No fundo do poço

No fundo do poço Buchi Emecheta

Resenhas - No fundo do poço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Debora 01/11/2019

A autora melhorou muito depois deste livro
O primeiro livro que li da Buchi foi As Alegrias da Maternidade - e isso cria uma expectativa quanto aos próximos livros.
Recentemente li Cidadã de Segunda Classe e gostei muito tb. E li este como se fosse a continuação. Contudo hoje descobri que não, que No fundo do poço foi escrito antes, o que torna minha avaliação da leitura um pouco pior.
Pq eu só entendi o que estava no livro tendo em mente a história toda de Adah contada em Cidadã de Segunda Classe. Agora, se eu tivesse lido este livro primeiro, com certeza eu não teria gostado, porque a história fica muito solta.
Mas, como eu li depois, entendi o contexto e foi uma boa leitura.
Tina Lilian Azevedo 23/09/2021minha estante
Exatamente! A forma dela contar estórias ficou mais potente nos livros posteriores

Azul Goiaba 05/08/2019

Esperava mais
Adoro os livros da Buchi Emecheta, porém esse me deixou um pouco frustrada. O livro não fala muito sobre a vida de Adah pós divórcio. Foca apenas no conjunto habitacional que ela vive com os 5 filhos e fofocas entre vizinhos. A autora é brilhante, porém essa obra não foi a sua melhor.

Nathalie.Murcia 16/06/2019

Uma protagonista forte e resiliente
Trata-se da continuação de Cidadã de Segunda Classe. Nesse volume, Ada, já sem o marido, e com as cinco crianças pequenas, se muda para um condomínio de apartamentos, no subúrbio londrino, em péssimas condições de higiene e salubridade ("o fundo do poço"), com a ajuda do Conselho Assistencial da cidade. Nessa nova moradia, Ada acaba se socializando com as vizinhas, cujas condições de vida são similares à dela, gerando um sentimento de solidariedade e acolhimento motivados pela pobreza e infortúnios em comum. Essas pessoas são conhecidas como "famílias-problema". Após engolir o orgulho, Ada é obrigada a abandonar o trabalho para cuidar dos filhos, e viver do seguro-desemprego. A exemplo do primeiro livro, a escrita de Buchi é ágil e prende o leitor, de forma que li em apenas dois dias. Contudo, achei o primeiro volume ainda mais interessante. Espero que no terceiro, a ser lançado em 2020, Ada finamente consiga dar a volta por cima e concretizar seus planos de terminar a faculdade e se tornar uma escritora de sucesso. Nesse segundo livro restou bem evidenciada a situação precária das mulheres com prole numerosa, dependentes exclusivamente dos benefícios sociais, sendo que a maioria não conta sequer com a ajuda do companheiro. A escritora também nos induz a refletir respeito da dependência que esses benefícios governamentais geram aos seus contemplados, assim como aborda a questão do alcoolismo, da violência doméstica e da falta de planejamento familiar, que afetam sobremaneira a camada mais baixa da população. Estou ansiosa pelo terceiro volume.
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
Vinny Britto 01/11/2019minha estante
Na verdade não é continuação, esse livro foi escrito antes, em 1972, enquanto Cidadã de Segunda Classe foi escrito em 1974.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6