O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Nicolly381 07/02/2024

Yapyy ?
Sinceramente, demorei bastante pra ler, no começo fiquei tipo:"tá e daí?". Tem que ter paciência pq é um diário e a personagem pensa muito antes de se desenvolver, mais foi uma leitura ok, legal, alguns plots, uns previsíveis, outros não, é bem a vibe de uma série americana msm, com uns pontos diferentes mais quase isso kkkk.

(Spoiler eu acho ??)
Obs: Fiquei meio confusa, pq ela simplesmente finaliza o livro com 6 dias de namoro, tipo "mana e se der errado?kkk".

- Não diga "O que?" querida, diga "desculpe, o que disse?".

Kamilla 04/02/2024

Uma joia das chick lits
Resenha de Releitura - 04/02/2024

Nem tantos livros podem ser 'acusados' de causar um boom tão grande em um nicho literário quanto esse, por mais que alguns trechos tenham envelhecido mal, o livro foi um sucesso na época do lançamento por ter uma heroína na casa dos trinta, "acima do peso" e nada perfeita.

O livro também é um parente distante de 'Orgulho e Preconceito' e se diverte bastante brincando com esse fato, e quem diria que algum tempo depois, o Sr. Darcy da BBC que fez a Bridget ficar babando seria o próprio par romântico dela na adaptação para os filmes rs

Se hoje em dia o livro incomoda por ser 'gordofóbico', a mentalidade de Bridget condiz muito com a época em que a história foi passada, o que qualquer busca por modelos, cantoras e atrizes em alta naquela década vai demostrar, a pobre Bridget cresceu no auge do chamado 'cocain chic' e é isso que o livro demostra, hoje em dia ver uma mulher com menos de 60 quilos se sentindo tão mal por conta do peso já não faria mais tanto sentido em um livro, mas na época, infelizmente fazia.

Além do mais, a cobrança em relação a casar e ter filhos também era bem mais intensa e menos problematizada na época da história, por isso que o livro fez tanto sucesso e tanta gente se identificou com ele. Esse livro é basicamente o retrato de uma geração.

Por mais que a Bridget tenha suas viagens e seus momentos de total desequilíbrio, e que alguns trechos do livro tenham envelhecido mal, eu continuo adorando a história, as piadas, o ritmo rápido e até mesmo a sensação de nostalgia em alguns momentos. O livro segue sendo até hoje um dos meus favoritos do gênero.

Luciano Luíz 24/01/2024

Há anos (muitos que nem lembro mais) eu queria ler O DIÁRIO DE BRIDGET JONES da britânica HELEN FIELDING. Naturalmente assisti os dois primeiros filmes (o terceiro ainda não) e realmente curti a personagem e suas rotineiras desventuras. Uma moça na casa dos trinta anos que quer um namorado, ir bem numa carreira e tudo o mais que a faça se sentir feliz e satisfeita. Obviamente essas coisas não ocorrem, ou parecem ocorrer, mas em seguida tudo desmorona deixando-a ainda mais ansiosa e duvidosa do que pode ou não acontecer em seguida.
Ela vai anotando tudo em seu diário. O peso, quantas calorias consumiu, cigarros, o que fez, com quem conversou, tem suas confidências e talvez dois amores sem contar sua mãe que tem uma personalidade completamente diferente e não mais quer continuar com a longeva vida de casada para não mais desperdiçar o que ainda pode viver sem o relacionamento padrão com a família.
Bridget é inteligente, conhecedora de muitos assuntos de diversas culturas, é divertida, zombeteira, perspicaz, ácida e em um único dia (ou hora) ela está com seu melhor sorriso e de repente é só tristeza.
Os filmes são bons, mas em se tratando de conteúdo profundo, o romance vai muito mais além. Seus pensamentos e ações são retratos perfeitos da realidade, mais precisamente o pensar, porque é ali onde a mente destila tudo com aquela vontade de fazer a voz sair, mas que pode trazer consequências complicadas e gerar conflitos emocionais e físicos.
Seus relacionamentos amorosos, de amizades e profissionais revelam uma mulher de múltiplos talentos (não que isso reflita em grandes habilidades na maior parte dos casos) e ela sempre dá um jeito de ter as respostas mais adequadas a cada situação. E quando não tem solta qualquer coisa.
Acompanhamos a mocinha por um ano e este é bem equilibrado nos acontecimentos. Outra coisa interessante é que apesar da protagonista se considerar uma feminina feroz, o livro como um todo é repleto de situações e falas (mais precisamente pensamentos) politicamente incorretos, o que o torna ainda mais chamativo e com o humor que conquista com facilidade. Ou seja, tem umas coisas culturais que podem ser interpretadas como ofensa. Mas eu adorei, pois compreendo que é uma ficção que espelha a realidade. Um tanto exagerada aqui para expressar ainda mais.
Enfim, é uma leitura rápida e contagiante. Muito bom o tempo que passei testemunhando o início da saga de Bridget Jones.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Madeleine 21/01/2024

É divertido ler o monólogo de uma desequilibrada
O livro de começo parece ser muito uma bobajada, e realmente é, mas foi feito da maneira certa! A Bridget é uma desregulada, mas os seus dilemas, situações que ela própria se coloca e os problemas familiares além de cômicos são reais, as questões dela são comuns, o que não só faz com que nos identifiquemos com ela, mas também torcemos por ela.
Pontos positivos da leitura pra mim foram com certeza as situações com a mãe, que apesar de ser outra desregulada e inimiga do bom senso e noção, me fez rir em diversos momentos.
Eu pretendo sim ler os próximos livros e ver o quão longe ela ainda pode chegar na linha do desequilíbrio.

Isa 08/01/2024

Sentimentos conflitantes
Não sei como descrever esse livro. Ao mesmo tempo que era fácil de ler e eu estava entretida, os personagens dão raiva o tempo todo e é um amontoado de problemáticas.
É bem evidente que esse livro foi escrito nos anos 90, muitos temas não envelheceram bem. É até difícil saber se os personagens que são insuportáveis ou eram só típicos adultos dos anos 90.
A Bridget é chata, até achei que ela estava amadurecendo pro final do livro, mas voltou a mesma coisa. Nada mais importa, só ter um namorado e o peso dela. É invejosa também, fala mal de qualquer pessoa que tá mais feliz que ela. Além de ter problemas com bebida, não acho normal beber praticamente todo dia. Mas também, com uma mãe surtada dessas.
O Mark parece incrível, queria ver mais dele no livro porque é o único que prestava.

Samara 07/01/2024

Poucas vezes ri tanto com um livro. Sim, a Bridget é uma vergonha alheia total e tem uma autoestima de centavos, mas se você procura um livro pra se divertir, o livro é esse.
Naraliz 17/01/2024minha estante
Amg esse livro tem hot?

Samara 17/01/2024minha estante
Não. Pelo o que eu lembro as cenas eram bem leves.

Naraliz 17/01/2024minha estante
Muito obrigado!

Samara 18/01/2024minha estante
Por nada :)

Alice.Cristina 06/01/2024

Na falta do filme leia o livro
O livro é bem engraçado (apesar de algumas piadas envelhecerem bem mal), tem um ritmo bem agradável por isso li muito rápido.
O filme é de longe bem melhor, os personagens são mais carismáticos e menos irritantes.
A parte que mais me irrita a obsessão dela emagrecer sem necessidade, a insegurança e a força de vontade de ficar com canalhas kkkkkkkkk quem nunca

VerAnica 05/01/2024

Clássico moderno
O livro é ótimo!! A autora conseguiu condensar todas as paranoias que uma mulher de 30 anos tinha nos anos 90/2000. É impossível não se identificar com algum pensamento delirante criado pela mente da Bridget hahahaha e ela é hilária! A forma cômica como enxerga a vida e as situações é muito divertida de ler. Algumas coisas envelheceram meio mal, como o hábito de fumar e a constante preocupação com o peso (ter 60 quilos pra ela era sinônimo de obesidade mórbida). Mas é o retrato da época em que o livro foi lançado, aquela cultura da magreza excessiva. Hoje dá até pra ler como sendo uma crítica a isso, uma vez que ela se preocupa tanto com o peso e isso não interfere em NADA na vida dela. Os relacionamentos com Daniel e Mark Darcy são muito divertidos de acompanhar. Enfim, Bridget Jones rainha das mulheres modernas que são donas da própria vida e se metem numas presepadas de vez em quando. Eu AMEI a leitura!

Vaiabook 02/01/2024

Vaiabook O diário de Bridget Jones
"O Diário de Bridget Jones" é um romance de Helen Fielding que conta a história de Bridget Jones, uma mulher solteira de trinta e poucos anos, vivendo em Londres. O livro é estruturado como um diário pessoal e explora as aventuras e desventuras de Bridget em sua vida pessoal e profissional. Ela lida com questões como dietas, relacionamentos amorosos, amizades e sua carreira, tudo isso com um humor irônico. A história destaca a busca de Bridget por amor e autoaceitação, frequentemente com resultados cômicos e embaraçosos.

raâ¡ 30/12/2023

??
A Bridget é umas das protagonistas com a história mais caótica que ja li. Tanto no filme, quando no livro é muito bom acompanhar o quanto a vida dela muda em um ano.

lamarchatropical 29/12/2023

Perdão aos fãs
É uma versão extremamente caricata de "Orgulho e Preconceito", mas não foi o que me incomodou no livro. Minha principal raiva foi: meu Deus, como a Bridget é CHATA!

Ao longo da leitura, tudo o que eu queria era um desafogo dela, mas seria impossível em um diário, hahahahah. Não é horrível, mas não tem como não comparar com o filme, em que a Bridget, com todas as suas inconsequências, é espirituosa e interessante de se acompanhar. No livro, é uma mulher terrivelmente parecida com a mãe, ou seja, chata a beça!

Letícia 29/12/2023

Um pouco repetido demais? Talvez. Mas amo a Bridget Jones e o seu jeito espalhafatoso mas sensual de encarar a vida adulta de solteira

unyverseolive 16/12/2023

O filme é bem melhor, não compensa ler o livro.
O livro é muito ruim! No filme os personagens são mais carismáticos (principalmente a Bridget) e ela não é TAO pilhada com o peso quanto é no livro (isso foi o que mais me incomodou, confesso)
Resumindo: O livro não vale a pena. O filme é bem melhor.

Alice 15/12/2023

A bridget é sem dúvidas muito desalocada KKKKK, que muitas vezes senti muita vergonha alheia por ela, é um livro bom e com a leitura fluida, consegui ler em apenas um dia