Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Luiza Carvalho 08/07/2023

Acho que entrou para a categoria "melhor livro que já li na minha vida"
é um livro com uma sensibilidade, um sentimento inexplicável
são coisas que todos nós passamos e nos identificamos, mas escrita de uma forma que faz qualquer um se apaixonar pela vida e por todas as suas complexidades
Fernando pessoa, obrigada por esse livro

cinnamongirl612 05/07/2023

Devaneios e inquietações sobre a vida
Meu livro preferido do Pessoa, arte em forma de prosa. Na obra ele, por meio de seu semi-heterônimo Bernardo Soares, escreve sobre incertezas, inquietações e devaneios e sobre uma certa "inadaptação à realidade da vida" com a qual é muito fácil às vezes nos identificarmos durante a leitura.

igsuehtam 03/07/2023

Terminei o livro, mas não terminei de ler os trechos
Iniciei essa leitura há mais de três meses. Fui lendo aos poucos, por ser um livro um pouco complicado. É uma daqueles livros que deve ser lido com calma. Impossível pegar ele e ler de Cabo a rabo.

Esse se tornou meu livro de cabeceira. Mesmo ao fim da leitura, você ainda não termina de ler. Sempre tem mais e mais. Me vi em vários trechos, e decerto algums marcam muito mais que outros.

Matheus 27/06/2023

?O coração, se pudesse pensar, pararia.?
Que obra espetacular, falta-me adjetivos para descrever a grandiosidade que é o Livro do Desassossego. O livro foi publicado postumamente, sendo uma compilação dos escritos e pensamentos de Pessoa ao longo de sua vida.

Uma das características mais marcantes do Livro do Desassossego é a sua introspecção profunda e a exploração dos sentimentos de angústia, solidão e alienação. Os fragmentos literários refletem as diversas facetas da personalidade de Pessoa, criando uma sensação de fragmentação e uma busca constante pela identidade e pelo sentido da existência.

A obra aborda temas como a natureza da realidade, a fugacidade da vida, a inconstância dos sentimentos e a busca por uma verdade absoluta. A linguagem utilizada é densa e poética, repleta de metáforas e imagens vívidas, que transmitem as complexidades e as contradições da experiência humana.

Ao longo dos fragmentos, o narrador personagem apresenta uma sensibilidade aguçada para o mundo ao seu redor, observando detalhes aparentemente insignificantes e transformando-os em reflexões filosóficas. Essa perspectiva contemplativa e introspectiva revela a influência do simbolismo e do modernismo na obra de Pessoa.

Outro aspecto importante do Livro do Desassossego é a reflexão sobre a arte e a escrita. Pessoa explora a natureza da criação literária, a relação entre o escritor e sua obra, e a capacidade da arte de transcender a realidade e expressar a essência humana. A obra também traz reflexões sobre a poesia, a prosa e a literatura como formas de expressão artística.

Em suma, o Livro do Desassossego é uma obra literária rica e complexa, que mergulha nas profundezas da alma humana e explora questões universais sobre a existência, a identidade e a arte. Através de sua linguagem poética e reflexiva, a obra convida o leitor a uma jornada de autoconhecimento e contemplação das complexidades da vida.
_cxmlly 29/09/2023minha estante
Olá, vc está vendendo ou trocando?

Matheus 30/09/2023minha estante
Olá, no momento não

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Vc tem acesso a loja do clube?

Matheus 30/09/2023minha estante
Infelizmente não, sou assinante mensal. Apenas os mecenas possuem

anabanana91 25/06/2023

Posso dizer que nada sei sobre o que li como também que me identifiquei com certos excertos que li. Definitivamente é uma leitura com uma complexa interpretação que eu própria não consegui interpretar a 100%, porém em muitos momentos senti uma crise existencial pelas reflexões do poeta que acaba por contrariar essa ideia mas que deixa marcado no leitor.
Gostei do início sobretudo mais a meio onde encontrei uma frase que fez todo o sentido para mim. Eis a citação " Nunca amámos alguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É um conceito nosso --- em suma, é a nós mesmos --- que amamos."

Liuyoor 12/05/2023

Perfeito. Cheio de sentimentos e devaneios, assim como todas suas poesias, textos e fragmentos estrambólicos!! Fernando Pessoa é um clássico.

camilossantos 07/05/2023

Me identifiquei muito com várias partes do livro. A leitura é bem fluida, algumas partes tem parágrafos bem curtos, e mesmo assim, tem uma riqueza enorme e faz você viajar no pensamento.
O livro não tem uma linha do tempo bem definida, então de certa forma, de qualquer lugar que você abrir o livro e começar a ler vai poder aproveitar o conteúdo. Os temas também são variados.
Foi o primeiro livro que li do Fernando Pessoa. Me deixou curioso para ler outras obras.

LAvia 03/05/2023

Esse foi o primeiro livro que comecei nesse ano e só termino agora, aprendi com Fernando Pessoa que esse livro é um livro pra se ler com calma pois tem o seu peso, tem muito do autor em si

Nicolas27 06/04/2023

Fernando Pessoa se superou nessa obra, conseguindo realizar uma explosão de pensamentos e sentimentos, nem todos tão felizes. Pessoa, através de Bernardo Soares, retrata a vida, o ser, a moral, a religião, a subjetividade, as vontades, os desejos, as desilusões, todos os sentimentos de uma vida humana, os mais profundos pelo menos (assim eu diria) e esses são os mais dolorosos e cabreiros de lidar. O livro do Desassossego mostra uma mente inquieta, ansiosa, que através da escrita de seus sonhos ou vivências revela os seus pensamentos. Chega a ser terrível quando nos identificamos com alguns trechos e percebemos que já tivemos tais pensamentos, mas é surpreendente ao mesmo tempo como os pensamentos de Bernardo brincam conosco. Não consegui entender todos os trechos, então com certeza irei lê-lo novamente quando tiver mais maturidade. Minha percepção da obra pode estar errada, porém é isso que senti por enquanto, com meu atual filtro do olhar.
_cxmlly 29/09/2023minha estante
Olá, vc está vendendo ou trocando?

Ellen 23/03/2023

A realidade é sonho?
Demorei meses pra terminar a leitura, por conta de nada fazer muito sentido na primeira vez que lia cada fragmento. Assim, precisei reler a maioria dos fragmentos pra (tentar) compreender o que Bernardo Soares estava narrando (raramente consegui ler mais de dez páginas ao dia).

O livro todo é, de certa forma, sobre sonhos (entendidos pelo narrador, pode-se dizer, de uma maneira própria). A partir disto, os sonhos e como eles constituem a realidade da vida do narrador são sempre (d)escritos sob lentes negativas, seja de tristeza, desilusão, dúvida ou indiferença. Em relação a isto, acho que o narrador consegue descrever muito bem sentimentos e sensações ligados ao estado depressivo de uma pessoa. Há momentos em que é possível se identificar profundamente com determinados fragmentos. Por outro lado, há trechos que são uma completa viagem (lê-se: alucinação), quase como se Soares estivesse sob efeito de drogas ilícitas.

É um livro bom, mas que não me apeguei tanto por não fazer meu estilo de leitura e, principalmente, por ter sido incompreensível em grande parte das vezes. Embora esta incompreensão gerada pelo livro seja coerente com as intenções do narrador (uma vez que é um diário e Fernando Pessoa reconhece que o livro é carregado de devaneios), não deixa de ser um impasse e uma dificuldade para o leitor que quer adentrar o mundo do "Livro do desassossego".

Paulo 09/03/2023

Desassossego e dissociação
Esse livro nasce quando Fernando Pessoa dissocia-se em Bernardo Soares, que então dissocia-se e se perde entre seus sonhos. Todo o texto, e isso ele mesmo afirma, é uma exploração extensiva da ânsia de simplesmente não ser, negar a vida e a existência em si, um completo enfado com tudo. Tudo isso numa prosa que é tão linda que dói, junto com um quê de desespero. O único problema é que de vez em quando bate o tédio de ter que ler sobre a mesma coisa de novo e de novo, mas a obra assombra o leitor e não dá para deixá-la de lado.

Davi Teixeira 24/02/2023

Magnífico!
Levei quatro meses para terminar o livro, sinto que não poderia lê-lo em menos tempo e de forma corrida, isso porque existem fragmentos que simplesmente não me deixava avançar para o próximo, eram fortes demais para mim e demandava muita reflexão e algumas vezes releitura. Como o próprio Pessoa define, o livro é predominantemente composto por inquietação e incerteza, seus momentos de mais produtividade em relação ao mesmo, eram em dias de profunda depressão e calma. Talvez por ter momentos assim, é que eu tenha amado tanto o livro e me identificado bastante com a maioria dos fragmentos. Já é um dos meus livros favoritos da vida e com certeza irei revisitá-lo sempre que puder, já que sempre deixamos uma ou outra mensagem passar. Para mim, definitivamente virou um livro de cabeceira.

alwaysfindyours 19/02/2023

Depois de quase um mês
Como pode o cérebro, uma massa eletrificada, produzir tantos pensamentos ruins. já sabia que não curtia esse gênero mas a curiosidade falou mais alto e apesar de ter sido no geral bem maçante, fernando pessoa soube muito quando disse "Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso" e "O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu-lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar os seus próprios olhos. Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver. O criador do espelho envenenou a alma humana" e "Resume-se tudo enfim em procurar sentir o tédio de modo que ele não doa."

Iasmin 13/02/2023

Finalmente!!!
Nunca demorei tanto para ler um livro na vida! Pelejei, batalhei, por vezes esqueci da existência do livro, passei messes sem tocar nele, mas agora eu finalmente acabei, é isso Fernando Pessoa, eu venci.