No fundo do poço

Resenhas - No fundo do poço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dani.Landim 10/01/2022

Pussy Cat
O livro No fundo do poço é uma ?continuação? do Cidadã de segunda classe, que conta a história da nigeriana Adah.

Os livros são ótimos e inspiradores. A personagem principal é uma mulher muito guerreira que luta de todas as formas para conseguir se formar e criar seus filhos. Apesar de ser uma obra de ficção, parece mais um retrato de muitas realidades.

Pah 28/12/2021

Depois de Alegrias da Maternidade fica difícil avaliar outro livro da Emecheta. O primeiro livro que li deixou uma régua alta, mas esse não deixou a desejar. Com linguagem acessível e muito bem trabalhada , No fundo do poço é uma leitura que vale a pena.

Cris @cristinadaitx 28/12/2021

Uma mulher forte, que cria sozinha seus filhos, morando em um lugar que denominado "fundo do poço". Mas, sua luta para defender aqueles que ama não tem fim, e é através da educação que ela pretende mudar o seu destino. Mais uma vez, a autora me surpreende com uma história encantadora, com mais uma mulher forte e determinada, e que representa muitas outras mulheres que lutam por dignidade.

Tamer 20/12/2021

Primeiro livro que leio da escritora.
Muito sensível e a história me prendeu desde a primeira página.
Recomendo!

Patricia Milani 15/12/2021

Primeiro contato com a escrita da Buchi Emecheta e gostei bastante, o fato de conter traços autobiográficos faz a história ficar ainda mais rica. Em breve pretendo ler outros livros da autora.

Margô 28/11/2021

Residencial, muvuca é amizade.
Recomendo mais uma obra de Bucchi Emecheta. Já estou sentindo uma certa intimidade com a autora, após ler o terceiro livro da mesma.
Nada se compara com as Alegrias da Maternidade. São contextos diferentes.
Aqui Emecheta marra a sua própria jornada em Londres, com 5 filhos pra alimentar, e prover, (sem ajuda do anônimo pai das crianças), de todas as necessidades, morando em um prédio de subúrbio, que a solidariedade é a "liga" que dá a felicidade das poucas alegrias que se tem por ali. Mais uma vez a amizade vencendo.

Se comparássemos ao Brasil, eu diria que, com exceção do rigor do frio, iria fazer muita diferença pra felicidade de milhares de brasileiros!( Lá não tem bala perdida...rss)

É uma leitura cativante. Você sempre vai querer saber o dia seguinte daqueles moradores que moram em um enorme prédio, e as peculiaridade dos mesmos.

Não é uma leitura impactante, e nem tão pouco monótona. É um diário bem narrado de uma moradora nigeriana que vive às agruras de ser expatriada.
Só recomendo que leiam antes ," Cidadã de segunda classe", que é a história de Adah, a nossa protagonista, ainda vivendo na Nigeria.
Contudo e por tudo, Gostei muito.
Tati 09/12/2021minha estante
Exatamente isso. Lemos numa sentada. Permite conhecer outras realidades. Lembra, de longe, mas lembra Quarto de despejo, dadas as diferenças de contexto e do quanto maior o abandono da cartolina no Brasil em relação a nossa protagonista em Londres. Mas, escassez é escassez aqui e lá e com filhos, ainda pior.

Margô 10/12/2021minha estante
Olá Tati! Preciso ler Cidadã de segunda classe... Curiosa pra acompanhar a jornada da Bucchi Emecheta antes de chegar em Londres...????

Malu 24/11/2021

Uma continuação sofrida
Apesar de originalmente No fundo do poço ter sido publicado primeiro (1972), ele se torna uma continuação da história de Adah contada em Cidadã de segunda classe(1974), segundo livro da autora. Nesse livro os dramas enfrentados pela mãe negra imigrante recém-divorciada se cruzam com os enfrentados pelos seus vizinhos da classe trabalhadora (em sua maioria também imigrantes) sua família é considerada um problema o estado inglês não sabe muito bem como resolver. Sozinha no mundo com cinco crianças pra cuidar, encontrar solidariedade No fundo do poço é o que ajuda Adah a sobreviver para dar o melhor para si e para seus filhos.

Talita | @gosteilogoindico 29/10/2021

Gostei muito!
Fiquei um pouco perdida no início (faltavam informações pra mim). Aí fui pesquisar, e a história da personagem principal é contada no livro Cidadã de segunda classe, e tudo fez sentido kkk
Mas mesmo não tendo lido este livro, eu gostei muito de ter conhecido Adah e os demais personagens. Os livros com temáticas sociais me agradam muito de ler e ao mesmo tempo me deixam triste.

@gezaine_ 27/09/2021

Amo os livros da Buchi (este é o quarto que leio), sua escrita e seus enredos. Gostei demais deste livro, porém, quando cheguei ao final, virei a página achando que teria outro capítulo. Pareceu-me que acabou do nada.

A.C.L. 31/08/2021minha estante
Nossa!!! Parece ser maravilhoso, dela li o Alegria da Maternidade e me apaixonei ??? que escrita, que autora

Karine.Batista 08/09/2021minha estante
Alegrias eu ainda não li! Mas está na lista!

Bia 27/08/2021

"Família Problema "
Li sem sabe que esse era uma continuação, agora vou ter que ler o primeiro. Mas mesmo assim gostou muito.

Quantas mulheres iguais Adah temos no mundo?

O que não me agradou foi esse final em aberto.

Augusto Stürmer Caye 25/08/2021

A Ecologia do Poço
O poço existe dentro e fora de você. São as pessoas, a estrutura, o sistema, a administração, tudo forma esse ecossistema chamado poço que Buchi Emecheta descreve tão bem.

Um bom livro, que nos leva a refletir como o sistema gera e alimenta os poços que existem por aí. Pena que o final não chega a uma conclusão, fiquei ansioso por saber mais da vida de Buchi; porém, não chega a ser uma crítica. As vezes o livro tem um propósito, e o propósito deste era o poço e nada mais.

Recomendo!

Heloísa 30/06/2021

Continuação da história de Adah
Apesar de poder ser lido sem ter lido o livro Cidadã de segunda classe, é melhor ler o outro livro antes para neste ter a sequência do sofrimento de Adah na Inglaterra. Um livro muito bom, mas no anterior me senti mais conectada com a Adah. Neste, os sofrimentos e dificuldades seguem, porém parecem mais do mesmo em relação ao livro anterior. Considerei nota 5 pois ainda assim a escrita fluida da autora prende a leitura e acredito que este mais do mesmo seja feito propositadamente, para mostrar o quanto a vida é difícil. Não existe a varinha mágica que torne a vida uma maravilha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6