Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

Paulo Silas 02/05/2017

Uma excelente reunião de contos de Edgar Allan Poe, contando com histórias viscerais que trabalham com o âmago do terror, alcançando um notório e louvável êxito na literatura do gênero.
A menção sobre o acerto e brilhantismo do autor é devida, vez que a forma com a qual narra seus contos envoltos no sombrio, no terror e no suspense é extremamente envolvente. Poe é base para o gênero, além de inspiração e influência para muitos autores que trilharam na escrita do tipo.

A obra em comento conta com 6 histórias, todas envolventes.
"O demônio da perversidade" expõe o psicológico de um criminoso, o qual narra em minúcias sua confissão acerca de um crime que praticara.
"Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados" é um do melhores e mais perversos contos do livro, o qual narra a história de um rei que possui um intragável senso de humor - sempre à custo da humilhação alheia. A proposta de um jogo feita por seu "bobo da corte" enseja num destino cruel para os envolvidos numa sádica pilhéria cometida contra uma pessoa indefesa.
"Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar" é, de longe, o melhor conto do livro. A narrativa é estimulante e aguça a curiosidade do leitor. A morbidez de um experimento realizado (e relatado minuciosamente) com um "quase-morto" é o mote da história.
"O gato preto" é outro conto envolto no terror psicológico. Uma série de fatos estranhos que sucedem o enforcamento de um gato atormentam a vida do narrador. Cada evento inesperado que acontece na trama surpreende também o leitor.
"Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" é um interessante conto em que o título dá pistas sobre a trama, mas acaba sendo o menos impactante do livro.
Finalmente, em "Assassinatos na rua Morgue" temos uma história perspicaz que deu origem a tramas de investigação policial. O prelúdio das histórias de Sherlock Holmes ou Hercule Poirot foi construído por Poe, quando aqui cria uma história de "investigador e ajudante", em que estes buscam a elucidação de um crime por conta própria, acarretando num final revelador e surpreendente.

Poe é fantástico. Suas histórias constroem um clima típico que envolvem o leitor num ambiente tenso, arrebatando a atenção de um modo próprio. Escrita impecável e tramas que acertam em sua pretensão de agradar o leitor.
Terror, suspense e tensão é o que o leitor encontra neste livro. Vale conferir!

Thuany 22/12/2022

Não sei muito bem o que dizer de um dos clássicos dos clássicos. A leitura foi sombria, emotiva, misteriosa e ao mesmo tempo prazerosa por estar em contato com uma grande obra de um dos maiores escritores de todos.

sara 05/06/2022

O livro tem contos muito bons! A leitura te prende além de realmente te fazer pensar em quem é o culpado.

Hérico 10/06/2016

Comentários feitos quando li a obra, entre 21/08/12, 27/08/12 e 03/09/12.

A morte está presente em todos os contos lidos até agora. É perturbador. Mas ela é apenas uma característica acessória que parece ser efeito de um mal maior presente na maioria dos personagens de Poe: a Perversidade. No primeiro conto, "O demônio da perversidade", que nos primeiros parágrafos é um verdadeiro ensaio filosófico, é exposta essa característica do espírito humano em uma espécie de auto-análise do personagem para encontrar os motivos -- “não motivirt”-- de seu crime,: "Através de seus estímulos, agimos sem um objetivo compreensível; ou, se quisermos entendê-lo como uma contradição em termos, podemos modificar a proposição para dizer que, através de seu estímulo, agimos pela razão de que não deveríamos agir. Em teoria, nenhuma razão poderia ser mais irracional, mas, de fato, nenhuma existe que seja mais forte. Em certas mentes, sob determinadas condições, torna-se completamente irresistível. Assim como tenho certeza de que respiro, sei que a consciência do certo ou do errado de uma ação é frequentemente a única força incontestável que nos impele para sua realização; e nos impele isoladamente, sem que nada mais o faça. E esta tendência insuperável para praticar o mal por amor ao mal não admite análise nem resolução em elementos ulteriores. É um impulso radical e primitivo -- um impulso elementar"[pag. 9 e 10]. Em “O gato preto”, a inquietação do personagem principal quanto a si mesmo esclarece mais sucintamente essa demoníaca inclinação do espírito humano: “Quem já não se flagrou uma centena de vezes a cometer uma ação vil ou meramente tola por nenhuma razão exceto sentir que não devia?” [pag. 55]. No “Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados” a mesma Perversidade é vista no rei, porém, dessa vez, o mal se voltou contra o próprio perverso e a vingança venceu a Perversidade com a astúcia de um pobre coitado bobo da corte. “Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar” é daquelas histórias que nos causam pavor por entrarem na esfera do desconhecido. Apesar de não enxergar a Perversidade em nenhum dos personagens, a Morte (com M maiúsculo pra ressaltar) é mais que presente nesse conto.

O conto "Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" segue o tema da Perversidade e morte, acrescentado, agora, um toque sutil de sarcasmo.

No último conto, o que dá nome ao livro, Poe foge ao tema da perversidade, perpetrado nos outros contos, e embarca agora numa narrativa policial. Preferi os contos antecessores a este. Deixe-se registrado que os "Assassinatos na rua Morgue" aconteceram de uma forma um tanto inesperada. É só.

Iara.Borges 12/01/2021

Muito bom para conhecer o autor, os contos são bem variados entre si.

Fuhh_ 28/01/2021

Top
O "pai" do romance policial, em uma edição econômica e bem prática, para quem quer conhecer, é uma ótima pedida.

Iza 02/07/2020

Eu gostei de alguns contos como O gato preto e Assassinatos na rua morgue, já os outros contos foram bem ok e "meh". Mas foi legal introduzir a leitura de Poe através dos contos, e mais futuramente pretendo ler outras obras dele. No geral, não achei nada de muito extraordinário, foi uma leitura satisfatória, mas cansativa em alguns pontos.

CultEcléticos 25/11/2015

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias é um livro que traz ótimos contos do escritor Edgar Allan Poe, um deleite para os fãs.
O Demônio da Perversidade
Narrativa em primeira pessoa sobre as elucubrações e devaneios de um homem. O conto começa com uma explicação acerca do que motiva nosso desejo de agir de modo contraditório. Um impulso, segundo o narrador.
Em determinado momento é feita ao leitor uma revelação surpreendente, e o que parecia ser apenas uma reflexão, na verdade evidencia uma confissão.
Poe descreve de modo gradativo e brilhante as sensações e pensamentos.

Hop-Frog ou Os Oito Orangotangos Acorrentados
Hop-Frog é o “nome” do bobo da corte de um reino cujo rei adora uma pilhéria.
O rei solicita que Hop-Frog organize um baile de máscaras e que o ajude com sua fantasia e a de seus sete ministros. O bobo da corte arquiteta a maior “brincadeira” de todas para vingar-se de um malfeito do rei, este possui desvios de caráter. A figura opressora do monarca contrasta com o oprimido Hop-Frog.
Este é um conto narrado em terceira pessoa.

Os Fatos Que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar
Neste conto narrado em primeira pessoa, o narrador faz um relato sobre sua experiência de mesmerizar um moribundo. Este conto apresenta elementos sobrenaturais, o horror presente é maior que o das duas histórias anteriores.

O Gato Preto
Este conto em primeira pessoa é um dos melhores do livro e o mais mórbido.
Um condenado a morte narra os fatos que o levaram a esta condição. Poe descreve com perfeição a degradação do homem de modo gradativo.
A natureza do homem que outrora era dócil e benevolente foi maculada primeiramente pelo alcoolismo, e posteriormente por uma série de ações vis que ele cometeu.
O final desta história é surpreendente.

Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo
Conto narrado em primeira pessoa que como o próprio título sugere, apresenta uma moral. Segundo o narrador este conto é diferente dos outros, pois já revela a moral no início, em seu título, e não em sua conclusão.
O relato do narrador é sobre a vida de seu amigo Toby Dammit, cujo sobrenome é um trocadilho proposital com a expressão ‘Damn it!’ (maldição).
Dammit levava uma vida desregrada e tinha o hábito de apostar. Há o elemento sobrenatural no conto, mas este apesar de apresentar o Diabo é bem mais leve que o anterior.

Assassinatos na Rua Morgue
Conto que dá nome a coletânea, narrado em primeira pessoa, é o mais longo e um dos mais legais do livro.
Não estão presentes elementos sobrenaturais. Há um grande mistério em torno dos assassinatos de uma senhora e sua filha, residentes na Rua Morgue.
Diante da falta de habilidade da polícia para resolver este caso, coube ao Monsieur C. Auguste Dupin, amigo do narrador, encontrar a solução usando sua perspicácia e sua linha de raciocínio peculiar.
O mistério muito bem construído por Poe prende a atenção do leitor e como nos contos anteriores surpreende por seu desfecho.

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias traz excelentes contos de Edgar Allan Poe, mesclando entre os contos elementos que agradam os fãs deste gênero, tais como: sobrenatural, mistério, terror e um certa dose de morbidez.

(Camila Kaihatsu)
Resenha publicada no site CultEcléticos:

site: http://www.cultecleticos.com.br/especial-halloween-assassinatos-na-rua-morgue-e-outras-historias/

pineberry 30/03/2021

Leitura rápida que vale a pena
Achava que a escrita seria mais difícil de entender, mas que nada! E como são contos curtos, é rapidinho de ler e mesmo os detalhes mais filosóficos explicativos do início de alguns não são tediosos. Gostei de ter finalmente lido Poe.
Vou classificar os contos conforme os que mais gostei:
1. Assassinatos na Rua Morgue: amei! É visível mesmo como Sherlock se inspirou em Dupin. Ri da resolução do caso.
2. O Gato preto.
3. O Demônio da Perversidade.
4. Hop frog.
5. Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar.
6. Nunca aposte sua cabeça com o Diabo.

Laine 10/01/2009

Dois assassinatos e nenhuma solução...

Edgar Alan Poe é sempre um mistério!
weysi 21/09/2009minha estante
Edgar um eterno mestre do terror...!!

Jacy 28/09/2012minha estante
Isso foi um spoiler?

Aleatória 01/04/2024

Sobre o livro assassinatos na rua morgue
Achei interessante com um plot bem inesperado, mais o livro em si è muito bom sendo uma leitura rápida e fácil. (Recomendo fazer uma tabela para analisar quem è o assassino)

Ricardo Santos 08/11/2015

Poe menos conhecido
A maioria dos contos desse livro não é muito conhecida. Vale a leitura justamente por isso. São contos competentes, mas abaixo da excelência das histórias clássicas. Pode-se notar a diferença lendo os contos mais famosos desta coletânea, o assustador "O gato preto" e o intrigante "Assassinatos na rua Morgue". Destaque para "Os fatos que envolveram o caso de Mr.Valdemar", o conto que mais se aproxima do horror que fez o nome de Allan Poe.

Skoob Students Union 14/11/2020

Olha, não é ruim, mas também não é incrível. Alguns contos foram mais interessantes que outros, o meu favorito com certeza foi o Gato Preto e o que eu menos gostei foi o do nunca aposte sua cabeça com o diabo. Foi interessante para conhecer, mas realmente não faz o meu estilo.
*amanda

Marcel 11/02/2016

Muito bom...
Edgar Allan Poe, realmente um gênio. Havia tempos que eu ensaiava para ler um livro dele e pelo visto comecei muito bem.

Assassinatos na Rua Morgue é suspense, com toques de ironia, com muita inteligência, que envolve dois homicídios ocorridos na Rua Morgue, com uma investigação genial através de deduções, análises, etc. de tirar o folego.

É curtinho, de leitura muito rápida e gostosa!

Day 07/12/2015

De Edgar A. Poe, Assassinatos na rua Morgue e outras histórias reúne seis contos recheados de mistério, reflexões e estranhezas típicas de Poe. Com muita intensidade esse pequeno livro agrada a todos aqueles que são fãs de mistério, pois, não atoa, Poe inspirou grandes personagens clássicos da literatura policial investigativa como Sherlock e Poirot.
A única crítica que faço é que existem muitas referencias um pouco complicadas de entender de imediato e, por mais que esta edição possua todas as explicações, pessoalmente, acredito que isso quebre o envolvimento com a história, mas mesmo assim as histórias são bem interessantes e diferentes. Com certeza vale a leitura.