Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

Acácio 08/05/2023

Alguns dos melhores contos do autor todos no mesmo livro
Li esse livro quando era adolescente e resolvi reler após um dia que ouvi Muders in the Rue Morgue do Iron Maiden.
Não é a toa que Edgar Allan Poe inspirou tantos autores do gênero de suspense e investigação. Os contos prendem demais nossa atenção ao ponto de eu ter lido o livro todo em apenas um dia.
Alguns contos são melhores do que outros, aqui destaco O Gato Preto e o conto que dá nome a esta coleção.

A2Duarte - 2011 10/11/2011

Enredo e leitura fluem muito fácil!
Me interessei pelo livro depois de ler que Edgar Allan Poe é o pai do romance policial moderno, influenciando autores como Conan Doyle e Agatha Christie, através do conto que dá nome ao livro: "Assassinatos na Rua Morgue".

Em minha opnião, o ESTILO do conto (o gênero policial investigativo) influenciou e inspirou os autores citados, mas Edgar Allan Poe tem um estilo muito diferente dos outros. Realmente, não se pode negar a semelhança entre os personagens criados pelos autores porém, no caso de Allan Poe, o que me chamou a atenção foi a maneira como ele escreve seus contos.

A leitura do livro é muito agradável. As histórias fluem naturalmente e num ritmo muito gostoso, onde os pontos são ligados e dão uma "liga muito boa" às tramas. Isso é mérito de Allan Poe, que tem um escrita fácil e muito agradável no decorrer da leitura. Intiga, não cansa e satisfaz o leitor.

Essa característica difere dos "autores influenciados" por ele. No caso das histórias de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, parece que Doyle e Christie dão sequência muito rápida aos fatos para construirem seus contos dando um ritmo acelerado e muitas vezes atropelando a construção dos fatos para dar uma sequência rápida à história e seu desfecho.

Nada disso desmerece qualquer um dos Autores e suas respectivas obras, é apenas uma característica positiva que atribuo à Edgar Allan Poe.

Cristiane 11/06/2012

Contos sombrios e misteriosos.
A impressão que se tem logo no primeiro conto é que os assuntos centrais das histórias serão assassinatos, culpas e perversidade.
Dou destaque ao conto "O Gato Preto" que é bem famoso e macabro. Quem nunca teve pesadelos ao ler esses contos de Poe que são extremamente sombrios?
O outro conto principal, que é o título do livro, se passa na Rua Morgue. Mãe e filha aparecem brutalmente assassinadas e o grande mistério do conto é saber quem, afinal, as matou, e por que. O personagem principal do mistério é o Monsieur C. Auguste Dupin, uma espécie de Sherlock Holmes, que vai tentar investigar o caso.

Claro que Dupin veio muito antes que Sherlock Holmes, acredito que até tenha influenciado Conan Doyle a criar esse personagem. Sem dúvida nenhuma Edgar Alan Poe teve total influência nos romances policiais. Recomendo para aqueles que gostam de ler contos de suspense com pitadas de obscuridade.

Matheus 31/10/2012

Os 6 Contos do livrinho
O Demônio da Perversidade

(?)

Hop-Frog e Os oito orangotangos acorrentados

O primeiro conto que eu li (e entendi) do Poe, achei fantástico!! Conta a história de Hop-Frog, um anão que é o bobo da corte, onde o rei e seus súditos zoam muito ele por ser anão e deficiente. Um belo dia, o rei decide dar uma festa no castelo e pede (manda, mais especificamente, com grosserias) Hop-Frog preparar uma apresentação.. Hop-Frog muito esperto, dá a sugestão para que o rei e seus súditos se vistam de orangotango para assustar os convidados.. e eles se vestem... A partir dai não conto mais nada, haha..

Os Fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar

O conto que mais me deu medo, até agora. O Narrador-Personagem é meio que um psicologo, e seu amigo, Mr. Valdemar está morrendo, e quando os médicos dão o "ultimo dia de vida" para ele, Mr. Valdemar chama seu amigo (o narrador-personagem) para ser cobaia de um experimento, que é hipnotizar a pessoa para que ela continua viva mesmo depois de morta (foi o que eu entendi).. Cara, a narrativa te prende no conto e você sente a tensão da história.

O Gato Preto

Acho que é um clássico.. não me lembro. Mas a história é meio insana e perturbadora, porém, eu achei engraçada! O final é demais hahaha.. Mas o que me deu medo nesse conto, é que isso pode acontecer, com qualquer pessoa, realmente pode, a pessoa pode perder o juízo da noite pro dia!

Nunca aposte sua cabeça com o diabo

Não curti muito.. Pra falar a verdade não entendi muito bem, mas esse final também é perturbadoramente e tragicamente engraçado.

Assassinatos na rua Morgue.

Bacana, final inimaginável.

Michael 10/01/2023

Leitura bastante interesse, histórias curtas mas que te prendem e fazem refletir! Uma mistura de terror psicológico, suspense e horror que se encaixam muito bem. A minha história favorita do livro concerteza foi "o gato preto".

Mayara @amantesdelivrosefilmes 03/03/2015

Referência de grandes autores
Um livro com alguns contos de Poe e Assassinatos na rua Morgue que com certeza prova onde Conan Doyle se baseou para criar Sherlock. O personagem central do conto, o francês Dupin poderia facilmente ser Sherlock, o início da história me lembrou Um estudo em vermelho, primeiro caso de Sherlock escrito por Conan Doyle, principalmente pelas características dos personagens. Os contos menores são: O demônio da perversidade, Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados, Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar, O gato preto e Nunca aposte sua cabeça com o diabo. Alguns são meio complicados de entender(uma viagem), outros são bem sombrios(dá um pouquinho de medo, gente), mas no geral são tramas bem desenvolvidas, daquelas que só se descobre o que realmente aconteceu no final, mostram porque Poe é considerado o pai do romance policial moderno. Agatha Christie também sofreu referências de Poe, por isso, é uma leitura meio que obrigatória para os amantes de romances policiais. Vi algumas pessoas falando que o livro é ruim, mas eu gostei e recomendo, sempre tive curiosidade de ler algo do autor.

Jansen 28/01/2022

Lido em 24/01/2022
Mistério e pânico. Um crime horroroso sem explicação plausível.
Este conto primoroso abriu espaço para os romances policiais de suspense. Poe, com sua veia poética, conseguia escrever divinamente, mesmo terror.
Monsieur Dupin, que raciocina à moda de Sherlock Holmes, nos leva a aceitar algo difícil, mas acabamos aplaudindo seu raciocínio e entendendo piamente o que nos apresenta. Um primor de história.

Ayron Barsan 23/03/2023

Atemporal e Realista
Este livro é uma coletânea de contos do Poe, mas nem arrisco dizer "os melhores" porque a maneira como ele escreve não tem erro. Todos são incríveis e surpreendentes.

Ele tem um padrão de escrita que, ao meu ver, é assim: uma introdução filosófica e conceitual, uma história rica em detalhes e um final assustador - e tudo sem um pingo de sobrenaturalidade, no máximo umas psicopaticas e fantasias.

Ele escreve de forma tão realista, e por isso surpreendente, que eu pensava "isso poderia acontecer" ao final de cada conto. Rsrs....

dudalibrarys 12/01/2023

Razoável
O livros apresenta duas histórias: O assasinato na rua Morgue e o Escaravelho de Ouro. Não achei algo muito promissor, o único mistério (O assasinato na rua Morgue) é desvendado rapidamente, em uma página você conhece o caso e na outra você ouve o mistério resolvido. O mistério é interessante mas tudo foi passado muito rápido. Já na história do Escaravelho de Ouro eu realmente achei pior, novamente os acontecimentos foram rápidos e confusos. A única qualidade das histórias é a narrativa detalhada.

Paulo474 06/02/2024

A inspiração para Sherlock Holmes
Edgar Allan Poe é um dos mais conhecidos autores de contos da história, seu conto "O Corvo" é um dos mais famosos, mas ao lado deste, podemos citar "Os Assassinatos da Rua Morgue" e diferentes dos contos de terror, este mostra uma outra faceta de Poe, a de autor de contos policiais.
Fato é que pensar em casos policiais, nos remete a Sir Arthur Conan Doyle e o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, mas o que não é sabido é o fato de Poe e seu "detetive" August Dupin serem inspiração pra esse personagem.
Além disso, a obra conta com outros contos de Edgar Allan Poe, como o Gato Preto, Hop-Frog, etc.

Jéssica Barão 11/12/2021

Os Assassinatos na Rua Morgue
Como grande fã de Poirot, os contos são bem interessantes. Os Assassinatos na Rua Morgue tem uma conclusão tão fora da curva que chega a ser engraçada...

CultEcléticos 25/11/2015

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias é um livro que traz ótimos contos do escritor Edgar Allan Poe, um deleite para os fãs.
O Demônio da Perversidade
Narrativa em primeira pessoa sobre as elucubrações e devaneios de um homem. O conto começa com uma explicação acerca do que motiva nosso desejo de agir de modo contraditório. Um impulso, segundo o narrador.
Em determinado momento é feita ao leitor uma revelação surpreendente, e o que parecia ser apenas uma reflexão, na verdade evidencia uma confissão.
Poe descreve de modo gradativo e brilhante as sensações e pensamentos.

Hop-Frog ou Os Oito Orangotangos Acorrentados
Hop-Frog é o “nome” do bobo da corte de um reino cujo rei adora uma pilhéria.
O rei solicita que Hop-Frog organize um baile de máscaras e que o ajude com sua fantasia e a de seus sete ministros. O bobo da corte arquiteta a maior “brincadeira” de todas para vingar-se de um malfeito do rei, este possui desvios de caráter. A figura opressora do monarca contrasta com o oprimido Hop-Frog.
Este é um conto narrado em terceira pessoa.

Os Fatos Que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar
Neste conto narrado em primeira pessoa, o narrador faz um relato sobre sua experiência de mesmerizar um moribundo. Este conto apresenta elementos sobrenaturais, o horror presente é maior que o das duas histórias anteriores.

O Gato Preto
Este conto em primeira pessoa é um dos melhores do livro e o mais mórbido.
Um condenado a morte narra os fatos que o levaram a esta condição. Poe descreve com perfeição a degradação do homem de modo gradativo.
A natureza do homem que outrora era dócil e benevolente foi maculada primeiramente pelo alcoolismo, e posteriormente por uma série de ações vis que ele cometeu.
O final desta história é surpreendente.

Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo
Conto narrado em primeira pessoa que como o próprio título sugere, apresenta uma moral. Segundo o narrador este conto é diferente dos outros, pois já revela a moral no início, em seu título, e não em sua conclusão.
O relato do narrador é sobre a vida de seu amigo Toby Dammit, cujo sobrenome é um trocadilho proposital com a expressão ‘Damn it!’ (maldição).
Dammit levava uma vida desregrada e tinha o hábito de apostar. Há o elemento sobrenatural no conto, mas este apesar de apresentar o Diabo é bem mais leve que o anterior.

Assassinatos na Rua Morgue
Conto que dá nome a coletânea, narrado em primeira pessoa, é o mais longo e um dos mais legais do livro.
Não estão presentes elementos sobrenaturais. Há um grande mistério em torno dos assassinatos de uma senhora e sua filha, residentes na Rua Morgue.
Diante da falta de habilidade da polícia para resolver este caso, coube ao Monsieur C. Auguste Dupin, amigo do narrador, encontrar a solução usando sua perspicácia e sua linha de raciocínio peculiar.
O mistério muito bem construído por Poe prende a atenção do leitor e como nos contos anteriores surpreende por seu desfecho.

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias traz excelentes contos de Edgar Allan Poe, mesclando entre os contos elementos que agradam os fãs deste gênero, tais como: sobrenatural, mistério, terror e um certa dose de morbidez.

(Camila Kaihatsu)
Resenha publicada no site CultEcléticos:

site: http://www.cultecleticos.com.br/especial-halloween-assassinatos-na-rua-morgue-e-outras-historias/

Bruno Oliveira 25/08/2021

O CERNE DE POE ESTÁ AQUI
Eis um livrinho que entrega os contos que melhor ilustram o estilo inconfundível do autor. Nele, temos Poe na sua essência. Suas histórias já se iniciam parecendo um ensaio, sempre temos alguém, geralmente o próprio desgraçado que viveu o fato perturbador ou o que viu acontecer com um outro que viveu e, esse narrador-personagem, além de nos preparar psicologicamente, moralmente e, às vezes até, filosoficamente para o que vamos encarar a seguir, vai nos contando os fatos, os pormenores bem ao poucos, como se requentasse a história até o seu clímax, que é cem por cento surpreendente e genial! Poe é mestre no conto. Tanto que o conto que dá título ao livro é considerado o precursor em histórias de detetive. Mas há outros tipos no livrinho: sobrenaturais, góticas, tragicômicas e satíricas completam-no.

jamine 03/02/2022

Interessante
Imaginava que os contos de Poe seriam mais sombrios, por conta da fama que possuem. São histórias interessantes, de fato um tanto perturbadoras. "Os Assassinatos da Rua Morgue" possue uma característica de romances investigativos semelhante a famosos como Sherlock Holmes e Agatha Christie.