As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Patty sheppherd 08/09/2019

Lindo tocante e fofo

Silvana 23/09/2019

Gabriela e Julia estavam de bobeira numa tarde de calor e muita preguiça quando Julia teve a brilhante ideia de as duas fazerem uma lista de dez coisas que elas deveriam cumprir no caso da outra morrer. Gabriela que sempre foi mais reservada e não gosta de se expor, colocou itens que ela considerava como besteira na lista, como tomar 2 litros de sorvete de uma vez, ficar uma semana sem celular, tomar banho de chuva, essas coisas. Mas Julia, que sempre foi a líder das duas e pensava fora da casinha, escreveu coisas que ela sabia que iam tirar Gabriela da sua zona de conforto. Cada uma escreveu sua lista e colocou em dez envelopes, que só deveriam ser abertos na sequencia e somente quando o ultimo item fosse cumprido.

Mas isso foi apenas uma brincadeira, porque afinal quem estava pensando em morrer aos dezessete anos? Só que cinco meses depois Julia sofreu um terrível acidente e veio a falecer. Gabriela ficou devastada e sem chão e por um tempo nem lembrou da existência dos envelopes e quando lembrou, o que ela mais queria era cumprir todos os itens para sentir que Julia ainda estava por perto. Isso até abrir o primeiro envelope. Logo de cara Julia colocou uma coisa que ela sabia era quase impossível de Gabriela fazer: saltar de paraquedas. Julia ignorou o desafio por um tempo, mas acabou fazendo e apesar de ter odiado o tempo todo, ela sabe que foi uma experiencia incrível que ela vai levar para o resto da vida.

Pensando que o pior já tinha passado Gabriela abriu o segundo envelope e claro que não, ela ainda ia passar muita vergonha nessa vida, porque o segundo item da lista é ter aulas de dança, justamente para a pessoa que parece um robô dançando. Ela até tenta convencer seu amigo Fabinho a ir com ela, mas ele se recusa e Gabriela descobre que seu par será seu Toninho, um senhor que aparenta ter cento e trinta anos, mas é um pé de valsa. E no terceiro envelope é que vem a maior surpresa: se apaixonar. Meio desanimada, Gabriela decide deixar esse item em aberto e abre o quarto envelope. E nessa jornada ela vai descobrir que estava vivendo sua vida pela metade e que até depois de morta Julia foi mais do que apenas sua amiga.

Esse enredo não é original, eu mesmo já li vários livros com essa premissa de "lista" com coisas para cumprir. O mais famoso deles, que acredito que todo mundo conheça é P.S. Eu te amo. Mas quem liga para isso? Eu não, e me joguei de cabeça nesse livro fofo e amei a leitura. O assunto que a autora abordou no livro é o processo do luto, que infelizmente todo mundo vai passar por ele um dia e é uma coisa que não existe um manual, cada um reage de uma maneira e tempos diferentes. Eu perdi meu pai há três anos e ainda hoje tem horas que o coração fica tão apertado que a gente acha que não vai aguentar. E ainda o processo com ele começou antes de sua morte física porque ele teve Alzheimer e fomos perdendo ele aos poucos.

Aqui a autora escolheu abordar o assunto de uma maneira leve e divertida, até despretensiosa, mas o sofrimento existe e faz o leitor se emocionar em cada página. Mas não me entendam errado. No meu entender a autora não escolheu fazer o leitor sofrer junto com a personagem, como geralmente acontece em livros do gênero onde a gente se acaba de chorar, e sim passar pelo processo junto com ela de uma forma divertida e bem humorada e quando me refiro a emoção, é ver como a Gabriela cresceu durante esse processo e começou a ver e viver a vida de uma outra forma.

A Gabriela é o personagem principal, mas conforme ela vai abrindo os envelopes, ela vai lembrando de alguma situação que viveu com a Julia, por isso é como se conhecêssemos a Julia tanto quanto conhecemos a Gabriela. Mas ao mesmo tempo, como vemos a Julia pelos olhos da Gabriela, pode ser que estamos vendo uma Julia "perfeita " e que a realidade pode ser diferente. E falando em envelopes, foi uma coisa que gostei bastante, porque hoje em dia a coisa é tão virtual que cartas e bilhetes escritos a mão está virando relíquias do passado, e até por isso amei a capa e a edição do livro, onde deu até uma nostalgia hehe.

Outro ponto que gostei bastante foi que a autora mostrou através da personagem Gabriela dois aspectos do luto, um muito fofo onde a Gabriela tenta cumprir os desejos da sua amiga e mostrar para todos o quanto ela amava a Julia e outro bem egoísta onde vemos uma Gabriela que não enxerga nada nem ninguém a sua volta e acha que só ela tem o direito de sofrer pela Julia. Teve umas vezes que deu raiva dela, mas aqui entrou a parte do crescimento que citei porque ela conseguiu ver como estava agindo e acabou mudando suas atitudes. Outra coisa que não posso deixar de falar é que a autora abordou também sobre o sentimento de culpa que a pessoa que ficou viva sente por ainda estar aqui enquanto a outra se foi.

Mas a história não é somente sobre luto. O livro é um jovem adulto e por isso tem todos os clichês do gênero. Teve algumas situações que não tinha como não dar risada porque quando a gente se coloca no lugar dela a gente quer matar a amiga morta hehe. E também não posso deixar de citar os personagens secundários, como seu Toninho e sua esposa e os "possíveis pretendentes" da Gabriela que juntos, deixaram o livro ainda mais fofo. Enfim, é um livro gostoso de se ler. Dá para ser lido em um dia porque a gente começa a ler e quando percebe está tão envolvido que não quer parar até terminar. Eu recomendo sem sombra de dúvida.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/09/resenha-as-dez-vantagens-de-morrer.html

EstanteColoridadaIsis 03/10/2019

#ResenhadaColorida
Dez Motivos Para Ler: "As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você".
📖Em uma bela tarde, Gabriela e Júlia resolvem fazer uma lista com dez tarefas absurdas para a outra cumprir caso uma delas morresse. Tudo não passou de uma brincadeira, até porque, aos dezessete anos a morte era algo distante. Mas Júlia sofre um terrível acidente e agora resta para Gabriela a memória da melhor amiga e uma lista de desafios para cumprir, entre eles pular de paraquedas, cantar para uma multidão e até mesmo se apaixonar.
💬Dez Motivos Para Ler:
1. É um nacional leve e fluido;

2. A autora trabalha o luto com muita sensibilidade;

3. Também nos mostra o poder da amizade e o quanto é importante ter amigos na nossa vida;

4. Adoro a premissa de "listas para cumprir". Eu também tenho a minha própria lista com várias coisas que quero fazer, desde completar um livro de pintar até viajar pela Europa;

5. É muito bom ver a evolução da Gabriela. Ela me irritou com algumas atitudes, principalmente quando achava que só ela sofria. Mas essa fase é importante para notarmos o crescimento dela. Gabi era uma garota introvertida e tímida e ao ser tirada da zona de conforto, vê o mundo de forma diferente e aprende como é bom viver intensamente;

6. A autora intercala o presente com flashbacks do passado onde podemos acompanhar as interações entre Júlia e Gabriela. A amizade delas é algo único e marcante;

7. Os personagens secundários tem um bom destaque na trama e se tornam peças fundamentais nessa história. E pensa em uma fofura ❤;
8. Não pode faltar as partes engraçadas, né? Em dei boas risadas acompanhando Gabi em algumas tarefas;

9. É o tipo de livro que nos inspira. Fiquei com vontade de me jogar nas minhas tarefas e me arriscar mais. Viver com mais intensidade, sabe ?;
10. "Dez Vantagens de Morrer Depois de você" é uma jornada linda e motivadora. Recomendo para todos.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Pri | @tolendocomapri 09/10/2019

Lindo!
Gabriela e sua melhor amiga, Júlia, tiveram a ideia aleatória de inventar dez desafios para a amiga cumprir caso a outra morresse primeiro. No dia em que fizeram a brincadeira, jamais passou por suas cabeças que algo tão triste acontecesse num futuro próximo. Era apenas uma brincadeira.

Mas pouco tempo depois Júlia morreu em um acidente, e tentando manter a memória da amiga vida, Gabriela resolve abrir os envelopes, um a um, e realizar os desejos que sua melhor amiga deixou para que ela realizasse.

Só que Júlia deixou desejos muito malucos para Gabriela, que era retraída e certinha demais. Desde pular de paraquedas e distribuir abraços a estranhos bem no meio da Paulista à se apaixonar. E em meio à dor do luto, Gabi vai conhecer pessoas incríveis, viver momentos memoráveis e se redescobrir. Inclusive, vai conhecer o amor.
?Às vezes a gente precisa fazer coisas malucas pra entender que ainda está vivo, sabe? Porque a sensação é de que acabou, de que morremos também.?
Só pelo fato de estar escrevendo essa resenha e relembrar os detalhes desse livro, eu já me emociono. Quando finalizei essa leitura, só consegui pensar: Que bom que tive a chance de ler esse livro!

A história nos traz um tema triste, e em algumas cenas eu me peguei emocionada e chorando, mas a autora consegue levar a trama de uma forma gostosa e leve. Em meio às realizações dos desejos de Júlia, Gabi protagoniza cenas engraçadas e também alguns dramas típicos de adolescentes, mas tudo na medida certa.

Um livro que nos arranca risadas, nos emociona e nos faz refletir sobre a importância de dar valor a quem temos do nosso lado, sobre estarmos vivos e saber aproveitar a vida. Lindo, lindo e lindo! Todo mundo deveria ler, principalmente por ser um nacional! Só posso agradecer a autora por ter nos dado o presente que foi essa leitura!

Sandrics 01/11/2019

Gabriela Muniz perdeu sua melhor amiga em um acidente de carro, e ficou com dez desafios a cumprir. Durante uma brincadeira inocente entre as duas, cada uma escreveu dez desafios para a outra cumprir caso alguma delas tivesse sua vida interrompida. Gabriela só não imaginava que seria tão cedo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cada desafio deixado por Júlia é algo pensado exatamente para tirar Gabriela de sua zona de conforto, e ela não gostou muito disso, mas cada desafio também parece um tempinho a mais ao lado de Júlia e por isso ela vai cumprir todos com devoção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Achei a premissa do livro muito bacana, a idéia e tudo o mais. mas algo me incomodou bastante. Gabriela estava sofrendo, o luto não é fácil pra ninguém mas ela muitas vezes usou a perda como justificativa para ser egoísta e magoar outras pessoas. Gabriela precisava de acompanhamento psicológico, tópico esse que poderia ter sido mais abordado durante toda a narrativa mas que só foi lembrado no último capítulo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No demais, foi uma leitura bem fluída e a escrita da autora me deixou bem confortável.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/

Crika || @pitacosliterarios 21/11/2019

Com apenas 17 anos, Gabriela Muniz está passando por um dos momentos mais dolorosos da vida. Sua melhor amiga, Julia, morreu num acidente de carro e agora Gabi precisa conviver com a dor, tristeza e apenas lembranças. Mas também restou algo particularmente especial. Antes de morrer, as duas amigas fizeram uma lista com desejos que gostariam que a outra cumprisse caso uma delas morresse. E agora Gabi tem dez envelopes e uma longa jornada pela frente.

Gabi e Julia funcionavam bem juntas, mas eram muito diferentes. Enquanto Gabi é mais quieta e comedida, Julia era extrovertida e queria sempre mais. E a lista que Julia deixou para a amiga reflete bem sua personalidade. Mas vai muito além disso.. Julia sabia do que Gabi precisava e seus desafios - criativos e, por vezes, um tanto quanto desconcertantes - vão fazer Gabi sair da zona de conforto.

"Já cogitei a ideia de que a Julia sabia que ia morrer antes de mim, por isso fez uma lista tão sacana."

Em meio a aulas de dança, saltar de paraquedas e até se apaixonar, Gabi vai rompendo barreiras, consertando os erros e amadurecendo ao longo do caminho. Aos poucos ela aprende a lidar melhor com o luto. E aprende também que tudo bem não ser forte o tempo todo e pedir ajuda, afinal, a vida é mais leve quando percebemos as pessoas a nossa volta e vivemos com mais alegria e intensidade.

Esse livro foi uma grata surpresa. Apesar dele tratar de um assunto delicado como o luto, a leitura é leve e descontraída. Cada desafio que Gabi cumpre é um aprendizado e uma experiência inesquecível. Foi bonito acompanhar sua jornada e amadurecimento. E o último envelope, aquele que finaliza seus desafios, é mais que especial. É emocionante!

site: @pitacosliterarios

Leh 14/02/2020

O mundo de Gabriela vira de cabeça para baixo com os acontecimentos recentes, tendo que encarar várias surpresas que a vida vai lhe proporcionar através de uma "brincadeira " nada agradável...
Com certeza uma história que mexe com a gente, a força de um amor verdadeiro e também o significado mais profundo da palavra saudade!!

@somaisumparagrafo 24/11/2019

@somaisumparagrafo
Em uma tarde qualquer, Júlia e Gabriela resolvem criar uma lista com dez itens para a amiga cumprir quando a outra morresse. Uma lista inofensiva, afinal de contas quem pensa na morte quando se é jovem e saudável? Mas Júlia falece em um acidente de carro e o que resta a Gabi são dez envelopes com os últimos desejos da amiga.

-x-

Gabi é uma garota introvertida que não gosta de grandes surpresas na vida. Júlia era o sol que iluminava seus dias com uma personalidade alegre, sempre disposta a viver profundamente. Perder Júlia foi como perder uma parte importante de si mesma, deixando-a completamente sem rumo.

E é assim que essa história acontece, com uma jovem tendo os desejos mais loucos para serem concretizados a fim de manter-se agarrada a memória de sua melhor amiga. Se não bastasse o luto, Gabi está naquela fase de transição da adolescência para o início da vida adulta, tendo que passar por um mar de conflitos internos sobre seus sentimentos amorosos, a descoberta sexual, vestibular, dramas familiares e amizades. E isso tornou a personagem crível, pois ela passa por problemas reais e comete muitos erros em meio a sua jornada, mas vai evoluindo e amadurecendo aos poucos.

A dor pelo luto é presença constante na trama, mas a autora conseguiu abordar esse tema tão pesado de forma leve e fofa, e ainda assim trazendo muitas reflexões, dentre elas, será que realmente estamos nos vivendo nossa vida com a intensidade que ela merece? A leitura inclusive me fez criar uma lista do que quero fazer antes de morrer e estou muito motivada a cumpri-la.

Tânia (@ritmoliterario) 25/11/2019

💬“Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita.”
Gabriela está passando por um momento muito difícil, ela está de luto. Perdeu Julia, sua melhor a amiga, que era seu pilar, sua força, sua companheira em todas a horas. Agora se sente perdida e tudo o que faz parece errado e está incompleto.
E quando acha os 10 envelopes contendo desafios que Julia deixou para ela realizar caso morresse primeiro, Gabi vê a oportunidade se sentir perto da amiga, de fazer algo significativo por ela, mesmo que esses desafios não sejam tão simples.
As dez -vantagens de morrer antes de você é um nacional puro amor. Uma história que cativa pela simplicidade e leveza em falar de um tema tão difícil.
É um livro que apesar da carga emocional é fluído e gostoso de ler.
Foi muito divertido acompanhar Gabriela realizar cada desafio e se superar, e depois comprovando que foi uma experiência maravilhosa. Dei boas risadas.
Apesar de a personagem ter 17 anos é bem madura e consciente, e não temos aquele melodrama desnecessário adolescente. Temos uma pitada de romance e aquela insegurança com o futuro, o que fazer na vida quando for maior de idade, coisas essas, naturais da idade. Gabriela é uma menina de coragem e adorei ver seu amadurecimento.
Uma história bonita e tocante, que nos mostra a importância de se permitir viver, de aproveitar os momentos como se eles fossem únicos. E que mesmos que as coisas não saiam como planejamos, não devemos nos punir e sim mudar os planos e viver. O que importa é viver.
Leitura super indicada para quem gosta de livros leves com mensagens importantes💕

Ana 15/12/2019

Gabriela e Júlia são amigas inseparáveis. Elas fazem tudo juntas, são o mundo uma da outra. Em um dia aleatório Júlia tem a ideia de inventar dez desafios cada uma para cumprirem caso ― ou quando ― a outra morresse. O que era uma brincadeira super engraçada se tornou um pesadelo: pouco tempo depois, Júlia morre em um acidente de carro e, para tentar manter a memória da amiga, Gabriela resolve cumprir os desafios da lista.

Além de ainda estar de luto pela amiga, um período muito obscuro e difícil para qualquer pessoa que perdeu alguém importante, Gabi ainda tinha que lidar com os desejos malucos de Júlia, que iam desde pular de paraquedas à abraçar estranhos na Paulista. Júlia sempre achou Gabi muito acomodada com a vida e todos os itens ela deixou para a amiga cumprir foram deixados por motivos específicos. O que Gabi nunca imaginava é que alista de Júlia mudaria sua forma de ver o mundo, ajudaria a lidar com a dor e, principalmente, a tornaria uma pessoa muito, muito melhor.

Juro para vocês que quando olhei para a capa de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você eu pensei que fosse algum romance onde o rapaz ou a mocinha sofreria com a morte precoce do amado. Fiquei muito surpresa e feliz ao descobrir que era a história de melhores amigas, e que, de alguma maneira, seria bem diferente do que estou acostumada a ler ― livros com listas são relativamente comuns, se pararmos para pensar. Apesar de alguns incômodos durante a leitura, o livro de Fernanda de Castro Lima foi uma grata surpresa.

O mais interessante de tudo é que Júlia, mesmo morta, se fez muito presente na história. Obviamente Gabi falava muito dela e existem vários flashbacks onde o relacionamento das meninas é explorado. A personalidade de Júlia é perfeita! Ela era o tipo de amiga que apoiava, mas que não tinha medo de dar umas broncas e falar o que pensava. Dá até um apertozinho no coração lembrar que ela não está mais nesse plano e que Gabi nunca mais teria a companhia dela.

Gabi, ao contrário de Júlia, é extremamente retraída e o fato de ter perdido sua única amiga fez com que ela se fechasse ainda mais para o mundo. Quando alguém tentava se aproximar, ela logo dava um jeito de pular fora. Por isso que, em alguns momentos, acabava sendo super grosseira com as pessoas, isso para não dizer babaca. Eu sei muito bem que perder uma pessoa que amamos é muito difícil e doloroso, mas isso não nos dá um atestado para ser estúpida com as pessoas, principalmente com quem só quer ajudar.

Nesse sentido, a autora nos mostra dois pontos importantes do luto de Gabi: o primeiro, onde ela tenta a todo custo reviver a amiga através dessa lista maluca, cumprindo cada item com afinco, principalmente para não deixar as memórias sobre ela se perderem; e o segundo, que citei acima, um lado super egoísta e deveras mesquinho, onde a protagonista só enxerga seu próprio umbigo e acha que é a única pessoa a sofrer pela morte da Júlia. Essa segunda onde de sentimentos trás a tona uma Gabi não muito legal, e foi muito difícil manter minha empatia por ela nesses momentos. #sincera

Apesar do tema difícil e de falar muito sobre culpa ― principalmente por estar viva enquanto a melhor amiga se foi ―, Fernanda de Castro Lima conseguiu abordar todos os assuntos de forma leve e despretensiosa, muitas vezes engraçadas. Conseguiu até mesmo incluir uns "romances" aqui e ali, uns caras babacas e outros fofos demais. Mas ainda que o livro seja divertido, não dá para esquecer a dor e o sofrimento, e ainda assim foi emocionante ver como a personagem crescia no decorrer das páginas.

Para finalizar, não podia ir embora sem falar do meu personagem preferido, o seu Toninho! Um senhorzinho super bem humorado e guerreiro, espevitado e de bem com a vida, que entra na vida da Gabi por causa de um dos itens da lista ― se quiser saber qual é, vai ter que ler o livro SIM! A minha felicidade nesse livro foi o seu Toninho gente, a história com certeza se tornou bem melhor por causa dele, um hino de amigo!

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você é um livro sobre perdas, mas também é sobre superação. Sobre sentir culpa, mas também entender que não é. Sobre não deixar uma pessoa importante, que se foi, sair do nosso pensamento, mas também sobre permitir a entrada de outras pessoas, não para substituir, mas para acrescentar.

site: http://www.roendolivros.com.br

Sarah @surtoliterario 03/01/2020

mais do que aparenta ser
Que adolescente nunca pensou em criar listas com coisas a se fazer antes de morrer? Pois as inseparáveis Júlia e Gabi fizeram: cada uma escreveu para a outra uma lista com dez itens que só deveriam descobrir quando uma das duas morresse. Por um infortúnio do destino a Júlia morre e, por ela, Gabi se compromete a cumprir tudo que a amiga deixou na lista.

Uma história que é muito mais do que uma adolescente que perdeu a melhor amiga, As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você é sobre a vida. Sobre como lidamos com nossos problemas, dúvidas, novas experiências e envolto a tudo isso, ainda há o luto.
⠀⠀
A narrativa é bem juvenil, até mais do que eu esperava, mas gostei dessa leveza para tratar de assuntos tão pesados quanto a morte e o luto. O desenvolvimento que a autora trouxe também me agradou demais, o modo como o luto foi tratado é diferente de tudo que já li. Nada nesse livro se resolve como magica, assim como na vida real, tudo é um processo.

Os personagens são encantadores e muito reais. Mesmo não estando viva, a Julia é presente na trama através das lembranças da amiga e confesso que gostei mais dela que da própria Gabi, mas ao avançar das páginas, percebi que a morte da Julia fez com que a Gabi se permitisse viver e acompanhar essa evolução foi incrível, várias vezes eu me vi refletida na personagem. Quem é que nunca passou por uma crise existencial né?! Terminei o livro com o coração quentinho e feliz pelo rumo que a história tomou, o fim não poderia ser melhor!

"ғᴀʟᴀʀ sᴏʙʀᴇ ᴏ ʟᴜᴛᴏ é ғᴀʟᴀʀ sᴏʙʀᴇ ᴏ ɴᴀᴅᴀ. ʟᴜᴛᴏ é ᴀᴜsêɴᴄɪᴀ, é ᴠᴀᴢɪᴏ. ғᴀʟᴀʀ sᴏʙʀᴇ ʟᴜᴛᴏ é ʀᴇᴄᴏɴʜᴇᴄᴇʀ ǫᴜᴇ ᴀᴄᴀʙᴏᴜ. ᴇ ᴇsᴛá ᴀí ᴜᴍ ᴘᴀʀᴀᴅᴏxᴏ ᴅᴀ ᴍᴏʀᴛᴇ: ᴛᴇᴍ ɢᴇɴᴛᴇ ǫᴜᴇ é ɢʀᴀɴᴅᴇ ᴅᴇᴍᴀɪs ᴘᴀʀᴀ sᴇʀ ғɪɴɪᴛᴀ."

Se você procura por um livro leve e gostoso de ler, As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você é a indicação certa!

site: https://www.instagram.com/surtoliterario/

Bruno.Lopez 07/01/2020

Umas das melhores supresas de 2019
Eu tive o prazer de conhecer a Fernanda em um curso e quando ela disse que escreveu um livro d romance logo me atiçou.Foi então que comprei o livro e simplesmente devorei. Uma história gostosa, divertida, emocionante e muito bem escrita. Você cria vínculo com os personagens e não quer parar de ler. Recomendo a todos que gostam de romance e boas histórias.

@eu_sandroka 09/01/2020

A dor de perder.
#SandrokaIndika
* As Dez-vantagens de Morrer Depois de Você. *
* Pra mim o mais difícil é conviver com o nunca mais. Eu nunca mais vou ver a Júlia, nunca mais vou ouvir a voz dela ou abraçar a minha amiga, nunca mais vamos conversar, nunca mais vamos brigar, nunca mais vamos viajar juntas, nunca mais vou rir do mesmo jeito ou ser feliz do mesmo jeito. E a Júlia nunca vai experimentar coisas novas, como gostava. Ela nunca vai ter um grande amor, ou se casar, ou ter filhos, ou ter a chance de escolher não ter nada disso na vida. Porque ela nunca mais vai estar aqui. Nunca mais, entende? *
Meu primeirinho de 2020 foi uma das leituras mais difíceis - e mais lindas - que já fiz na vida.
Nesse livro lindo, temos Gabriela e Júlia. Amigas desde a infância, muitos planos na juventude, talvez algumas expectativas para quando se tornassem adultas.
Dizem que só acontece com a gente aquilo que a gente é capaz de suportar.
Pra Gabriela, ficar sem a Júlia não está sendo nada fácil.
Depois de muitas lágrimas, Gabriela se recorda de um tipo de acordo e/ou pacto que fizeram. Cada uma deixou pra outra 10 envelopes distintos com desafios a serem cumpridos caso uma delas viesse a morrer. Cadê os envelopes?
A Júlia era tão positiva, daquele tipo de pessoa que encara a vida de frente. Jamais deixaria tarefas fáceis para Gabriela.
Acompanhar Gabriela relembrando o passado, tentando viver o presente e ainda fazendo de tudo pra completar as dez tarefas é indescritivelmente transformador.
A autora foi muito doce e suave em cada caractere, o que fez dessa história uma declaração de amor.
* Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E esta aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais pra ser finita. *
#AsDezVantagensDeMorrerDepoisDeVocê #FernandaDeCastroLima #VerusEditora #Romance #Drama #Aventura #AmoLer #BookLover #SobreLivrosEseusAfins #AutoraNacional #LeiaNacionais

site: Https://www.instagram.com/eu_sandroka

Bia Souza 12/01/2020

Sem palavras....
A sinopse me chamou muito a atenção,fazendo na primeira oportunidade comprá-lo .
Estava com receio de a autora fazer uma narrativa pesada e cansativa por causa do assunto tratado. Mas acabou sendo o contrário. Leve e envolvente, sem deixar de ser profundo e triste.
Me identifiquei muito com a protagonista e me vi nela uns anos atrás, mas que , assim como ela, foi preciso uns empurrãozinhos para poder mudar e crescer.
A Gabriela do final do livro já não é mais a mesma de antes, e percebemos isso ao longo da história. Me fez lembrar e aprender muita coisa.

Envolvente, emocionante, inspirador e divertido.

Um livro que tenho um carinho muito grande.