O signo dos quatro

O signo dos quatro Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Lady Potato 14/02/2023

Começou de forma promissora e me prendeu até o 60%, mas depois começou a ficar monótono e chato.
Realmente esperava mais de um livro do detetive mais famoso da literatura.
Apesar de o foco do livro obviamente não ser romance, me incomodou muito dois personagens se apaixonando sem ao menos terem conversado adequadamente, não fez sentido algum e só deixou a história mais chata.

Gabriel Gomes Passos 30/07/2020

Adentrando um pouco mais nas histórias de Sherlock Holmes, leio livro dois dessa coleção, o Signo dos Quatro, esse como todas as outras histórias que envolvem no Detetive, é regrada de mistérios.

O livro conta a história de um mistério envolvendo o sumiço do pai da Srta. Morstan, onde ela recebe um bilhete anônimo pedindo sua presença em um encontro, onde ela espera ser revelada a verdade sobre o sumiço do seu pai.

A Senhorita é acompanhada por Holmes e Watson ao seu encontro com o mistério emissário do bilhete. Porém, chegando lá a história toma uma rumo totalmente diferente e outros mistérios surgem.

A história que começa com um simples sumiço lhe e adicionada, muitas doses de mistérios, buscas e crimes.

O livro conseguiu me prender do começo ao fim e por ser um livro curto, há uma certa ânsia de poder ler logo toda a história, que consegue prender bem o leitor.

Malu 02/08/2020

Contos
acho que esse foi um dos melhores contos do Sherlock que eu já li
Lici 02/08/2020minha estante
O plot twist desse conto é perfeito!

Marcola_0023 01/01/2023

Achei a história um tanto fraca, sem conseguir me prender na leitura, como sempre Sherlock descobre o caso, mas sem muito alarde.

Brenda 28/02/2020

O segundo livro da saga de Holmes consseguio me deixar mais presas ao livro que o anterior. Embora seja superficial em certos aspectos demonstra mais os amores, as vontades, a frieza, o vazio e falta de sentimentos nos personagens

Newton_Lopez 19/06/2021

A Maldição do segundo livro?
O Sr. Holmes e o Dr Watson embarcam em uma nova aventura, novas localidades e encontram novos camaradas. Eu amei o fato de inserir a Índia na história, o signo dos quatro (a pequena "sociedade") foi interessante, mas faltou um pequeno adentro a isso.
Conan Doyle soube criar uma história e soube escreve-lá, mas ele não soube desenvolver. Me parece que ficou preso a formula do primeiro livro.

Espero que nas próximas histórias de Holmes, seja desenvolvido seu vício e que haja em evolução narrativa nesse universo.

Rafaelly.Alves 12/05/2021

Nunca decepciona
Sou grande fã do sherlock, tenho todos os livros da editora principis... Obviamente eu tbm amei esse livro. Achei q no fim prologaram mais do q deveriam o relato do small porem nada q atrapalhe a experiencia

jupotter 29/12/2020

Detetive
Leitura rápida e mistério interessante.

zCsmiler xll 26/12/2023

Investigação, cocaína e racismo
Certo dia, enquanto Sherlock estava injetando cocaína por consequência de sua inatividade investigativa, um caso chega às suas mãos através de uma moça. O pai da moça está desaparecido há 10 anos sem nenhuma informação concreta sobre o caso. No entanto, ela começa a receber mensagens e codificações sobre o caso e chama Sherlock e seu amigo para resolvê-lo. Sendo assim, a história segue esse caso para no fim ser solucionado.

Levando apenas isso em consideração, a história é fraca e quase sem emoção. Adicionando mais um detalhe, ela se torna execrável por descrever povos originais negros como selvagens e animalescos a partir de um ponto de vista pseudo-científico. Além disso, a história justifica e defende o colonialismo como uma forma da "civilização" ser trazida para aquela população. O verdadeiro "peso" europeu de civilizar e educar uma determinada sociedade a partir de sua visão de mundo e para aqueles que não se adequam é abominavelmente massacrado e difamado.

Vitinhooz 16/10/2023

Fraquíssimo
É o segundo livro de Sherlock que leio
Achava que ia gostar tanto quanto o primeiro que foi "Um Estudo Em Vermelho" mas me decepcionei
No começo até que vai, mas dps a história começa a ficar muito cansativa
Porém dei duas estrelas porquê achei fofo o romance do Watson.

Ana 29/10/2021

O livro tem uma história bem interessante e a narrativa do dr. Watson é bem fluida e carismática. Eu gosto de como o Sherlock consegue descobrir o culpado em poucos minutos e em detalhes triviais que estão escondidos a plena vista, mas que você só percebe depois que ele aponta.
Porém, o grande impasse da investigação foi algo bem "simples" que eu descobri antes do Holmes ?
Mas fora isso é uma investigação intrigante, você quer saber o que vai acontecer e tem uma perseguição de barco bem emocionante kkkk

Algo que deve ser mencionado é como os indianos e nativos da América do Sul são retratados.. são termos bem racistas. Pode se dizer que é por causa da época (um dos viés de se ler clássicos, mas antes fosse algo exclusivo de clássicos né) mas é algo que incomoda mesmo assim.
No primeiro livro, um estudo em vermelho, não notei tanto dessa linguagem e termos, espero que não se repita nos próximos.

Léo 22/04/2024

Por enquanto, foi o "menos bom" dos livros do Sherlock Holmes que já li.
O enredo, que trata da solução de um assassinato conjugado com o roubo de um tesouro, fica meio acumulado ao longo do texto e com muitos pontos a elucidar, o que tornou a leitura do fim do livro mais cansativa que divertida.
Mas, de fato, a genialidade excêntrica de Holmes faz a leitura valer à pena.