Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

Lore 17/05/2022

Sherlock H. não só bebeu como se afogou nas referências do Edgar A. P. Esse conto parece que tô lendo Sherlock mesmo, o final é totalmente surpreendente eu consumo várias mídias de crime em geral e nunca tinha visto nada assim, genial.

CultEcléticos 25/11/2015

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias é um livro que traz ótimos contos do escritor Edgar Allan Poe, um deleite para os fãs.
O Demônio da Perversidade
Narrativa em primeira pessoa sobre as elucubrações e devaneios de um homem. O conto começa com uma explicação acerca do que motiva nosso desejo de agir de modo contraditório. Um impulso, segundo o narrador.
Em determinado momento é feita ao leitor uma revelação surpreendente, e o que parecia ser apenas uma reflexão, na verdade evidencia uma confissão.
Poe descreve de modo gradativo e brilhante as sensações e pensamentos.

Hop-Frog ou Os Oito Orangotangos Acorrentados
Hop-Frog é o “nome” do bobo da corte de um reino cujo rei adora uma pilhéria.
O rei solicita que Hop-Frog organize um baile de máscaras e que o ajude com sua fantasia e a de seus sete ministros. O bobo da corte arquiteta a maior “brincadeira” de todas para vingar-se de um malfeito do rei, este possui desvios de caráter. A figura opressora do monarca contrasta com o oprimido Hop-Frog.
Este é um conto narrado em terceira pessoa.

Os Fatos Que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar
Neste conto narrado em primeira pessoa, o narrador faz um relato sobre sua experiência de mesmerizar um moribundo. Este conto apresenta elementos sobrenaturais, o horror presente é maior que o das duas histórias anteriores.

O Gato Preto
Este conto em primeira pessoa é um dos melhores do livro e o mais mórbido.
Um condenado a morte narra os fatos que o levaram a esta condição. Poe descreve com perfeição a degradação do homem de modo gradativo.
A natureza do homem que outrora era dócil e benevolente foi maculada primeiramente pelo alcoolismo, e posteriormente por uma série de ações vis que ele cometeu.
O final desta história é surpreendente.

Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo
Conto narrado em primeira pessoa que como o próprio título sugere, apresenta uma moral. Segundo o narrador este conto é diferente dos outros, pois já revela a moral no início, em seu título, e não em sua conclusão.
O relato do narrador é sobre a vida de seu amigo Toby Dammit, cujo sobrenome é um trocadilho proposital com a expressão ‘Damn it!’ (maldição).
Dammit levava uma vida desregrada e tinha o hábito de apostar. Há o elemento sobrenatural no conto, mas este apesar de apresentar o Diabo é bem mais leve que o anterior.

Assassinatos na Rua Morgue
Conto que dá nome a coletânea, narrado em primeira pessoa, é o mais longo e um dos mais legais do livro.
Não estão presentes elementos sobrenaturais. Há um grande mistério em torno dos assassinatos de uma senhora e sua filha, residentes na Rua Morgue.
Diante da falta de habilidade da polícia para resolver este caso, coube ao Monsieur C. Auguste Dupin, amigo do narrador, encontrar a solução usando sua perspicácia e sua linha de raciocínio peculiar.
O mistério muito bem construído por Poe prende a atenção do leitor e como nos contos anteriores surpreende por seu desfecho.

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias traz excelentes contos de Edgar Allan Poe, mesclando entre os contos elementos que agradam os fãs deste gênero, tais como: sobrenatural, mistério, terror e um certa dose de morbidez.

(Camila Kaihatsu)
Resenha publicada no site CultEcléticos:

site: http://www.cultecleticos.com.br/especial-halloween-assassinatos-na-rua-morgue-e-outras-historias/

Apóllimes 07/07/2011

Resenho de Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias
Está é o primeiro livro que leio do Edgar Allan Poe e que obviamente reli. Sem sombra de dúvida, será um entre vários outros livro que lerei deste mestre da Literatura Fantástica.
As profundezas umbrosas da alma humana em "O Demônio da Perversidade", a vingança bem executada de Hop-Frog em "Os Oito Orangotangos Acorrentados", os mistérios do mesmerismo e da mortalidade humana em "Os Fatos que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar", a obsessão psicótica a morte de animais indefesos por puro ódio "O Gato Preto", a ironia entre as pautas de "Nunca Aposte sua Cabeça Com o Diabo", o Splendîdus caso do personagem de ficção e detetive de Poe chamado Dupin, que inspirou Conan Doyle em seu personagem também de ficção Sherlock Homes, que revela a excelência da escrita de Allan Poe. Tudo isto, faz parte do inolvidável Edgar Allan Poe: um escritor para reler-se.

Novas palavras e expressões:

Circunlóquio - Argumentos rodeantes dum locutor.
Sofisma - Argumento sem fundamentos conclusivos que leva outrem ao erro.
Propensão - Atrair-se à
Porterar: Deixar à atrás
Assaz - Bastante, muito
Anedota - piada
Chaste - Zombaria, pilhéria
Mesmerismo - hipnotismo
Expectoração - expelição, escarramento
Purulento - que contém ou segrega pus.
Verbatium - letra por letra
Adjacente - próximo, vizinho
Exultar - manifestar-se gozadamente, alegrar-se
Congratulação - parabéns
Irretorquível - que não pode-se responder
Mustachio - Bigode
Volúvel - inconstância
Perdulário - Alguém que gasta excessivamente
Subestimado - desdém
Amalgamado - misturado
rente à - próximo à

Fuhh_ 28/01/2021

Top
O "pai" do romance policial, em uma edição econômica e bem prática, para quem quer conhecer, é uma ótima pedida.

jamine 03/02/2022

Interessante
Imaginava que os contos de Poe seriam mais sombrios, por conta da fama que possuem. São histórias interessantes, de fato um tanto perturbadoras. "Os Assassinatos da Rua Morgue" possue uma característica de romances investigativos semelhante a famosos como Sherlock Holmes e Agatha Christie.

Baah 05/08/2017

As histórias de Poe
"Há muito tempo venho querendo conhecer a literatura de Edgar Allan Poe. Qualquer entusiasta de cinema, devorador de livros e amante do gênero thriller já ouviu falar no autor que é considerado o pai do romance policial moderno. Ou seja, sem Poe não teríamos Cormoran Strike, Hercule Poirot e nem Sherlock Holmes. Estabelecida a importância para a cultura mundial da obra que estou prestes a resenhar, vamos ao que interessa.

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias é uma coletânea de 7 contos, incluindo os famosos O Gato Preto e Assassinatos na Rua Morgue, sendo esses dois os melhores do livro. A escrita perturbada, sombria e aterrorizante é marca registrada do autor, presente em todas as histórias. Os contos não são continuações ou prelúdios, e nem possuem qualquer ligação um com o outro, por isso vou resenhar um por um." (...)

Leia a resenha completa no site!

site: https://lereumadroga.wordpress.com/2016/12/23/assassinatos-na-rua-morgue-e-outras-historias-edgar-allan-poe/

Arthur 29/02/2012

Primeiro livro que li do Edgar Alan Poe. Interessante, mas não surpreendente.
Francisco Lopez 06/11/2017minha estante
Concordo! Acho que vale a pena pelo teor histórico e pela originalidade do gênero, mas não voltarei a ler! Tb foi meu primeiro livro dele!

Carol 10/05/2018minha estante
Melhor resenha do livro que eu já li! Ponto de vista único e excepcional.

Ale 10/05/2018minha estante

Jéssica Barão 11/12/2021

Os Assassinatos na Rua Morgue
Como grande fã de Poirot, os contos são bem interessantes. Os Assassinatos na Rua Morgue tem uma conclusão tão fora da curva que chega a ser engraçada...

Fabio293 29/04/2022

Uma história policial
Na introdução do texto o narrador explica que Edgar Alan Poe começou escrevendo histórias policiais e investigativas. Nota-se que ele criou todo um gênero de estórias com investigadores e o estilos de dedução. Sherlovk holmes bebeu mto dessa fonte. Ótima leitura. Agora quero conhecer mais do autor.

Mari 27/07/2012

No livro, são apresentados 6 contos do autor: O demônio da perversidade, Hop-Frog, Os fatos que envolveram o caso de Mr Valdemar, O gato preto, Nunca aposte sua cabeça com o diabo e os Assassinatos na rua Morgue.

Em alguns contos, como O demônio da perversidade e O gato preto, o narrador discorre sobre a frenologia (*ciência que trata das funções atribuídas a cada parte do cérebro, onde o cérebro é o ponto onde chegam todas as sensações, e de onde partem todas as manifestações das faculdades intelectuais e morais, cada uma das faculdades primitivas deve ter aí seu órgão especial) para justificar sua perversidade e consequentemente, seus atos. O interessante é notar a linha de raciocíno complexa dos personagens para tentar justificar logicamente seus atos atrozes, criando um certo suspense até que eles finalmente narrem o que fizeram.

* fonte: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1860/07b-a-frenologia.html

Já Hop-Frog me lembrou A máscara da Morte Rubra (presente em A carta roubada), por se passar numa festa promovida para a classe abastada e com o intuito de assustá-los. Um bom conto.

Desta compilação, meu conto preferido foi 'Os fatos que envolveram o caso de Mr Valdemar' por trazer o melhor de Poe: pensar no inimaginável e desta forma dar o toque de horror que tanto gostamos em suas histórias. No caso, a história é sobre a hipnose de um moribundo.

Em os Assassinatos na Rua Morgue, é impossível não notar os elementos que mais tarde influenciaram as famosas histórias de Sherlock Holmes, já que fala sobre dois assassinatos, aparentemente inexplicáveis, mas que através de um exame minucioso dos pequenos detalhes são concluídos. Embora a justificativa não seja incrível, surpreende por ser impensável e ao meu ver, é justamente isso que admiramos tanto nas histórias de Allan Poe, não?

Iza 02/07/2020

Eu gostei de alguns contos como O gato preto e Assassinatos na rua morgue, já os outros contos foram bem ok e "meh". Mas foi legal introduzir a leitura de Poe através dos contos, e mais futuramente pretendo ler outras obras dele. No geral, não achei nada de muito extraordinário, foi uma leitura satisfatória, mas cansativa em alguns pontos.

rayra 19/03/2013

Uma história diferente da outra e com finais dignos
O livro não tem uma história sequer que seja chata, arrastada, levando para apelação. NÃO TEM! Principalmente Assassinatos na Rua Morgue, meu deus essa história superou todas as minhas expectativas. A essência Sherlock está nela. Depois disso tudo lerei, de certeza, mais alguma outra obra do Edgar Allan Poe. Magnífico!

Fala_rai 14/09/2022

Nessa Livro a única certeza que vc vai ter é que vc não sabe de ND, quando vc pensa que sabe quem matou você depois acorda para vida e perceber que não sabe nd, se alguém falar para vc que soube quem matou de primeira, pode ter certeza que é mentira.