As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Amanda.Dorini 19/02/2020

Um livro difícil de definir...
Se me perguntassem se eu recomendaria esse livro, eu diria que sim, que recomendo para aqueles que gostam de personagens cheios de defeitos, personagens nos quais identificamos terríveis características, para aqueles leitores que gostam de histórias tristes, histórias sobre amadurecimento; para esses leitores indicaria esse livro. A premissa desse livro me fisgou de cara e devo admitir que foi (infelizmente ou felizmente, quem sabe?) uma das coisas que mais gostei desse livro. Tiveram personagens que se tornaram em sua maneira queridos e outros que me fizeram ver vermelho de raiva (infelizmente, nossa protagonista foi o principal deles). Não espere nesse livro uma história na qual você se identificará com a personagem por meio de suas qualidades, por que ela possui pensamentos e atitudes deploráveis. Um bom exemplo disso é o fato de que ela acaba por achar que é a única no direito de sentir luto (O que me deu muita raiva) e que ainda acaba por usar esse luto para justificar todas as péssimas atitudes que ela toma, inclusive aquelas que machucam demais outras pessoas. Temos nesse livro uma personagem egoísta, mimada, artificial e que honestamente me deu um pouquinho de nojo e ranço em certos momentos. A escrita em alguns pontos me pareceu infantil e pra mim o pior de tudo foi que a péssima atitude da Gabi acabou por tornar o luto e a morte da Júlia um simples pano de fundo. Fora isso, a história teve seus momentos interessantes (principalmente quando a Gabi estava realizando alguns dos desafios da Júlia). No final acredito que foi uma leitura válida, mas que o livro poderia ter sido melhor desenvolvido.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 18/02/2020

As dezvantagens de morrer depois de você - Fernanda de Castro Lima
250 páginas/Verus Editora

"Falar sobre o luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre o luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita."

Júlia e Gabriela eram amigas inseparáveis; até que Júlia se foi, deixando memórias, saudades e uma lista de desejos para Gabi realizar.
Desejos que vão desde abraçar desconhecidos até saltar de paraquedas. Desejos que vão ajudar Gabriela a reaprender a viver.

Iniciei essa leitura com o coração pequenininho; afinal, a perda e o luto não são situações simples de lidar.
Gabriela está vivenciando o luto após perder sua melhor amiga. Fica nítido em cada página o quanto ela está perdida, apática e um tanto deprimida.
A lista, além de significativa, se torna importante para Gabi, pois traz a animação que ela já não tem.
É muito divertido descobrir cada desejo, ainda mais que Júlia não economizou nas ideias.
Através da lista, Gabi vai vivenciando situações inusitadas e inesperadas.
Novas paixões vão surgindo, mas será que ela irá se abrir para uma nova amizade?
Gostei de acompanhar o processo da Gabi, uma jovem perdida e que está propensa a cometer erros - e ela erra mesmo!
Me identifiquei com o jeito dela, talvez por isso tenha me incomodado com as críticas em relação ao modo de ser. Nada que atrapalhe a leitura.

Esse é o livro de estréia da Fernanda, e já estou torcendo por mais.
A escrita dela é gostosa, leve e divertida; e ainda tem um tom profundo e poético.
É uma escrita atual, fácil e envolvente - tanto que é possível finalizar em uma tarde.
Além do mais, Fernanda soube abordar um tema difícil com sensibilidade.

As dezvantagens de morrer depois de você é um YA muito bonito.
Fala sobre o luto, a perda e o processo de superação.
Traz conflitos familiares e gestos lindos de amizade - impossível não se emocionar.
Apesar do tema doloroso, a leitura é agradável. E as personagens e situações são reais.
Recomendo esse YA para todos, porque ele faz sorrir e chorar com a mensagem de que a vida continua.
É possível se reencontrar.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Jaciane.Cruz 15/02/2020

Resenha de As DeZvantagens de morrer depois de você
Autoria: Fernanda de Castro Lima
Número de páginas: 250 páginas
Publicação: 2019
Editora: Verus

Queria muito ter tido uma Júlia na minha vida, mas com certeza não teria nem a força nem a coragem de fazer o que a Gabi fez. As DeZvantagens de morrer depois de você, em história narrada em primeira pessoa, Gabriela divide conosco sua tristeza, angústia, sua dor e seu luto por ter perdido sua melhor amiga, a Júlia, em um acidente de carro. Só que antes de morrer a Ju deixou 10 bilhetes com desejos que ela gostaria que a Gabi fizesse, caso ela morresse primeiro. E é então que a Gabriela vai nos narrando o cumprimento dessas tarefas, essas, em maioria, que a Ju sabia que eram coisas que a Gabi gostaria de fazer, mas tinha medo e/ou vergonha. Assim acompanhamos as aventuras da Gabi, que vão de saltar de paraquedas e acampar, até se apaixonar, e acompanhamos suas alegrias realizações, conquistas, e até mesmo novas amizades. A narrativa em primeira pessoa e os diálogos com o leitor deixam a história ainda mais próxima de quem a ler e especial, e isso é mais que um motivo de você conferir e se emocionar com essa história nacional e que se passa em São Paulo. Espero que As DeZvantagens de morrer depois de você toque o seu coração e te cause mudanças positivas como aconteceu comigo!

Status de leitura: Lido
Avaliação: 5/5
Favorito: Sim

site: https://www.instagram.com/cruzjaciane/?hl=pt-br

Leh 14/02/2020

O mundo de Gabriela vira de cabeça para baixo com os acontecimentos recentes, tendo que encarar várias surpresas que a vida vai lhe proporcionar através de uma "brincadeira " nada agradável...
Com certeza uma história que mexe com a gente, a força de um amor verdadeiro e também o significado mais profundo da palavra saudade!!

Rina 12/02/2020

Foi uma boa leitura
A linguagem é leve e bem jovial, mas ainda assim a autora consegue abordar bem o luto de forma a mostrar o seu impacto na vida das pessoas. Em momentos estava tudo bem e eu estava me divertindo. Em outros já estava me emocionando ou até mesmo chorando. O ritmo é bem rápido e não vamos ficando presos na rotina da personagem. A autora nos mostra os momentos realmente relevantes. Os capítulos são curtos, o que ajuda no ritmo da leitura. Tivemos personagens cativantes e a protagonista (Gabi) tem suas camadas e seus momentos bons e ruins. Gostei bastante dos desafios da Julia e de como isso impactou na vida da Gabi. Deixa uma mensagem bem interessante. A autora escreveu de uma maneira que me fez visualizar ainda mais as cenas, como um filme bem detalhado. E imagino que daria uma ótima adaptação para as telas, sem perder muito do impacto do livro.

Sarah 07/02/2020

As Dez-Vantagens de morrer depois de você
A sinopse do livro me chamou a atenção logo que eu li! Ela era criativa e tratava de assuntos importantes, porém, no final das contas, o livro não me agradou tanto.
Foi uma leitura boa pra passar o tempo, mas não foi um livro que eu amei.
Alguns diálogos eram muito forçados para parecerem jovens e ?descolados? e acabava não dando certo. E alguns acontecimentos me lembraram fanfics escritas por adolescentes. A personagem principal muitas vezes era chata e sem consideração com as pessoas próximas a ela de uma forma que não se justifica nem ao ver pelo que ela passava. Ao mesmo tempo ela era a menina bonita, mas não tão bonita quanto sua melhor amiga morta, que nunca chamava a atenção dos meninos, mas que de repente atraiu os mais inusitados possíveis.
Por outro lado, alguns momentos foram engraçados e divertidos e o livro tem como pano de fundo uma mensagem e ideia legais sobre a vida, como ela passa rápido e como devemos aproveitá-la mais dando chance das coisas acontecerem.

@eu_sandroka 09/01/2020

A dor de perder.
#SandrokaIndika
* As Dez-vantagens de Morrer Depois de Você. *
* Pra mim o mais difícil é conviver com o nunca mais. Eu nunca mais vou ver a Júlia, nunca mais vou ouvir a voz dela ou abraçar a minha amiga, nunca mais vamos conversar, nunca mais vamos brigar, nunca mais vamos viajar juntas, nunca mais vou rir do mesmo jeito ou ser feliz do mesmo jeito. E a Júlia nunca vai experimentar coisas novas, como gostava. Ela nunca vai ter um grande amor, ou se casar, ou ter filhos, ou ter a chance de escolher não ter nada disso na vida. Porque ela nunca mais vai estar aqui. Nunca mais, entende? *
Meu primeirinho de 2020 foi uma das leituras mais difíceis - e mais lindas - que já fiz na vida.
Nesse livro lindo, temos Gabriela e Júlia. Amigas desde a infância, muitos planos na juventude, talvez algumas expectativas para quando se tornassem adultas.
Dizem que só acontece com a gente aquilo que a gente é capaz de suportar.
Pra Gabriela, ficar sem a Júlia não está sendo nada fácil.
Depois de muitas lágrimas, Gabriela se recorda de um tipo de acordo e/ou pacto que fizeram. Cada uma deixou pra outra 10 envelopes distintos com desafios a serem cumpridos caso uma delas viesse a morrer. Cadê os envelopes?
A Júlia era tão positiva, daquele tipo de pessoa que encara a vida de frente. Jamais deixaria tarefas fáceis para Gabriela.
Acompanhar Gabriela relembrando o passado, tentando viver o presente e ainda fazendo de tudo pra completar as dez tarefas é indescritivelmente transformador.
A autora foi muito doce e suave em cada caractere, o que fez dessa história uma declaração de amor.
* Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E esta aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais pra ser finita. *
#AsDezVantagensDeMorrerDepoisDeVocê #FernandaDeCastroLima #VerusEditora #Romance #Drama #Aventura #AmoLer #BookLover #SobreLivrosEseusAfins #AutoraNacional #LeiaNacionais

site: Https://www.instagram.com/eu_sandroka

Patty sheppherd 08/09/2019

Lindo tocante e fofo

@somaisumparagrafo 24/11/2019

@somaisumparagrafo
Em uma tarde qualquer, Júlia e Gabriela resolvem criar uma lista com dez itens para a amiga cumprir quando a outra morresse. Uma lista inofensiva, afinal de contas quem pensa na morte quando se é jovem e saudável? Mas Júlia falece em um acidente de carro e o que resta a Gabi são dez envelopes com os últimos desejos da amiga.

-x-

Gabi é uma garota introvertida que não gosta de grandes surpresas na vida. Júlia era o sol que iluminava seus dias com uma personalidade alegre, sempre disposta a viver profundamente. Perder Júlia foi como perder uma parte importante de si mesma, deixando-a completamente sem rumo.

E é assim que essa história acontece, com uma jovem tendo os desejos mais loucos para serem concretizados a fim de manter-se agarrada a memória de sua melhor amiga. Se não bastasse o luto, Gabi está naquela fase de transição da adolescência para o início da vida adulta, tendo que passar por um mar de conflitos internos sobre seus sentimentos amorosos, a descoberta sexual, vestibular, dramas familiares e amizades. E isso tornou a personagem crível, pois ela passa por problemas reais e comete muitos erros em meio a sua jornada, mas vai evoluindo e amadurecendo aos poucos.

A dor pelo luto é presença constante na trama, mas a autora conseguiu abordar esse tema tão pesado de forma leve e fofa, e ainda assim trazendo muitas reflexões, dentre elas, será que realmente estamos nos vivendo nossa vida com a intensidade que ela merece? A leitura inclusive me fez criar uma lista do que quero fazer antes de morrer e estou muito motivada a cumpri-la.

Entrelivros_efilho 23/11/2019

📖❝ [...] 𝑷𝒐𝒓 𝒂𝒒𝒖𝒊 𝒏𝒂𝒅𝒂 𝒎𝒖𝒅𝒐𝒖.
𝑨 𝒏ã𝒐 𝒔𝒆𝒓 𝒕𝒖𝒅𝒐.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gabriela está de luto após perder a melhor amiga em um terrível acidente, ela e Júlia eram inseparáveis desde a infância e em um momento de brincadeira criaram uma lista com dez desafios que deveriam cumprir caso uma morresse primeiro, então, Gabriela vê na lista uma forma de não se despedir de Júlia e senti-la mais perto.
A cada envelope aberto Gabriela é tirada da sua zona de conforto, e é entre pular de paraquedas ou cantar para uma multidão que ela vai entender que viver a vida com mais espontaneidade torna tudo mais leve e alegre a sua volta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖❝ 𝑭𝒂𝒍𝒂𝒓 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒍𝒖𝒕𝒐 é 𝒇𝒂𝒍𝒂𝒓 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒐 𝒏𝒂𝒅𝒂. 𝑳𝒖𝒕𝒐 é 𝒂𝒖𝒔ê𝒏𝒄𝒊𝒂, é 𝒗𝒂𝒛𝒊𝒐. 𝑭𝒂𝒍𝒂𝒓 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒍𝒖𝒕𝒐 é 𝒓𝒆𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒆𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒄𝒂𝒃𝒐𝒖. 𝑬 𝒆𝒔𝒕á 𝒂í 𝒖𝒎 𝒑𝒂𝒓𝒂𝒅𝒐𝒙𝒐 𝒅𝒂 𝒎𝒐𝒓𝒕𝒆: 𝒕𝒆𝒎 𝒈𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒒𝒖𝒆 é 𝒈𝒓𝒂𝒏𝒅𝒆 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒔𝒆𝒓 𝒇𝒊𝒏𝒊𝒕𝒂.❞
--♡--
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tema luto sempre mexe muito comigo, porque ao perder uma pessoa que amamos fica um vazio impossível de preencher, iniciamos uma busca por algo que não sabemos, é um “tentar” sentir a pessoa perto de algum jeito e ver a vontade de seguir em frente se esvair, e é por isso que eu entendo algumas atitudes egoístas da Gabriela no decorrer da história, afinal, como julgar um coração que só quer a paz dos seus dias de volta ao lado de quem tanto ama? Eu não julgo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de abordar um tema triste esse livro é super fofo, a escrita é simples, fluída e gostosa de ler, o luto é abordado com leveza e sensibilidade e nos deixa com vontade de cumprir cada desejo com a Gabriela, foi de aquecer o coração acompanhar seu amadurecimento, pois a cada dever cumprido era um aprendizado a mais, foi lindo ver o seu se “entregar” a cada momento em amor a amizade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É leve, divertido e nos emociona, Gabi nos ensina que tudo bem não ser tão forte todo o tempo e que independente do que aconteça não devemos deixar de viver.
Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/B5Gt3WvjP44/

Crika || @pitacosliterarios 21/11/2019

Com apenas 17 anos, Gabriela Muniz está passando por um dos momentos mais dolorosos da vida. Sua melhor amiga, Julia, morreu num acidente de carro e agora Gabi precisa conviver com a dor, tristeza e apenas lembranças. Mas também restou algo particularmente especial. Antes de morrer, as duas amigas fizeram uma lista com desejos que gostariam que a outra cumprisse caso uma delas morresse. E agora Gabi tem dez envelopes e uma longa jornada pela frente.

Gabi e Julia funcionavam bem juntas, mas eram muito diferentes. Enquanto Gabi é mais quieta e comedida, Julia era extrovertida e queria sempre mais. E a lista que Julia deixou para a amiga reflete bem sua personalidade. Mas vai muito além disso.. Julia sabia do que Gabi precisava e seus desafios - criativos e, por vezes, um tanto quanto desconcertantes - vão fazer Gabi sair da zona de conforto.

"Já cogitei a ideia de que a Julia sabia que ia morrer antes de mim, por isso fez uma lista tão sacana."

Em meio a aulas de dança, saltar de paraquedas e até se apaixonar, Gabi vai rompendo barreiras, consertando os erros e amadurecendo ao longo do caminho. Aos poucos ela aprende a lidar melhor com o luto. E aprende também que tudo bem não ser forte o tempo todo e pedir ajuda, afinal, a vida é mais leve quando percebemos as pessoas a nossa volta e vivemos com mais alegria e intensidade.

Esse livro foi uma grata surpresa. Apesar dele tratar de um assunto delicado como o luto, a leitura é leve e descontraída. Cada desafio que Gabi cumpre é um aprendizado e uma experiência inesquecível. Foi bonito acompanhar sua jornada e amadurecimento. E o último envelope, aquele que finaliza seus desafios, é mais que especial. É emocionante!

site: @pitacosliterarios

Sandrics 01/11/2019

Gabriela Muniz perdeu sua melhor amiga em um acidente de carro, e ficou com dez desafios a cumprir. Durante uma brincadeira inocente entre as duas, cada uma escreveu dez desafios para a outra cumprir caso alguma delas tivesse sua vida interrompida. Gabriela só não imaginava que seria tão cedo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cada desafio deixado por Júlia é algo pensado exatamente para tirar Gabriela de sua zona de conforto, e ela não gostou muito disso, mas cada desafio também parece um tempinho a mais ao lado de Júlia e por isso ela vai cumprir todos com devoção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Achei a premissa do livro muito bacana, a idéia e tudo o mais. mas algo me incomodou bastante. Gabriela estava sofrendo, o luto não é fácil pra ninguém mas ela muitas vezes usou a perda como justificativa para ser egoísta e magoar outras pessoas. Gabriela precisava de acompanhamento psicológico, tópico esse que poderia ter sido mais abordado durante toda a narrativa mas que só foi lembrado no último capítulo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No demais, foi uma leitura bem fluída e a escrita da autora me deixou bem confortável.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/

Silvana 23/09/2019

Gabriela e Julia estavam de bobeira numa tarde de calor e muita preguiça quando Julia teve a brilhante ideia de as duas fazerem uma lista de dez coisas que elas deveriam cumprir no caso da outra morrer. Gabriela que sempre foi mais reservada e não gosta de se expor, colocou itens que ela considerava como besteira na lista, como tomar 2 litros de sorvete de uma vez, ficar uma semana sem celular, tomar banho de chuva, essas coisas. Mas Julia, que sempre foi a líder das duas e pensava fora da casinha, escreveu coisas que ela sabia que iam tirar Gabriela da sua zona de conforto. Cada uma escreveu sua lista e colocou em dez envelopes, que só deveriam ser abertos na sequencia e somente quando o ultimo item fosse cumprido.

Mas isso foi apenas uma brincadeira, porque afinal quem estava pensando em morrer aos dezessete anos? Só que cinco meses depois Julia sofreu um terrível acidente e veio a falecer. Gabriela ficou devastada e sem chão e por um tempo nem lembrou da existência dos envelopes e quando lembrou, o que ela mais queria era cumprir todos os itens para sentir que Julia ainda estava por perto. Isso até abrir o primeiro envelope. Logo de cara Julia colocou uma coisa que ela sabia era quase impossível de Gabriela fazer: saltar de paraquedas. Julia ignorou o desafio por um tempo, mas acabou fazendo e apesar de ter odiado o tempo todo, ela sabe que foi uma experiencia incrível que ela vai levar para o resto da vida.

Pensando que o pior já tinha passado Gabriela abriu o segundo envelope e claro que não, ela ainda ia passar muita vergonha nessa vida, porque o segundo item da lista é ter aulas de dança, justamente para a pessoa que parece um robô dançando. Ela até tenta convencer seu amigo Fabinho a ir com ela, mas ele se recusa e Gabriela descobre que seu par será seu Toninho, um senhor que aparenta ter cento e trinta anos, mas é um pé de valsa. E no terceiro envelope é que vem a maior surpresa: se apaixonar. Meio desanimada, Gabriela decide deixar esse item em aberto e abre o quarto envelope. E nessa jornada ela vai descobrir que estava vivendo sua vida pela metade e que até depois de morta Julia foi mais do que apenas sua amiga.

Esse enredo não é original, eu mesmo já li vários livros com essa premissa de "lista" com coisas para cumprir. O mais famoso deles, que acredito que todo mundo conheça é P.S. Eu te amo. Mas quem liga para isso? Eu não, e me joguei de cabeça nesse livro fofo e amei a leitura. O assunto que a autora abordou no livro é o processo do luto, que infelizmente todo mundo vai passar por ele um dia e é uma coisa que não existe um manual, cada um reage de uma maneira e tempos diferentes. Eu perdi meu pai há três anos e ainda hoje tem horas que o coração fica tão apertado que a gente acha que não vai aguentar. E ainda o processo com ele começou antes de sua morte física porque ele teve Alzheimer e fomos perdendo ele aos poucos.

Aqui a autora escolheu abordar o assunto de uma maneira leve e divertida, até despretensiosa, mas o sofrimento existe e faz o leitor se emocionar em cada página. Mas não me entendam errado. No meu entender a autora não escolheu fazer o leitor sofrer junto com a personagem, como geralmente acontece em livros do gênero onde a gente se acaba de chorar, e sim passar pelo processo junto com ela de uma forma divertida e bem humorada e quando me refiro a emoção, é ver como a Gabriela cresceu durante esse processo e começou a ver e viver a vida de uma outra forma.

A Gabriela é o personagem principal, mas conforme ela vai abrindo os envelopes, ela vai lembrando de alguma situação que viveu com a Julia, por isso é como se conhecêssemos a Julia tanto quanto conhecemos a Gabriela. Mas ao mesmo tempo, como vemos a Julia pelos olhos da Gabriela, pode ser que estamos vendo uma Julia "perfeita " e que a realidade pode ser diferente. E falando em envelopes, foi uma coisa que gostei bastante, porque hoje em dia a coisa é tão virtual que cartas e bilhetes escritos a mão está virando relíquias do passado, e até por isso amei a capa e a edição do livro, onde deu até uma nostalgia hehe.

Outro ponto que gostei bastante foi que a autora mostrou através da personagem Gabriela dois aspectos do luto, um muito fofo onde a Gabriela tenta cumprir os desejos da sua amiga e mostrar para todos o quanto ela amava a Julia e outro bem egoísta onde vemos uma Gabriela que não enxerga nada nem ninguém a sua volta e acha que só ela tem o direito de sofrer pela Julia. Teve umas vezes que deu raiva dela, mas aqui entrou a parte do crescimento que citei porque ela conseguiu ver como estava agindo e acabou mudando suas atitudes. Outra coisa que não posso deixar de falar é que a autora abordou também sobre o sentimento de culpa que a pessoa que ficou viva sente por ainda estar aqui enquanto a outra se foi.

Mas a história não é somente sobre luto. O livro é um jovem adulto e por isso tem todos os clichês do gênero. Teve algumas situações que não tinha como não dar risada porque quando a gente se coloca no lugar dela a gente quer matar a amiga morta hehe. E também não posso deixar de citar os personagens secundários, como seu Toninho e sua esposa e os "possíveis pretendentes" da Gabriela que juntos, deixaram o livro ainda mais fofo. Enfim, é um livro gostoso de se ler. Dá para ser lido em um dia porque a gente começa a ler e quando percebe está tão envolvido que não quer parar até terminar. Eu recomendo sem sombra de dúvida.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/09/resenha-as-dez-vantagens-de-morrer.html

Jota 27/03/2024

Um livro espetacular!
Superou totalmente minhas expectativas! Eu fui sem saber nada da história, não li sequer nem uma sinopse do livro! Fui pensando que era um livro de romance adolescente, e que belo engano!

As Dezvantagens de Morrer Depois de Você te coloca na vida de Gabriela, uma garota de 17 anos que acabou de perder sua melhor amiga e está vivendo uma fase muito difícil em sua vida, o luto.

Confesso que demorei um pouco para poder ler com gosto, poucas páginas e eu já estava totalmente imerso na vida e nos sentimentos de Gabi, você sente a dor dela e entende suas ações, todos lidam com o luto de uma forma diferente, o de Gabi é se afastar das pessoas.

Por uma "brincadeira" de Gabi e Julia, as duas escreveram 10 desafios uma para a outra, caso alguma delas viesse a falecer primeiro, foi um pouco demorada até Gabi abrir o primeiro envelope, depois, mesmo com alguns medos de abrir os outros, não parou.

Vemos todo o amadurecimento de Gabi ao longo do livro, crescendo aos poucos e percebendo que a vida tem que continuar. Amei como o tema de luto foi lindamente abordado de uma forma tão delicada e respeitosa!

O livro com toda a certeza é uma leitura indispensável para qualquer pessoa, para quem já passou pela fase do luto, quem nunca passou e para quem ainda irá passar. A leitura desperta sentimentos de dor pela personagem, em vários momentos me peguei chorando, um livro que definitivamente me marcou, amei bastante!