O signo dos quatro

Julia4894 28/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK Q RESENHA BOA

Thatiane.Andrade 30/10/2021

Mais um
Ate agora foi o menos interessante de todos, apesar de ser o primeiro que apresenta uma forma de narrativa um pouco diferente na parte 2, que é bem legal de ler.

Léo 22/04/2024

Por enquanto, foi o "menos bom" dos livros do Sherlock Holmes que já li.
O enredo, que trata da solução de um assassinato conjugado com o roubo de um tesouro, fica meio acumulado ao longo do texto e com muitos pontos a elucidar, o que tornou a leitura do fim do livro mais cansativa que divertida.
Mas, de fato, a genialidade excêntrica de Holmes faz a leitura valer à pena.

Belmonte 27/12/2020

Signo dos quatro
Uma leitura leve e instigante.
Gostei muito do livro
Recomendo.

Alice 24/03/2022

Xerox Holmes dnv
uma livro curtinho que a gente consegue ler rapidinho. a escrita é bem simples e de fácil compreensão. amei ver mais uma aventura da duplinha maravilha.

Julia4894 29/01/2023

Não é tão bom quanto "Um Estudo Em Vermelho"
Vou dividir essa resenha em algumas partes:

1 - Comparativo com "Um Estudo em Vermelho";
2 - Problemática com personagens indianos
3 - Jonathan Small cuzão
4 - Sherlock e Watson
5 - O que achei do livro/escrita no geral

"Um estudo em Vermelho" é infinitamente melhor, sem dúvidas. Pode ser que eu fui com muita expectativa para ler "O Signo dos Quatro", já que li o primeiro e gostei muito, mas esse segundo abaixou completamente minhas expectativas. Principalmente, porque o livro não me prendeu tanto. O mipistério não me interessou e em muitas partes se torna confuso. Há muitos termos que eu não sabia o que significavam.

Avisando que não sou muito da causa indiana e realmente não tenho lugar de fala, porém até eu que não entendo muito e nunca parei para estudar sobre o assunto, percebi falas extremamente problemáticas, mostrando preconceitos do autor. Atentem-se a isso para quando forem comprar, quem for sensível ou não se sentir confortável etc.

Gostaria de falar em específico de um personagem chamado Jonathan Small, que tem as falas mais racistas possíveis. Para mim ele é o pior personagem. Ele grita "eugenia branca"

Me surpreendi com a última coisa q acontece com Watson. Achei interessante, fofo até. Amo o Sherlock mas, novamente, no primeiro livro ele é mais interessante, acho q até pq no primeiro livro tem tudo aquilo de Watson e Sherlock começando a morar juntos e o próprio Watson descobrindo o Sherlock e etc etc etc. Ah, e o Sherlock nesse livro é cracudo. Bem lembrado.

No geral, o livro não me prendeu. O mistério foi sem graça e confuso. Vou continuar lendo os livros de Sherlock pq amei o primeiro e quero continuar lendo a coleção. Adoro como o Sherlock é um maluco. Mas esse foi "nhe".

Stephany 19/08/2021

Consegui sair da ressaca ,que esse mesmo livro tinha me deixado , das obras que eu já li do Arthur essa foi a que eu menos gostei .

Gi Ferreira 21/01/2021

Segundo livro que leio sobre as aventuras de Sherlock Holmes, a leitura é fácil e rápida, mas a história não me prendeu.

Carlos 28/11/2022

BOM, MAS..
Após bastante tempo sem exercer sua função como detetive, Sherlock é procurado por Mary Morstan para descobrir o que aconteceu com seu pai que morreu há 10 anos, e desvendar um mistério envolvendo cartas anônimas com pérolas que ela recebe anualmente, em 6 decorridos anos.

Uma história sem muitos suspeitos do assassinato, com foco maior na busca por quem o cometeu.

A explicação sobre os eventos que levaram aos acontecimentos da trama são breves e condizentes. O enredo aplica algumas cenas de ações satisfatórias para o leitor.

Fato curioso: Conan apresenta características pessoais da personalidade de sherlock, como seus vícios em drogas semi-sintéticas, decorrente da falta de adrenalina, devido o tédio quando não há casos a serem desvendados.

Tive certas dificuldades com a escrita que já vem demostrando uma certa falha. Algumas falas racistas e a descrição de um personagem com nanismo, que pra mim afeta diretamente as minorias sociais.

É duro pensar que esse livro foi publicado em 1890, época que tais comportamentos preconcebidos eram considerados normais e que hoje em 2022, ainda vivemos em uma sociedade onde a discriminação segrega as pessoas.

Resumindo: É uma leitura boa, onde conhecemos mais da dupla queridinha de todos, mas que pra mim pecou em alguns aspectos de escrita do autor.

Stefany429 27/06/2023

Fraco
Esperava muito mais, não achei que o livro tem uma história super interessante ou que prende o leitor.
A forma como os nativos são retratados é péssima.
Outro ponto que me incomodou: o romance entre o Watson e a slazinha, eles mal trocaram duas palavras tipo ?????
O primeiro livro com ctz é bem melhor, não recomendo muito a leitura.

rafaela1789 10/12/2022

um suspense rápido e gostosinho
Sherlock Holmes é simplesmente uma obra de arte.
Mesmo só tendo lido 2 livros (contando com esse?) do autor, eu sou realmente apaixonada!!
a simplicidade que ele descobre os fatos, sendo que eles são tão imprevisíveis, é animadora e contagiante.
criei várias teorias, e até que eu acertei algumas vezes!!
até uma pitadinha de romance esse livro tem, acredita??
ameeeeeii!

Caio.Davantel 12/08/2021

O mistério é menir mas Sherlock sempre é incrível
Apesar de ser um romance, pouco se tem disso no livro, e para o meu gosto foi na dose certa. O mistério foi mais superficial que o primeiro, no entanto, a forma como Sherlock Holmes faz as suas deduções e resolve o mistério é sempre esplêndido. De fato há uma forma pejorativa de descrever os indianos, que mesmo não sendo racista como dizem em muitas críticas, até porque a palavra "racista" tem uma forma diferente de ser abordada, é realmente péssimo. Mas não deixaria nunca de recomendar uma obra como essa, e nem diria que o livro é péssimo, pelo contrário, ele é muito bom, é Sherlock Holmes!

Eu acho que um bom leitor, por mais que se depare com textos ou livros que não lhe agradam, ele sempre consegue tirar proveito daquela obra. O importante da leitura não é só desfrutar dela, mas também conhecer os 2 lados da moeda, dessa forma acho que elevamos o nosso censo crítico.

Lusqkinha 20/06/2021

Pq será que Sherlock Holmes é tão bom?
Gostei muuito do livro! Já tenho os próximos comigo, então logo logo começarei o próximo livro da sequência!

Cary Gonçalves 06/06/2022

Eu achei bem arrastado o livro, apesar de ser pequeno! Só conseguir achar interessante lá pro final qd tudo está sendo esclarecido pelo personagem lá (que não vou falar o nome para não ser spoiler)