Livro do Desassossego

Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Pri 26/08/2016

Para a vida
Sensacional, este é o meu de cabeceira, aquele que leio e releio e sempre uma sensação diferente!
Pessoa e seus heterônimos, nos faz sentir a realidade, que vai além do ego, é nosso inconsiente ao menos sussurrando!

Marcus Vinícius Sales 23/02/2016

A maior obra prima da história da literatura
Fernando Pessoa é Deus.

Raffa 20/02/2014

Este livro é daqueles que se deve ficar eternamente em sua cabeceira.

"Desassossego" é a palavra perfeita para definir a mim e aos meus sentimentos.

Catharina 24/01/2014

Uma obra existencialista e sendo um tipo de "manual do sonhador" - "Um manual de filosofia menos os conceitos e as definições, uma bíblia menos Deus e os seus seguidores" - não é de leitura ordenada e seguindo numerações. Os conselhos, filosofias, pensamentos necessitam ser degustados com uma leitura mais a fundo, sem nenhuma pressa. Este livro é daqueles que se deve ficar eternamente em sua cabeceira. A partir do momento em que se inicia sua leitura, descobre-se que não há início e não há um fim, propondo então que o leitor se entregue a magia dessa eterna brevidade contínua. É para sempre.
Ren@t@ 27/01/2014minha estante
Uma leitura obrigatória!

Humberto 11/01/2014

FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa, em sua obra LIVRO DO DESASSOSSEGO é a fênix da literatura poética.
Seu ninho perfumado é o conjunto literário que ao abrirmos e folheá-lo, o conteúdo é o olor para nosso coração e fragrância para nossa alma, já o livro em si é o sândalo que o sustenta o ninho e a própria fênix em seu descanso sobre o tempo.
Humberto

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Livro do Desasossego, de Fernando Pessoa
“Não se pode comer um bolo sem o perder.”
“Só uma alma satânica poderia ter inventado a ideia de inferno.”
“O caçador de leões não tem aventura para além do terceiro leão.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/10/livro-do-desasossego-fernando-pessoa.html

Lucas 28/06/2013

Eu te entendo Bernardo, eu te entendo.
Fernando Pessoa nos leva a uma viagem à mente humana de forma poética e reflexiva. Tão intensamente verdadeiro e emocionante.

"Tudo que se passa no onde vivemos é em nós que se
passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa.
Tudo que foi, se o vimos quando era, é de nós que foi tirado
quando se partiu." (p.92)

Amei o livro, amei a leitura.
O que aprendi? Que os acontecimentos que cercam nossa infância poderá refletir futuramente.

"Sofro, principalmente, do mal de poder sofrer.
Falta-me qualquer coisa que não desejo e sofro por isso
não ser propriamente sofrer." (p. 142)

"Este livro é a minha covardia." (p.364)

Pois digo: Esta leitura é a minha inspiração e este livro é meu tudo. Eu te entendo, Bernardo.

Mari 04/03/2013

Uma autobiografia sem fatos
O Livro do Desassossego é um apanhado de pensamentos sobre tudo, muitas vezes inconclusivos, densos, filosóficos e pessimistas.

Bernardo Soares além de refletir muito sobre o tédio, insiste no ponto em que a vida é o que sonhamos, que ninguém pode compreender e nem possuir o outro, que a felicidade está fora da felicidade, dentre muitos outros pontos que deixariam até a alma mais tranquila, desassossegada.

Mesmo com uma visão pessimista ou melhor, "friamente realista" da vida, ao ler esta obra, concluo a leitura com a sensação de epifania.

Sintetizando em uma só palavra: maravilhoso!

Algumas das máximas do livro:

"Só o que sonhamos é o que verdadeiramente somos, porque o mais, por estar realizado, pertence ao mundo e a toda gente".

"Teu amor pelas coisas sonhadas era o teu desprezo pelas coisas vividas".

"Feliz, por fim, esse que abdica de tudo, e a quem, porque abdicou de tudo, nada pode ser tirado nem diminuído".
JOAOEMDEPONPOSI 24/04/2013minha estante
QUE BOM LER ESTES ELOGIOS AO LIVRO DO DESASSOSSEGO FEITOS POR UMA JOVEM...O MUNDO AINDA TEM UM RESTINHO DE ESPERANÇA PORQUE ALGUÉM CONSEGUIU ENXERGAR QUE ESSE É O MELHOR LIVRO QUE JA FOI ESCRITO EM LINGUA PORTUGUESA.PENA QUE O RESTO DA JUVENTUDE NEM SAIBA QUE O LIVRO EXISTE.
excluir

Silvana (@delivroemlivro) 25/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/09/livro-do-desassossego-fernando-pessoa.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

skuser02844 26/09/2012

O de cabeceira
Meu livro para todas as horas. Para todos os momentos em que quero me expressar e não encontro as palavras. Quando as repito, parece que saem de mim, do mais profundo lugar da minha alma. Horas sombrio, horas realista, mas, às vezes, ingênuo.

Margarido 08/06/2012

Ler sempre...
Não estou com a mínima pressa de ler este livro. Do mesmo modo como Fernando Pessoa levou a vida toda para escrever, dou-me o direito de se for o caso levar o resto de meus dias para ler. Mesmo Porque não há um nexo, um tema, uma sequência de assuntos... O turbilhão de temas e de enfoques do poeta me obriga a curtir lentamente o texto, às vezes pelo simples prazes de ler, às vezes supreendendo-me com o pensamento do autor... Enfim.

Alci 15/05/2012

de cabeceira!
Forever!
Fernando Pessoa é minha alma-gêmea (mas só eu sei!)
Ele consegue colocar em palavras perfeitas todos os meus imperfeitos sentimentos e sensações sobre tudo!
Nunca precisaria ser escritora, pois ele já disse tudo sobre o que me incomoda em mim e na vida - esse desassossego todo.
Esse livro é pra ser riscado, rabiscado, marcado, grifado.. pois tudo o que está dito, faz sentido! Todos os sentidos levam à Fernando Pessoa heterônimos (pois o Fernando Pessoa, ele mesmo, é sem graça - coisa estranha).
excluir

LaraF 30/01/2012

cheio de grandes frases, causador de reflexoes..mas ao final, fica a impressao de que Fernando Pessoa viu tristemente, a vida passar..sem fazer nada, apenas se lamentando por nunca ter vivido (mas sera q nao foi escolha dele mesmo?). genial, sim..na expressao de seu pessimismo e niilismo..mas, deixa um vazio, inerente a todo ser humano, sem amparo!

Gilda 25/12/2011

Livro que não existiu
Esse livro é um mergulho nos pensamentos mais íntimos de Bernardo Soares. É uma leitura para pessoas sensíveis e é muito fácil se identificar. O título do livro não poderia ser melhor, pois lê-lo causa bastante desassossego. É quase que impossível passar ileso por ele.

"A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência."