E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

Cley 03/08/2019

Será que temos que fazer as coisas acontecerem, ou será que temos que nos apropriarmos do lema: “se tiver que ser, será”? Há aqueles que acreditam em destino, há aqueles que acreditam em acaso e há aqueles que não acreditam em nada disso. Simplesmente vivem.
Quando conhecemos aquela pessoa numa fila de banco, transporte coletivo, ou na rua e nos interessamos por ela, será que devemos pegar o contato ou simplesmente deixar passar? E se ela for a pessoa que fará você feliz? Mas se ela for a que te fará infeliz? Não dá para saber.

Arthur e Ben se conheceram numa agência de correios, e antes mesmo de ambos pegarem o contato um do outro, são separados por algo que só em Nova York acontece.
Arthur é um cara sonhador, acredita no universo e pensa que a vida deveria ser como um grande musical da Broadway. Já Ben tem experiências demais para saber que a vida não é nada disso. Depois de um buscar pelo outro, Arthur e Ben descobrirão que desafiar os poderes do universo valerá a pena, ou não.

"Só acredito que a gente esteja destinado a conhecer algumas pessoas, e o universo as coloca de alguma forma em nosso caminho."

O livro é narrado do ponto de vista do Arthur e Ben. Confesso que o início foi lento para mim, pois, os autores demoram para fazer com que o casal se encontre novamente.
Considerei Arthur um pouco imaturo e certas atitudes desnecessárias, mas, ao mesmo tempo é um jovem sem malícia alguma e só quer viver um grande amor. O Ben é o cara que está tentando esquecer o ex, vê em Arthur algo que talvez o faça perceber que não importa se o ex é ex, se não fosse, ele não conheceria o Arthur e não teria aprendizados que o ajudasse a ser uma nova pessoa, com visões totalmente diferentes acerca de relacionamento, amizade e autoconhecimento.

Os personagens secundários concedem à história um toque mais vibrante. O Dylan (melhor amigo do Ben), me fez rir em várias cenas e instituiu em mim um desejo de fazer parte do seu círculo de amigos.
Não é apenas um romance LGBTQ+, é uma história que mostra a força que uma amizade tem, que temos que nos amar primeiro antes de amar o outro, e o quanto eu me permito ser feliz e fazer aquilo que sempre quis sem se preocupar com o amanhã.
Arrependimento é uma palavra que pode ser interpretada de várias formas. Uma delas é: não fazer aquilo que você sempre quis fazer por insegurança, incerteza e medo. E depois é tarde demais.

Um livro com seus altos e baixos, mas que ao término dele, percebi a verdadeira mensagem que os autores quiseram passar. Mensagem essa que me ensinou algo e que nunca mais vou esquecer.

"Talvez as pessoas façam parte da sua vida por um tempo, você aproveita o que lhe dão e usa isso na sua próxima amizade ou relacionamento. E, se tiver sorte, talvez algumas pessoas voltem depois de você pensar que tinham ido embora para sempre."
André Alves 06/08/2019minha estante
Linda resenha!

Cley 06/08/2019minha estante
Obrigado! ^^

Eikko 07/07/2022minha estante
E mais uma coisa.
Amo HP, mas odeio a autora, então preferia que as referências do livro fosse de outra história.

Eikko 07/07/2022minha estante
E mais uma coisa.

Carvalho 20/07/2020

...

?O universo sabia que era amor antes mesmo de nós sabermos.?

Clichê, mais é o tipo de clichê que eu gosto. Um livro bom pra pegar e começar a ler apenas pra relaxar um pouco e quando você vai vê, tá dando risadas do nada. Os personagens secundários seguem sendo os melhores personagens. Eu queria mais, confesso.
Matheus.Ferreira 20/07/2020minha estante
Achei esse livro chato e muito clichê

Carvalho 20/07/2020minha estante
Eu gostei, mais acho que gostei muito por causa dos personagens secundários. Mais clichê isso é fato.

Antonela.Secchi 21/04/2024

Mediano
Estou indignada, eu li mais de 300 páginas apenas para descobrir que o final é uma bosta, além do casal principal não ter nenhuma química
Jotape 02/05/2024minha estante
to em 70% e torcendo pro ben dar um pe na bunda do arthur por motivos: ELE É INSUPORTÁVEL

Antonela.Secchi 03/05/2024minha estante
Sim cara

Let 22/07/2022

Um bom clichê de romance de verão
Eu AMO a escrita desses 2 autores. É jovem, é fluída, tem capítulos curtos e é engraçada. E, de fato, foi uma leitura muito divertida! Sem contar na representatividade que vai além da LGBTQIA+, com um protagonista judeu e outro porto-riquenho. Inclusive trabalhando o racismo e homofobia

Até mesmo o final que foge do ?felizes pra sempre? previsível eu amei! O que o Adam sabe fazer como ninguém.

O problema? Mais pro final fiquei um pouco irritada com o drama excessivo dos personagens. Mas dei um desconto pq é um romance YA com personagens adolescentes, então sim, eles agem de acordo com a idade. Apesar disso, também vi mta maturidade em como eles lidaram com tudo, então bônus!

O que realmente me fez abaixar a nota foi o fato da história ficar meio monótona ali pro meio, com nada relevante acontecendo. Dava pra ter tirado alguns caps e não mudaria nada pra história. Sem contar a quantidade excessiva se referências a HP. Não era referência pop no geral, era SÓ HP. Achei bem cansativo

Mas, no geral, é um romance divertido de ler e eu estou ansiosa pela continuação! Vamos ver o que o destino reserva pros dois
Joana 22/07/2022minha estante
Quanto às referências a HP, esse livro foi originalmente publicado na gringa em 2018, antes das polêmicas envolvendo JK Rowling. Acredito que se escrevessem esse mesmo romance atualmente, não existiriam mais tantas referências assim.

Let 22/07/2022minha estante
Sim, super imagino isso também. Mas a questão nem foi so ser a JK, foi a quantidade mesmo. Poderia ser sobre outro livro famoso, achei que exagerou na dose sabe? Kkkk mas eu que sou chata com isso

Victor 30/01/2022

Nenhum encontro é por acaso
E é com essa frase do perfeito "Enquanto Eu Não Te Encontro" que eu começo essa escrita (obrigado Pedro Rhuas pela frase perfeita). Mas pra quem já leu EENTE é impossível não pensar nessa frase enquanto lê "E se fosse a gente?".

Arthur, um jovem de 16 anos, está passando as férias com sua família em Nova York. Nesse meio tempo ele virou um estagiário na empresa de sua mãe, e estava indo buscar um café, quando conhece Ben, quem havia acabado de terminar um relacionamento e estava indo enviar a caixa com pertences de seu ex pelo correios.

Os dois mostram que acreditam nas vontades do universo, porem Arthur de forma otimista e Ben de forma pessimista, quase como uma autossabotagem. Logo um desencontro separa os dois, e sem o nome do garoto que havia encontrado nos correios, Arthur tenta encontra-lo enquanto Ben tenta se decidir se era um sinal do universo ou não.

Com apenas mais algumas semanas de Arthur em Nova York, eles finalmente se encontram, e em numerosas vezes de primeiros encontros eles finalmente se entregam ao outro. Vivem cada dia juntos como se fossem meses, passando por todas as fases de um relacionamento.

"E se fosse a gente?" de Becky Albertalli, mesma autora de Love Simon, e Adam Silveira, autor de os dois morrem no final, mostra que os destinos nao dependem apenas da vontade do universo, mas suas proprias escolhas tambem podem definir os traços de seu futuro.

Com um enredo visualmente parecido com o de EENTE, o livro me cativou, mostrando o ponto de vista dos dois personagens sobre as mesmas situacoes que passaram, a maneira como eles se resolvem diante das situacoes e seus pensamentos.

Eu simplesmente AMEI os personagens secundários. Alguns tiveram aprofundamento que fizeram super sentido com a historia, e o Dylan principalmente é um destaque. Consigo fazer uma comparação clara dele com o Felix de Love Victor (e levando em consideração que LV é spin off de LS, obra da Becky, nao me surpreenderia se Dylan fosse uma inspiração pra criação do Felix)

E sobre as referencias geek, simplesmente perfeitas. Infelizmente uma em especifica envelheceu muito mal, visto que retrata a autora de harry Potter (lembrando que o livro é de antes das polemicas com ela). Ademais, amei saber que Ben é da mesma casa que eu.

O livro é perfeito pra quem nao gosta de capitulos longos. O maior capitulo tem no maximo 10 páginas aproximadamente, e passa voando com uma leitura fluida. Sem dúvidas, pelo menos por enquanto, está entre as melhores leituras de meu ano.
Book store 02/02/2022minha estante
Amei ?

Reh 03/05/2022minha estante
Ainda no perdoei tu por ter feito eu ler essa bomba vius

jove 11/04/2021

O famoso "romance água com açúcar" PORÉM VERSÃO IRRITANTE
O livro me ajudou muito a sair de uma ressaca... porém, as atitudes dos personagens principais me irritou muito!!! Juro.
Tem alguns momentos de vergonha alheia, mas passa rápido.
A escrita é bem fluida, o que ajuda a terminar rápido e aproveitar um pouco a estória.
O final do livro foi bom (NÃO FOI CAÓTICO COMO A DESENVOLTURA DA ESTÓRIA AKSKAKWK).
jove 20/08/2021minha estante
vim ver essa mini resenha que fiz e quis fazer mais um adendo:
quando você começar a ler esse livro, tu vai perceber que é uma fanfic impressa akskas

marte 14/10/2021minha estante
SIM DIALOGO!!! grrr

acho que webnamoro pra eles nao seria a solucao? sla eles tavam muito acostumados com a presença um do outro, talvez num futuro eles se reencontrem

Issaguedsants_ 04/01/2022

Acabada, destruída, no chão.
Fui a única que não gostou do final?? A relação foi construída maravilhosamente bem pro final ser assim?
Léo ;) 11/01/2022minha estante
Nos Estados Unidos já tem o segundo livro, só falta vir para o Brasil ?

pedr.santos 19/05/2021

Uau, por mais idas (minhas) ao correio.
Sem palavras até para esse livro. Um livro muito “perfeitinho” sobre a aceitação e afins tanto de família quanto no mundo aos lgbt’s. Sabemos que no fundo não é assim do jeito que retrata no livro e queremos (pelo menos eu) que seja assim e que eu tenha uma vida assim com a pessoa amada. A história te prende desde o início com a história de Bem e Arthur, onde você acompanha os altos e baixos deles e que acaba surtando pelos baixos nessa história. Realmente uma história feita para Broadway haha. Logo, no meu insta de livros: @books.in.air, pretendo trazer a resenha junto com a fotinha do livro, então corre lá.
Duh Esteves 27/05/2021minha estante
Ola!!! Gostaria de lhe convidar a conhecer meu livro chamado ?Você ainda acredita em final feliz?? - Duh Esteves

Chanel.Gigi 13/01/2022

"E se ainda não tivermos visto o melhor de nós dois juntos?
Inicialmente, temos que ter em mente que esse livro é um subgênero de romance: o romance adolescente. Portanto, se você não está acostumado com esse tipo de história ou não gosta, não é aqui que vai começar a gostar. O livro se assemelha com vários outros nesse estilo, tipo "Com amor, Simon", "Garoto encontra garoto" e "Foi por isso que a gente acabou". O que isso quer dizer? O romance é meio ""fajuto"", como eu li em uma resenha por ai. É dessa forma pois o gênero É ASSIM!!! Não pegue o livro achando que vai diferente, pois não vai.

Enfim, tido isso em consideração, temos ambos os personagens adolescentes, que ainda estão descobrindo sensações e emoções. Um está sofrendo a dor do termino e outro nem sequer beijou alguém! É ai que eles se encontram, em uma revira volta e uma trama daquelas maluquinhas. Confesso que fiquei bem entediada com o livro em si, muitas vezes me arrastei para ler justamente por que achei meio chata a parte onde ambos estão tentando se encontrar na imensidão de Nova Iorque.

A história começa a ficar interessante de verdade quando ambos conseguem interagir de verdade e começar a vivenciar uma espécie de namoro. Como eu disse, ambos são adolescentes, então acompanhamos visões e emoções bem características. E isso foi o que me mais tocou no livro, a pureza de ser adolescente e vivenciar coisas que não irão ser nunca mais as mesmas, como por exemplos namoros. Ambos estão descobrindo sua maturidade e explorando isso, tem briguinha boba? Tem!! Tem ciúmes superficial? Tem!! Mas também tem sentimentos simples expostos da forma que deveriam ser: leves. O que me tocou bastante foi a facilidade com que ambos os personagens diziam "Gosto de você" um para o outro. Eu por exemplo tenho muito medo de falar isso para pessoas, de forma romanticamente, uma vez que estamos sempre atrelados ao "será que essa pessoa está me enganando?". Sempre há um pé atrás. Não com eles, e sabe por que? Por que não precisa, ambos são adolescentes e estão mergulhando de cabeça nisso. A adolescência tem uma naturalidade muito característica, é quebrar a cara e ainda assim sentir borboletas no estômago. É ir com tudo sem se importar se o amanhã chega. É por isso que o livro, embora entediante em alguns momentos, é incrível aos meus olhos.

Já esperava por esse final, mas ele me tocou mais ainda pois estou vivendo algo parecido e é muito bom encontrar a resposta nos livros. Um norte que as coisas vão ficar tudo bem e que nada precisa ser no tempo da gente, a vida tem seu tempo e leva tempo. Sem mais spoilers do fim, que é o melhor na história pois a gente vê como é duas pessoas amadurecendo uma com a outra e levando em consideração que as coisas não são do jeito que a gente quer e TA TUDO BEM!!

"E SE ainda não tivermos visto o melhor de nós dois juntos?

Finalizado em: 13/01/22
Recomendo porém tem de ter uma certa paciência para a leitura, não é o livro que te prende do começo ao fim, é algo mais oscilatório.
Rafa 27/02/2022minha estante
Uma resenha incrível ? (amo o livro e vim pra entender as 3 estrelas)

poor_lizzy 21/05/2021minha estante
tudoooo

filipeseabra 23/06/2021

?o universo só fez a bola rolar, nós fizemos acontecer.?
clichê? sim. irritante? jamais.

escrita impecável da becky e do adam, romance leve e extremamente realista, recomendo pra todo mundo.

não vejo a hora de ler a continuação, mesmo não sabendo o que esperar.
Edu Santtos 25/06/2021minha estante
quero muito a continuação tbm

Vivs 25/05/2019

Um pouco decepcionada mas não muito / Blog Corujas de Biblioteca
Eu sempre me apaixono pelos livros da Becky Albertalli. Desde "Com Amor, Simon" venho seguindo sua carreira mais de perto. Quando o lançamento de "E se Fosse a Gente?" foi anunciado eu criei uma baita expectativa pra história. E mesmo assim todas as minhas expectativas foram superadas quando conheci Ben e Arthur.

A gente sempre acha que as férias vão nos trazer inúmeras possibilidades e vão nos fazer mudar completamente, e Arthur é exatamente como nós. Ele está começando um estágio na cidade que sempre sonhou em conhecer, Nova Iorque, e está preparado para que a magia da cidade tome conta da vida dele. Porém, ele não imaginava que ao passar na frente dos correios e seguir um garoto gatinho pra dentro do prédio, as coisas mudariam pra ele.

Naquele dia, ele chegou ao trabalho sem conseguir tirar o outro menino da cabeça, sabendo apenas que ele se chamava Ben e tinha um ex-namorado. Ou seja, seria praticamente impossível encontrar aquele menino de volta, ainda mais em uma cidade tão grande.

Mas curiosamente Arthur acreditava no impossível, principalmente quando se tratava de amor. Arthur continua tentando reencontrar Ben, até que consegue. E ai uma história sobre amor começa.

================= Resenha completa no blog! ============

site: http://www.corujasdebiblioteca.com.br/2019/05/e-se-fosse-gente-becky-albertalli.html
JulioTargaryen 18/06/2019minha estante
Se alguém tiver um livro digital (ebook) desse livro, poderia me chamar wpp? 82994108874. Você me ajudaria muito. Bj