1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Rafaela1560 16/04/2024

Ainda sem saber o que escrever...
Acabei de ouvir em audiobook com uma interpretação incrível de Otávio Muller (digo interpretação porque, para mim, foi muito mais do que uma simples narração).
O livro, escrito há tempo tempo, permanece sendo bastante atual, até mesmo atemporal, me arrisco dizer.
Choca em muitos momentos, assusta em outros, irrita em muitos! Mas é impossível não ficar impressionado e não passar horas e horas pensando na história...
Como eu disse, sem palavras, não sei bem o que escrever.... kkkkk

riquelme.lucas 16/04/2024

Bosta de livro mediocre anticomunista disfarçado de esquerdista agente da cia ai gente meu olho esquerdo ta tremendo de raiva

GuiBatelochio 15/04/2024

O Grande Irmão está de olho em você
1984 é a terceira distopia clássica que tive a oportunidade de ler (após Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451) e afirmo, foi a mais assustadora das 3.

Este livro de ficção mais parece um ensaio de George Orwell sobre até onde um poder ditatorial, absoluto e sem oposição é capaz de chegar. Não há liberdade no mundo de 1984, todos estão sendo vigiados e escutados praticamente o tempo todo, inclusive em suas próprias casas. Trabalham para um governo que altera as notícias, incrimina inocentes, promove uma guerra sem futuro, raciona a comida pensando em dominar ao invés de saciar, etc. Tudo pensado essencialmente na manutenção do poder absoluto.

Winston teve a capacidade de enxergar os abusos e a coragem de ir de encontro ao regime. Aquela vida sem vida parecia uma tortura maior do que a própria morte, ao menos inicialmente.

O que mais torna o livro assustador é pensar que foi escrito há mais de 70 anos e segue sendo uma história atual. É o segundo livro que leio de Orwell e é o segundo que o acho um autor genial, capaz de exprimir reflexões profundas disfarçadas em trechos aparentemente inocentes. Se tornou facilmente um dos meus livros favoritos.

Recomendo muitíssimo a leitura. Traz muita reflexão a quem for capaz e estiver disposto a refletir.
Michela Wakami 16/04/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso! Um grande alerta a humanidade!

GuiBatelochio 16/04/2024minha estante
É uma obra-prima mesmo. Um clássico atemporal.

Andréa 17/04/2024minha estante
Suas palavras descreveram com excelência este livro. Também amei esta leitura.
Uma obra clássica.

letsamp 15/04/2024

Medo
Demorei a fazer a resenha desse livro por não saber o que dizer, então vou dizer o que eu senti na leitura.
O livro é dividido em três partes, a primeira parte sendo mais monótona, a segunda com mais movimentação dos protagonistas e a terceira angustiante. Eu li muitas resenhas de pessoas que acharam muito tediante a primeira parte, ou o livro todo. Mas eu achei o desenvolvimento e a escrita perfeitos, eu senti que o narrador queria passar exatamente o que o Winston tava sentindo, e como o personagem não é um dos mais animados, venho a monotonia. Na segunda parte teve a introdução da parceira de Winston (esqueci o nome kkk). Honestamente eu não gostei muito dela, eu achava ela bem irritante e sua opinião pelo partido era bem estranha. O relacionamento dos dois também é estranho, foi muito intenso, mas não parecia que eles se gostavam de verdade. Na minha opinião essa parte foi mais para mostrar o que estava por vir na terceira.
A terceira parte foi perfeita, era de sentir todas as emoções ao mesmo tempo, angústia, medo, raiva, confusão, etc. Acompanhar Winston, se degradando e se moldando para agradar o partido, foi uma surpresa, já que isso era o contrário do que ele acreditava. O final é de se explodir a cabeça, o último capítulo INTEIRO me deixou agoniada, principalmente quando tocou a musiquinha e a última frase, uma sensação nova para mim que nunca tinha lido um livro que fizesse eu me sentir tão tensa.

Rakell 15/04/2024

Distopia ou profecia?
Esse romance é diferente de tudo que eu já li em toda minha vida. Já li "O conto da aia" que segue a linha, mas nesse existe um vislumbre de esperança, 1984 acaba com toda ela. Embora seja um livro de ficção, ele muda essa tendência de positivismo. É um livro pessimista. É uma obra completamente necessária. Os pósfacios são simplesmente incríveis, cada um atualizando opiniões mais contextualizadas. Então siiiim, leiam e leiam os pósfacios também, são importantes para ter uma ideia do contexto em que a obra foi escrita.

15/04/2024

A sua forma inteligente de frente do seu tempo, sofria muito por ser diferente, mas tudo que está no livro daquela época está acontecendo igual, na questão de ditadura eles querendo controlar a mídia e tudo mais.

AnaThalita 14/04/2024

2+2=5
Bom, infelizmente fazendo essa resenha um pouco atrasada, mas vamos lá.?
1984 fala sobre uma sociedade que vive em constante vigilância, essa foi a melhor forma de controle que criaram para manter a ?paz? entre si e claro, centralizar o poder.
Todos passam a ser vigiados de suas casas através de uma tv, essa os vigia a todo o tempo. O próprio governo, os mantém ocupados através de atividades diversas, a fim de mantê-los ocupados.
A ideia por trás de toda essa estratégia vigilante, é não sobrar espaço para o questionamento, o pensar, que nessa sociedade passa a ser crime.
Diante disso, toda a evolução dessa sociedade está na regressão ou esgotamento do pensamento, quase que como bonecos, não questionam mais nada.
Tal intenção chega ao próprio idioma, passam a mudar tudo para que não haja contradições nesse ?novoidioma?, excluem verbos, adjetivos, etc.
No decorrer dessa trama teremos Winston, como personagem principal para o desenrolar dessa história, ele quem vai dar voz a voz da sua consciência que questiona constantemente como era o mundo, em que hoje vivem, antes do ?grande irmão?? Ninguém tem mais lembranças do passado além de Winston, estaria ele louco?????

molivvv 14/04/2024

Distopia foda, achei a leitura meio densa e confesso que senti um pouco de dificuldade pra ler pq tem muita muita coisa acontecendo, gostei das criticas, é um bom livro

vsamia 14/04/2024

Possível Spoiler ??

1984 se trata de uma distopia, nela acompanhamos a vida de Wiston trabalhando para o Partido e como ele percebe as coisas absurdas no qual o Partido faz. Toda a sociedade é observada por teletelas e não podem mostrar nenhum sinal de rebelião com o Grande Irmão, devem o idolatrar  e só aceitarem que as coisas são como são.

Wiston começa a andar fora dos trilhos quando compra um diário e começa a escrevê-lo anotando seus pensamentos. Logo após um tempo começa a se encontrar as escondidas com Julia e os dois desenvolvem um relacionamento amoroso, algo proibido no Partido pois os casamentos só aconteciam no intuito de gerarem filhos e não por amor ao parceiro.

Durante toda a história vemos coisas absurdas que acontecem naquela sociedade totalitária, como a alienação que aquela população sofria e nunca questionavam o Grande Irmão, o fato de não poderem ter amigos, a família ser colocada em segundo lugar, as crianças denunciado os próprios pais e as condições de vida horríveis que eles tinham.

Um dos fatos mais chocantes para mim, aconteceu depois que o Wiston foi preso e descobrimos que os traidores do Partido não eram mortos imediatamente, mas sim torturados e passavam por uma reeducação para entenderem que o problema estavam neles e não no Partido e a sua morte só acontecia depois que eles entendessem isso e admitissem amar o Grande Irmão mesmo nunca tendo o visto, pois ninguém poderia morrer não acreditando nele.
Rosieee 14/04/2024minha estante
Pensa em um livro que te choca e aluga um triplex na sua cabeça? Então, é esse livro.

leobalarin 14/04/2024

1984
Uma história bem complexa, dura e que em muitos momentos é muito claro e simples você relacionar com coisas que acontecem/aconteceram durante toda a história política do mundo até então.
Acho que tem partes boas e ruins, o começo é bem interessante, pois você quer muito entender o que significa cada ponto dessa realidade distópica criada para a história, temos Winston como o personagem principal que vai vivendo e trazendo alguns pontos de como esse governo atua e mostrando o tão famoso Grande Irmão (Big Brother) que é o ponto que mais me chamou a atenção para ler.
A história vai passando e fica claro que o governo e mídia são controlados pra você acreditar e entender o que esse Grande Irmão deseja, você é vigiado o tempo todo, você tem inúmeras proibições, como por exemplo, não se relacionar com ninguém e vai deixando e dando um choque e revolta muito grande.
O meio é bem chato, na minha opinião, pois fica por muitas páginas contando o contexto histórico trazendo referências da Europa, Ásia e uma grande guerra que acontece na Oceania, que no livro é uma grande potência.
Winston se resolva em certo momento e quer ir contra a esse sistema e é claro que vivendo nesse contexto de ser vigiado e não poder ser “livre” ele vai pagar um preço bem caro por tentar se rebelar, e aqui tem cenas de tortura e mostra de forma mais escancarada possível como você é manipulado e para simplesmente estar vivo e dentro de uma sociedade você vai acreditar no que eles querem, e o exemplo 2+2=5 é o auge disso.
O livro é bom, não foi a minha leitura favorita, talvez tenha ido com muita sede ao pote por ser uma história tão famosa e conhecida, mas se você é fã que universos distópicos e questões políticas, vai de cabeça que é um prato cheio.

Maria3235 14/04/2024

1984
Comecei a ler por conta da escola, que pediu que os alunos fizessem a leitura, e me surpreendi muito com o livro, pois nunca avia tido qualquer tipo de contato com essa história.
Confesso que esse mundo distópico me assusta muito, principalmente parando pra pensar que de alguma forma, essas coisas acontecem hoje em dia na nossa realidade...
Enfim, não vou entrar em detalhes, mas eu confesso que gostei dessa história, por mais que tenha mexido um pouco comigo!