes talvez nem fossem planos direito, trazendo o conhecimento necessário para ter uma vida organizada e de muita prosperidade.

Não é um livro de autoajuda que repete a mesma coisa como vários que conheço, realmente esse trouxe informações valiosas e precisas para organizar a vida e fazer um futuro de sucesso e realização de sonhos, pois pra isso precisa-se apenas de organização e planejamento. Além de ver beleza nas coisas simples da vida, aprendendo a vivê-la profundamente e bem, na forma mais minimalista.

julioblack 20/04/2022

Gustavo Cerbasi fala muito da realidade da maioria dos brasileiros, quando o assunto é finanças. Traz boas ideias de como a cultura minimalista pode influenciar positivamente a nossa vida e a nossa corrida em busca dos nossos sonhos e objetivos.

Hugo 04/04/2022

Uma introdução ao essencialismo
Cerbasi traz nesse livro de maneira leve uma introdução aos estilos de vida simples que refletem muita riqueza, criando um claro desprendimento do uso dessa palavra muitaas vezes relacionada às riquezas materiais que nos ludibriam nos fazendo pensar dinheiro é tudo.

Neste livro, Cerbasi prova que riqueza não está no dinheiro e sim na maneira como empregamos o tempo de nossas vidas.

Não acredito ser um livro revolucionário que deva ser lido várias vezes, mas é uma leitura legal com visão interessante com exemplos práticos do estilo de vida do autor. Recomendo a leitura, é rápida e leve.

Katharina 02/04/2022

?Como escolhas mais inteligentes podem antecipar a conquista de seus sonhos?
Com dicas legais, algumas que da pra se adequar a nossa realidade, mas também um pouco utópico p realidade de muitos brasileiros

Toiço Master 09/03/2022

Lute pelos seus sonhos.
O livro mostra várias situações em que nos colocamos durante o dia sem ver os gastos desnecessário e o distanciamento dos nossos sonhos e vontades. É uma ótima leitura para o leitor que está começando a poupar.

Souzariiana 18/02/2022

"Verdades que precisam ser ditas/lidas."
Fiz a aquisição deste livro logo após o lançamento, entretanto na primeira página não consegui "gostar" e acabei desisto lá em meados de 2019.
Após 3 anos, decidi que seria minha meta de leitura e cá estou aqui finalizando esse livro com verdades duras e simples que precisam ser lidas.
Cerbasi em poucas páginas exemplifica praticamente todos os hábitos de um Brasileiro raiz que tem zero educação financeira e pensa todos os dias uma forma de ser rico/enriquecer mas não tem planos ou forma de alcançar esse objetivo.

Recomendo a leitura fortemente para aqueles que pelo menos entender um pouco de financias e estão abertos a entender o que o Cerbasi propõem, vale ressaltar que em "x" vezes não concordei com ideias e soluções propostas, entretanto entendi o sentido e absorvi como conhecimento. Portanto 3 estrelas como avaliação.

Nicholas.Assis 10/02/2022

Muito interessante
Achei o livro bem interessante, mostrando opções de investimento que trazem mais realizações pessoais e felicidade, sem o foco tradicional em acúmulo de dinheiro. Bons ensinamentos!

Henrique_ 06/02/2022

Mindset para finanças
A mensagem do livro é mostrar a importância de virar a chavinha da busca por poupar dinheiro por poupar ou manter um padrão de vida insustentável considerando a realidade financeira individual. A base do livro é, em grande medida, o minimalismo. Bom livro para iniciantes no mundo das finanças pessoais e recomendo ser um dos primeiros a serem lidos, antes de livros técnicos.

Yasmin 03/02/2022

Apesar das diversas vezes que o escritor cita seus outros livros e seu curso, é um livro interessante que dá dicas para viver a vida de uma maneira mais simples e investir nas coisas que realmente importam.

Seiiti 03/02/2022

Pague primeiro seus sonhos
Gustavo cerbasi um grande autor de financia pessoal, eu já li muitos livros dele, nesse ele mostra como é importante vocês fazer escolhas inteligentes, para ter uma vida plena.

Eduarda 27/01/2022

Leitura boa!
Minha primeira leitura do autor Gustavo Cerbasi.
Leitura fluida e o autor é didático (até demais, rs). Mudou meu pensamento em muitos aspectos, esclareceu muita coisa. Para quem buscar conhecimento financeiro, assim como eu, recomendo.

Pontos positivos da leitura: aprendi que ser simples é ser sofisticado. É mais importante SER do que TER. Sem autoconhecimento vc até enriquece, mas não aproveita o melhor que a vida tem a oferecer. Suas escolhas determinam seus objetivos. Educação financeira e filosofia andam juntas.

Por que não dei 5 estrelas pra esse livro?
Achei a leitura um pouco repetitiva, e isso fazia com q eu perdesse o interesse na leitura. O autor se prendeu muito á exemplos de sua casa e foi EXTREMAMENTE chato. Cheguei a ponto de pular esse cap. Demorei 1 ano pra ler um livro fino desse kkk.
Acredito que tenha livros melhores desse autor e pretendo ler outros dele. Mesmo com essas observações, a leitura desse livro é SUPER VÁLIDA!

Cristina117 25/01/2022

Querer influenciar pessoas através de seus exemplos acho um pouco sem sentido.
No livro ele fala mais sobre a vida dele do que propriamente ajudar quem precisa.

Emanuele.Santos 20/01/2022

Excelente livro, para iniciantes!
Um ótimo livro para quem está iniciando nesse universo das finanças pessoais. Senti que o autor bebeu nas mesmas fontes que eu, por este motivo o livro não me trouxe grandes novidades.
O autor discorre sobre visões macros das finanças. Levanta os paradigmas e trás temas como economia compartilhada, minimalismo, sustentabilidade.
Outro ponto que no meu caso também não foi tão inovador é a abordagem da cidade grande e do interior. Pra quem vive no interior, assim como eu, também não terá muitas questões a serem imensamente refletidas e modificadas como propõe nas páginas que dedica ao assunto.