Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Ana 17/03/2024

Arrebatador
Em vários momentos do livro, as palavras de Maria Carmem me tocaram profundamente, externando diversas sensações e emoções escondidas.

jamboself 16/03/2024

Tem personagem que não desce
Odiei Léo do início ao fim, parece um parasita.porém, ao mesmo tempo, sinto que eu acabo sendo infantil com esse pensamento

mari.rsp 16/03/2024

A escrita dessa autora é muito boa, me senti com 11 anos novamente, lembro-me bem de que as crianças que estudavam comigo eram bem cruéis.

Daiane 15/03/2024

Uma criança triste, solitária e profunda
"Então é possível uma criança não crescer direito, não dar certo. Não adianta eu ficar aqui esperando a minha vez chegar, pode ser que eu não aprenda, que o tempo passe e eu ainda não saiba resolver nada da minha vida. Fico pensando quando será que a gente percebe que não vamos dar certo."

Rafaela1367 14/03/2024

História surpreendente, tão curto e que apresenta tantos conteúdos delicados abordados de maneira cômica. Meu primeiro livro protagonizado por uma criança e eu adorei a forma como foi escrito e a ingenuidade dos pensamentos, é uma maneira diferente de encarar os casos. Não pude deixar de pensar em como eu era quando tinha onze anos e se meus pensamentos poderiam ser profundos assim. Apesar de ser abordado de uma forma leve, todos os assuntos tratados são bem sensíveis, o bullying, as crises, a solidão, a auto estima, entre outros. É uma leitura fantástica e que todas as pessoas deveriam ler.

Haylla.Lorrana 14/03/2024

11 anos de muita experiência
Vi a livresenhas lendo esse livro, achei o título interessante e só fui ler (adoro que sempre dá bom). Adorei Maria Carmem, me sensibilizei e me identifiquei com os relatos dessa mini escritora que sabe muito e mais um pouco sobre a escola, família e, claro, produtos para idosos. Parece que tem um espírito envelhecido dentro de uma criança de 11 anos, mas que não perde a essência de uma criança. Ela tem as melhores respostas, as melhores notas e também é a melhor escritora sem nem perceber isso. Além disso, ela é poesia pura.

BarbaraDSB 12/03/2024

Se Deus me chamar, não vou é um romance narrado por uma criança de 11 anos, Maria Carmem. Com um olhar fresco e bem-humorado, ela enfrenta as angústias da pior idade do universo, questionando o mundo adulto, o meio escolar e até mesmo a existência de Deus. Através de suas palavras, Maria Carmem desconstrói o mundo e nos leva a refletir sobre a vida e o futuro.

cilis 10/03/2024

A mente de uma criança é uma bênção
E que bênção! Maria Carmem é tão preciosa que quis protegê-la do início ao fim.

Ver seus pensamentos de perto e acompanhar seus passos ao crescer e conhecer o mundo ao seu redor me fez sentir uma conexão inexplicável com a minha versão criança que ainda habita dentro de mim.

Mariana Salomão conseguiu, com grande maestria, transformar sentimentos em arte. Esse é um livro para se reler de tempos em tempos e absorver aquilo que mais faz sentido para você na sua fase atual. Com certeza uma das melhores narrativas que já experenciei.
â Nick â 10/03/2024minha estante
Ansioso demais pra ler esse! ???

Atalo.Muratori 10/03/2024

Crianças podem ser bem mais profundas do que parecem, com seus questionamentos, solidões, dores e sua forma nem tão leve de ver o mundo. A gente cresce e se esquece de como era ser criança, Maria Carmen nos faz lembrar que ser criança não é tão fácil quanto parece e crescer é realmente só aumentar alguns números na casa da idade. No fim, estamos todos tentando descobrir o que é a vida e concertar o lápis quebrado dentro de nós

lopes46 08/03/2024

Meu deus.
senti muitos sentimentos com esse livro. é muito triste ser criança. e muito feliz também. eu amei a maria carmem, ela é inteligentíssima e engraçada. fiquei triste por ela na maior parte do tempo. to mt impactada, esse livro foi poético

mariacristinamrs 08/03/2024

Coisa linda
Que livro denso e leve ao mesmo tempo, amei cada segundo de leitura e quis devorar tudo no mesmo dia, mariana mais uma vez sendo perfeita

Ajotta 07/03/2024

Too great for the young me
"Ninguém passa pra conferir se o vento não me levou porque sou inteira sólida. Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão RINDO."

Janine Maribondo 06/03/2024

Uma pequena grande solidão
Maria Carmem é uma criança muito inteligente, mas isso não é o suficiente para que sua vida seja completa.

Apesar de todo amor e carinho que seus pais demonstram um pelo outro, a pequena Carmelita não sente que esse afeto se destina a ela.

Neste cenário, sua vida muda drasticamente depois da chegada de Léo, um consultor em Gerontologia que ajuda a reviver a loja dos seus pais, especializada em produtos para idosos.

Sendo muito solitária, Carmem encontra em sua vizinha uma possível amiga e em um colega de escola o seu pior infortúnio.

Se eu pudesse, abraçaria Maria Carmem com todo meu amor e tentaria diminuir tanto a grande solidão desse serzinho tão pequeno.

folkolr 06/03/2024

SE DEUS ME CHAMAR NÃO VOU
??*?¸¸.?*¨* a vida é um banho-maria.
eu amei amei amei esse livro, amei acompanhar a historia da carmem e ter a oportunidade de olhar para o mundo com um outro ponto de vista. esse é um livro que fala sobre ser humano e ser-humano. um livro que fala sobre Deus, sobre o amor, sobre a solidão, sobre bullying, sobre uma loja que vende velhos. um livro que fala sobre crescer e como crescer e amadurecer são coisas diferentes e dificeis, um livro que fala sobre a morte, sobre família e sobretudo, sobre o amor.
durante a leitura em varios momentos me vi querendo dar um abraco muuuito apertado na minha chará maria, em outros momentos queria voltar a ser a mariazinha de 11 anos e poder ser amiga da carmem, em outros me vi querendo ser uma amiga-irmã-mais-velha, e em outros me vi nela. é impossível não se sentir envolvido com tamanha sensibilidade e humanidade com que essa menininha retrata temas tao profundos e complexos de uma forma tão simples e inocente (lê-se genial).

ps: maria-carmem, queria que soubesse q eu compraria todos os seus livros e q também me sinto em banho-maria-eduarda, da mesma forma que você está em banho-maria-carmem ?

Diogo518 03/03/2024

Rindo e sofrendo junto com Maria Carmem. Excepcional a escrita da Mariana. Foi massa a experiência de ler o livro em voz alta.