A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Wolffera 12/08/2020

O ciclo se encerra
Por fim o último livro da trilogia...para quem estava esperando não se decepcionou.
Acredito que o autor montou uma história única de aventura no espaço com ficção, suspense e muita ação! O enredo foi envolvente e torcemos bastante pelos personagens!
Será que chegarei aos 75 para me alistar...? : )
Boa leitura pra vocês!

Mari 05/08/2020

"Quando se controla a comunicação, pode-se ocultar qualquer coisa."
Em "A última colônia" , reencontramos John Perry, que conquistou sua aposentadoria. Estava vivendo em uma das colônias da União Colonial com sua esposa, Jane, e a filha adotiva Zoe. A vida tranquila da família em Huckleberry, porém, durou apenas alguns anos.

Um belo dia, eles recebem a visita de um antigo colega com uma proposta de executar mais um trabalho para a União Colonial, chefiando uma nova colônia num planeta recém adquirido. Pesando prós e contras, a família acaba concordando em ir.

Mas, aos poucos, Perry e Sagan percebem que as coisas não são exatamente como a UC disse que seriam e que as informações estão incompletas. Infelizmente, percebem tarde a teia política em que estão envolvidos - colonizar esse novo planeta é, na verdade, uma estratégia contra um grupo adversário, o Conclave.

A colônia Roanoke está, portanto, no meio de uma encruzilhada. Se for encontrada pelo Conclave, corre o risco de ser destruída; por outro lado, não conta com o apoio da União Colonial, que não pode admitir sua existência ou enviar recursos extras. Roanoke está por conta própria.

O terceiro livro da série conta com menos ação, mas muito mais política e as dificuldades da vida em comunidade. [...] Os dilemas vão desde conhecer as propriedades do planeta até a necessidade de estabelecer uma liderança sólida. Somam-se a isso os planos obscuros da UC e a posição de bode expiatório que ocupam.

Já falei nas resenhas anteriores o quanto eu adoro a escrita, o humor e a inteligência dos livros do Scalzi; isso só é reforçado nesse terceiro livro, que é o último encontro com o casal Perry e Sagan e, por enquanto, o último livro da série publicado no Brasil.

| Resenha completa no Blog Biblitoeca Particular. Confira também o perfil no Instagram @blogbibliotecap

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/

Thalita 07/04/2022

É bom, mas parece fan service
Diferente dos outros livros da saga, esse não foca tanto nas guerras e conflitos com os outros povos, mas sim na evolução da última colônia. Claro que ele também aborda os planos bizarros da UC e explica um pouco mais sobre o Conclave, mas a impressão que eu tive é que esse livro foi escrito só pra você se ligar mais ao John e a Sagan e torcer para eles terem um final feliz.
Eu não consigo explicar porque gostei tanto do John, mas eu achei ele muito querido, inclusive senti falta dele no segundo livro. Eu conseguia imaginar ele falando com uma voz calma e sensata, conseguia imaginar a cara dele enquanto brincava com a Savitri e com a Zoe? se o objetivo era gostar do personagem e torcer para ele ser feliz, então deu bem certo.
Apesar de não ser um livro ruim eu dei três estrelas porque ele me pareceu uma grande enrolação? Toda a trama foi construída para eles acharem uma forma de voltar para a Terra, mas durante o livro o autor se preocupou tanto em falar da nova colônia que o final ficou um pouco corrido. Não é que isso prejudique o final, porque não tinha muito o que falar no final hahahaha Para mim a estrutura foi:
- Primeiro livro: ótima história, personagem principal interessante, vários segredos sobre a vida fora da terra
- Segundo livro: apresentação da futura esposa do personagem principal
- Terceiro livro: casal ficando junto e enfrentando algumas raças alienígenas

No final das contas é um livro fácil de ler, tem um ritmo interessante, tem algumas tramas paralelas que ajudam a mostrar como foi a criação da colônia, mas parece um fan service para colocar os dois personagens juntos.

Samuel Albuquerque 19/06/2020

Para finalizar a trilogia
Não tão empolgante como os demais livros da série, mas é um livro de leitura rápida.

luke - among the living. 14/06/2020

SOBRE OS MUNDOS QUE DEIXAMOS PARA TRÁS.
E foi com esse clima de despedida que dei adeus a uma das sagas mais legais que tive o prazer de ler, Old Man's War.

Um livro interessante demais mas que por minha edição ser física e por motivos de quarentena estou desde março o lendo.

Mas foi uma despedida linda, despedida de Perry e Sagan.

Só que a saga continua. ;)

Matheus 10/03/2022

A Última Colônia
Mais uma vez John Scalzi consegue surpreender colocando seus personagens em situações não esperadas, cujas ações influenciam muito a presença da humanidade na Galáxia.

Sales 06/02/2021

Me sinto feliz e frustrado com esse livro, feliz porque ele teve um " final feliz " e frustrado porque esperava mais desse livro, durante a leitura consegui ver várias possibilidades, porém o autor decidiu ir por caminhos mais simples e otimistas, o que não é de todo ruim porque o John Scalzi soube conduzir a história e tornar a leitura bastante fluida e dinâmica. Gostaria de ter podido ver as coisas pelo lado da Sagan, o Perry é legal mas às vezes cansa. Enfim um bom livro com batalhas incríveis e personagens cativantes.

P.S : Foi um pouco deprimente saber que mesmo no futuro a humanidade ainda continua fazendo merda.

Thadeu Costa 26/12/2020

John Scalzi - A Última Colônia
A raça humana, devido a falta de planetas habitáveis, se vê com um problema sério para habitar novos territórios, pois a procura e a competição é enorme. Mas após muito tempo, uma nova colônia é formada e à frente da administração dela, estão os protagonistas John Perry e Jane Sagan, ex-militares e heróis de guerra.

Ao chegarem ao seu novo planeta, juntamente com outros colonos, cada um de uma origem diferente, descobrem que seu novo lar não é bem o que esperavam e estão envolvidos em uma disputa que envolve toda a humanidade.

Se já leu os dois primeiros livros da série (Guerra do Velho e As Brigadas Fantasmas), sentirá que a ação deste em comparação com os outros, simplesmente sumiu. Contudo, a escrita continua envolvente do mesmo modo.

O protagonista John Perry é um personagem extremamente cativante e engraçado, e o envolvimento com alguns outros personagens são muito bons, como com a sua esposa Sagan e sua assistente. É claro que nem todos os personagens são bons como eles mas o autor não deixou de aprofundar relativamente cada um deles. Sem contar que um personagem coadjuvante se tornou importantíssimo para a história.

Apesar da quase falta de ação, as intrigas políticas, religião, a relação interpessoal e o bom humor estão bem presentes e são muito bem trabalhadas.

Gostei do livro apesar da história se arrastar em alguns pontos e apesar de eu não ler tantas séries. Mas o autor entregou uma trilogia muito boa e que vale a pena ser acompanhada.

Vincent.Uriel 03/07/2020

Uma das melhores series de ficção científica
Os 3 livros são incríveis, com ótimos personagens, primários e secundários, histórias com plot twists e tudo que você pode querer de uma série do gênero.

Cristina.Castellani 08/01/2021

O fim que no fundo eu queria
Fala galerinha das letras, terminei de ler este livro com muito gosto, quando li "Guerra do velho" não imaginei que iria gostar tanto, a forma como o autor nos introduz na história é fácil e leve, a maneira como ele explica as coisas nos faz parecer super entendedores da tecnologia contidas neste universo, o segundo livro também foi legal e contou outros aspectos da história e agora com este final super interessante e cheio de sagacidade, me fez babar pelo final, no fundo era o que eu queria mas sem ser previsível.
Leiam esta saga, se divirtam e se emocionem, afinal é para isso que estamos aqui né.

Marie 23/12/2020

Resenha de uma mocinha sem especialidade literária
Esse livro é uma obra prima, possui diversos plots, uma história nova que destoa dos outros dois livros, com um final inacreditável.
Essa obra é inacreditavelmente incrível, e os três livros da série são perfeitos!
Sentirei saudades da história de John Perry

Otto 13/04/2020

O mesmo de sempre ... só que melhor
O terceiro livro da série é mais do mesmo ou apresenta novidades? A fórmula 'reviravoltas + salvação da humanidade' funciona?

John Scalzi escreve o melhor livro da série (por enquanto), os novos personagens são ótimos, o final é interessante abrindo várias possibilidades para a continuação. Tais qualidades superam os excessos de reviravoltas do livro. Como sempre a leitura é ágil e fluída, é difícil largar desse livro !!

Por fim, o trabalho da Aleph é incrível tanto na divulgação quanto na edição. Livro muito bom que me acompanhou nesse período de quarentena. Para quem leu os outros é imperdível !!

Gisele @abducaoliteraria 18/10/2019

A Última Colônia era um dos livros mais aguardados do ano por mim. Além de John Scalzi ser um dos meus autores favoritos de sci-fi, com os seus universos bem estruturados e humor característico, neste volume da série A Guerra do Velho temos a volta de um dos seus personagens mais carismáticos, John Perry. Só por isso eu já criei uma expectativa especial com relação ao livro, e muito felizmente, ele não me decepcionou.

John Perry está em paz. Ao lado de Jane, os dois vivem em um planeta colônia, junto com Zoë (sim, a filha de Charles Boutin, que no livro anterior colocou toda a raça humana em risco) a quem eles adotaram há oito anos. Exercendo funções muito mais simples as quais eles já enfrentaram, enquanto Jane é a delegada da colônia, Perry é uma espécie de conciliador, o cara que resolve os problemas. Mas nem de longe esses problemas se assemelham aos que ele já enfrentou um dia. O ombudsman precisa lidar com a rixas entre famílias, brigas por territórios, entre outras coisas.

Entretanto, esta vida pacata está com os dias contados. John e Jane recebem a visita de um antigo colega de trabalho, que faz uma proposta para os dois liderarem uma nova colônia. Essa nova colônia já enfrenta muitos conflitos antes mesmo de ser inaugurada. Intrigas entre colonos faz com que a posição de liderança seja extremamente disputada, então eles precisam de alguém neutro. Para essa tarefa, nada melhor do que dois ex-combatentes das FCD (Forças Coloniais de Defesa), que possuem experiências na arte de resolver problemas.

Simples. Mas nada aqui parece o que realmente é. Enquanto John, Jane e Zoë se preparam para mudar completamente suas vidas, tudo o que gira em torno desta nova colônia parece estranho, como se eles não soubessem da verdadeira história por trás do lugar. Você acompanha toda a situação sob o olhar restrito e confuso de Perry, então se vê tão perdido quanto ele, sem saber ao certo em quê acreditar ou em quem confiar.

O inimigo pode estar mais perto do que ele imagina, mas primeiro Perry precisa entender os conflitos que o cercam. O maior problema é que ele, junto a sua nova colônia, se vê tendo que enfrentar tudo sozinho, sem a ajuda da União Colonial, que se autointitula como humanidade, mas ele sabe que a raça humana é muito mais do que a UC.

"Meu nome é John Perry. Tenho 88 anos. Estou neste planeta há quase oito anos agora. É meu lar, que divido com minha mulher e minha filha adotiva. Recebe as boas-vindas a Huckelberry. Nesta história, este é o próximo mundo que deixo para trás. Mas não é o último".

O ponto alto do livro é rever personagens que tanto nos apegamos. John e Jane formam um casalzão, que se entendem e se completam através das diferenças. Assim como no livro anterior, Jane continua ganhando destaque e profundidade, e apesar de ser uma personagem bastante reservada, é incrível como nós a compreendemos mesmo assim. John Perry continua sendo o melhor narrador de Scalzi, capaz de conduzir uma trama tensa e complexa de forma muito divertida.

Mais uma vez temos o melhor do autor: humor, confusão, momentos de dar nó na cabeça e outros carregados de ação. Foi uma leitura divertida, capaz de ser leve e tensa ao mesmo tempo. Ainda assim, Scalzi consegue inserir críticas bastante pertinentes à humanidade, sobre até onde ela é capaz de ir para obter o controle, principalmente no que diz respeito à informação, e a partir disso, de todo o resto.

Os livros dessa série podem ser lidos de forma independente, mas sinceramente, não recomendo. Se você começar pelo segundo ou terceiro livro, terá perdido grande parte da construção desse universo e o background, então vai por mim, se você sente vontade de se aventurar por esse mundo e ter uma experiência tão boa quanto a minha, comece pela Guerra do Velho.

"Meu lugar é onde você estiver".

Aqui temos a conclusão de um ciclo, que envolve personagens nos quais conhecemos ao longo desses três livros. Além disso, também temos o desfecho de alguns conflitos que estavam sendo trabalhados desde o início, o que abre muitas possibilidades para os próximos livros a partir de agora. Já sinto falta de John e Jane, mas mais do que isso, espero ansiosamente pelas próximas histórias de Scalzi.

site: http://abducaoliteraria.com.br/
heitor 31/01/2020minha estante
Mas ainda tem vários livros da saga... Já teve conclusão?

Gisele @abducaoliteraria 31/01/2020minha estante
Essa é a conclusão do arco de alguns personagens, mas a série possui mais livros sim.

Emerson 06/06/2021

Tudo é possível quando se tem tempo e vontade.
Neste livro, ficamos sabendo que John Perry nunca vai poder realmente se aposentar. Quando finalmente parece que isso vai acontecer, ele, Jane Sagan e Zoe são "convidados" a administrar uma nova colônia de humanos após muito tempo sem haver expansão da União Colonial.

É muito interessante ver como John e Jane são extremamente competentes. Faz a gente se sentir orgulhoso de estar ligado a elas como espécie. E como tudo relacionado a essas duas pessoas, de suas ações dependem o futuro da humanidade!

Afinal, após décadas de má reputação gerada pela política agressiva da União Colonial neste lado da galáxia, centenas de espécies alienígenas decidem que é hora de botar ordem no galinheiro galático e conter a UC.

Recomendo a todos os aficionados por ficção científica. É melhor ler "Guerra do Velho" e "As Brigadas Fantasma" antes.

PS.: Não concordo com aqueles que dizem que "As Brigadas Fantasma" não é uma continuação de "Guerra do Velho". Com certeza é uma continuação. Acho que confundiram os protagonistas.