No fundo do poço

Resenhas - No fundo do poço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Heloísa 30/06/2021

Continuação da história de Adah
Apesar de poder ser lido sem ter lido o livro Cidadã de segunda classe, é melhor ler o outro livro antes para neste ter a sequência do sofrimento de Adah na Inglaterra. Um livro muito bom, mas no anterior me senti mais conectada com a Adah. Neste, os sofrimentos e dificuldades seguem, porém parecem mais do mesmo em relação ao livro anterior. Considerei nota 5 pois ainda assim a escrita fluida da autora prende a leitura e acredito que este mais do mesmo seja feito propositadamente, para mostrar o quanto a vida é difícil. Não existe a varinha mágica que torne a vida uma maravilha.

Lisi 21/06/2021

A sequência de Cidadã de Segunda Classe é um relato um pouco mais arrastado, mais lento de se ler. Mas não por ser um livro ruim, mas sim pela densa história cheia de inseguranças, pobreza, sofrimento e um eterno sentimento de não pertencimento.

Como todos os outros livros de Buchi, esse é tão impactante quanto os outros.

Renata 14/06/2021

Fico imaginando se um dia Buchi Emecheta vai se aventurar em escrever livros que fujam do assunto de sempre: mãe de origem Africana e suas agruras.
Porque chega uma hora que cansa, e acho que ela tem muito talento para se ater a isso.
Há tanto a se falar dessa cultura tão rica, desse povo tão lindo e ao mesmo tempo marginalizado em outras culturas! Uma pena?
NazaSicil 27/06/2021minha estante
Ela já morreu, não poderá escrever mais nada.

Tuuh 30/05/2022minha estante
Faleceu em 2017, debilitada pela demência aos setenta e dois anos em Londres.

Faluz 13/05/2021

Vivendo - NO FUNDO DO POÇO
Alah é a mesma personagem de CIDAD˜A DE SEGUNDA CLASSE de Buchi Emecheta. Nesse livro temos a protagonista vivendo num abrigo de assistência social inglês em que "famílias problema" se instalam enquanto aguardam ajuda para conseguir um novo lugar para morar.
Sua luta para sobreviver, estudar, trabalhar e criar os filhos com orgulho e outros valores que os dignifique. Dificuldades em sobreviver, mas um caminho para superar.

Dudu 18/03/2021

Minha primeira inserção na escrita de Buchi Emecheta. Ótima primeira impressão!

A escrita apresenta um estilo simples, mas não permite ao leitor subestimar a inteligência de sua autoria.
A escrita nos conduz pela visão de alguém que já viveu muitas situações adversas e soube tirar ensinamentos proveitosos à sua experiência de vida.

O destaque fica pelo forte caráter autobiográfico da obra e pela visão positiva e bem humorada que a personagem principal apresenta em relação às dificuldades do seu cotidiano, às diferenças culturais e às críticas sociais - estas últimas estão fortemente presentes ao longo da história.

Uma pequena crítica é que o final deixa um pouco a desejar.

skuser02844 28/02/2021

apesar de bem escrita - como qualquer outra obra da autora -, achei a história bem mais fraca e menos impactante do que ?cidadã de segunda classe?

ainda assim, é uma leitura que vale a pena, mostrando as dificuldades de uma mulher negra, solteira e com 5 filhos na Inglaterra

Thayná 25/02/2021

Dos livros da Buchi que já li, esse é o mais fraquinho. Não é tão impactante, apesar de bem escrito, além de ser a continuação do "Cidadã de segunda Classe" e, enquanto o primeiro livro traz uma tomada de consciência e percepção de identidade, esse traz uma Adah resignada novamente, além do final ser muito aberto. Acredito que pelo padrão dos outros livros da autora e da potência da primeira parte, esperava mais.

eduarda2470 14/02/2021

...
gostei muito da continuação da história da Adah. apesar de toda luta e sofrimento, ver que ela conseguiu ir melhorando a vida dela e dos filhos, é muito bom, poderia ter mais e mais livros dela!!!

lailacruzs 11/02/2021

Excelente escolha
A história de Adah é muito boa para entendermos realidades distintas a nossa, principalmente no que diz respeito à mulher, de cor preta, mãe solteira e imigrante. A construção da história de Adah, seus filhos, sua vizinhança as instituições que a acompanham nos enriquece de alguma forma.

Ana 29/01/2021

"Que péssima vida para uma mulher solitária, Adah pensou. Ah, Deus, me deixe morrer no meu país quando chegar a hora. Pelo menos lá haverá gente para segurar a minha mão."

Que livro minha gente! A escrita da Buchi me surpreendeu demais, ela tem um jeito de construcão que bota oposicões de uma maneira muito sutil mas muito poderosa também. Saber que o livro é em parte autobiográfico mudou a experiencia completamente, já quero elr os outros livros dela.

Sadraque 26/12/2020

Como a sociedade obriga as pessoas a um lugar específico
Nesse livro Adah vai sendo adestrada até se tornar o que a sociedade inglesa espera de uma cidadã de segunda classe. Nele ela imerge no modo de vida dessas pessoas até se tornar uma delas.

vasilisamorozko 15/12/2020

Uma Boa Experiência
“Era uma coisa humana desejar viver tanto quanto possível: apesar de às vezes a vida não ter valor, as pessoas ainda se agarravam a ela. O desejo humano de viver, sobreviver, a empurrava.”

#136 - Esse foi o primeiro livro Buchi Emecheta que eu li depois de muito tempo que eles estavam na lista, me surpreendi muito com a escrita e com a forma que me envolvi com essa leitura. Recomendo!

Winnie 14/12/2020

Assim como em cidadã de segunda classe, no fundo do poço me envolveu lindamente. Li com pressa, mas temendo finalizar.

Foi lindo acompanhar a trajetória de Adah, apesar de não me contentar muito com esses finais não muito claros.

Fabiana.Amorim 02/12/2020

Sempre uma boa leitura
Se você não leu nenhum livro de Buchi, comece pelas Alegrias da Maternidade. Este é continuação de Cidadã de Segunda Classe.
A leitura de Buchi sempre é uma delícia e bastante realista. Principalmente para quem precisa aprender a identificar o racismo e como a vida de uma mulher negra pode ser ainda mais difícil. Depois de um livro destes você ascende mais um degrau na sua humanidade. Se este livro não mudar em nada a sua vida e a sua visão sobre a mulher e sobre a dificuldade dos negros diante do racismo estrutural, você não entendeu nada. Leia de novo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6