Livro do Desassossego

Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Gisele280 25/09/2023

O título não é atoa...
Demorei mais do que queria para terminar, a linguagem é clássico pesado, mas quando vc pega o ritmo, dá certo. Achei esse heterônimo muito, muito depressivo e pasmei ao ver refletindo tanto dos meus sentimentos. Vou querer reler avulso em alguns momentos da vida, talvez minha nota mude, mas por hora é isto! Valeu muito a pena a experiência

Leonardo.Kayser 25/09/2023

Livro do desassossego
Um livro para se ter de cabeceira mesmo que já se tenha lido. Para reler eternamente e entender que estar inconformado com a existência é algo que todo mundo, em algum momento, vai passar. Acredito que todos que leem sentem que Pessoa escreveu aquilo que sentimos e não conseguimos descrever, mas também aquilo que sentimos e não conseguimos perceber que sentimos até que leiamos nas palavras dele. Uma dose de melancolia, em partes, p nos fazer mostrar que a vida é mesmo isso que vivemos. Não poderia o livro ter um nome mais adequado!
Igor.Parrela 25/09/2023minha estante
Minha próxima aquisição ?? Deve ser muito bom, mesmo

Bianca (@fallandfox) 18/09/2023

Uma “autobiografia sem fatos” escrita por Fernando Pessoa usando o heterônimo de Bernardo Soares e um livroem fragmentos desordenados, reflexões das mais variadas sobre a própria vida dos homens, Deus, o mundo, a arte, o amor e etc.
Foi uma leitura que me desafiou com várias frases que me tocaram mas ao mesmo tempo um livro que me deixou incomodada pois ao passar a página eu já não sabia mais oque estava lendo e nao conseguia nem lembrar direito oque eu tinha acabado de ler, esse tipo de coisa não tinha acontecido comigo antes.
Sua desordem tornou livro único para mim me fazendo pensar que eu estava dentro do diário ou até mesmo a mente do escritor.

Me encontrei em certos momentos por conta da desordem como eu citei mas isso não tirou a poesia que encontrei em várias frases em certos momentos.

Vou ter que recomendar essa leitura já colocando aqui escrito que ela não vai ser fácil e vai deixar o elitor confuso mas vai valer muito a pena no final de tudo.

Sara.Chagas 16/09/2023

"Sou uma personagem de dramas meus."
Ufa, depois de 1 ano terminei esse monumento em livro. Fluxos de consciência de um gênio perturbado, é difícil você pegar esse livro e ler 50 páginas sem ter um lapso de reflexões sobre tudo que leu. Tem que apreciar e ler aos poucos para poder absorver tudo que esse livro quer expressar e as sensações que ele quer lhe passar.

Realmente é um livro do desassossego, feito por uma pessoa desassossegada e que notoriamente vai deixando o leitor também desassossegado.

E, esse efeito é maravilhoso!!! É um misto de sono, desassossego, sonhos, tristeza, solidão, frieza, alma, Deus, solidão... são tantas palavras na qual eu poderia descrever sobre o que livro trás, mas enfim, ele deixou grandes marcas em mim, aprendi tanto que eu só posso falar isso: obrigada, Fernando Pessoa.

Paulo 13/09/2023

Angústia do Tédio
Aquela sensação de que agosto é interminável e que eu ia ficar com esse desassossego para sempre.
E falando em sensações, Fernando Pessoa deu vida à muitas delas. Muitos sentimentos e pensamentos que eu tinha apenas algum vislumbre em minha mente, acabaram tomando forma e se mostrando entendíveis.
Me conheço mais a partir desse livro. Como ele mesmo menciona em alguma parte, que ele é um de muitos que compartilham desses tipos de sentimentos, não o primeiro e nem o último, mas até agora o mais explícito que achei.
Aparentemente ele foi cavoucando e cavoucando até se deparar com algo sólido, a angústia de ter consciência do tédio. É como se a pá tivesse atingido o fundo do buraco e não desse para prosseguir mais.
"A minha vida é como se me batessem com ela.".

arthurzito 04/09/2023

Sempre admirei os poemas de Fernando, embora tenha tido pouco contato com sua obra. Acredito que minha leitura deste livro ocorreu em um momento inoportuno em minha vida. Fernando se expressa com uma sensibilidade que flui naturalmente, como as curvas de um rio sinuoso. Sua escrita convida à contemplação, sem pressa ou grandes desafios. Este livro não é adequado para momentos de agitação; sua essência requer calma. Levando isso em consideração, talvez eu não tenha apreciado a leitura tanto quanto deveria. Em alguns aspectos, senti que a obra era excessivamente carregada e carente de desenvolvimento narrativo. No entanto, percebo agora que minha reação não é um reflexo do livro em si, mas sim de mim mesmo.

Rafa Freitas 02/09/2023

Roubaram meu diário?
A sensação que tenho é que um grande escritor decidiu escrever sobre tudo que sinto e vejo, mas não tenho capacidade de expor com absurda profundidade. Me identifico muito com cada trecho. Jamais esquecerei do Desassossego causado durante essa leitura.

Luci_books 20/08/2023

Livro de cabeceira
O dia a dia nunca ficou tão poético e melancólico como nestes fragmentos. Com certeza em algum você irá se identificar e meditar nas palavras do autor. É uma obra para se ler aos poucos e assim deixar os fragmentos surtirem efeitos em você. Livro de cabeceira para folhear e reler alguns trechos em alguns dias.

emileandrade 11/08/2023

Todo mundo se sente Fernando Pessoa
Livro do Desassossego é um alento para os inconformados, incomodados, inquietos e intrigados com a existência. Todo mundo experimentou ou vai experimentar essa incongruência, acredito eu. Todo mundo, em algum momento, acha que é Pessoa. Por isso, todos deveriam ler! ??

bruisreading 08/08/2023

?Nada mais seu do que a sua consciência de si.?
Um livro reflexivo sobre todas as áreas, que mostra a extrema sapiência de Fernando Pessoa frente a vida.
Passei tardes e mais tardes lendo-o na academia enquanto refletia, esse livro casou perfeitamente com o atual momento que estou passando na vida e me proporcionou diversos pontos de vista em assuntos que eu tinha um olhar limitado.
É preciso interpreta-lo com toda consciência e abertura de alma possíveis, pois ele foi escrito especialmente para quem escolhe lê-lo. O Livro do Desassossego é uma autobiografia de cada ser que escolhe o caminho do conhecimento mais valioso de todos, o conhecimento de si.
Vini 16/08/2023minha estante
?Sapiência? Meu paaai como é inteligente essa minha amiga

PalmeiraPaula 02/08/2023

Terapia em forma de livro
As vezes inusitado, as vezes rotineiro.. mas de alguma forma sempre marcante. O livro do desassossego, carrega a aflição para além de seu título. Nos faz analisar a inquietude da mente humana através de perspectivas poéticas na linguagem que somente Pessoa poderia expressar.

Minha dica é: leia o livro como se fosse um amigo te enviando mensagens. Inclusive, o livro é enumerado dessa forma.
Desse modo, enquanto o narrador reflete sobre a vida dele, vc também acaba refletindo sobre a sua.

CamisApplepie 01/08/2023

Entendo a importância do livro, como as reflexões de Pessoa nesse livro são complexas e muitas vezes precisei ler várias vezes para ter uma interpretação que na minha cabeça se encaixasse. Porém, talvez eu não seja "madura" o suficiente para ler um livro que marcou tantas pessoas, pois eu me arrastei muito na leitura e o fato desse livro levar tempo para ler o fez muito cansativo para mim. Mas é isso, lido.

manuela 23/07/2023

????
Seis meses de leitura e não considero que absorvi 20% da profundidade que é isso aqui ! simplesmente incrível, um livro que eu quero ter físico pra deixar do lado da cama e todo dia reler uma página e raciocionar o que foi escrito. vou levar pra VIDA, vou ter 80 anos e ainda vou me emocionar lendo novamente ! minha maior experiência literária

Ueslei 23/07/2023

Inquieto, incompleto, incerto
"Benditos sejam os instantes, e os milímetros, e as sombras das pequenas coisas, ainda mais humildes do que elas! Os instantes . Os milímetros ? que impressão de assombro e ousadia que a sua existência lado a lado e muito aproximada numa fita métrica me causa. As vezes sofro e gozo com estas coisas. Tenho um orgulho tosco nisso."
Livro de pensamentos, incompletos, perdidos, desconhecidos. Parece as nuances da própria imagem, do próprio sonho e do próprio autoconhecimento. Leitura de cabeceira, leitura bonita e reflexiva. Só os grandes são capazes de transpassar em palavras os emaranhados dum'alma múltipla e inquieta.

Ueslei 03/10/2023minha estante
Oie, não estou ??

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Vc ainda tem acesso a loja do clube?

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Queria mtt comprar essa edição mas eh mtt caro p ter acesso a loja deles

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Queria comprar essa edição do livro do desassossego mas eles nao vendem por fora

Sophia.Campos 16/07/2023

O livro certo na hora certa
Sempre gostei da pessoa que Fernando foi e sua literatura me agrada muito. Já li duas obras, mas essa chegou até mim aleatoriamente depois de uma recomendação vista na internet.
Dei uma chance e me apaixonei.

Adorei o caráter intimista que a obra tem, com frases fortíssimas e muito reflexivas.
Não acho que vai agradar a todos, mas eu sinto que li no momento certo porque esse livro acalmou meu coração em vários momentos.
Viva Pessoa!