A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Adilson22 28/02/2021

Recomendo, mesmo não sendo um dos seus melhores livros, ele abordar temas de vários dos seus livros anteriores.

Alex Lira 28/02/2021

Planos consistentes e sustentáveis
#10: A RIQUEZA DA VIDA SIMPLES (176 pág)
Minha avaliação: ???
O 10° livro que li em 2021 trata da educação financeira e propõe um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis.
Em vez de abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a sua realidade, Gustavo Cerbasi propõe reduzir os custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante para você.
O foco é na redução das ineficiências relacionadas ao padrão de vida. Não se trata de poupar centavos, mas de fazer mudanças estruturais que deixem sua vida financeira menos engessada.
Cerbasi apresenta o projeto de sua casa inteligente e autossustentável, discute os desafios da sociedade frente ao desperdício e aponta caminhos para quem busca mais equilíbrio e liberdade tanto no presente quanto no futuro.
Neste livro, você vai aprender a:
? Ter planos para se blindar contra o aumento dos gastos ? tanto a inflação como o encarecimento da vida imposto pela idade.
? Repensar o tamanho e o valor do imóvel onde vive ou do carro que possui.
? Estudar para fortalecer sua empregabilidade e sua motivação para o trabalho.
? Reavaliar seus planos com frequência e melhorar seus investimentos.
? Priorizar a concretização de seus sonhos.

DEA 27/02/2021

Muito bom! Aprendizado!
É um livro de fácil leitura que aborda pontos importantíssimos para se ter uma vida equilibrada financeiramente, simples porém com qualidade. O Prof. Cerbasi te força a refletir sobre aspectos que geram consciência e isso te deixa incomodado te levando a querer agir. Terminei o livro com a sensação de que sim, é possível, só depende de mim fazer as escolhas certas, da maneira certa, identificando os erros e aprendendo com eles, usando-os como impulso. Às vezes será necessário começar do zero mas com planejamento, estudo e dedicação é possível construir um futuro organizado e tranquilo.
O conhecimento não é apenas um dos caminhos, ele é o único caminho.

''Terá liberdade quem não depender do contracheque no início do mês nem da estabilidade no emprego pouco satisfatório para continuar pagando suas contas.''
''Oportunidades não aparecem, elas são caçadas por quem se preparar.''
''Se você não está conquistando o que quer, precisa rever seu estilo de vida.''

LF 27/02/2021

Minimalismo e Sustentabilidade
Autor consagrado, dessa vez Cerbasi foca mais nos conceitos de minimalismo e sustentabilidade, que quando aplicados podem ajudar os leitores a se questionarem sobre seus atuais modos de consumo. São necessários? São sustentáveis? Como eu já conhecia os conceitos, o livro não me surpreendeu, mas é uma boa leitura.

Thayse.Nunes 27/02/2021

Vida simples
Economizar e poupar dinheiro de forma que não se abra mão das coisas que realmente nos fazem feliz, essa economia deve ser feita de forma consciente, sem prejudicar nosso bem estar e nos privar de viver momentos tranquilos e de alegria.
A ideia de vida simples que o livro traz, tem mais a ver com o minimalismo e a capacidade de gastar com coisas que realmente fazem sentido pro momento atual da vida do que com privação.

Rocha 23/02/2021

Livro com uma clareza impressionante
A Riqueza da vida simples elucida bem o que há no conteúdo do livro. Cerbasi mostra de forma clara e na vivência dele próprio como ser inteligente nas escolhas e mostra o essencial segundo seu ponto de vista. Muito bom!

Matheus.Toussaint 23/02/2021

A Riqueza da Vida Simples
Um o?timo livro, iniciado e finalizado dessa forma, com tranquilidade.

Nada define melhor o conceito de riqueza do que liberdade de escolha. Tera? liberdade quem na?o depender do contracheque no ini?cio do me?s nem da estabilidade no emprego pouco satisfato?rio para continuar pagando suas contas.

O planejamento financeiro e? liberto quando lhe traz possibilidade de construir reservas que possam gerar a renda de que voce? precisa. O autoconhecimento liberta quando permite que voce? diga na?o a? objetivos pouco recompensadores e concentre-se na aquisic?a?o ou na manutenc?a?o do que a maioria sente falta: tempo livre, fami?lia, cuidados com a sau?de, experie?ncias, compartilhar o que voce? ama com quem voce? ama.

O grande desafio dessa vida mais rica esta? na construc?a?o, na?o no resultado final. E o resultado final sera? sempre difi?cil de prever, pois ele sera? uma evoluc?a?o daquilo que seu conhecimento atual permite conceber.

Vida perfeita, portanto, na?o existe. A evoluc?a?o do conhecimento nos faz aperfeic?oa?-la a todo momento.

Na?o complique seus planos. Simplifique sua vida. Ou melhor, viva!

Conhecimento na?o e? apenas um dos caminhos. Ele e? o u?nico caminho.

Recomendo para todos voce?s a leitura deste livro para que ele possa abrir sua cabec?a com diversos tipos de exemplos para melhorar a sua educac?a?o financeira.

Vamos ter uma mudanc?a para melhorar nosso estilo de vida. Seja na a?rea que voce? quiser, temos escolhas de ser melhores do que fomos ontem. E? tudo questa?o de planejamento.

Felipe Sampaio 14/02/2021

Resenha: A riqueza da vida simples, Gustavo Cerbasi
A parte que mais me motivou nesse livro foi a casa inteligente. Poder criar mecanismos que reduzam seus gastos, aliviando a pressão de ter que ganhar cada vez mais dinheiro para se sustentar, associado a uma criação de vida mais saudável e independente de terceiros.. é algo que motiva por si só. Saber que terá luz mesmo que algo ocorra com a distribuidora de energia, que terá água mesmo que o abastecimento da sua cidade tenha problemas, que poderá colher parte dos seus alimentos numa horta e/ou pomar da sua casa e tudo isso sem que tenha que deixar de lado o conforto e até mesmo colocar em risco sua subsistência, deveria (no meu entender) ser reconfortante para todos e motivador ao extremo. Além disso, tem vários projetos que podem ser adicionados visando uma redução de gastos, associando valores que podem perpetuar por um tempo inestimável e tornando a vida mais plena.
Vale a pena ler, mas mais do que ler, entender e por em prática. Sabe.. você e eu merecemos ter uma vida repleta de realizações.

Emerique 10/02/2021

"Não poupe o que restou depois de gastar, gaste o que sobrou depois de poupar."

Alda 08/02/2021

Vida simples e inteligente
Já conhecia algumas das obras do Gustavo Cerbaci, e resolvi ler este porque consegui baixar o e-book grátis no Amazon.. Como os demais títulos do autor que já li, vale super a pena ler, pois além de ser uma leitura leve, agradável, o livro mostra como o próprio autor construiu para si e para sua família uma vida próspera e distante dos ideias consumistas reinantes hoje em nossa sociedade. O Cerbaci é de um fato um bom escritor e isso também está presente na narrativa de a riqueza da vida simples. Indico demais.

Fran 07/02/2021

Este livro trata, em síntese, sobre o poder de nossas escolhar e sobre a importância do autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais somos capazes de fazer escolhas inteligentes, guiadas por aquilo que realmente nos faz feliz - e nao pelo que faz os outros felizes. Consequentemente, com base nesse autoconhecimento - nossas escolhas financeiras também serão mais inteligentes: não faremos escolhas pautadas numa busca vazia por status e sim com base no que se fato enriquecerá nossa vida, gerando conhecimento e boas experiências.

Tauã 05/02/2021

Treinando a escrita
O livro abrange vários métodos aplicáveis de ter uma boa vida mesmo q sem muito luxo, mas não apenas isso, mostra tambem que não é preciso muita coisa pra ajudar o meio ambiente e que as vezes basta olharmos ao nosso redor e fazer nossa parte.

Jéssica 31/01/2021

É um bom livro, tem vários insights bem interessantes, mas não é um dos melhores do autor.

Luca 29/01/2021

Simples e transformador
Releitura gostosa! Se você já está com uma vida financeira boa, é inspiradora para reforçar conceitos importantes. Se você está com a vida financeira ruim, fundamental, se quer melhorar suas escolhas e resultados.

Ataide.Souza 23/01/2021

Após virar o ano de 2020, o ano da pandemia, escolhi este livro para começar o ano lendo. Depois um processo de gratidão que me acendeu no ano anterior, passei a fazer um reconhecimento de todos os recursos que tenho e o quanto eles são essencias e importantes para mim.
Durante a leitura do livro pude ir fazendo um refino nos meus objetivos pessoais, tendo mais clareza e dando mais significado para aquilo que eu busco. Durante o texto o autor apresenta alguns questionamentos pontuais do que a maioria das pessoas almejam e o que é realmente necessário para você e aqui entra o ponto crucial, o autoconhecimento. Entender quem você é, onde está e aonde quer chegar. Uma grande lição que tiro desta obra é trocar os sonhos por planos.