Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Leo 13/04/2021

Encontrando beleza na melancolia da solidão
Décadas após a morte de Fernando Pessoa, foram encontrados alguns textos em seus cadernos que posteriormente vieram a compor o Livro do Desassossego. Assinado pelo heterônimo Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros em Lisboa, a obra nos permite vislumbrar um pouco melhor a personalidade do célebre poeta português, uma vez que Bernardo é o próprio Pessoa, "menos o raciocínio e a afetividade".

Ao longo de seus quinhentos fragmentos e aforismos, Pessoa compartilha algumas de suas reflexões e sensibilidades - principalmente no que se refere à sua imaginação, seus sonhos e suas percepções acerca da quase-vida que levava. A universalidade das angústias existenciais que permeiam todo o livro garantem que qualquer um encontrará passagens com que se identificar, enquanto que a eloqüência e o talento poético de seu autor tornam praticamente impossível que o leitor não se impressione com a aparente facilidade com que Pessoa articulava sentimentos e sensações tão viscerais.

O Livro do Desassossego é um convite à busca por uma beleza que se esconde na melancolia de uma solidão profunda de alguém que viveu apenas em sonho, abdicou de existir e buscou revelar a realidade por meio de seus versos.

Alex Lira 01/04/2021

Muito confuso
Atribuído ao heterônimo (ou, segundo alguns, semi-heterônimo) Bernardo Soares, o LIVRO DO DESASSOSSEGO é descrito como uma ?autobiografia sem fatos?, na qual o autor desfia, em fragmentos desordenados, reflexões as mais variadas sobre a sua própria vida, a vida dos outros homens, Deus, o mundo, a arte, o amor?
????????
A partir do escritório onde trabalha como ajudante de guarda-livros, na Rua dos Douradores, em Lisboa, Bernardo Soares cria, em seu livro, um microcosmo - um mundo completo, permeado de melancolia.
????????
Consagrado como uma das maiores obras-primas de nossa literatura, com inúmeros trechos que se tornaram clássicos da língua, o LIVRO DO DESASSOSSEGO não é um livro acabado - visto que nunca foi preparado para publicação, o LIVRO é um quase que um amontoado de fragmentos. Longe de ser um problema, porém, o leitor pode encarar isso como um elemento que confere à obra um toque especial e que o convide ainda mais a se debruçar sobre o abismo que Fernando Pessoa/Bernardo Soares abre diante de seus olhos.

Marcio Claver 29/03/2021

Livro do Desassossego
O Livro do Desassossego é considerada uma das mais belas obras do poeta português Fernando Pessoa, nela aparece o heterônimo de Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros que vive em Lisboa.

isadorasx 27/03/2021

O livro não poderia ter um nome melhor; desassossego foi exatamente o que eu senti me forçando a ler 368 páginas do Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa, escrevendo sem parar em seu diário sobre como a vida é inferior aos sonhos e um tédio infinito e uma angústia eterna. Não tem mais o que falar, a leitura é somente isso. Possui fragmentos lindos, extremamente tocantes, porém depois de determinado momento parece que você está simplesmente lendo as mesmas coisas repetidas vezes, apenas escritas com outras palavras.

Sa 27/03/2021

Esse livro foi um mergulho dentro de mim mesma. Sinto que não sou a mesma pessoa que começou a leitura desse livro no começo do ano. Foi uma imersão dentro do que sou, e muitas vezes lendo fiquei com a sensação de não saber nem quem eu sou. O Livro do Desassossego me lembrou bastante Eclesiastes, livro escrito por Salomão. Ambos tem uma pegada existencialista que eu aprecio demais. Com certeza um livro para ser relido várias, várias e várias nessa vida, tenho a nítida sensação que a cada leitura essas mesmas palavras se renovam em algo diferente.

Braga 15/03/2021

Fragmentado
É notório que fosse construído de maneira cuidadosa, arquitetada e constante, está coletânea seria uma inestimável dádiva a nós.
Sim, seria, talvez não seja.

O livro trás a tona um grande emaranhado de fragmentos incongruente empilhados de maneira tosca, infeliz amadora. Talvez seja uma obra boa para oscilar entre um exemplar conciso e este, pois dado o momento em que dedicamos integralmente ao Desassossego, torna-se tarefa árdua a finalização. (Mesmo compreendendo a intenção de que o intento deste conglomerado fosse nos trazer desconforto)

Porém tratam-se de fragmentos de suma importância e atributo que não haveria como dispor de uma nota menor que 4*. Há muitas conjunções onde o livro trás muitas reflexões boas, assim como há momentos em que se arrasta demais.

Saulo115 13/03/2021

Coerência...
"O mal todo do romantismo é a confusão entre o que nos é preciso e o que desejamos. Todos nós precisamos de coisas indispensáveis à vida, à sua conservação e ao seu continuamento; todos nós desejamos uma vida mais perfeita, uma felicidade completa, a realidade dos nossos sonhos... É humano querer o que nos é preciso, e é humano desejar o que não nos é preciso, mas é para nós desejável. O que é doença, é desejar com igual intensidade o que é preciso e o que é desejável, e sofrer por não ser perfeito como se se sofresse por não ter pão.
O mal romântico é este: é querer a lua como se houvesse maneira de a obter."

Luana.Chuq 06/03/2021

Pensando
Engraçado como esses pensamento do Pessoa, mesmo que por heterônimo faz tocar na alma como coisas que vc já tenha pensando antes, mas sem ter escrito nada

Luana.Chuq 30/09/2023minha estante
Olá, n estou

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Vc tem acesso a loja do clube?

Luana.Chuq 01/10/2023minha estante
Não mais

Brito 01/03/2021

Livro do desassossego - A vida é um olhar atento a si
É um livro em que o autor fez de si matéria de estudo em tudo menos no que tivesse a ver consigo. Trata-se de ceifar na vegetação do ser e colher só o que é de todos com a aparente facilidade com que a lâmina afiada ceifa no campo.
E é extraordinário porque é arte a deter-se no mais difícil, porque mais movediço, que somos nós, mas é isso que Fernando Pessoa faz, atira a cana de pesca ao concreto movediço do seu ser até atingir, abstraindo, um pensamento de emoções passível de ser partilhado, pelo menos intelectualmente, por todos, e sentido por aqueles capazes de sentir por dentro das suas emoções o pensamento dos outros.
Este livro é, na maior parte do tempo, arte a fazer-se, explicação da arte que se fez outras vezes, paisagem externa que se materializa para melhor se fazer arte, ou que apenas finge o autor ser externa para se materializar ele, de outras vezes. Tudo contextualiza, e a todo o contexto se faz pertencer para arrancar dessa vulgaridade de ser e de viver a metafísica que há na vida e nos homens; do pouco faz a madeira que a todos serve de trave mestra.
Está sempre presente o olhar daquele que fez de toda a vida um olhar atento a si e que agora, na folha de papel, deixa-o à solta.

Bia 25/02/2021

Impactante, pensei que seria fácil de ler por ser composto de fragmentos de textos e na verdade foi ao contrário, demorei horrores pra terminar pq cada frase me fazia parar e refletir. Leitura essencial.

Go vegan 20/02/2021

Obra inacabavel
A impressão que se dá é que essa obra é um caos interno vivido pelo Pessoa. Não há meio, fim, tampouco começo

Laura2547 20/01/2021

Reflexão e devaneios
O livro postumo de Fernando Pessoa narra a história de um morador de Lisboa e seu dia a dia. Com inúmeras reflexões em diversos trechos extremamente fragmentados, o autor mergulha na psiquê de seu personagem, expondo devaneios e epifanias que ocorrem no seu dia.

Dudu Menezes 04/01/2021

Vai mexer com os teus sentimentos, mas requer paciência
Pesado! Não só no número de páginas (mais de quinhentas), mas nas "confissões, sonhadas, da inutilidade de sonhar". A narrativa é diferente de tudo que eu já tinha lido. O livro é escrito pelo empregado do comércio, Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa, que, segundo o próprio Pessoa, em muitos aspectos se parece com Álvaro de Campos.

Esse é um livro para realmente causar desassossego. O desassossego das palavras, que me fez buscar o significado de dezenas delas, em seus devidos contextos, já que foi escrito em um intervalo de 20 anos, perpassando diversas transformações políticas e literárias em Portugal. O desassossego das opiniões sociais, muitas das quais discordei e me indignei em relação ao individualismo, à prepotência e à arrogância de Soares; outras que me fizeram repensar as minhas próprias opiniões e atitudes, e ainda, uma imensa maioria de reflexões necessárias sobre a vida e a morte.

É um livro que mexe com todo tipo de sentimento. Leva ao choro, ao riso, ao cansaço, à indignação, à concordância, à discordância, à empatia, à consternação... Esse vai ficar aqui, ao lado, na minha mesa, para que seja aberto ao acaso, frequentemente, permitindo que eu retome o maior desassossego que ele me causou: a sensação de que eu estava diante do narrador e que ele conversava comigo, olho no olho, dando a real do que ele pensa do mundo em que ele viveu - um mundo assustadoramente parecido com o nosso, tanto o interior quanto o exterior. Se vale mais uma dica: leiam!
Franfs 26/04/2021minha estante

Vivi 13/12/2020

Perfeito
Fernando Pessoa traz luz as nossas vidas com esse livro, livro que muitas vezes me deixou sem ar, com verdades singelas e necessárias para nós, para mim, foi uma leitura extensa e demorada, precisava de tempo para absorver todo esse conteúdo incrível, leiam esse livro o quanto antes, mas com sede dele pois o mesmo irá te saciar!

Roberto 12/12/2020

Filosoficamente poético
Uma obra a ser -- deliciosamente -- "ruminada". Aforística, filosófica e poética. Uma pancada nos sentidos e sentimentos pretéritos, presentes e os ainda por vir; uma leitura incômoda, daquelas que nos espelham a alma e que jogam luz nos cantos mais escondidos do nosso ser, lugares dentro de nós que, por vezes, fingimos que nem existem; mas que alguns aforismas da obra trazem à tona de forma irremediável, brutal.

Lembrei muito do Estilo de Clarice, Herman Hesse, Virginia Woolf ou até mesmo de Albert Camus. Sofri, gostosamente, com uma leitura lenta, "matutada", anotada -- à caneta -- e gravada na alma. Esse semi-heterônimo de Fernando Pessoa é quase um biógrafo do Autor; mas diz muito mais do humano em geral, esgarça as sensações e sentidos comum a todos aqueles que vivem, que sentem. O livro bota as nossas "tripas" sentimentais pra fora.