Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

Myrianne 11/04/2022

São 4 contos inspirados nas tragédias que envolveram o edifício Joelma e o local onde foi construído.

Kaka 09/09/2022

Muito bom!
Essa leitura foi bem rápida, terminei em dois dias. É um livro voltado as lendas que envolvem a tragédia do antigo Edifício Joelma, como do filho que matou a mãe e irmãs as enterrando no poço..ou das treze almas que morreram no elevador.

O modo de escrita me impressionou bastante, eu não esperava menos. Vale muito a pena a leitura??

Muninn - IG @corvosdeodin 21/12/2022

O edifício Joelma ardeu em chamas em 1974, desde então diversas lendas urbanas surgiram sobre o local e é exatamente a proposta desse livro, mesclando ficção e realidade as mentes criativas de Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos, Victor Bonini nos apresentam quatro contos de terror que foram interligados por Tiago Toy de uma forma surpreendentemente sombria.
Em “Os mortos não perdoam” descobrimos como todo esse ciclo de maldições começou... O que um relacionamento bem conturbado com a família é capaz de fazer?
Já em “Nos deixem queimar” e “Os treze”, são explorados o incêndio no edifício e seus desdobramentos, são contos que ocorrem de forma paralela. No primeiro, há uma pegada sobrenatural com alguns detalhes capazes de causar agonia. Já no segundo, o foco foram as treze vítimas do elevador, que nunca puderam ser identificadas, há uma certa beleza neste conto uma vez que nem tudo acaba com a morte.
E por fim, “O Homem na Escada” que narra eventos ocorridos quando o Joelma se tornou uma ocupação. Com uma linguagem simples, o autor nos mostra que toda ação possui suas consequências e que elas podem ser realmente cruéis.
Todos os contos receberam uma pequena introdução de um narrador ancestral, que nos confunde, manipula e faz repensar nossas crenças. Todo indivíduo está sujeito ao mal, basta descobrir sua fraqueza... será que você sucumbirá a sua? Particularmente, esses pequenos textos foram o que mais gostei durante a leitura, achei eles excelentes!
Os três primeiros contos me agradaram bastante, gostei da forma que os autores os construíram e abordaram os acontecimentos, cada um mantendo seu estilo de escrita e terror. Entretanto, o último conto não me agradou tanto, achei que ele destoou muito dos demais e acabou causando uma quebra de ritmo. Não preciso me alongar falando sobre a edição do livro que é belíssima, o que torna a experiência de leitura ainda melhor.

site: https://www.instagram.com/p/CjgA0GerUyN/

Thais.Chromeck 08/02/2023

Foram alguns contos relacionados ao Edifício, achei que seria um livro com relatos de aparições fantasmas mas foi bem diferente, eu gostei mas esperava um pouco mais. Ainda sim, recomendo a leitura.

César Augusto 25/03/2023

Trágico
Em fevereiro de 1974, o edifício Joelma, na capital paulista, foi atingido por um incêndio que deixou quase 200 mortos e centenas de pessoas feridas. A tragédia foi cercada de várias histórias sobrenaturais, que são exploradas nos quatro contos desse livro, criados por escritores brasileiros do gênero terror. O primeiro, "Os mortos não perdoam", de Marcos DeBrito, trata de um triplo homicidio em 1948 no local onde o Joelma seria erguido anos depois (na realidade, o predio foi construído nas proximidades), quando Pablo Camargo mata a própria mãe e duas irmãs opressoras, escondendo os cadáveres em um poço e tentando encobrir o crime. A trama do segundo conto, "Nos deixem queimar", de Rodrigo de Oliveira, acontece durante o incêndio do edifício e envolve Samara, mulher que denuncia o colega de trabalho por pedofilia, iniciando uma série de acontecimentos sinistros que acabam por provocar a tragédia. O seguinte, "Os treze", de Marcus Barcelos, o meu preferido, traz a triste história de Amilton, que trabalha como coveiro no cemitério São Pedro, para onde são levados os restos de 13 vítimas do incêndio no Joelma que nunca foram identificadas, testemunhando diversos fatos sobrenaturais. O último, "O homem na escada", de Victor Bonini, se passa nos dias atuais, onde o Joelma é um prédio invadido por famílias sem teto e onde Solange vive com a filha Eugênia, grávida do companheiro violento, fato que desencadeia uma série de acontecimentos macabros em que uma entidade passa a perseguir a idosa, provocando uma catástrofe. A criatividade dos autores mostra o quanto a tragédia do Joelma gera tantas especulações de natureza sobrenatural até os dias de hoje. Um livro muito gostoso (e assustador) de ler.

ThábataCabrini 28/03/2023

Gostei bastante
Ainda me pergunto se eu tenho uma fechadura em meu pescoço.
Esse livro foi incrível, exceto pela última história da velha Solange, a qual não me conectei e a forma de escrita não me agradou porque achei confusa. De resto, eu adorei as histórias, não são necessariamente relatos verídicos mas são histórias de terror envolvendo o incêndio, eu já havia me preparado para essa narrativa porque já havia visto uma resenha em vídeo sobre ele. Gostei das histórias, gostei dos mitos, gostei do tom macabro.
O que fica é a sensação de um bom livro, mas também o respeito às vítimas reais dessa tragédia.

Vik 07/05/2023

Eu amei em tudo.
Eu li esse livro depois de ver a resenha do Felippe Barbosa, então por isso eu não tive a decepção de descobrir que era um livro de contos e não um livro jornalístico, e isso fez com que eu amasse o livro inteiro. Eu achei todos os contos muito envolventes, que me prenderam do início ao fim. Li em uma única noite.

Nickolas14 16/01/2024

Meu primeiro contato com alguns dos autores
Gostei. Os capítulos são curtos, então a leitura é fluída. Os plots são bem construídos e as cenas de suspense e terror são ótimas.

Pedro Guimarães 28/02/2024

Escutei o audiobook pela Storytel e as histórias ficam mais reais ainda.

Particularmente gostei do terceiro conto de Marcus Barcelos sendo um grande escritor que possui como caracteristica dentro de seus contos o desenvolvimento de aspectos emocionais e psicológicos de tragédias, trauma e a resiliência humana.
Mas em geral, cada autor se concentra em diferentes aspectos do desastre, oferecendo uma visão multifacetada dos eventos que ocorreram naquele dia trágico. Através de narrativas fictícias ou baseadas em fatos reais, esses escritores exploraram as histórias das vítimas, os heróis anônimos, as falhas na segurança do prédio e o impacto emocional duradouro que o incêndio teve nas vidas das pessoas afetadas.

Hadassa 04/05/2024

O livro conta com 4 histórias diferentes, que envolve o leitor desde o início. Confesso, que o conto que mais me surpreendeu foi do Marcus Barcelos. Vale a pena ler este livro e refletir sobre nossas atitudes.

Beatriz3345 09/05/2024

Contos maravilhosos
Um livro dividido em 4 contos, que envolve o incêndio do edifício Joelma, misturado a ficção e sobrenatural!
Os contos são uma delícia, eu particularmente amei o segundo e achei o 3 até fofo, achei o 1 surreal e o último que não gostei tanto!!! Chega tb em algumas vezes dá até um medinho ?
Leitura leve e rápida? pra quem gosta de um suspense e um ?terror? vale a leitura!

Ed.Costa 10/05/2024

Vozes do Joelma
"Vozes do Joelma: Os Gritos Que Não Foram Ouvidos" é um livro que apresenta quatro contos de horror inspirados no incêndio que ocorreu no Edifício Joelma em 1974, na cidade de São Paulo.

Cada conto dá vida e voz a personagens cujas vidas estão de alguma forma ligadas ao edifício. O primeiro conto se baseia no "crime do poço", um famoso caso de assassinato ocorrido em 1948 no local onde mais tarde seria erguido o Edifício Joelma.

O segundo conto narra a história de uma mulher que trabalhava em um dos escritórios do prédio, explorando temas como pedofilia, assassinato e drama.

O terceiro conto segue Hamilton, um homem com uma vida complicada que trabalhava como coveiro no cemitério onde foram enterradas as 13 vítimas do elevador do Edifício Joelma, conhecidas como as "13 almas".

O último conto apresenta um grupo de moradores em um edifício invadido onde ocorreu um terrível incêndio anos antes, repleto de traições, vingança e elementos sobrenaturais.

Este é um livro fascinante que certamente agradará os fãs do gênero de horror.